Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Há coisas dos diabos

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Há coisas dos diabos Empty
MensagemAssunto: Há coisas dos diabos   Há coisas dos diabos EmptySeg Jun 25 2018, 14:26

Confesso que nos últimos tempos (prá aí 2 anos) sentia-me algo desiludido com o panorama musical, em termos de edições constituindo verdadeiras novidades.

“Que diabo isto cheira-me a vira o disco e toca o mesmo”. Este era, repetidamente, o sentimento que me assolava perante um novo lançamento discográfico, independentemente do género musical editado.

As minhas compras mais recentes cingiam-se a discos que, ou não tinha tido a oportunidade de adquirir em devida altura, ou a tentativa – sempre inglória – de recuperar a discografia vinílica desperdiçada nos anos noventa.

Mas há realmente coisas dos diabos. Eis senão quando, este ano, logo no início e agora próximo do meio do ano, duas lendas da nossa música e do nosso cancioneiro popular “mais elaborado e pensado” surgem com outras tantas obras, que não destoariam da classificação de discos do ano:

 Sérgio Godinho, com “Nação Valente”
 José Mário Branco, com “Inéditos 1967 – 1999”

O primeiro, canto-autor (ou como ele tanto gosta de se auto classificar de "escritor de canções")  é reconhecido por não ser um músico muito produtivo, no tocante ao lançamento de novos discos. Quando os faz, faz quase sempre bem. Muito bem mesmo.

Com um álbum onde a esmagadora maioria dos temas têm a sua assinatura nas letras, mas não nas músicas, recorre, para as fazer, a um conjunto de individualidades que Godinho mais respeita musicalmente e onde alguns têm idades para serem seus netos – excepção dos temas “Noites de Macau”, com letra e música do próprio e “Delicado”, com letra e música de Márcia (uma das “netas”), contudo, todo o álbum tem uma identidade bem própria e bem centrada na forma de Sérgio Godinho fazer / compor música, com permanente intervenção social, moderna, oportuna e de elevado nível técnico-musical.

José Mário Branco é um outro canta-autor, hoje-em-dia bem estabelecido como produtor e editor musical, nomeadamente na onda do novo Fado, começa neste duplo álbum, somente em CD, por nos oferecer um percurso de 32 anos de músicas que por estas, ou por aquelas razões nunca foram editadas ou algumas, tendo sido, não o voltaram a ser e ficaram no mais puro esquecimento.

O primeiro CD começa por cerca de 8 temas do cancioneiro Medieval Português – Canções d’Amigo” – maioritariamente musicadas pelo próprio Zé Mário. O restante disco e o segundo CD, fazem um périplo pela intervenção, folclore, fado, balada, onde muitos (para não dizer todos) os temas foram rigorosamente reeditados a partir das bandas magnéticas originais, mas, somente em CD, por expressa vontade do próprio.

É certo que durante cerca de 17 anos, muitos dos temas jamais veriam a luz do dia, barrados no crivo do lápis azul da Censura, e os outros 15 anos teriam temas, onde a opção de José Mário, acabou por relegá-los para uma qualquer gaveta. Todavia, depois de ter ouvido o álbum todo, a questão de “Porquê só agora?” se impõe dada o extraordinário espólio de letras e músicas de excepção do Cancioneiro Popular Português, em nada popularucho e carregado de actualidade e convergência temática face aos nossos dias.

Arrisco a aconselhar a aquisição indispensável destas duas obras  Há coisas dos diabos 491368

Há coisas dos diabos Nazzeo10
Há coisas dos diabos 14800010
Ir para o topo Ir para baixo
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira


Mensagens : 183
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 63
Localização : Capital... da Bairrada!

Há coisas dos diabos Empty
MensagemAssunto: Re: Há coisas dos diabos   Há coisas dos diabos EmptySeg Jul 16 2018, 16:08

Ora aí está. Grande dica, muito obrigado.

Eu serei talvez mais um desses "velhos do Restelo", que não se revê nas "modernices" musicais . Mal quiçá, porque sempre aparecem coisas interessantes.
No entanto, a entusiasmada vivência musical de outrora que se foi cimentando ao longo de dezenas de anos, empurra-me inevitavelmente para o passado.
Ultimamente, tem sido o procurar algo antigo na musica Portuguesa e nem só, mas que ainda não faça parte da discografia adquirida.

Esta novidade (para mim) de novas edições destes dois monstros da musica Portuguesa é algo muito interessante.
Já tenha bastantes álbuns dos dois, sobretudo do Sérgio (que tive o prazer de receber em minha casa um dia... grande Homem...!!!) tenho tudo.

Irei pois procurar estas novidades discográficas, que com certeza, serão uma mais valia para a minha discografia.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Há coisas dos diabos Empty
MensagemAssunto: Re: Há coisas dos diabos   Há coisas dos diabos EmptyTer Jul 17 2018, 16:41

Estes, são discos que pretendo adquirir.
Assim que estiverem a preços apetecíveis, pumba! Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Há coisas dos diabos Empty
MensagemAssunto: Re: Há coisas dos diabos   Há coisas dos diabos EmptyTer Jul 17 2018, 17:06

Goansipife escreveu:

 Sérgio Godinho, com “Nação Valente”
 José Mário Branco, com “Inéditos 1967 – 1999”

Há coisas dos diabos Nazzeo10
Há coisas dos diabos 14800010

Li a entrevista com o José Mário Branco (Expresso/Junho/Semana?) falta ouvir o disco. Boa sugestão. Há coisas dos diabos 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Há coisas dos diabos Empty
MensagemAssunto: Re: Há coisas dos diabos   Há coisas dos diabos EmptyQua Jul 25 2018, 12:56

Goansipife escreveu:
Confesso que nos últimos tempos (prá aí 2 anos) sentia-me algo desiludido com o panorama musical, em termos de edições constituindo verdadeiras novidades.

“Que diabo isto cheira-me a vira o disco e toca o mesmo”. Este era, repetidamente, o sentimento que me assolava perante um novo lançamento discográfico, independentemente do género musical editado.

As minhas compras mais recentes cingiam-se a discos que, ou não tinha tido a oportunidade de adquirir em devida altura, ou a tentativa – sempre inglória – de recuperar a discografia vinílica desperdiçada nos anos noventa.

Mas há realmente coisas dos diabos. Eis senão quando, este ano, logo no início e agora próximo do meio do ano, duas lendas da nossa música e do nosso cancioneiro popular “mais elaborado e pensado” surgem com outras tantas obras, que não destoariam da classificação de discos do ano:

 Sérgio Godinho, com “Nação Valente”
 José Mário Branco, com “Inéditos 1967 – 1999”

O primeiro, canto-autor (ou como ele tanto gosta de se auto classificar de "escritor de canções")  é reconhecido por não ser um músico muito produtivo, no tocante ao lançamento de novos discos. Quando os faz, faz quase sempre bem. Muito bem mesmo.

Com um álbum onde a esmagadora maioria dos temas têm a sua assinatura nas letras, mas não nas músicas, recorre, para as fazer, a um conjunto de individualidades que Godinho mais respeita musicalmente e onde alguns têm idades para serem seus netos – excepção dos temas “Noites de Macau”, com letra e música do próprio e “Delicado”, com letra e música de Márcia (uma das “netas”), contudo, todo o álbum tem uma identidade bem própria e bem centrada na forma de Sérgio Godinho fazer / compor música, com permanente intervenção social, moderna, oportuna e de elevado nível técnico-musical.

José Mário Branco é um outro canta-autor, hoje-em-dia bem estabelecido como produtor e editor musical, nomeadamente na onda do novo Fado, começa neste duplo álbum, somente em CD, por nos oferecer um percurso de 32 anos de músicas que por estas, ou por aquelas razões nunca foram editadas ou algumas, tendo sido, não o voltaram a ser e ficaram no mais puro esquecimento.

O primeiro CD começa por cerca de 8 temas do cancioneiro Medieval Português – Canções d’Amigo” – maioritariamente musicadas pelo próprio Zé Mário. O restante disco e o segundo CD, fazem um périplo pela intervenção, folclore, fado, balada, onde muitos (para não dizer todos) os temas foram rigorosamente reeditados a partir das bandas magnéticas originais, mas, somente em CD, por expressa vontade do próprio.

É certo que durante cerca de 17 anos, muitos dos temas jamais veriam a luz do dia, barrados no crivo do lápis azul da Censura, e os outros 15 anos teriam temas, onde a opção de José Mário, acabou por relegá-los para uma qualquer gaveta. Todavia, depois de ter ouvido o álbum todo, a questão de “Porquê só agora?” se impõe dada o extraordinário espólio de letras e músicas de excepção do Cancioneiro Popular Português, em nada popularucho e carregado de actualidade e convergência temática face aos nossos dias.

Arrisco a aconselhar a aquisição indispensável destas duas obras  Há coisas dos diabos 491368

Há coisas dos diabos Nazzeo10
Há coisas dos diabos 14800010
ALINHAMENTO
CD1

Quantas sabedes amar, amigo (ou Mar de Vigo)
(Martim Codax / José Mário Branco)
Nunca editado

Ai flores do verde pinho
(D. Dinis / José Mário Branco)
Retirado do EP “Seis Cantigas de Amigo”



Leda m’and’eu
(Nuno Fernandes Torneol / José Mário Branco)
Retirado do EP “Seis Cantigas de Amigo”



Ma madre velida
(D. Dinis / José Mário Branco)
Retirado do EP “Seis Cantigas de Amigo”



Levantou-s’ a velida
(D. Dinis / José Mário Branco)
Retirado do EP “Seis Cantigas de Amigo”

Bailad’ hoje, ai filha
(Airas Nunes / José Mário Branco)
Retirado do EP “Seis Cantigas de Amigo”



Lelia doura
(Airas Nunes / José Mário Branco)
Retirado do EP “Seis Cantigas de Amigo”



Ronda do soldadinho
(José Mário Branco)
Retirado  do single “Ronda do Soldadinho”

Mãos ao ar!
(Jorge Glória / José Mário Branco)
Retirado do single “Ronda do Soldadinho”

Le proscrit de 1871
(Eugène Châtelain /  José Mário Branco)
Retirado do EP ”La Commune de Paris”

Cantar da viúva de emigrante
(José Mário Branco)
Retirado do EP “Música do filme: Gente do Norte”



Fuga do mar
(Alexandre O’Neill /  José Mário Branco)
Retirado do EP “O Ladrão do Pão”



Fim de festa
(José Mário Branco)
Nunca editado

CD2

Eu não tenho a certeza
(José Mário Branco)
Nunca editado

São João do Porto
(João Lóio / José Mário Branco)
Retirado do single “Qual é a tua, ó meu?”. Originalmente incluído no single “Marchas Populares”



Remendos e côdeas
(José Mário Branco segundo Bertolt Brecht / José Mário Branco)
Retirado do LP “100 anos de Maio”

Fantaisie Languedocienne – 1º andamento
(José Mário Branco)
Nunca editado

Fantaisie Languedocienne – 2º andamento
(José Mário Branco)
Nunca editado

Fantaisie Languedocienne – 3º andamento  
(José Mário Branco)
Nunca editado

Fim de verão (à maneira d’ Os Conchas)
(José Mário Branco)
Nunca editado

Le cafard (à maneira de Eddy Mitchell)
(José Mário Branco)
Nunca editado

Sotto il sole, sulla spiaggia (à maneira de Adriano Celentano)
(José Mário Branco)
Nunca editado

Trompete-slow (à maneira de Helmut Zacharias)
(José Mário Branco)
Nunca editado

Dô-Yô (à maneira de The Shadows)
(José Mário Branco)
Nunca editado

Quantos é que nós somos
(Manuela de Freitas e José Mário Branco / José Mário Branco)
Retirado do  LP “Obrigado, Otelo!”

Alma herida (bolero à maneira de Antonio Machin)
(José Mário Branco)
Nunca editado
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Há coisas dos diabos Empty
MensagemAssunto: Re: Há coisas dos diabos   Há coisas dos diabos EmptyTer Nov 19 2019, 12:46

José Mário Branco (1942 - 2019)

Morreu alguém que é incontornável na Música Portuguesa



RIP
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Há coisas dos diabos Empty
MensagemAssunto: Re: Há coisas dos diabos   Há coisas dos diabos EmptyTer Nov 19 2019, 13:18

Há coisas dos diabos DR_Jose_mario_branco
25 de Maio de 1942 - 19 de Novembro de 2019

Nascido no Porto, no seio de professores do ensino básico, José Mário Branco, sem ser compositor de massas, renovou a atmosfera da música portuguesa antes e pós revolução de Abril, ocorrida em 1974. Enquanto arranjador, pautava por processos simples, marcando a nova forma de produzir fado, patente em trabalhos de Camané e Kátia Guerreiro. Resistindo ao reconhecimento público em prol do sentimento popular de gratidão, rejeitou a condecoração proposta por Marcelo Rebelo de Sousa, vigésimo Presidente da República Portuguesa. Com 50 anos de carreira, teve a inquietude como fio condutor na composição. Pereceu aos 77 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Há coisas dos diabos Empty
MensagemAssunto: Re: Há coisas dos diabos   Há coisas dos diabos EmptyTer Nov 19 2019, 17:28

Ghost4u escreveu:
Há coisas dos diabos DR_Jose_mario_branco
25 de Maio de 1942 - 19 de Novembro de 2019

Nascido no Porto, no seio de professores do ensino básico, José Mário Branco, sem ser compositor de massas, renovou a atmosfera da música portuguesa antes e pós revolução de Abril, ocorrida em 1974. Enquanto arranjador, pautava por processos simples, marcando a nova forma de produzir fado, patente em trabalhos de Camané e Kátia Guerreiro. Resistindo ao reconhecimento público em prol do sentimento popular de gratidão, rejeitou a condecoração proposta por Marcelo Rebelo de Sousa, vigésimo Presidente da República Portuguesa. Com 50 anos de carreira, teve a inquietude como fio condutor na composição. Pereceu aos 77 anos.

A Celebridade
Fernando Pessoa

Às vezes, quando penso nos homens célebres, sinto por eles toda a tristeza da celebridade.

A celebridade é um plebeísmo. Por isso deve ferir uma alma delicada. É um plebeísmo porque estar em evidência, ser olhado por todos inflige a uma criatura delicada uma sensação de parentesco exterior com as criaturas que armam escândalo nas ruas, que gesticulam e falam alto nas praças.

O homem que se torna célebre fica sem vida íntima: tornam-se de vidro as paredes de sua vida doméstica; é sempre como se fosse excessivo o seu traje; e aquelas suas mínimas ações – ridiculamente humana às vezes – e que ele quereria invisíveis, coa-as a lente da celebridade para espetaculosas pequenezes, com cuja evidência a sua alma se estraga ou se enfastia. É preciso ser muito grosseiro para poder ser célebre à vontade.

Depois, além dum plebeísmo, a celebridade é uma contradição. Parecendo que dá valor e força às criaturas, apenas as desvaloriza e as enfraquece. Um homem de gênio desconhecido pode gozar a volúpia suave do contraste entre a sua obscuridade e o seu gênio; e pode, pensando que seria célebre se quisesse, medir o seu valor com a sua melhor medida, que é ele próprio. Mas, uma vez conhecido, não está mais na sua mão reverter à obscuridade. A celebridade é irreparável. Dela como do tempo, ninguém torna atrás ou se desdiz.

E é por isto que a celebridade é uma fraqueza também. Todo o homem que merece ser célebre sabe que não vale a penas sê-lo. Deixar-se ser célebre é uma fraqueza, uma concessão ao baixo instinto… de dar nas vistas e nos ouvidos.

Penso às vezes nisto coloridamente. E aquela frase de que “homem de gênio desconhecido” é o mais belo de todos os destinos, torna-se-me inegável; parece-me que esse é não o mais belo, o maior dos destinos…

Vão-se-me os olhos da alma nessas figuras supostas – e quem sabe a que ponto reais? – que, verdadeiramente, realizam o supremo destino do homem: o máximo do poder no mínimo da exibição; o mínimo da exibição por certo, por terem o máximo do poder…
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Há coisas dos diabos Empty
MensagemAssunto: Re: Há coisas dos diabos   Há coisas dos diabos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Há coisas dos diabos
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: