Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Colunas Hallscool "DIY"

Ir para baixo 
+6
tfonseca
ricardo onga-ku
Cylon
takeooff
bikett
Hallscool
10 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 16 2018, 01:25

Maltinha,

Alguns de vocês já têm conhecimento de que estava a pensar em fabricar umas pequenas colunas monitoras.

Há um tópico no sub-forum DIY, onde questiono onde adquirir componentes áudio em Portugal, onde alguns de vocês participaram.

As colunas teriam que ter 3 requisitos:

1º Os componentes teriam que ser adquiridos em Portugal.
2º Não exceder o plafond de 200€
3º terem um aspecto apelativo, pelo menos para mim.

Então após algumas pesquisas, lá encontrei os tweeters. Optei por uns da Marca Dinamarquesa Peerless, com domo em tecido.

Os woofers escolhi uns Visaton, que me agradaram esteticamente e a relação preço/qualidade me pareceu bem, inclusive com boas reviews sobre os mesmos.

As caixas são pequenas, construídas com placas de MDF de 2cm.

Os crossovers optei também por ser eu a fazer, tentando obter resultados mais de acordo com as minhas pretensões.

Bem sei que as frequências baixas estão comprometidas pelo pouco volume que as caixas apresentam, no entanto, parece-me que é uma limitação comum todas as pequenas monitoras.

Deixo algumas fotografias da evolução, na expectativa de que apreciem tanto quanto eu, e que sirva de exemplo e incentivo para que também se aventurem nestes pequenos projetos.

Woofer Visaton

Colunas Hallscool "DIY"  Img_2016

Alguns componentes para os crossovers. Ainda faltam alguns.
Colunas Hallscool "DIY"  Img_2017

Tweeters Peerless
Colunas Hallscool "DIY"  Img_2015

A caixas protótipo, ainda sem a furação para os altifalates.
Colunas Hallscool "DIY"  Img_2019
Colunas Hallscool "DIY"  Img_2018
Colunas Hallscool "DIY"  Img_2020

A parte da frente já com as furações para os altifalates.
Optei aplicar o woofer pela parte interior, para ficar mais bonito.
Colunas Hallscool "DIY"  Img_2022
Colunas Hallscool "DIY"  Img_2021
Colunas Hallscool "DIY"  Img_2023

Aqui o "crossover" sem alguns componentes, apenas para testar a organização dos mesmos.Colunas Hallscool "DIY"  Img_2024


À medida que tenha novidades sobre a construção das colunas, as mesmas serão apresentadas neste tópico.

Agradeço a todos os intervenientes no tópico DIY que referi, em particular aos membros do fórum Evan Oliveira e bikett.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
bikett




Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/11/2010
Idade : 49
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 16 2018, 13:05

Colunas Hallscool "DIY"  22692   quando poder troque esse electrolítico
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 16 2018, 14:07

Ia comprar um em poliéster, mas na loja disseram que não há qualquer diferença, excepto que na voltagem que suporta.

Assim sendo, optei pelo eletrôlitico que custou apenas 0.20€.

De momento faltam as bobines para os woofers.

Na Mauser o fio de bobinar de 1mm estava esgotado, então comprei um de 0,8mm.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
bikett




Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/11/2010
Idade : 49
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 16 2018, 14:17

vai ser diferente da outra o tamanho e o numero de voltas

programa:

Speaker Box Filter Designer
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 16 2018, 18:32

Colunas Hallscool "DIY"  874774 vou seguir atentamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 16 2018, 18:46

Estão a ficar bem bonitas! Força nisso!
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 16 2018, 22:17

takeooff escreveu:
Colunas Hallscool "DIY"  874774  vou seguir atentamente.

Fazes muito bem! Wink

Também te vais aventurar numas colunas "DIY"?

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 16 2018, 22:21

Cylon escreveu:
Estão a ficar bem bonitas! Força nisso!

Obrigado! Wink

E as Wharfedale, já têm tweeters?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 16 2018, 22:27

bikett escreveu:
vai ser diferente da outra o tamanho e o numero de voltas

programa:

Speaker Box Filter Designer

Obrigado uma vez mais pela dica! Wink

Estive a ver as especificações da outra bobine e pareceu-me que o resultado era uma bobine pequenina, porque nos valores colocaste 0.64uh e deveria ser 0.64mh.

Razz
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 16 2018, 22:52

Hallscool escreveu:
takeooff escreveu:
Colunas Hallscool "DIY"  874774  vou seguir atentamente.

Fazes muito bem! Wink

Também te vais aventurar numas colunas "DIY"?

Wink

Já me passou pela cabeça com mais uns amigos, valorizo estas iniciativas. Vou seguir com atenção curioso no resultado final.
Colunas Hallscool "DIY"  843159
Ir para o topo Ir para baixo
bikett




Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/11/2010
Idade : 49
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 17 2018, 00:17

xii pois foi...

Colunas Hallscool "DIY"  Screen16

Hallscool escreveu:
bikett escreveu:
vai ser diferente da outra o tamanho e o numero de voltas

programa:

Speaker Box Filter Designer

Obrigado uma vez mais pela dica! Wink

Estive a ver as especificações da outra bobine e pareceu-me que o resultado era uma bobine pequenina, porque nos valores colocaste 0.64uh e deveria ser 0.64mh.

Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 17 2018, 01:01

takeooff escreveu:
Hallscool escreveu:
takeooff escreveu:
Colunas Hallscool "DIY"  874774  vou seguir atentamente.

Fazes muito bem! Wink

Também te vais aventurar numas colunas "DIY"?

Wink

Já me passou pela cabeça com mais uns amigos, valorizo estas iniciativas. Vou seguir com atenção curioso no resultado final.
Colunas Hallscool "DIY"  843159

Eu também já tinha pensado em fazer um par de colunas, várias vezes, mas a dúvida de que o investimento seria bem feito, inibiu-me de avançar com a ideia. Principalmente por não ter conhecimento sobre colunas e os altifalates certos para comprar.

Contudo desta vez, não hesitei e está a dar-me muito gozo! Acho que começo a perceber um pouco mais sobre colunas e crossovers. Tenho estudado muito este tema.

As colunas não estão a ser propriamente feitas por mim.

Apenas escolhi os componentes e desenhei as caixas.
Quem está a fazer as caixas é um funcionário meu, claro que a seguir as minhas indicações.

Para já o crossover é o que me está a dar mais gosto. Gastei apenas 2€ nos componentes e já estão a funcionar lindamente. Só faltam as bobines para os woofers, que realmente pensei que fossem mais simples de fazer.

Também estou muito curioso pelo resultado.

Espero que de alguma forma também sirva para que outros amigos do AAP se aventurem num projeto semelhante.

Lê-se muito que a construção de umas colunas é extremamente complexa, mas sinceramente, começo achar que não é todo.
Tal como nas gamas de colunas disponíveis para venda e respectivos preços, também há muita oferta para projetos DIY.

Sem falar nas caixas, até agora gastei 100€ é acho que não irá passar dos 150€ no total, com as colunas prontas.

Espero que fiquem a tocar no mínimo como umas colunas de 200€. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 17 2018, 01:07

bikett escreveu:
xii pois foi...

Colunas Hallscool "DIY"  Screen16

Hallscool escreveu:
bikett escreveu:
vai ser diferente da outra o tamanho e o numero de voltas

programa:

Speaker Box Filter Designer

Obrigado uma vez mais pela dica! Wink

Estive a ver as especificações da outra bobine e pareceu-me que o resultado era uma bobine pequenina, porque nos valores colocaste 0.64uh e deveria ser 0.64mh.

Razz

Acho que vou optar por comprar umas bobines já feitas, ou encomendar a algum técnico.

Só comprei 16 metros de fio. Não chega, a menos que coloque um núcleo em ferrite.

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 17 2018, 08:26

Foi por isso que coloquei a tabela com um workflow para a concepção de colunas.
Com os elementos do projecto bem especificados pode-se escolher os componentes com a melhor relação preço/desempenho e fazer uma única encomenda para poupar nos portes.

O site do Troels Gravesen também uma secção com dicas para a construção de colunas e filtros.
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 17 2018, 09:20

Hallscool escreveu:
E as Wharfedale, já têm tweeters?

Ainda não. Na quarta recebi uma oferta de sessenta euros no OLX por elas tal como estão e a pessoa dizia que queria ver, até perguntou onde é que as colunas estavam mas, depois de eu lhe ter dito que era em Alverca, nunca mais respondeu...

Alverca, essa cidade perigosa... :p

Típico! :p Se não disser mais nada hoje, para a semana leva tweeters novos e acaba-se já esta aventura!
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 17 2018, 13:01

ricardo onga-ku escreveu:
Foi por isso que coloquei a tabela com um workflow para a concepção de colunas.
Com os elementos do projecto bem especificados pode-se escolher os componentes com a melhor relação preço/desempenho e fazer uma única encomenda para poupar nos portes.

O site do Troels Gravesen também uma secção com dicas para a construção de colunas e filtros.

O site Troels Gravesen, já conhecia. Gosto muito de ver os projectos lá apresentados, mas todos os crossovers que faz, são muito complexos, para quem está a começar.

Quanto à tabela que referes, não vi. Colocas por favor novamente o Link?
Fui ao outro tópico e não encontrei.

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 17 2018, 13:36

É uma folha A4
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySeg Jun 18 2018, 23:21

Prontas de marcenaria.
Falta o acabamento final dado pelo polidor.

Optei por folhear com madeira de Mirto (raíz). Vão ficar um espectáculo!

O som ainda será melhorado, mas para já mesmo sem ter os crossovers prontos já surpreendeu! Wink Colunas Hallscool "DIY"  Img_2025
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySeg Jun 18 2018, 23:29

Hallscool escreveu:
Prontas de marcenaria.
Falta o acabamento final dado pelo polidor.

Optei por folhear com madeira de Mirto (raíz). Vão ficar um espectáculo!

O som ainda será melhorado, mas para já mesmo sem ter os crossovers prontos já surpreendeu! Wink Colunas Hallscool "DIY"  Img_2025

Estão magnificas.

Colunas Hallscool "DIY"  843159
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyTer Jun 19 2018, 00:51

takeooff escreveu:
Hallscool escreveu:
Prontas de marcenaria.
Falta o acabamento final dado pelo polidor.

Optei por folhear com madeira de Mirto (raíz). Vão ficar um espectáculo!

O som ainda será melhorado, mas para já mesmo sem ter os crossovers prontos já surpreendeu! Wink

Estão magnificas.

Colunas Hallscool "DIY"  843159

Muito obrigado! Wink

Sou suspeito, mas também acho que estão um espectáculo!

Agora além do acabamento no polidor, ainda falta a grelha com tecido. Wink

Os crossovers ainda não têm a bobine para o woofer, mas estão a tocar bem, no entanto parece-me que os tweeters ainda podem ser levemente atenuados, contudo, só farei mais alguma alteração nos agudos, depois dos woofers estarem afinados.
Não tenho a certeza, mas presumo que as bobines possam também atenuar ligeiramente o som dos graves, mas como o woofer está ligado directo, sem filtro, dos 3000hz até aos 7000hz, está a tocar a mesma faixa de frequências que os Tweeters, podendo dar ideia de que o SPL nas gamas médias e agudas é maior.
Por esse motivo só volto a mexer nos agudos quando estiver tudo pronto.

Interessante a diferença que a caixa faz. Realmente sem caixa, o woofer quase não reproduz graves.  

Apesar da caixa ser realmente pequena, 21cm x 28cm x 2cm, tem uns graves muito aceitáveis. Pensei que não fossem tão bons, quanto estão.

O interior das colunas ainda está vazio e a caixa é selada. Não sei até que ponto melhorará colocar aqueles materiais acústicos, porém não irei deixar de experimentar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyTer Jun 19 2018, 02:20

Um ligeiro ajuste na fotografia. Wink

Colunas Hallscool "DIY"  Img_2026
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyQua Jun 20 2018, 01:26

Prontas para irem para o polidor. WinkColunas Hallscool "DIY"  Dsc_0010
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyQua Jun 20 2018, 21:46

ricardo onga-ku escreveu:
É uma folha A4

Já vi. Obrigado. Wink

Queria te perguntar sobre as medições.

Gostava primeiramente de verificar as frequências dos crossovers, para saber quais são as frequências que o mesmo pode reproduzir. Sabes dizer-me como posso fazer isso?

Depois a medição com o microfone como recomendaste .

Li uma resposta tua, noutro fórum sobre a importância das medições, porém o tópico já tem 7 anos.
Recomendas algum software em particular?

Entretanto fiz uma pequena experiência. Liguei o telemóvel ao amplificador e no YouTube coloquei um teste de frequências e reparei que o woofer reproduz muito bem até aos 8000hz.
De seguida fiz o mesmo teste, porém com o woofer desligado, pensado que só iria ouvir o som a sair do tweeter após os 3000hz, contudo após os 700hz já se ouve o som reproduzido, ainda que em volume baixo.

Pergunto, é normal sendo o corte nas 3000hz, o tweeter começar a reproduzir antes, ou o vídeo do YouTube apresenta as incorrectamente as frequências?

Independentemente de tudo, as colunas estão a tocar ao nível de colunas efectivamente mais caras. Estou muito satisfeito.

Quando estiverem prontas de polimento, mostro o resultado. Wink

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyQua Jun 20 2018, 22:35

Hallscool escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
É uma folha A4

Já vi. Obrigado. Wink

Queria te perguntar sobre as medições.

Gostava primeiramente de verificar as frequências dos crossovers, para saber quais são as frequências que o mesmo pode reproduzir. Sabes dizer-me como posso fazer isso?

Depois a medição com o microfone como recomendaste .

Li uma resposta tua, noutro fórum sobre a importância das medições, porém o tópico já tem 7 anos.
Recomendas algum software em particular?

Entretanto fiz uma pequena experiência. Liguei o telemóvel ao amplificador e no YouTube coloquei um teste de frequências e reparei que o woofer reproduz muito bem até aos 8000hz.
De seguida fiz o mesmo teste, porém com o woofer desligado, pensado que só iria ouvir o som a sair do tweeter após os 3000hz, contudo após os 700hz já se ouve o som reproduzido, ainda que em volume baixo.

Pergunto, é normal sendo o corte nas 3000hz, o tweeter começar a reproduzir antes, ou o vídeo do YouTube apresenta as incorrectamente as frequências?

Independentemente de tudo, as colunas estão a tocar ao nível de colunas efectivamente mais caras. Estou muito satisfeito.

Quando estiverem prontas de polimento, mostro o resultado. Wink

Smile

Nao acho que essas medicoes com o telemovel, sem um mic adequado, sejam de fiar.

Para o computador recomendo o RoomEQWizard que e' de graca:

https://www.roomeqwizard.com/

Depois de aquirido o microfone a coluna deve ser colocada no exterior sobre um banco ou no centro de uma sala grande, mais ou menos a meia altura entre o pavimento e o tecto (aqui deve ser usada uma medicao balizada/gated mas para optimizar o crossover nao e' essencial).
O Troels Gravesen descreve o seu metodo de medicao de colunas (que e' diferente da medicao do sistema na sala):

http://www.troelsgravesen.dk/measurements.htm

Para uma medicao mais correcta o mic deve ser colocado em frente do tweeter ou entre este e o woofer e devera ser utilizado um varrimento.
Para ajuste das frequencias de corte e atenuacao do tweeter o ideal e' usar ruido rosa.

Ha' duas razoes para o passa-baixo do woofer se efectuar aos 3-4K.
A primeira e' que o altifalante entra em rotura no topo da gama (breakup) e comeca a produzir ressonancias desagradaveis, como se pode ver na medicao do fabricante:

Colunas Hallscool "DIY"  Ws17e_4_fs

A segunda e' que a dispersao vai-se tornando mais estreita (beaming) e como o som no ponto de escuta e' a soma do som directo e do som reflectido pelos planos da sala o som vai parecer mais fraco no topo da gama reproduzida pelo woofer tornado a passagem para o tweeter mais obvia:

Colunas Hallscool "DIY"  Ws17e_rd


Última edição por ricardo onga-ku em Qua Jun 20 2018, 23:12, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyQua Jun 20 2018, 22:40

Os altifalantes de cone e cupula rigida produzem ressonancias muito intensas e quando nao sao bem filtradas o efeito e' muito negativo.
Os altifalantes destas velhas MA ressoam como sinos, como se pode ver na medicao waterfall:

Colunas Hallscool "DIY"  1190M10fig06
Monitor Audio Studio 10 woofer, cumulative spectral-decay plot at 45" (0.15ms risetime).


Colunas Hallscool "DIY"  1190M10fig07
Monitor Audio Studio 10, cumulative spectral-decay plot at 45" (0.15ms risetime).

Read more at http://www.stereophile.com/content/monitor-audio-studio-10-loudspeaker-measurements


Colunas Hallscool "DIY"  692MAfig02
Monitor Audio Studio 15, anechoic response on tweeter axis at 44" (black), corrected for microphone response, with individual responses of the tweeter (red), woofer (blue), and port (green), measured in the nearfield below 300Hz.

Read more at http://www.stereophile.com/content/monitor-audio-studio-15-loudspeaker-measurements
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyQua Jun 20 2018, 23:28

Muito obrigado. Wink

Sem dúvida, és o verdadeiro especialista nas medições. Wink

Tenho um microfone Shure SM58 disponível. Dá para o efeito? Se sim óptimo, caso contrário compro um. Recomendas que adquire também uma placa de som ou a onboard é suficiente?

Já agora, gostaria de saber qual a sensibilidade das colunas e qual a potência recomendada. Sabes como se faz para se verificar a sensibilidade, ou também é calculada através da análise com o microfone?

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySáb Jun 23 2018, 14:00

Hallscool escreveu:
Tenho um microfone Shure SM58 disponível. Dá para o efeito? Se sim óptimo, caso contrário compro um. Recomendas que adquire também uma placa de som ou a onboard é suficiente?

Infelizmente Shure é um mic para voz, não serve para medições.
O mais fácil é comprar um mic de medição com prévio USB integrado ou então em separaro, p.ex. aquele que eu sugeri acima.

Hallscool escreveu:
Já agora, gostaria de saber qual a sensibilidade das colunas e qual a potência recomendada. Sabes como se faz para se verificar a sensibilidade, ou também é calculada através da análise com o microfone?

A medição de sensibilidade (dB/W/m) é efectuada a um metro com as colunas alimentados por 1kHz c/ 2.83V/1W p/ uma coluna de 8Ohm.
Como isso não é uma tarefa fácil o mais fácil é estimar a sensibilidade com base nas especificações técnicas dos altifalantes, até porque a sensibilidade não é um parâmetro muito importante (para quem utiliza amplificação adequada).
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 11:43

Se o objectivo for a concepção e fabrico de um par de colunas com desempenho aceitável recomendo a aquisição deste mic USB:

https://www.audiophonics.fr/en/measurement-microphones/minidsp-umik-1-low-noise-omnidirectional-usb-microphone-p-8269.html
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 12:57

ricardo onga-ku escreveu:
Se o objectivo for a concepção e fabrico de um par de colunas com desempenho aceitável recomendo a aquisição deste mic USB:

https://www.audiophonics.fr/en/measurement-microphones/minidsp-umik-1-low-noise-omnidirectional-usb-microphone-p-8269.html

Obrigado pela dica! Wink

Desempenho aceitável é sempre subjectivo. Depende dos níveis de exigência de cada um.
O objetivo é que toquem melhor que as Monitor Audio RS1, ou pelo menos que me agradem mais.
E francamente, acho que estão a a caminhar nesse sentido. Wink
Ainda não ouvi ambas em simultâneo, é falta colocar o material acústico no interior. Depois disso é que farei as medições e tentarei aprimorar o resultado, se necessário.

Para já estou muito surpreendido positivamente com o resultado.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 13:22

Se a caixa é fechada é encher (não basta forrar as paredes) com lã não cardada:

https://www.hifisound.de/Do-it-yourself-Products/Loudspeaker-Accessories/Damping-Material/Lambs-Wool-Mats-2x320x580x40-MM.html

Faz bem ao som e ao ambiente!
Ir para o topo Ir para baixo
bikett




Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/11/2010
Idade : 49
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 15:41

Está bonita!
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 15:44

ricardo onga-ku escreveu:
Se a caixa é fechada é encher (não basta forrar as paredes) com lã não cardada:

https://www.hifisound.de/Do-it-yourself-Products/Loudspeaker-Accessories/Damping-Material/Lambs-Wool-Mats-2x320x580x40-MM.html

Faz bem ao som e ao ambiente!

Muito obrigado mais uma vez.

Já tinha lido sobre lã, para preenchimento do interior de colunas. Não sabia é que era vendida por marcas da especialidade.

As colunas por enquanto são seladas, mas não está fora de hipótese colocar um pórtico traseiro.
Pelo que me pareceu, a extensão de graves é muito satisfatória, no entanto as colunas não deixam de ser pequenas, talvez com bass reflex consiga incrementar as baixas frequências.

Ricardo, tens tanto conhecimento sobre colunas, sobre medições, sobre os melhores materiais. Nunca equacionaste fazer umas?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 15:48

bikett escreveu:
Está bonita!

Obrigado! Wink

Quando estiverem prontas é que se vai perceber melhor a folha que escolhi. É uma folha de raíz de Mirto ou Murta. Muito raro de se ver-se, mesmo em mobiliário antigo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 21:54

Hallscool escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Se a caixa é fechada é encher (não basta forrar as paredes) com lã não cardada:

https://www.hifisound.de/Do-it-yourself-Products/Loudspeaker-Accessories/Damping-Material/Lambs-Wool-Mats-2x320x580x40-MM.html

Faz bem ao som e ao ambiente!

Muito obrigado mais uma vez.

Já tinha lido sobre lã, para preenchimento do interior de colunas. Não sabia é que era vendida por marcas da especialidade.

As colunas por enquanto são seladas, mas não está fora de hipótese colocar um pórtico traseiro.
Pelo que me pareceu, a extensão de graves é muito satisfatória, no entanto as colunas não deixam de ser pequenas, talvez com bass reflex consiga incrementar as baixas frequências.

Ricardo, tens tanto conhecimento sobre colunas, sobre medições, sobre os melhores materiais. Nunca equacionaste fazer umas?

Ja. Mas nao tenho possibilidade de trabalhar a caixa e sou um nabo com o ferro de soldar...
O mais perto que tive de conceber e construir as minhas colunas foi com um par de cornetas:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t2731-aventuras-com-cornetas
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 22:26

ricardo onga-ku escreveu:
Hallscool escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Se a caixa é fechada é encher (não basta forrar as paredes) com lã não cardada:

https://www.hifisound.de/Do-it-yourself-Products/Loudspeaker-Accessories/Damping-Material/Lambs-Wool-Mats-2x320x580x40-MM.html

Faz bem ao som e ao ambiente!

Muito obrigado mais uma vez.

Já tinha lido sobre lã, para preenchimento do interior de colunas. Não sabia é que era vendida por marcas da especialidade.

As colunas por enquanto são seladas, mas não está fora de hipótese colocar um pórtico traseiro.
Pelo que me pareceu, a extensão de graves é muito satisfatória, no entanto as colunas não deixam de ser pequenas, talvez com bass reflex consiga incrementar as baixas frequências.

Ricardo, tens tanto conhecimento sobre colunas, sobre medições, sobre os melhores materiais. Nunca equacionaste fazer umas?

Ja. Mas nao tenho possibilidade de trabalhar a caixa e sou um nabo com o ferro de soldar...
O mais perto que tive de conceber e construir as minhas colunas foi com um par de cornetas:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t2731-aventuras-com-cornetas

Tópico espectacular! Mas reconheces que já estavas a entrar num campeonato que envolvia muito mais que prática com o ferro de soldar! Razz O investimento que estavas a preparar-te para fazer também de certo te inibiu de concretizar e finalizar o projeto.

Eu gastei pouco mais que 180€.
Já sei que com esse valor podia comprar umas colunas novas ou umas usadas bastante competentes. Mas avancei pela experiência e neste momento equaciono mesmo fazer umas idênticas, mas maiores, possivelmente de 3 vias.
O sentimento que sinto relativamente a colunas de som, é que não voltarei a comprar colunas de marca. Hehehe.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 22:45

Hallscool escreveu:

e neste momento equaciono mesmo fazer umas idênticas, mas maiores, possivelmente de 3 vias.
O sentimento que sinto relativamente a colunas de som, é que não voltarei a comprar colunas de marca. Hehehe.

Colunas Hallscool "DIY"  874774  e eu vou continuar a seguir Colunas Hallscool "DIY"  843159
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 22:46

O optimismo é importante mas convém não perder o contacto com a realidade.

A minha sugestão é começares com um bom projecto e estudar toda a informação possível sobre concepção de colunas.
Também não era má ideia comprar um par de colunas competentes para servirem de bitola.

Este site é uma bíblia:

http://petoindominique.fr
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyDom Jun 24 2018, 23:30

ricardo onga-ku escreveu:
O optimismo é importante mas convém não perder o contacto com a realidade.

A minha sugestão é começares com um bom projecto e estudar toda a informação possível sobre concepção de colunas.
Também não era má ideia comprar um par de colunas competentes para servirem de bitola.

Este site é uma bíblia:

http://petoindominique.fr

Claro que sim, porém os meus níveis de exigência não são iguais aos teus.

O amplificador que tenho que mais gosto e me satisfaz por completo é o Pioneer A400, ainda que não seja o mais caro.

Colunas desde Bose, Infinity, Technics e Monitor Audio, tenho ou já tive. Actualmente as que mais gosto são as Onkyo de que já falamos.

Nunca tive colunas High-End e acho que se tivesse, não usufruía das mesmas, com um A400 ou um Cyrus.

Possivelmente não ficarias satisfeito com nenhuma das minhas aparelhagens.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySeg Jun 25 2018, 22:35

Um white paper do BBC Research Department sobre a concepção de caixas:

Factors in the design of loudspeaker cabinets
H.D. Harwood*, R. Matthews

https://www.bbc.co.uk/rd/publications/rdreport_1977_03



* - Dudley Harwood foi o criador da Harbeth e pioneiro na cones de polipropileno.

https://www.harbeth.co.uk/blog/posts/Harbeth%27s-history-in-speaker-cone-research
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyTer Jun 26 2018, 13:39

ricardo onga-ku escreveu:
Um white paper do BBC Research Department sobre a concepção de caixas:

Factors in the design of loudspeaker cabinets
H.D. Harwood*, R. Matthews

https://www.bbc.co.uk/rd/publications/rdreport_1977_03



* - Dudley Harwood foi o criador da Harbeth e pioneiro na cones de polipropileno.

https://www.harbeth.co.uk/blog/posts/Harbeth%27s-history-in-speaker-cone-research

Já fiz o download! Wink Obrigado.

Qualquer dia já percebo mais disto que tu. Hehehe.

Entretanto já enrolei as bobines. Mas perdeu-se 1 Ohm. Colunas Hallscool "DIY"  Img_2027
Não acho que faça diferença. O som parece bem equilibrado.

No entanto pedi orçamento na Carvox para bobines bem enroladas e eventualmente outra opção de crossover, pois o Sr. com quem falei, perguntou-me se não pretendia bobines para os tweeters. Eu disse que não. Que tinha colocado uns condensadores a fazer o corte das frequências e umas resistência para atenuar.

O Sr. riu-se e disse que dessa forma também dá, mas que o uso de bobines para os tweeters é o mais importante.
Pediu-me as especificações técnicas dos woofers e tweeters que estou a usar e que iria analisar.

Deixo já o feedback muito positivo da Carvox, pela simpatia e disponibilidade com que me atenderam. Espero que os preços acompanhem a simpatia. Hehehe Wink





Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyTer Jun 26 2018, 14:02

Hallscool escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Um white paper do BBC Research Department sobre a concepção de caixas:

Factors in the design of loudspeaker cabinets
H.D. Harwood*, R. Matthews

https://www.bbc.co.uk/rd/publications/rdreport_1977_03



* - Dudley Harwood foi o criador da Harbeth e pioneiro na cones de polipropileno.

https://www.harbeth.co.uk/blog/posts/Harbeth%27s-history-in-speaker-cone-research

Já fiz o download! Wink Obrigado.

Qualquer dia já percebo mais disto que tu. Hehehe.


Espero que sim.  Cool


Há um site indispensável para quem quer fazer isto a sério, que é o do Siegfried Linkwitz, co-autor do filtro Linkwitz-Riley:

http://www.linkwitzlab.com/


Este outro site tem bastantes ferramentas para a concepção de colunas:

http://www.mh-audio.nl/index.asp


Mais informação aqui:

http://education.lenardaudio.com/


A posição dos altifalantes na face/baffle da coluna, a distância entre estes e a largura da última têm um impacto no desempenho. Não basta atirar os altifalantes à toa e já está.

Algumas palavras-chave importantes: difracção, baffle-step, floor-bounce, comb-filtering.

Colunas Hallscool "DIY"  Olson-baffleshape-fr
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyTer Jun 26 2018, 14:07

T.P.C.

Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyQua Jun 27 2018, 07:34

ricardo onga-ku escreveu:
T.P.C.


Muito interessante. Colunas Hallscool "DIY"  22692
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyQui Jun 28 2018, 00:00

Já tenho a espuma acústica de poliuretano.
Falta a lã que o Ricardo aconselhou. Wink

Mais uns dias e apresento as colunas prontas!
Colunas Hallscool "DIY"  Img_2028
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptyQui Jun 28 2018, 21:05

Outra solução mais flexível é fazer um crossover activo digital. Assim consegue-se parameterizar como se quer sem ter que projectar e montar circuitos. É necessário é alimentar todos os alto-falantes separadamente. Uma vista de olhos pelo miniDSP é capaz de ajudar e os aparelhos são relativamente baratos.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySex Jun 29 2018, 05:43

tfonseca escreveu:
Outra solução mais flexível é fazer um crossover activo digital. Assim consegue-se parameterizar como se quer sem ter que projectar e montar circuitos. É necessário é alimentar todos os alto-falantes separadamente. Uma vista de olhos pelo miniDSP é capaz de ajudar e os aparelhos são relativamente baratos.

Obrigado pela dica. É interessante a forma como os miniDSP funcionam. Talvez experimente noutro projeto.
Para estas colunas os crossovers já estão prontos, porém o corte está nos 3000hz com atenuação de 6db por oitava e eu gostaria de fazer outros que tivessem uma atenuação de 12db por oitava. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySex Jun 29 2018, 10:26

Hallscool escreveu:
tfonseca escreveu:
Outra solução mais flexível é fazer um crossover activo digital. Assim consegue-se parameterizar como se quer sem ter que projectar e montar circuitos. É necessário é alimentar todos os alto-falantes separadamente. Uma vista de olhos pelo miniDSP é capaz de ajudar e os aparelhos são relativamente baratos.

Obrigado pela dica. É interessante a forma como os miniDSP funcionam. Talvez experimente noutro projeto.
Para estas colunas os crossovers já estão prontos, porém o corte está nos 3000hz com atenuação de 6db por oitava e eu gostaria de fazer outros que tivessem uma atenuação de 12db por oitava. Smile

Porquê 12dB/oitava?
Eu proponho antes um filtro de 4ª ordem:

https://www.rane.com/note160.html

Mas não gastes mais dinheiro nos filtros até teres efectuado medições...
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySex Jun 29 2018, 13:34

ricardo onga-ku escreveu:
Hallscool escreveu:
tfonseca escreveu:
Outra solução mais flexível é fazer um crossover activo digital. Assim consegue-se parameterizar como se quer sem ter que projectar e montar circuitos. É necessário é alimentar todos os alto-falantes separadamente. Uma vista de olhos pelo miniDSP é capaz de ajudar e os aparelhos são relativamente baratos.

Obrigado pela dica. É interessante a forma como os miniDSP funcionam. Talvez experimente noutro projeto.
Para estas colunas os crossovers já estão prontos, porém o corte está nos 3000hz com atenuação de 6db por oitava e eu gostaria de fazer outros que tivessem uma atenuação de 12db por oitava. Smile

Porquê 12dB/oitava?
Eu proponho antes um filtro de 4ª ordem:

https://www.rane.com/note160.html

Mas não gastes mais dinheiro nos filtros até teres efectuado medições...

Colunas Hallscool "DIY"  22692 Tomei conhecimento!

12db/Oitava... Boa pergunta. lol!
Não sei porquê, mas fiquei com ideia de que seria o mais adequado a coluna tão pequenas de duas vias.

Não irei gastar mais dinheiro enquanto não fizer as medições. Ainda não as fiz porque ainda não tenho as colunas prontas e também ainda não tenho o microfone.

Estou a pensar em comprar o The T.Bone MM-1, que recomendaste noutro tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySex Jun 29 2018, 14:30

Hallscool escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Hallscool escreveu:
tfonseca escreveu:
Outra solução mais flexível é fazer um crossover activo digital. Assim consegue-se parameterizar como se quer sem ter que projectar e montar circuitos. É necessário é alimentar todos os alto-falantes separadamente. Uma vista de olhos pelo miniDSP é capaz de ajudar e os aparelhos são relativamente baratos.

Obrigado pela dica. É interessante a forma como os miniDSP funcionam. Talvez experimente noutro projeto.
Para estas colunas os crossovers já estão prontos, porém o corte está nos 3000hz com atenuação de 6db por oitava e eu gostaria de fazer outros que tivessem uma atenuação de 12db por oitava. Smile

Porquê 12dB/oitava?
Eu proponho antes um filtro de 4ª ordem:

https://www.rane.com/note160.html

Mas não gastes mais dinheiro nos filtros até teres efectuado medições...

Colunas Hallscool "DIY"  22692 Tomei conhecimento!

12db/Oitava... Boa pergunta. lol!
Não sei porquê, mas fiquei com ideia de que seria o mais adequado a coluna tão pequenas de duas vias.

Não irei gastar mais dinheiro enquanto não fizer as medições. Ainda não as fiz porque ainda não tenho as colunas prontas e também ainda não tenho o microfone.

Estou a pensar em comprar o The T.Bone MM-1, que recomendaste noutro tópico.

A resposta (linha azul) não é muito plana, acabei por trocá-lo pelo Behringer..

Colunas Hallscool "DIY"  3205905269_da134ef3db_o

Este não é muito mais caro:

https://www.thomann.de/pt/superlux_ecm_888_b.htm
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  EmptySex Jun 29 2018, 21:43

ricardo onga-ku escreveu:
Hallscool escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Hallscool escreveu:
tfonseca escreveu:
Outra solução mais flexível é fazer um crossover activo digital. Assim consegue-se parameterizar como se quer sem ter que projectar e montar circuitos. É necessário é alimentar todos os alto-falantes separadamente. Uma vista de olhos pelo miniDSP é capaz de ajudar e os aparelhos são relativamente baratos.

Obrigado pela dica. É interessante a forma como os miniDSP funcionam. Talvez experimente noutro projeto.
Para estas colunas os crossovers já estão prontos, porém o corte está nos 3000hz com atenuação de 6db por oitava e eu gostaria de fazer outros que tivessem uma atenuação de 12db por oitava. Smile

Porquê 12dB/oitava?
Eu proponho antes um filtro de 4ª ordem:

https://www.rane.com/note160.html

Mas não gastes mais dinheiro nos filtros até teres efectuado medições...

Colunas Hallscool "DIY"  22692 Tomei conhecimento!

12db/Oitava... Boa pergunta. lol!
Não sei porquê, mas fiquei com ideia de que seria o mais adequado a coluna tão pequenas de duas vias.

Não irei gastar mais dinheiro enquanto não fizer as medições. Ainda não as fiz porque ainda não tenho as colunas prontas e também ainda não tenho o microfone.

Estou a pensar em comprar o The T.Bone MM-1, que recomendaste noutro tópico.

A resposta (linha azul) não é muito plana, acabei por trocá-lo pelo Behringer..

Colunas Hallscool "DIY"  3205905269_da134ef3db_o

Este não é muito mais caro:

https://www.thomann.de/pt/superlux_ecm_888_b.htm

Não será por essa diferença de preço que optarei pelo mais barato.

E além das medições também será útil para gravar instrumentos musicais e/ou amplificadores. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Conteúdo patrocinado





Colunas Hallscool "DIY"  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Hallscool "DIY"    Colunas Hallscool "DIY"  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Colunas Hallscool "DIY"
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» colunas bipolares MC-audio B3
» Colunas DIY
» Colunas KEf e B&W
» Kit Colunas DIY
» Colunas B&W 685

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: