Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Mitos e banhas da cobra audiófilos

Ir em baixo 
AutorMensagem
galvaorod
Membro AAP

MensagemAssunto: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Dom Jun 10 2018, 22:12

Ao longo dos anos vão aparecendo noções estranhas para "ouvir com muito melhor qualidade", mas que pouco ou nada devem à ciência, alguns são mesmo esquemas pérfidos para ganhar dinheiro. Outros são perturbantes, pois é difícil decidir se lógicos ou não, ou se fazem parte da maluqueira deste século onde muita gente acha que a terra é plana.

Vou começar com a "água milagrosa", se benzida por um padre exorcista, ou magnetizada. Quem beber desta água, vai ouvir o melhor som do mundo em equipamento barato. E se der resultado, a fase a seguir é fazer um enema com agua polarizada pois com líquidos nas partes de baixo, pode o corpo todo vibrar por simpatia ao som da musica.

http://boneshifi.blogspot.com/2009/12/what-audiophiles-dont-know-about.html

Cylon
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Dom Jun 10 2018, 22:19

Nos anos '90 o Diário de Notícias tinha uma secção muito completa sobre alta-fidelidade. Nunca mais me esqueço de duas notícias:
- uma falava sobre um induvíduo que estava a desenvolver uma forma de fazer música com objectos coloridos, em que as vibrações (comprimentos de onda?) das cores eram convertidas em sons;
- outra falava de um investigador que afirmava que se estava a gravar o lado errado da música! Que se estava a gravar a pressão, mas que o que se deveria gravar era a intensidade - daí o amplificador de uma guitarra não soar da mesma maneira gravado do que ao vivo, por exemplo - e que estava a gravar um disco para provar isso mesmo!
Escusado será dizer que das duas nunca mais ouvi desenvolvimentos (porque será?!)...
galvaorod
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Seg Jun 11 2018, 09:31

Moon áudio opulence, aqui há uns anos estas colunas eram publicitadas como tendo uma unidade Dark Star lá dentro que fazia a musica "nascer dentro da cabeça dos ouvintes", a coluna era tão cara e rara que não devem ter fabricado nenhuma, só para adensar o secretismo. Mas continua à venda, embora a menção às tecnologias "Stealth" tenha desaparecido. Mas se tiver curiosidade e tiver os bolsos fundos, pode despender um milhão de euros para ver como é.

https://www.higherfi.com/speakers/higherfi-audio-opulence
Cylon
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Seg Jun 11 2018, 22:08

Será que isto não acaba por ser também uma grande banha da cobra?
galvaorod
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 09:36

Mito do vinil soar melhor que os Cds

Há muito tempo que existe o mito generalizado que o vinil toca melhor do que os cds (ou downloads). Algo absolutamente falso até chegar à parte subjetiva de que cada um ouve o que quer, onde quer. Mas esta é uma polémica que já dura há muitos anos, e que vai durar muitos mais.

https://wiki.hydrogenaud.io/index.php?title=Myths_(Vinyl)

"Vinyl is often sourced from digital anyway

Since the mid-1970s, vinyl mastering houses began using digital delay lines instead of analog delays on the signal going to the lathe that cuts the spiral groove. So even in the increasingly unlikely event that 100% of the recording, mixing and mastering was done entirely using analog gear and media, the end of the vinyl mastering process may well have involved a conversion to digital and back."
anibalpmm
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 09:59

galvaorod escreveu:

Há muito tempo que existe o mito generalizado que o vinil toca melhor do que os cds (ou downloads). Algo absolutamente falso até chegar à parte subjetiva de que cada um ouve o que quer, onde quer. Mas esta é uma polémica que já dura há muitos anos, e que vai durar muitos mais.

Quando o CD foi lançado no mercado era ao contrário, o CD é q era bom, com mais fidelidade e a soar melhor
Não era inédito haver lançamentos em vinil com parangonas na capa a dizer qq coisa como “newly digital recording”
Felizmente houve quem não concordasse
Alexandre Vieira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 11:01

anibalpmm escreveu:
galvaorod escreveu:

Quando o CD foi lançado no mercado era ao contrário, o CD é q era bom, com mais fidelidade e a soar melhor
Não era inédito haver lançamentos em vinil com parangonas na capa a dizer qq coisa como “newly digital recording”
Felizmente houve quem não concordasse

Eu gostava era dos críticos que comparavam leitores de cd de 100 contos com gira-discos de 500 e mais contos. Em vez de compararem aparelhos com igual preço.

A grande novidade nos discos nos últimos anos não é a evolução dos giras mas antes os sistemas de lavagem dos discos. Que fez toda a diferença!

Eu por exemplo gosto mais de ouvir clássica em digital e todo o resto em vinil...
Pierre
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 11:50

Alexandre Vieira escreveu:
[

A grande novidade nos discos nos últimos anos não é a evolução dos giras mas antes os sistemas de lavagem dos discos. Que fez toda a diferença!

Eu por exemplo gosto mais de ouvir clássica em digital e todo o resto em vinil...

Então a lavagem compressora que fazem nos estúdios, faz cá uma limpeza...!
Fernando Mota
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 19:52

Quanto ao mito não sei, mas posso dar um exemplo que tenho cá em casa, de que a qualidade sonora de um disco dos Dire Straits, primeira prensagem, com o primeiro CD que saiu desse álbum, põe o som do CD a milhas.
Ups, o que é que eu fui dizer
Alexandre Vieira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 20:09

Fernando Mota escreveu:
Quanto ao mito não sei, mas posso dar um exemplo que tenho cá em casa, de que a qualidade sonora de um disco dos Dire Straits, primeira prensagem, com o primeiro CD que saiu desse álbum, põe o som do CD a milhas.

Tu querias dizer que Dire Straits é menos mau em vinil...
Alexandre Vieira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 20:13

Pierre escreveu:
[

Verdade é que hoje em dia o vinil não é muito melhor ou nada do que um cd. Uma vez que é tudo gravado em digital.
Pierre
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 20:14

Fernando Mota escreveu:

Tempo do vinil - gravações desse tempo um previlegio.
Após - reedições duvidosas e gravação em CD é preferível.
Fernando Mota
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 20:17

Pierre escreveu:
[

Verdade é que hoje em dia o vinil não é muito melhor ou nada do que um cd. Uma vez que é tudo gravado em digital.

Tu sabes bem do que é que eu estou a falar
Alexandre Vieira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 20:17

Pierre escreveu:
Fernando Mota escreveu:

Tempo do vinil - gravações desse tempo um previlegio.
Após - reedições duvidosas e gravação em CD é preferível.

Concordo em absoluto...
Cylon
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 21:57

Fernando Mota escreveu:

Se bem te lembras, na exposição comparámos duas edições em vinil com uma em CD do "Time" dos Electric Light Orchestra e, tirando a edição japonesa em vinil que tinha "esteróides anabolizantes", em próprio achei que na edição em vinil ocidental se notava mais dinâmica.

E isto com o meu PL-445 e com o A-445. Imagino se o sistema fosse superior...
Fernando Mota
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Ter Jun 12 2018, 23:04

Cylon escreveu:
Fernando Mota escreveu:

Se bem te lembras, na exposição comparámos duas edições em vinil com uma em CD do "Time" dos Electric Light Orchestra e, tirando a edição japonesa em vinil que tinha "esteróides anabolizantes", em próprio achei que na edição em vinil ocidental se notava mais dinâmica.

E isto com o meu PL-445 e com o A-445. Imagino se o sistema fosse superior...

Lembro-me sim senhora, tens razão, já houve outro disco que tenho Japonês dos Supertramp em que a edição Ocidental tem mais dinâmica também.
Locust
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Qua Jul 18 2018, 21:14

Como musico amador que sou , e ter feito gravaçoes em analogico ( gravador de 4 pistas e gravador de bobines ) e hoje ser tudo no pc atraves do Cubase, ou outros , chego a uma conclusao que pouca gente tem em conta.. Quando estamos a gravar para dentro de um disco rigido tudo é convertido em 1 e 0 .. simples. Para mim essa conversão é logo á partida tudo menos em som...E claramente basta ouvir , a dinamica , amplitude , e o que temos para trabalhar numa wave..
Cd sou fã.. vinil já não . e apenas por uma razão . Manutenção ! Mas nada bate um Vinil , ou melhor ainda umas boas Fitas .

nem sequer formatos HD , Native DSD por ai fora. Embora os use por a sua praticidade.

Os processos de Masterização hoje em dia são totalmente diferentes do que eram ha 20 anos atras .. ou mais longe no tempo . Hoje não se usa verdadeiro Hardware , mas sim Plug-ins.. Nao se usa boas mesas , classicas .. Mas sim modernas , atraves de USB etc etc. Para não falar dos niveis de Loudness e compressão colocados nos discos.

galvaorod
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Qui Jul 19 2018, 08:53

Locust escreveu:
... Para não falar dos niveis de Loudness e compressão  colocados nos discos.

Um flagelo, que a indústria usou e abusou.
galvaorod
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Qua Jul 25 2018, 09:54

O mito dos cabos de corrente!

Neste artigo:
https://www.ecoustics.com/articles/ten-biggest-lies-audio/
podemos ler o seguinte:

"8. The Power Conditioner Lie
Just about all that needs to be said on this subject has been said by Bryston in their owner’s manuals:

“All Bryston amplifiers contain high-quality, dedicated circuitry in the power supplies to reject RF, line spikes and other power-line problems. Bryston power amplifiers do not require specialized power line conditioners. Plug the amplifier directly into its own wall socket.”

What they don’t say is that the same is true, more or less, of all well-designed amplifiers. They may not all be the Brystons’ equal in regulation and PSRR, but if they are any good they can be plugged directly into a wall socket. If you can afford a fancy power conditioner you can also afford a well-designed amplifier, in which case you don’t need the fancy power conditioner. It will do absolutely nothing for you. (Please note that we aren’t talking about surge-protected power strips for computer equipment. They cost a lot less than a Tice Audio magic box, and computers with their peripherals are electrically more vulnerable than decent audio equipment.)

The biggest and stupidest lie of them all on the subject of “clean” power is that you need a specially designed high-priced line cord to obtain the best possible sound. Any line cord rated to handle domestic ac voltages and currents will perform like any other. Ultrahigh-end line cords are a fraud. Your audio circuits don’t know, and don’t care, what’s on the ac side of the power transformer. All they’re interested in is the dc voltages they need. Think about it. Does your car care about the hose you filled the tank with?"

Ontem desmontei um cabo de corrente da Supra, com fichas enormes, e lá dentro: só espaço vazio. A sério, as fichas podiam ser três vezes mais pequenas. Mas fui experimentar na mesma. Nunca tinha prestado grande atenção a cabos de corrente. Já tive um furutech caríssimo feito em pele de crocodilo com um metro e que era muito pouco maleável e nada prático de usar. Era bom para coçar as costas. Além disso, o técnico disse-me que o sony que tenho agora não necessitava de "condicionadores de corrente" porque estava preparado para essas coisas a nível de circuito.
No entanto notei alguma diferença com o Supra, embora não justificasse o investimento. Mas experimentei um outro cabo feito em Portugal (o vendedor pura e simplesmente não faz ideia quem o fez, só sabe que foi feito cá) com fichas Dinavox (feitas na chinamarca) e um cabo com aspecto de cobra a ligar as duas fichas. O som melhorou um pouco em relação ao Supra (e um pouco mais em relação ao cabo normal que lá estava). Na prática, uma tonalidade mais macia e baixos mais definidos e presentes. Como se entrasse no sistema uma fonte de sinal um pouco melhor. No fim fiquei com o cabo e fico sem saber o que pensar dos cabos de corrente, no geral. A ideia é não rejeitar logo de caras, mas experimentar, se possível.
galvaorod
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   Qua Jul 25 2018, 10:15

Gerador Schumann

O placebo perfeito.
Estou a experimentar um aparelho parecido:

http://www.6moons.com/audioreviews/schumann3/schumann.html

Sinto uma ligeira vertigem quando o ligo, e depois quando viro o botão para o máximo de potência, mas como aquece um pouco, eu deixo o aparelho ligado a meio gás. Não noto absolutamente nada em relação à qualidade de som, nem é esse o objetivo primário. Mas noto que tenho menor "disposição" para ouvir música, com ele desligado.
Já tive um amplificador Isem com circuitos em espiral tipo mini painéis, separados do restante, para supostamente criar um pequeno "campo de proteção" de interferências para os componentes sensíveis do aparelho. Foi isso que me fez depois experimentar um gerador maior para ter em conta o tamanho de uma sala.
Mas enfim, não cheguei até agora a conclusão nenhuma. Eu continuo a usar o aparelho e não o tenho desligado muito tempo, mas é só isso.

Há mais algum sócio do fórum que tenha um aparelho destes? E usa-o?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mitos e banhas da cobra audiófilos   

Mitos e banhas da cobra audiófilos
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Os melhores discos de vinil audiófilos de sempre, talvez brevemente...
» Nova loja de discos audiófilos
» Olá a todos os audiófilos deste fórum
» Audiófilos japoneses
» Antes fossem os meus audiófilos...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral :: Acústica-
Ir para: