Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Como ligar subwoofer a Prima Luna

Ir para baixo 
+3
galvaorod
anibalpmm
Abatista
7 participantes
AutorMensagem
Abatista
Membro AAP
Abatista


Mensagens : 41
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 14:26

Agradeço a vossa colaboração no seguinte Tenho um subwoofer B&W, como fazer para ligar a uns Prima Luna pré e power que tem um par de saídas de 4 Ohm livres e tem um par (onde estão ligadas as colunas) de  8 Ohm .
Desde já agradeço a quem me possa esclarecer
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 16:26

Que entradas tens disponíveis no SW?
É um SW activo ou passivo?
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 18:43

O sub não se liga à saída das colunas porque vai dar confusão com as impedâncias. O pré tem dois pré outs e um deles vai ser ligado ao sub com um cabo rca. Se o sub só tiver uma entrada rca (no caso de ser feito para cinema em casa) poderá ser feita a ligação com um cabo em "T".  Dois rcas no amplificador para um no sub. Poderá ser utilizado apenas um rca do canal direito, por exemplo para ligar ao sub, sem problemas, para testes auditivos, porque os sub graves são normalmente iguais nos dois canais.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 19:38

galvaorod escreveu:
O sub não se liga à saída das colunas porque vai dar confusão com as impedâncias. O pré tem dois pré outs e um deles vai ser ligado ao sub com um cabo rca (...)
Isso depende do SW, alguns até é recomendado q se utilize a saída das colunas (é o caso do meu e não há confusão nenhuma)
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 20:08

anibalpmm escreveu:
galvaorod escreveu:
O sub não se liga à saída das colunas porque vai dar confusão com as impedâncias. O pré tem dois pré outs e um deles vai ser ligado ao sub com um cabo rca (...)
Isso depende do SW, alguns até é recomendado q se utilize a saída das colunas (é o caso do meu e não há confusão nenhuma)


Mas não com um amplificador a válvulas em que as saídas são de 8 ou 4 ohms, não são para usar ao mesmo tempo, a não ser que se ligue tudo aos mesmos terminais de saída... é uma questão de se experimentar.

Na minha experiência, os subs funcionam melhor com RCAs do que com sinal amplificado, a qualidade é melhor, ainda por cima com um pré da primaluna, mas há centenas de subs no mercado, e são todos diferentes.

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 20:25

galvaorod escreveu:
anibalpmm escreveu:
galvaorod escreveu:
O sub não se liga à saída das colunas porque vai dar confusão com as impedâncias. O pré tem dois pré outs e um deles vai ser ligado ao sub com um cabo rca (...)
Isso depende do SW, alguns até é recomendado q se utilize a saída das colunas (é o caso do meu e não há confusão nenhuma)


Mas não com um amplificador a válvulas em que as saídas são de 8 ou 4 ohms, não são para usar ao mesmo tempo, a não ser que se ligue tudo aos mesmos terminais de saída... é uma questão de se experimentar.

Na minha experiência, os subs funcionam melhor com RCAs do que com sinal amplificado, a qualidade é melhor, ainda por cima com um pré da primaluna, mas há centenas de subs no mercado, e são todos diferentes.

Pois o meu é a válvulas e toca sem problemas e a ideia é ligar nos mesmos terminais onde estão ligadas as colunas e há quem defenda q é uma ligação melhor q a de RCA (por exemplo o grande fabricante de SW inglês REL)
Mais uma vez depende do tipo de SW
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 21:13

anibalpmm escreveu:
galvaorod escreveu:
anibalpmm escreveu:
galvaorod escreveu:
O sub não se liga à saída das colunas porque vai dar confusão com as impedâncias. O pré tem dois pré outs e um deles vai ser ligado ao sub com um cabo rca (...)
Isso depende do SW, alguns até é recomendado q se utilize a saída das colunas (é o caso do meu e não há confusão nenhuma)


Mas não com um amplificador a válvulas em que as saídas são de 8 ou 4 ohms, não são para usar ao mesmo tempo, a não ser que se ligue tudo aos mesmos terminais de saída... é uma questão de se experimentar.

Na minha experiência, os subs funcionam melhor com RCAs do que com sinal amplificado, a qualidade é melhor, ainda por cima com um pré da primaluna, mas há centenas de subs no mercado, e são todos diferentes.

Pois o meu é a válvulas e toca sem problemas e a ideia é ligar nos mesmos terminais onde estão ligadas as colunas e há quem defenda q é uma ligação melhor q a de RCA (por exemplo o grande fabricante de SW inglês REL)
Mais uma vez depende do tipo de SW


Os REL normalmente são muito bons, eu não sabia que isso era defendido pela marca e dou a mão à palmatória.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 21:19

galvaorod escreveu:
Mas não com um amplificador a válvulas em que as saídas são de 8 ou 4 ohms, não são para usar ao mesmo tempo, a não ser que se ligue tudo aos mesmos terminais de saída...

Atenção!!!

Como ligar subwoofer a Prima Luna  94_1_1
Ir para o topo Ir para baixo
Abatista
Membro AAP
Abatista


Mensagens : 41
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 23:19

Isto não está fácil estava a tentar enviar vários esquemas de ligações,e todas elas estão nas saídas das colunas,  

O pré primaluna tem  saída para mais um power mas nos esquemas não vejo nenhuma ligação do pré ao sw por rca`s está tudo a sair do power  
SW ativo Asw 600
http://tmraudio.com/product/bw-asw600-subwoofer-bowers-wilkins
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 23:56

Tens aqui o manual na eventualidade de não o teres
B&W ASW600

Aqui está a configuração q uso e q no meio de tantas possibilidades me parece a mais simplesComo ligar subwoofer a Prima Luna  22eb6210


Última edição por anibalpmm em Qua Jul 11 2018, 23:59, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQua Jul 11 2018, 23:56

Abatista escreveu:
Isto não está fácil estava a tentar enviar vários esquemas de ligações,e todas elas estão nas saídas das colunas,  

O pré primaluna tem  saída para mais um power mas nos esquemas não vejo nenhuma ligação do pré ao sw por rca`s está tudo a sair do power  
SW ativo Asw 600
http://tmraudio.com/product/bw-asw600-subwoofer-bowers-wilkins


basta ligar os rcas no segundo pre out para o line in do sub
Ir para o topo Ir para baixo
Abatista
Membro AAP
Abatista


Mensagens : 41
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 00:13

anibalpmm escreveu:
Tens aqui o manual na eventualidade de não o teres
B&W ASW600

Aqui está a configuração q uso e q no meio de tantas possibilidades me parece a mais simplesComo ligar subwoofer a Prima Luna  22eb6210



Eu tenho o manual e tentei colocar aqui mas não consegui são 5 esquemas de ligação
Ir para o topo Ir para baixo
Abatista
Membro AAP
Abatista


Mensagens : 41
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 00:20

galvaorod escreveu:
Abatista escreveu:
Isto não está fácil estava a tentar enviar vários esquemas de ligações,e todas elas estão nas saídas das colunas,  

O pré primaluna tem  saída para mais um power mas nos esquemas não vejo nenhuma ligação do pré ao sw por rca`s está tudo a sair do power  
SW ativo Asw 600
http://tmraudio.com/product/bw-asw600-subwoofer-bowers-wilkins


basta ligar os rcas no segundo pre out para o line in do sub


Eu também acho que esta é a maneira que mais me agrada,acho que vai funcionar e não vai acontecer nenhum incidente O mais correto é ligar mesmo o par no L e no R
Ligar na saída do power junto com as colunas penso que também resolvia mas não é o que pretendo
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 00:24

Abatista escreveu:
anibalpmm escreveu:
Tens aqui o manual na eventualidade de não o teres
B&W ASW600

Aqui está a configuração q uso e q no meio de tantas possibilidades me parece a mais simplesComo ligar subwoofer a Prima Luna  22eb6210



Eu tenho o manual e tentei colocar aqui mas não consegui são 5 esquemas de ligação
O teu SW tem muitas possibilidades de ligação
Eliminas as disposições com surround, com 2 SW, disposições em q o sinal passa 1.º pelo SW antes de ir para o power ou para as colunas e ficas salvo erro com duas
Aquela q já te mostrei q é a melhor IMHO
e aquela q o galvaorod sugere q no teu caso só difere da imagem pq tens uma outra saída do pré e assim não precisas de usar o adaptador q está na imagem
Como ligar subwoofer a Prima Luna  4d22a410
Ir para o topo Ir para baixo
Abatista
Membro AAP
Abatista


Mensagens : 41
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 00:32

O esquema de ligação por RCA do pré ao sw nas entradas  linea in a amplificação é feita no sw
O esquema de ligação power R L ao sw nas entradas  R L  aqui é feita por dois power´s o sw e o power primaluna
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 00:47

Abatista escreveu:
O esquema de ligação por RCA do pré ao sw nas entradas  linea in a amplificação é feita no sw
O esquema de ligação power R L ao sw nas entradas  R L  aqui é feita por dois power´s o sw e o power primaluna
Não percebi scratch
No esquema q te mostro sai um cabo da 2.ª saída do pré para o SW- line in (q tem amplificação própria)
E contínuas com a ligação normal q já tens para o power na 1.ª ligação
Deves evitar ligar o pré ao SW e depois passar o cabo do SW para o power
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 08:15

O q diz a REL sobre a ligação ao SW (conexão high level) utilizando os terminais das colunas do amp
(...) This has the advantage of ensuring that the REL receives exactly the same signal as the main speakers. This means that the characteristic of the bass signal from your main system is carried forward into the REL. This is a very important point and together with the REL’s Active Bass Controller (ABC) ensures far superior system integration of the sub-bass with the main system.
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 09:21

anibalpmm escreveu:
O q diz a REL sobre a ligação ao SW (conexão high level) utilizando os terminais das colunas do amp
(...) This has the advantage of ensuring that the REL receives exactly the same signal as the main speakers. This means that the characteristic of the bass signal from your main system is carried forward into the REL. This is a very important point and together with the REL’s Active Bass Controller (ABC) ensures far superior system integration of the sub-bass with the main system.

Muito interessante. Eu ignorava este conselho da marca. Mas neste caso específico, como o pré é o mesmo, o sinal é igual, ou não? E os amplificadores são diferentes, de qualquer maneira. A pergunta que faço é: se o sinal vai ao sub e depois ás colunas, esse caminho pelo sub não provoca deterioração da qualidade de sinal?

Eu já usei muitos subs, e sempre a dar apenas um "cheirinho" e acho que são importantes para quem quer aproveitar a qualidade de monitores sem perder as informações abaixo dos 100 hrz.

Mas regular um sub é um pincel, o que funciona bem numas música, não funciona noutras, e acabei por desistir do conceito.

ricardo onga-ku escreveu:
galvaorod escreveu:
Mas não com um amplificador a válvulas em que as saídas são de 8 ou 4 ohms, não são para usar ao mesmo tempo, a não ser que se ligue tudo aos mesmos terminais de saída...

Atenção!!!

Como ligar subwoofer a Prima Luna  94_1_1

he he, isto poderia ser aproveitado para um meme do fórum. Cada vez que um sócio fizesse um comentário que poderá levar a "situações", levava com o "cartão amarelo"! Como ligar subwoofer a Prima Luna  317942
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 09:54

Pode perfeitamente pendurar a entrada do sub numa saída de colunas.
A maioria dos subs permite esta ligação (porque há uma quantidade substancial de equipamentos que não têm saída dedicada para sub ou 2º par de saídas RCA).

Genéricamente : a saídas associam-se as baixas ou muito baixas impedâncias - em que o sinal audio, seja pré ou power, quer-se com força.
Por ex: o último pré-amplificador que tive para revisão tinha, nada mais nada menos que uns expressivos 8V de valor eficaz (RMS) de sinal máximo na saída.

A entradas associam-se impedâncias altas, indepentemente do ganho de sinal máximo permitido.

No caso concreto, ligar uma impedância de entrada (alta) como o SUB em causa,  numa impedância de saída (baixa), a saída de colunas, resulta na menor interferência possível sobre esta. Nem sequer é preciso utilizar cabo de coluna para a entrada do sub.
Habitualmente surgem modelos de SUB com postes de banana para a referida entrada, mas isto é apenas para facilidade de manuseamento.
Basta um bom cabo de sinal com blindagem decente ; a corrente vai ser mt pequena, porque precisamente na entrada do sub está uma impedância alta, como já referi acima. (e explicar isto a certos marretas? Bufff......)


Sugiro é experimentar ambas as opções : saída de colunas e saída pre ou sub, caso haja ; para obter a sonoridade no sub que mais lhe agradar.
O conceito REL é válido e merece ser explorado no caso concreto.
Pessoalmente utilizo a ligação nas colunas para o sub para preencher o sub-grave que certo tipo de música solicita.

Pode (e deve) pendurar a entrada sub na saída de 4ohm.
Não deve ligar na saída de 8ohm, se não está a ser utilizada. Ela encontra-se "viva" mas o sinal que lá está, não é o que está a ser reproduzido pelas colunas. Está afectado de "coisas estranhíssimas" que não vem ao caso.

Mr Bojangles gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Abatista
Membro AAP
Abatista


Mensagens : 41
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 10:28

Bom dia

Agradeço a todos a vossa excelente colaboração,todas elas para mim são sempre úteis.Então vamos ao que interessa acabei de ligar a IMHO 2º saída do pré out para Line in do sw ,o mais chato é afinar de forma que dê para todos os componentes (phono,cd,tuner,android tv) eu sei que é bem dificil e não acredito mesmo que quando alterar de aparelho não tenha que ajustar,neste momento ainda não tenho uma opinião muito bem formada, mas posso já dizer que me está a agradar
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 10:33

galvaorod escreveu:
O sub não se liga à saída das colunas porque vai dar confusão com as impedâncias. O pré tem dois pré outs e um deles vai ser ligado ao sub com um cabo rca. Se o sub só tiver uma entrada rca (no caso de ser feito para cinema em casa) poderá ser feita a ligação com um cabo em "T".  Dois rcas no amplificador para um no sub. Poderá ser utilizado apenas um rca do canal direito, por exemplo para ligar ao sub, sem problemas, para testes auditivos, porque os sub graves são normalmente iguais nos dois canais.

Eu sempre usei o subwoofer só com a ligação feita à saída direita do amplificador.
Ou devo utilizar as duas saídas unidas com um T à entrada do sub?
Ir para o topo Ir para baixo
Abatista
Membro AAP
Abatista


Mensagens : 41
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 10:46

anibalpmm escreveu:
Abatista escreveu:
O esquema de ligação por RCA do pré ao sw nas entradas  linea in a amplificação é feita no sw
O esquema de ligação power R L ao sw nas entradas  R L  aqui é feita por dois power´s o sw e o power primaluna
Não percebi scratch
No esquema q te mostro sai um cabo da 2.ª saída do pré para o SW- line in (q tem amplificação própria)
E contínuas com a ligação normal q já tens para o power na 1.ª ligação
Deves evitar ligar o pré ao SW e depois passar o cabo do SW para o power


Então vou tentar ser mais esclarecedor,como já referi procedi ás ligações do esquema IMHO (Pré primaluna/ SW b&w) Portanto não passa pelo power ,quando aumento o volume ele aumenta diretamente no power do sw certo?

Se fizer as ligações pelo esquema de cabos ligados ás colunas do power ao sw portanto por aqui não passa pelo pré a minha questão é ,por aqui não há uma bi amplificação ( Power Primaluna e Power do sw B&W) não tem mais saída de volume?
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 11:50

galvaorod escreveu:
anibalpmm escreveu:
O q diz a REL sobre a ligação ao SW (conexão high level) utilizando os terminais das colunas do amp
(...) This has the advantage of ensuring that the REL receives exactly the same signal as the main speakers. This means that the characteristic of the bass signal from your main system is carried forward into the REL. This is a very important point and together with the REL’s Active Bass Controller (ABC) ensures far superior system integration of the sub-bass with the main system.


Muito interessante. Eu ignorava este conselho da marca. Mas neste caso específico, como o pré é o mesmo, o sinal é igual, ou não?
O q os homens da REL dizem é q não. O sinal já não é igual depois de passar pelo power

E os amplificadores são diferentes, de qualquer maneira. A pergunta que faço é: se o sinal vai ao sub e depois ás colunas, esse caminho pelo sub não provoca deterioração da qualidade de sinal?
o sinal não deve passar pelo SW, porque muitos SW filtram o sinal, o q faria com q o sinal depois de passar pelo SW já não seria a mesma coisa para ir para a coluna. Assim o q a REL propõe (e outros construtores tb) é ligar em paralelo as colunas e o SW, ou seja sai um cabo do power para as colunas (como habitualmente) e sai outro cabo para o SW dos mesmo terminais do power onde estão ligadas as colunas (atenção q não estás a ligar a outra coluna mas antes a um amp de SW)


Eu já usei muitos subs, e sempre a dar apenas um "cheirinho" e acho que são importantes para quem quer aproveitar a qualidade de monitores sem perder as informações abaixo dos 100 hrz.


Mas regular um sub é um pincel, o que funciona bem numas música, não funciona noutras, e acabei por desistir do conceito.
Eu quando comprei o meu a Audioteam veio fazer a afinação das colunas e do SW de modo a não ter esses problemas pq não é para todos fazer a afinação quer do local onde colocar o sSW quer do volume quer do corte das frequências
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 12:03

Abatista escreveu:
anibalpmm escreveu:
Abatista escreveu:
O esquema de ligação por RCA do pré ao sw nas entradas  linea in a amplificação é feita no sw
O esquema de ligação power R L ao sw nas entradas  R L  aqui é feita por dois power´s o sw e o power primaluna
Não percebi scratch
No esquema q te mostro sai um cabo da 2.ª saída do pré para o SW- line in (q tem amplificação própria)
E contínuas com a ligação normal q já tens para o power na 1.ª ligação
Deves evitar ligar o pré ao SW e depois passar o cabo do SW para o power


Então vou tentar ser mais esclarecedor,como já referi procedi ás ligações do esquema IMHO (Pré primaluna/ SW b&w) Portanto não passa pelo power ,quando aumento o volume ele aumenta diretamente no power do sw certo?
Sim sem problema

Se fizer as ligações pelo esquema de cabos ligados ás colunas do power ao sw portanto por aqui não passa pelo pré a minha questão é ,por aqui não há uma bi amplificação ( Power Primaluna e Power do sw B&W) não tem mais saída de volume?

Errado, o sinal para as colunas não deve passar pelo SW e depois ir para as colunas (pode-se fazer mas muitos SW modificam o sinal e extraem as frequências baixas o q não é muito bom IMHO). Como já expliquei e até já enviei imagem, a melhor ligação IMHO é nos mesmo terminais onde estão ligadas as colunas no power, ligar outro cabo para fazer a conexão com o SW. E isto não é biamplificação nenhuma, é apenas levar um sinal da saída do power ao SW (não esquecer q o SW tem um amp próprio para os graves e q é a este q estás a ligar e não diretamente ao woofer). Olha para o 1º esquema q enviei anteriormente
Como ligar subwoofer a Prima Luna  22eb6210
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyQui Jul 12 2018, 19:47

João Henrique escreveu:
galvaorod escreveu:
O sub não se liga à saída das colunas porque vai dar confusão com as impedâncias. O pré tem dois pré outs e um deles vai ser ligado ao sub com um cabo rca. Se o sub só tiver uma entrada rca (no caso de ser feito para cinema em casa) poderá ser feita a ligação com um cabo em "T".  Dois rcas no amplificador para um no sub. Poderá ser utilizado apenas um rca do canal direito, por exemplo para ligar ao sub, sem problemas, para testes auditivos, porque os sub graves são normalmente iguais nos dois canais.

Eu sempre usei o subwoofer só com a ligação feita à saída direita do amplificador.
Ou devo utilizar as duas saídas unidas com um T à entrada do sub?

Se estivermos a falar de RCAs, poderá ser usado um "T", ambos os canais tem informação de baixos, e teoricamente será melhor aproveitado todo o sinal. Mas há aqui pessoas que percebem mais disto do que eu, vamos esperar...


anibalpmm escreveu:
galvaorod escreveu:
anibalpmm escreveu:
O q diz a REL sobre a ligação ao SW (conexão high level) utilizando os terminais das colunas do amp
(...) This has the advantage of ensuring that the REL receives exactly the same signal as the main speakers. This means that the characteristic of the bass signal from your main system is carried forward into the REL. This is a very important point and together with the REL’s Active Bass Controller (ABC) ensures far superior system integration of the sub-bass with the main system.


Muito interessante. Eu ignorava este conselho da marca. Mas neste caso específico, como o pré é o mesmo, o sinal é igual, ou não?
O q os homens da REL dizem é q não. O sinal já não é igual depois de passar pelo power

E os amplificadores são diferentes, de qualquer maneira. A pergunta que faço é: se o sinal vai ao sub e depois ás colunas, esse caminho pelo sub não provoca deterioração da qualidade de sinal?
o sinal não deve passar pelo SW, porque muitos SW filtram o sinal, o q faria com q o sinal depois de passar pelo SW já não seria a mesma coisa para ir para a coluna. Assim o q a REL propõe (e outros construtores tb) é ligar em paralelo as colunas e o SW, ou seja sai um cabo do power para as colunas (como habitualmente) e sai outro cabo para o SW dos mesmo terminais do power onde estão ligadas as colunas (atenção q não estás a ligar a outra coluna mas antes a um amp de SW)


Eu já usei muitos subs, e sempre a dar apenas um "cheirinho" e acho que são importantes para quem quer aproveitar a qualidade de monitores sem perder as informações abaixo dos 100 hrz.


Mas regular um sub é um pincel, o que funciona bem numas música, não funciona noutras, e acabei por desistir do conceito.
Eu quando comprei o meu a Audioteam veio fazer a afinação das colunas e do SW de modo a não ter esses problemas pq não é para todos fazer a afinação quer do local onde colocar o sSW quer do volume quer do corte das frequências


Muito obrigado Sr. Aníbal, agora já percebo, a ligação é em paralelo para o sub e para as colunas.
Ir para o topo Ir para baixo
Abatista
Membro AAP
Abatista


Mensagens : 41
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySex Jul 13 2018, 12:13

anibalpmm escreveu:
Abatista escreveu:
anibalpmm escreveu:
Abatista escreveu:
O esquema de ligação por RCA do pré ao sw nas entradas  linea in a amplificação é feita no sw
O esquema de ligação power R L ao sw nas entradas  R L  aqui é feita por dois power´s o sw e o power primaluna
Não percebi scratch
No esquema q te mostro sai um cabo da 2.ª saída do pré para o SW- line in (q tem amplificação própria)
E contínuas com a ligação normal q já tens para o power na 1.ª ligação
Deves evitar ligar o pré ao SW e depois passar o cabo do SW para o power


Então vou tentar ser mais esclarecedor,como já referi procedi ás ligações do esquema IMHO (Pré primaluna/ SW b&w) Portanto não passa pelo power ,quando aumento o volume ele aumenta diretamente no power do sw certo?
Sim sem problema

Se fizer as ligações pelo esquema de cabos ligados ás colunas do power ao sw portanto por aqui não passa pelo pré a minha questão é ,por aqui não há uma bi amplificação ( Power Primaluna e Power do sw B&W) não tem mais saída de volume?

Errado, o sinal para as colunas não deve passar pelo SW e depois ir para as colunas (pode-se fazer mas muitos SW modificam o sinal e extraem as frequências baixas o q não é muito bom IMHO). Como já expliquei e até já enviei imagem, a melhor ligação IMHO é nos mesmo terminais onde estão ligadas as colunas no power, ligar outro cabo para fazer a conexão com o SW. E isto não é biamplificação nenhuma, é apenas levar um sinal da saída do power ao SW (não esquecer q o SW tem um amp próprio para os graves e q é a este q estás a ligar e não diretamente ao woofer). Olha para o 1º esquema q enviei anteriormente
Como ligar subwoofer a Prima Luna  22eb6210

Eu não experimentei este esquema mas ligar do power R/L (nas colunas passivas) junto para as entradas de coluna do sw o sinal dado do amplificador ao sw não vai aumentar ? É que ao aumentar o volume no Pré estou a meter mais som nas colunas passivas ,,e no sw mas como é ativo (amplificação própria )não aumenta mais .
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySex Jul 13 2018, 14:11

Abatista escreveu:
anibalpmm escreveu:
Abatista escreveu:
anibalpmm escreveu:
Abatista escreveu:
O esquema de ligação por RCA do pré ao sw nas entradas  linea in a amplificação é feita no sw
O esquema de ligação power R L ao sw nas entradas  R L  aqui é feita por dois power´s o sw e o power primaluna
Não percebi scratch
No esquema q te mostro sai um cabo da 2.ª saída do pré para o SW- line in (q tem amplificação própria)
E contínuas com a ligação normal q já tens para o power na 1.ª ligação
Deves evitar ligar o pré ao SW e depois passar o cabo do SW para o power


Então vou tentar ser mais esclarecedor,como já referi procedi ás ligações do esquema IMHO (Pré primaluna/ SW b&w) Portanto não passa pelo power ,quando aumento o volume ele aumenta diretamente no power do sw certo?
Sim sem problema

Se fizer as ligações pelo esquema de cabos ligados ás colunas do power ao sw portanto por aqui não passa pelo pré a minha questão é ,por aqui não há uma bi amplificação ( Power Primaluna e Power do sw B&W) não tem mais saída de volume?

Errado, o sinal para as colunas não deve passar pelo SW e depois ir para as colunas (pode-se fazer mas muitos SW modificam o sinal e extraem as frequências baixas o q não é muito bom IMHO). Como já expliquei e até já enviei imagem, a melhor ligação IMHO é nos mesmo terminais onde estão ligadas as colunas no power, ligar outro cabo para fazer a conexão com o SW. E isto não é biamplificação nenhuma, é apenas levar um sinal da saída do power ao SW (não esquecer q o SW tem um amp próprio para os graves e q é a este q estás a ligar e não diretamente ao woofer). Olha para o 1º esquema q enviei anteriormente
Como ligar subwoofer a Prima Luna  22eb6210

Eu não experimentei este esquema mas ligar do power R/L (nas colunas passivas) junto para as entradas de coluna do sw o sinal dado do amplificador ao sw não vai aumentar ? É que ao aumentar o volume no Pré estou a meter mais som nas colunas passivas ,,e no sw mas como é ativo (amplificação própria )não aumenta mais .
Nop Como ligar subwoofer a Prima Luna  57537
É a mesma coisa q com a ligação vinda do pré, tens salvo erro um botão de volume no SW para o regular
Ir para o topo Ir para baixo
Abatista
Membro AAP
Abatista


Mensagens : 41
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 69
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySex Jul 13 2018, 16:25

Sim tenho Anibalpmm um botão de volume no sw que já o regulei de forma penso eu que não tenha que lhe mexer muitas vezes o acesso não é o melhor.Talvez experimente do power saída das colunas para coluna sw para ouvir,um dia destes,neste momento estou mesmo a gostar do que ouço,o sw até estava parado porque deixei de ouvir o Av Marantz
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySex Jul 13 2018, 18:43

galvaorod escreveu:
João Henrique escreveu:
galvaorod escreveu:
O sub não se liga à saída das colunas porque vai dar confusão com as impedâncias. O pré tem dois pré outs e um deles vai ser ligado ao sub com um cabo rca. Se o sub só tiver uma entrada rca (no caso de ser feito para cinema em casa) poderá ser feita a ligação com um cabo em "T".  Dois rcas no amplificador para um no sub. Poderá ser utilizado apenas um rca do canal direito, por exemplo para ligar ao sub, sem problemas, para testes auditivos, porque os sub graves são normalmente iguais nos dois canais.

Eu sempre usei o subwoofer só com a ligação feita à saída direita do amplificador.
Ou devo utilizar as duas saídas unidas com um T à entrada do sub?

Se estivermos a falar de RCAs, poderá ser usado um "T", ambos os canais tem informação de baixos, e teoricamente será melhor aproveitado todo o sinal. Mas há aqui pessoas que percebem mais disto do que eu, vamos esperar...


Está a falar de um simples T que curto-circuita duas RCA numa? se for essa a ideia em muitos Pré-amplificadores e Amplificadores integrados com pre-outs vai ficar com a saída das colunas principais em MONO, uma vez que está a curto-circuitar o canal Esquerdo com o Direito.

Para juntar o sinal Esquerdo e Direito sem afetar o sinal que vai para o amplificador principal é necessário um circuito misturador e não um simples T RCA.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySex Jul 13 2018, 19:44

jpinto escreveu:
galvaorod escreveu:
João Henrique escreveu:
galvaorod escreveu:
O sub não se liga à saída das colunas porque vai dar confusão com as impedâncias. O pré tem dois pré outs e um deles vai ser ligado ao sub com um cabo rca. Se o sub só tiver uma entrada rca (no caso de ser feito para cinema em casa) poderá ser feita a ligação com um cabo em "T".  Dois rcas no amplificador para um no sub. Poderá ser utilizado apenas um rca do canal direito, por exemplo para ligar ao sub, sem problemas, para testes auditivos, porque os sub graves são normalmente iguais nos dois canais.

Eu sempre usei o subwoofer só com a ligação feita à saída direita do amplificador.
Ou devo utilizar as duas saídas unidas com um T à entrada do sub?

Se estivermos a falar de RCAs, poderá ser usado um "T", ambos os canais tem informação de baixos, e teoricamente será melhor aproveitado todo o sinal. Mas há aqui pessoas que percebem mais disto do que eu, vamos esperar...



Está a falar de um simples T que curto-circuita duas RCA numa? se for essa a ideia em muitos Pré-amplificadores e Amplificadores integrados com pre-outs vai ficar com a saída das colunas principais em MONO, uma vez que está a curto-circuitar o canal Esquerdo com o Direito.

Para juntar o sinal Esquerdo e Direito sem afetar o sinal que vai para o amplificador principal é necessário um circuito misturador e não um simples T RCA.
É para igar ao SW (Mono) e não ao power
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySáb Jul 14 2018, 00:11

Sim o SW é mono no entanto com o T o que está a fazer é ligar o sinal Esquerdo e o Direito tanto para o SW como para os Powers. Mesmo que o Pre-amplificador tenha 2 saídas normalmente estas são a mesma (existe uma ligação - podemos dizer um fio - entre a saída 1 e a 2) se com o T liga saída 2 Esquerda à saída 2 Direita o mesmo se passa com as saídas 1 que vão para os Powers.

Se reparar neste artigo referente ao PrimaLuna Prologue 3:

http://www.6moons.com/audioreviews/primaluna/primaluna.html

Nesta foto:
Como ligar subwoofer a Prima Luna  Pre_op10

nas RCAs mais em cima que são as saídas 1 e 2 pode ver-se as ligações directas entre elas.

Na foto da direita é bem visível esta ligação entre a saída 1 e 2 no canal direito:
Como ligar subwoofer a Prima Luna  Pre_st10

Por isso se colocar um T neste pré-amplificador de modo a ligar na saída 2 o canal Esquerdo ao Direito para depois ligar ao SW os Powers vão receber o mesmo sinal que o SW, ou seja vão trabalhar em mono.

Espero que me tenha conseguido explicar. Alguma dúvida não hesite em coloca-la.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySáb Jul 14 2018, 09:28

jpinto escreveu:
Sim o SW é mono no entanto com o T o que está a fazer é ligar o sinal Esquerdo e o Direito tanto para o SW como para os Powers. Mesmo que o Pre-amplificador tenha 2 saídas normalmente estas são a mesma (existe uma ligação - podemos dizer um fio - entre a saída 1 e a 2) se com o T liga saída 2 Esquerda à saída 2 Direita o mesmo se passa com as saídas 1 que vão para os Powers.

Se reparar neste artigo referente ao PrimaLuna Prologue 3:

http://www.6moons.com/audioreviews/primaluna/primaluna.html

Nesta foto:
Como ligar subwoofer a Prima Luna  Pre_op10

nas RCAs mais em cima que são as saídas 1 e 2 pode ver-se as ligações directas entre elas.

Na foto da direita é bem visível esta ligação entre a saída 1 e 2 no canal direito:
Como ligar subwoofer a Prima Luna  Pre_st10

Por isso se colocar um T neste pré-amplificador de modo a ligar na saída 2 o canal Esquerdo ao Direito para depois ligar ao SW os Powers vão receber o mesmo sinal que o SW, ou seja vão trabalhar em mono.

Espero que me tenha conseguido explicar. Alguma dúvida não hesite em coloca-la.

Joaquim, qual é a probabilidade de gerar ground loops com essa configuração?
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySáb Jul 14 2018, 20:20

ricardo onga-ku escreveu:


Joaquim, qual é a probabilidade de gerar ground loops com essa configuração?

Viva Ricardo,

Estou a presumir que a questão seja para mim, no entanto não me chamo Joaquim mas José, se não for as minhas desculpas.

Na verdade tem todas as probabilidades, basta que o SW seja ligado numa tomada diferente da onde estão ligados os restantes equipamentos.

A ligação via saídas das colunas dos amplificadores de potência, em principio, terá menos probabilidade. A ligação das saídas das colunas a um SW pode apresentar problemas dependendo de como está construída as entradas do SW, os meus amplificadores não têm a saída dita negativa (preta) ligada à massa e se o SW fizer com que fluía alguma corrente para a massa pode causar problemas, no caso de um amplificador a válvulas dado ter um transformador de saída o problema não se coloca.

Um exemplo já com bastantes anos de um ground loop passou-se com um amigo meu que quando ligou o SW começou a ouvir um hum constante nas colunas. Depois de investigarmos chegámos à conclusão que o único equipamento que tinha ligação à terra era o SW e ele tinha a TV ligada à TVCABO (NOS actualmente), chegámos à conclusão que ao desligar o cabo coaxial da TVCabo o Hum desaparecia, ou seja a equalização das terras estava a ser feita por todo o sistema TV-Amplificador-SW. A sorte dele é que foi antes da interface HDMI senão era provável queimar a interface HDMI da TV.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySáb Jul 14 2018, 20:41

Desculpa a minha ignorancia mas se eu ligar os cabos com um T na saída 2, então os cabos q saem da saída 1 mesmo sem T tb estão em mono? É q isso não faz muito sentido scratch
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySáb Jul 14 2018, 21:39

jpinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:


Joaquim, qual é a probabilidade de gerar ground loops com essa configuração?

Viva Ricardo,

Estou a presumir que a questão seja para mim, no entanto não me chamo Joaquim mas José, se não for as minhas desculpas.

Na verdade tem todas as probabilidades, basta que o SW seja ligado numa tomada diferente da onde estão ligados os restantes equipamentos.

A ligação via saídas das colunas dos amplificadores de potência, em principio, terá menos probabilidade. A ligação das saídas das colunas a um SW pode apresentar problemas dependendo de como está construída as entradas do SW, os meus amplificadores não têm a saída dita negativa (preta) ligada à massa e se o SW fizer com que fluía alguma corrente para a massa pode causar problemas, no caso de um amplificador a válvulas dado ter um transformador de saída o problema não se coloca.

Um exemplo já com bastantes anos de um ground loop passou-se com um amigo meu que quando ligou o SW começou a ouvir um hum constante nas colunas. Depois de investigarmos chegámos à conclusão que o único equipamento que tinha ligação à terra era o SW e ele tinha a TV ligada à TVCABO (NOS actualmente), chegámos à conclusão que ao desligar o cabo coaxial da TVCabo o Hum desaparecia, ou seja a equalização das terras estava a ser feita por todo o sistema TV-Amplificador-SW. A sorte dele é que foi antes da interface HDMI senão era provável queimar a interface HDMI da TV.

já tive grandes problemas com ground loops, por causa dos monitores, agora uso uma coisa destas:
https://www.olx.pt/anuncio/cabo-para-ligao-terra-em-sistemas-de-udio-IDARwCK.html
Basta ligar a terra ao cabo com um crocodilo na ponta, e fica resolvido.

Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySáb Jul 14 2018, 22:55

galvaorod escreveu:

já tive grandes problemas com ground loops, por causa dos monitores, agora uso uma coisa destas:
https://www.olx.pt/anuncio/cabo-para-ligao-terra-em-sistemas-de-udio-IDARwCK.html
Basta ligar a terra ao cabo com um crocodilo na ponta, e fica resolvido.


Uso algo parecido home-made Como ligar subwoofer a Prima Luna  675116 não digam nada à NOS Como ligar subwoofer a Prima Luna  933723
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptySáb Jul 14 2018, 23:54

anibalpmm escreveu:
Desculpa a minha ignorancia mas se eu ligar os cabos com um T na saída 2, então os cabos q saem da saída 1 mesmo sem T tb estão em mono? É q isso não faz muito sentido scratch

Pensa que não tens Saída 1 e 2 e que só tens uma saída e colocas um T em cada canal (Esq e Dto), ou seja tinhas 1 RCA para cada canal e com os 2 T tens 2 RCAs para cada canal, certo?

Agora se ligares um cabo de uma saída do T Esq a uma saída do T Dto o que estás a juntar é o canal Esq com o canal Dto, certo?
As outras saídas dos T Esq e Dto são iguais às que ligas-te com o tal cabo, logo o sinal que sai para os powers é igual.

Não existe um consenso se no caso de equipamentos stereo se deve ligar os 2 canais ao SW ou só o canal Dto. A questão prende-se com a diferença de fase que possa ocorrer entre o Canal Esq e o Dto e que pode atenuar ou mesmo cancelar o sinal no SW.
A ver se me consigo explicar, quando quero ter um determinado som na zona central coloco o mesmo sinal com a mesma fase em ambos os canais, no entanto quando quero um som difuso coloco-os em oposição de fase, ora a soma de 2 sinais em oposição de fase é igual a Zero (0) ou seja sem som.
O efeito stereo baseia-se tanto nos níveis que vão para cada canal como também nas variações de fase entre os canais.

Há quem diga que devem existir 2 SW um perto de cada coluna principal e outros que dizem bastar usar só um SW ligado o canal direito.

Em AV, por causa destes problemas, normalmente existe codificado um canal exclusivo para o SW, os tais 5.1 o 1 refere ao SW, que é tratado na masterização.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  EmptyDom Jul 15 2018, 09:29

jpinto escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:


Joaquim, qual é a probabilidade de gerar ground loops com essa configuração?

Viva Ricardo,

Estou a presumir que a questão seja para mim, no entanto não me chamo Joaquim mas José, se não for as minhas desculpas.

Na verdade tem todas as probabilidades, basta que o SW seja ligado numa tomada diferente da onde estão ligados os restantes equipamentos.

A ligação via saídas das colunas dos amplificadores de potência, em principio, terá menos probabilidade. A ligação das saídas das colunas a um SW pode apresentar problemas dependendo de como está construída as entradas do SW, os meus amplificadores não têm a saída dita negativa (preta) ligada à massa e se o SW fizer com que fluía alguma corrente para a massa pode causar problemas, no caso de um amplificador a válvulas dado ter um transformador de saída o problema não se coloca.

Um exemplo já com bastantes anos de um ground loop passou-se com um amigo meu que quando ligou o SW começou a ouvir um hum constante nas colunas. Depois de investigarmos chegámos à conclusão que o único equipamento que tinha ligação à terra era o SW e ele tinha a TV ligada à TVCABO (NOS actualmente), chegámos à conclusão que ao desligar o cabo coaxial da TVCabo o Hum desaparecia, ou seja a equalização das terras estava a ser feita por todo o sistema TV-Amplificador-SW. A sorte dele é que foi antes da interface HDMI senão era provável queimar a interface HDMI da TV.

Caro José,

As minhas desculpas, troquei os nomes. Embarassed Como ligar subwoofer a Prima Luna  2613325421
Obrigado pela resposta!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty
MensagemAssunto: Re: Como ligar subwoofer a Prima Luna    Como ligar subwoofer a Prima Luna  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como ligar subwoofer a Prima Luna
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Subwoofer passivo, como ligar? mais do que duas colunas? Traz vantagens na qualidade de som?
» ajuda para ligar subwoofer a amplificador
» Como ligar fios ficha RCA
» como ligar cabos as fixas
» Ligar leitor cds/dvd/ minidisk como dac externo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: