Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O regresso do Velho Senhor

Ir para baixo 
+11
Ajgarcia
Stereo
Milton
joevalve
Doug
António José da Silva
bruno0miguel
Ghost4u
Ferpina
Pierre
Vodoo
15 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySex Jun 17 2011, 01:23

Poís é o Velho Senhor da Audiolab está de volta e desta vez vêm todo revisto e de cara lavada e rejuvenescido mas mantendo com o mesmo ar austero e sóbrio de familia.
O AUDIOLAB 8200A que permite sêr usado com amplificador integrado, pré e power, para alêm de uma série de melhorias e alteraçoes internas.

O regresso do Velho Senhor 8200alrg

O regresso do Velho Senhor Rearlrg

O regresso do Velho Senhor 8200a8200cd2lrg

Specifications for the AUDIOLAB 8200A Stereo Amplifier
Rated output power (both channels driven) 60 W per channel into rated load impedance (8 Ω)
Frequency Response 20Hz -20kHz (±0.5dB)
1Hz - 65kHz (-3dB)
Signal to Noise Ratio >80dB
Gain Pre-amp: 9dB @ 1kHz
Power Amp: 29.0dB @ 1kHz
Total Harmonic Distortion <0.07%
Channel Balance Within 1dB
Channel Separation >60dB @ 1kHz (any input)
Crosstalk >80dB @ 1kHz
Output Impedance Pre Out: 100Ω
Headphone Out: 330Ω
Record Out: 1kΩ
Maximum Power Consumption 440VA
Power Supply AC 230V, 50Hz
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySex Jun 17 2011, 09:44

Tenho curiosidade em ouvi-lo, lado a lado com o VELHO SENHOR... 8000A.

O regresso do Velho Senhor 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySáb Jun 18 2011, 22:12

Também tenho curiosidade em ver/ouvir.
Mas esqueceram-se de abrir uns furinhos no painél traseiro para as fabulosas RCA's de Phono O regresso do Velho Senhor 936335
Assim não O regresso do Velho Senhor 57537

_________________
O regresso do Velho Senhor Signat10
O regresso do Velho Senhor Vu-1_z10 O regresso do Velho Senhor Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySáb Jun 18 2011, 22:24

Amigo o velho e excelente AUDIOLAB 8000PPA ainda não foi reformulado (por enquanto) !!!

O regresso do Velho Senhor Audiolab_8000PPA_front

O regresso do Velho Senhor 2912087259
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyDom Jun 19 2011, 15:29

Prezado Ferpina,

É intencional o facto da nova versão do Audiolab 8...A não trazer andar de phono. Assim, sendo necessário adquirir uma caixinha dedicada para o efeito, a indústria garante maior encaixe financeiro. Aliás, este comportamento foi seguido pela maioria dos fabricantes de amplificadores integrados. Relembro que no 8000A, o desempenho da entrada de gira-bolachas era mui agradável.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u


Última edição por Ghost4u em Dom Jun 19 2011, 22:50, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyDom Jun 19 2011, 16:30

Eu que o diga!...
Depois de substituição deste "exército" de condensadores, (pre-phono inclusive) um dos meus Audiolab 8000A está como veio ao mundo em sonoridade, ou seja...magnífico!

O regresso do Velho Senhor Img3409r

Ir para o topo Ir para baixo
bruno0miguel
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 26/06/2011
Localização : Lisboa

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySeg Jun 27 2011, 20:12

Pois é, o que eu nao dava por um 8000a em conta...
Voces deixam m de agua na boca...

Era uma bela maneira de comecar o meu sistema...com finalidade vinyl!

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySeg Jun 27 2011, 21:21

bruno0miguel escreveu:
Pois é, o que eu nao dava por um 8000a em conta...
Voces deixam m de agua na boca...

Era uma bela maneira de comecar o meu sistema...com finalidade vinyl!

Abraços

É uma brilhante opção!
Se não ligares a painéis futuristas e actuais, compras nos usados um 8000A, indo para a "oficina" em substituição de todos os condensadores e depois venham cobras e lagartos até patamares da milena de euros, que eu meto as mãos no lume por este integrado.
Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySeg Jun 27 2011, 21:27

Pierre escreveu:
eu meto as mãos no lume por este integrado.
Orquestra

Um lume bem brando claro está. O regresso do Velho Senhor 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O regresso do Velho Senhor 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySeg Jun 27 2011, 21:28

E eu assino por baixo em como é verdade !!!
Deixará muita coisa moderna a léguas.

O regresso do Velho Senhor 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySeg Jun 27 2011, 21:32

Vai ser difícil é adquiri-lo O regresso do Velho Senhor 936335 Quem os tem O regresso do Velho Senhor 57537 os deita fora Orquestra

_________________
O regresso do Velho Senhor Signat10
O regresso do Velho Senhor Vu-1_z10 O regresso do Velho Senhor Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Doug
Membro AAP
Doug


Mensagens : 534
Data de inscrição : 09/01/2011
Idade : 38

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySeg Jun 27 2011, 22:53

Há uns quantos a venda no ebay.co.uk....
Ir para o topo Ir para baixo
bruno0miguel
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 26/06/2011
Localização : Lisboa

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySeg Jun 27 2011, 23:35

Infelizmente so um ou dois enviam para PT.
Um deles tem fraco feedback lol
Os portes sao logo 30% do valor
A libra esta carissima... E nao queria dar mais de 180e por um...

Resultado: vou estando atento...Wink

Abr
Ir para o topo Ir para baixo
joevalve
Membro AAP
joevalve


Mensagens : 226
Data de inscrição : 02/08/2010
Localização : marquês - porto

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySex Jul 22 2011, 09:33

Já que falam no audiolab 8000A que tem os seus adeptos e continua a ser uma excelente oportunidade para quem se quer iniciar no audio, deixo só aqui o lembrete de 2 outros amplificadores que naquele tempo também fizeram furor e continuam a ser mais valias para quem tem pouco dinheiro para gastar:

Cyrus 2 + PSX

Musical Fidelity B1


Ainda na semana passada estive a ouvir um B1 com umas Rogers LS4 e que bem que aquilo tocava.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySex Jul 22 2011, 11:44

joevalve escreveu:
Já que falam no audiolab 8000A que tem os seus adeptos e continua a ser uma excelente oportunidade para quem se quer iniciar no audio, deixo só aqui o lembrete de 2 outros amplificadores que naquele tempo também fizeram furor e continuam a ser mais valias para quem tem pouco dinheiro para gastar:

Cyrus 2 + PSX

Musical Fidelity B1


Ainda na semana passada estive a ouvir um B1 com umas Rogers LS4 e que bem que aquilo tocava.
É verdade sim senhor, que bem que toca esse conjunto.
Na altura estive quase a comprar um B1, mas estavam atrasados na alfandega e lá me convenceram a comprar um NAD 3225PE, compra da qual não me arrependi porque casava muito bem com as MA 7
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySex Jul 22 2011, 14:24

joevalve escreveu:
Já que falam no audiolab 8000A que tem os seus adeptos e continua a ser uma excelente oportunidade para quem se quer iniciar no audio, deixo só aqui o lembrete de 2 outros amplificadores que naquele tempo também fizeram furor e continuam a ser mais valias para quem tem pouco dinheiro para gastar:

Cyrus 2 + PSX

Musical Fidelity B1


Ainda na semana passada estive a ouvir um B1 com umas Rogers LS4 e que bem que aquilo tocava.

Esses dois e um montão deles mais !!!

O regresso do Velho Senhor 933723
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySex Jul 22 2011, 14:26

Vodoo escreveu:


Esses dois e um montão deles mais !!!

O regresso do Velho Senhor 933723

E ainda bem que assim é. O regresso do Velho Senhor 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O regresso do Velho Senhor 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySex Jul 22 2011, 22:54

Se o amigo Vodoo tivesse a paciência que eu tive em subestituir os cabos de entrada e saída, incluindo os RCAs (no meu caso, Neutrik) colcados no painel, claro, falando de cabos de alta qualidade, então o 8000A seria já algo para comparar mesmo aos melhores! E digo isto, pensando mesmo nos melhores! O regresso do Velho Senhor 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySex Jul 22 2011, 23:18

O regresso do Velho Senhor 22692

Amigo Stereo sêm dúvida !!!
Por essas e por outras é que não dispenso nunca o meu conjunto de referência Audiolab 8000C+P, é o chamado tomba gigantes ( tira teimas )

O regresso do Velho Senhor 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptySáb Jul 23 2011, 11:28

Stereo escreveu:
Se o amigo Vodoo tivesse a paciência que eu tive em subestituir os cabos de entrada e saída, incluindo os RCAs (no meu caso, Neutrik) colcados no painel, claro, falando de cabos de alta qualidade, então o 8000A seria já algo para comparar mesmo aos melhores! E digo isto, pensando mesmo nos melhores! O regresso do Velho Senhor 22692

No meu foi os rca,s, fios e bornes de saida, para além de todos os condensadores.
Está melhor do que quando veio ao mundo!
Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 12:13

É curioso como a áudio britânica influenciou a nossa geração audiófila. De facto a sua propaganda(Hi-fi News, What Hifi, Áudio portuguesa, a revista Hi-fi ...etc) e o papel dos destribuidores e logistas deu os seus frutos.
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 12:23

Ajgarcia escreveu:
É curioso como a áudio britânica influenciou a nossa geração audiófila. De facto a sua propaganda(Hi-fi News, What Hifi, Áudio portuguesa, a revista Hi-fi ...etc) e o papel dos destribuidores e logistas deu os seus frutos.

O regresso do Velho Senhor 447836

Propaganda ??
Não me diga que os Audiolab´s não prestavam, ou será que acha que serão falsos icones do Audio do século passado, ou se calhar sou surdo ??!!


Última edição por Vodoo em Ter Set 27 2011, 12:31, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 12:26

Ajgarcia escreveu:
É curioso como a áudio britânica influenciou a nossa geração audiófila. De facto a sua propaganda(Hi-fi News, What Hifi, Áudio portuguesa, a revista Hi-fi ...etc) e o papel dos destribuidores e logistas deu os seus frutos.


Para além de toda essa propaganda, foi-se ouvindo, ouvindo e ouvindo variadissimos componentes e propagandas e até hoje...Existe alternativa aos valores em causa?
Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 13:31

Atenção, não disse que o Audiolab e outros amplificadores ingleses eram maus, aliás, só não comprei um Audiolab, por na altura o seu preço estava acima do meu orçamento. O que eu disse é que as marcas britânicas tiveram um apoio "especializado" que outras não tiveram.
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 13:40

O regresso do Velho Senhor 447836

Pois nunca tinha pensado nisso dessa forma, mas eles de alguma forma impulsionaram estas coisas e criaram standard´s como por exemplo os da BBC e fizeram da industria Audio algo mais sério.
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 14:04

Ajgarcia escreveu:
Atenção, não disse que o Audiolab e outros amplificadores ingleses eram maus, aliás, só não comprei um Audiolab, por na altura o seu preço estava acima do meu orçamento. O que eu disse é que as marcas britânicas tiveram um apoio "especializado" que outras não tiveram.
De acordo... qualquer coisita jap dos 70/80 de médio preço dá uma banhada a esses audiolab, Nad, Quad, Cambridge, Rega, Linn.Eu sei por que já tive grande parte desse material!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 14:17

Independentemente da qualidade ou não dos aparelhos vindo da Grã-Bretanha, é sabido que as revistas conduziram uma enorme campanha entre os anos 70-90 em que tudo o que era das Ilhas era melhor que o resto, mesmo que isso não correspondesse à verdade. Essa realidade já foi confessada mais do que uma vez por algumas revistas. Especialmente tudo o que era japonês não prestava. Foi criada a ilusão de que só o que eles faziam a nível de áudio, é que era bom ou mesmo o melhor.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O regresso do Velho Senhor 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 14:22

Mas isso até faz sentido... Inglaterra , Londres, Manchester, sempre foram referências mundiais na música. Os Ingleses são melómanos há muito por natureza daí a concepção e lançamento de suas marcas. Nos anos 80 chegavam a comparar carros topo de gama por QUAD,S!
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 16:30

nbunuel escreveu:
Ajgarcia escreveu:
Atenção, não disse que o Audiolab e outros amplificadores ingleses eram maus, aliás, só não comprei um Audiolab, por na altura o seu preço estava acima do meu orçamento. O que eu disse é que as marcas britânicas tiveram um apoio "especializado" que outras não tiveram.
De acordo... qualquer coisita jap dos 70/80 de médio preço dá uma banhada a esses audiolab, Nad, Quad, Cambridge, Rega, Linn.Eu sei por que já tive grande parte desse material!

Nem 8 nem 80, Amigo existe muita coisa boa e má de ambos os lados !!!
E os outros Europeus como por exemplo os Alemães e Italianos ??

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 16:52

Vodoo escreveu:
nbunuel escreveu:
Ajgarcia escreveu:
Atenção, não disse que o Audiolab e outros amplificadores ingleses eram maus, aliás, só não comprei um Audiolab, por na altura o seu preço estava acima do meu orçamento. O que eu disse é que as marcas britânicas tiveram um apoio "especializado" que outras não tiveram.
De acordo... qualquer coisita jap dos 70/80 de médio preço dá uma banhada a esses audiolab, Nad, Quad, Cambridge, Rega, Linn.Eu sei por que já tive grande parte desse material!

Nem 8 nem 80, Amigo existe muita coisa boa e má de ambos os lados !!!
E os outros Europeus como por exemplo os Alemães e Italianos ??

lol!
Italianos.... é de fugir!Conseguem ainda ser piores que os Ingleses!Há marcas britânicas respeitáveis - Garrard, SME, Rogers, Tannoy ...
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 17:58


É inegavel que a imprensa sempre empolou a "qualidade" do equipamento britanico, da mesma maneira como a imprensa automóvel empola a "qualidade" dos carros alemães. Sempre tive carros franceses e foi preciso comprar um alemão daqueles da baviera para ficar com o puxador da porta na mão... Tive um Citroen BX durante uns anos, muito famosos por darem problemas, e as duas vezes que foi de reboque foi por causa da bomba de gasolina (bosh) e do alternador (também da bosh), as revistas valem o que valem.
Mas voltando ao audio, a unica maneira de os ingleses conseguirem impor a sua industria perante os japoneses foi atraves da construcção de uma certa imagem de "os aparelhos são feios e parecem montados por alguém que bebeu dois copos a mais, mas o som é muito melhor do que o das "porcarias" japonesas cheias de luzes e botões que só podem estragar o som". Como nestas coisas subjectivas ninguém tem muita coragem de ir contra as "verdades estabelecidas" pelos gurus da coisa, dizer que um leitor de CD Philips de 30 contos, daqueles pretos e feios como a Philips fazia na altura, tinha um som igual a um daqueles leitores de CD ingleses, que não passavam de Philips com condensadores de outra cor para dizerem que é melhor seria visto como um enorme sacrilegio, ou dizer que um amplificador Sansui, Technics ou Luxman tocava melhor do que um MF, Audiolab ou NAD dava conta de um grande mau gosto.
Outra coisa que importava fazer a todo o custo era criar a impressão de que tudo o que tem mais de 3 anos é lixo. Que qualquer amplificador de 50 contos de 94 tocava melhor que um 10x mais caro, 30x mais pesado, comprado 15 anos antes. Isto ainda era mais notorio nos leitores de CD, era quase obrigatorio trocar de leitor de CD todos os anos. Quando apareceram os bitstream automaticamente todos os multibit eram coisas horriveis de som estridente e cheios de "digitalite", mas que podiam ser actualizados com um DAC externo (ingles, aqueles QED de plastico). Curiosamente agora que já não há interesses economicos nisso dos CD's, parece que os melhores de todos eram mesmo os antigos, com aqueles transportes CDM 1 e DAC's TDA 1541 (vendem-se coisas dessas por 30€ no cash converters...) e há relatos de malta que troca os condensadores de um Philips CD650, tira o over sampling e aquilo fica a tocar bem, mas bem!
Acho que o campo em que os ingleses sempre foram melhores foi mesmo nas colunas, principalmente porque as fazem adaptadas ao tamanho das casas "da vida real". Há uma grande grande diferença entre o tamanho das casas americanas e europeias e acho que a generalidade das colunas japonesas estavam mais adaptadas a salas de 60m2 do que a quartos de 15. (Reconheço que tenho um "fraquinho" pelas colunas da QUAD e pelas LS3 5A...)
Com isto não quero fazer juizos de valor absolutos para o lado dos ingleses, japoneses, alemães ou americanos. Acho é que muita gente (onde eu me incluo) passou boa parte da sua vida a ler revistas que eram "instruidas" a criar opiniões e preconceitos e é um bocado dificil ultrapassar isso. Há coisas boas e más vindas de todo o lado Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 18:21


Não me parece que a tendência seja assim tão gritante para o lado dos Ingleses por parte da imprensa!

Lembro-me perfeitamente na antiga revista HIFI, na escolha dos melhores produtos do ano (90 ou 91 preço-qualidade) em que o Pioneer A400 foi eleito ficando o Audiolab 8000A em segundo plano.

No entanto há quem nunca compreende-se a importância dada ao Japonês, Pioneer A-400, por este reproduzir alguns géneros de música ou gravações de forma "crispada". Ficando como referência durante alguns anos como amplificação básica em audições de custo médio, os Audiolab 8000A, posteriormente o 8000S.

Ainda há pouco tempo aqui num post deste fórum um produtor conceituado de áudio, tem no estúdio um 8000A. E não é o único.

O que se tem vindo a constatar no áudio já há muito, é que o simples tem grande vantagem.


Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 18:22

rcarreira escreveu:

É inegavel que a imprensa sempre empolou a "qualidade" do equipamento britanico, da mesma maneira como a imprensa automóvel empola a "qualidade" dos carros alemães. Sempre tive carros franceses e foi preciso comprar um alemão daqueles da baviera para ficar com o puxador da porta na mão... Tive um Citroen BX durante uns anos, muito famosos por darem problemas, e as duas vezes que foi de reboque foi por causa da bomba de gasolina (bosh) e do alternador (também da bosh), as revistas valem o que valem.
Mas voltando ao audio, a unica maneira de os ingleses conseguirem impor a sua industria perante os japoneses foi atraves da construcção de uma certa imagem de "os aparelhos são feios e parecem montados por alguém que bebeu dois copos a mais, mas o som é muito melhor do que o das "porcarias" japonesas cheias de luzes e botões que só podem estragar o som". Como nestas coisas subjectivas ninguém tem muita coragem de ir contra as "verdades estabelecidas" pelos gurus da coisa, dizer que um leitor de CD Philips de 30 contos, daqueles pretos e feios como a Philips fazia na altura, tinha um som igual a um daqueles leitores de CD ingleses, que não passavam de Philips com condensadores de outra cor para dizerem que é melhor seria visto como um enorme sacrilegio, ou dizer que um amplificador Sansui, Technics ou Luxman tocava melhor do que um MF, Audiolab ou NAD dava conta de um grande mau gosto.
Outra coisa que importava fazer a todo o custo era criar a impressão de que tudo o que tem mais de 3 anos é lixo. Que qualquer amplificador de 50 contos de 94 tocava melhor que um 10x mais caro, 30x mais pesado, comprado 15 anos antes. Isto ainda era mais notorio nos leitores de CD, era quase obrigatorio trocar de leitor de CD todos os anos. Quando apareceram os bitstream automaticamente todos os multibit eram coisas horriveis de som estridente e cheios de "digitalite", mas que podiam ser actualizados com um DAC externo (ingles, aqueles QED de plastico). Curiosamente agora que já não há interesses economicos nisso dos CD's, parece que os melhores de todos eram mesmo os antigos, com aqueles transportes CDM 1 e DAC's TDA 1541 (vendem-se coisas dessas por 30€ no cash converters...) e há relatos de malta que troca os condensadores de um Philips CD650, tira o over sampling e aquilo fica a tocar bem, mas bem!
Acho que o campo em que os ingleses sempre foram melhores foi mesmo nas colunas, principalmente porque as fazem adaptadas ao tamanho das casas "da vida real". Há uma grande grande diferença entre o tamanho das casas americanas e europeias e acho que a generalidade das colunas japonesas estavam mais adaptadas a salas de 60m2 do que a quartos de 15. (Reconheço que tenho um "fraquinho" pelas colunas da QUAD e pelas LS3 5A...)
Com isto não quero fazer juizos de valor absolutos para o lado dos ingleses, japoneses, alemães ou americanos. Acho é que muita gente (onde eu me incluo) passou boa parte da sua vida a ler revistas que eram "instruidas" a criar opiniões e preconceitos e é um bocado dificil ultrapassar isso. Há coisas boas e más vindas de todo o lado Smile
O regresso do Velho Senhor 754215 O regresso do Velho Senhor 22692

Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 18:40

Pierre escreveu:
... Lembro-me perfeitamente na antiga revista HIFI, na escolha dos melhores produtos do ano (90 ou 91 preço-qualidade) em que o Pioneer A400 foi eleito ficando o Audiolab 8000A em segundo plano...

Mas também tinham a "humildade" de fazer referência que o A-400 era fabricado em terras de Sua Magestade. Efectivamente, e eu tenho a HI-Fi e a Audio desde o primeiro número, e se formos a ver os produtos melhores dos anos 80 eram sempre os ingleses, salvo poucas e honrosas excepções.
Mas isso poderia, levar-nos para outros campos, menos claros, ou nem por isso... Pelo menos, eu ainda hoje tenho a "dúvida metódica" sobre a avaliação de certos aparelhos!
É verdade! No meu sistema principal mora um 8000A II e um par de MA 700Gold. Talvez influência dessa mesmo escrita.

_________________
O regresso do Velho Senhor Signat10
O regresso do Velho Senhor Vu-1_z10 O regresso do Velho Senhor Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 18:53

Pierre escreveu:

Não me parece que a tendência seja assim tão gritante para o lado dos Ingleses por parte da imprensa!

Lembro-me perfeitamente na antiga revista HIFI, na escolha dos melhores produtos do ano (90 ou 91 preço-qualidade) em que o Pioneer A400 foi eleito ficando o Audiolab 8000A em segundo plano.

No entanto há quem nunca compreende-se a importância dada ao Japonês, Pioneer A-400, por este reproduzir alguns géneros de música ou gravações de forma "crispada". Ficando como referência durante alguns anos como amplificação básica em audições de custo médio, os Audiolab 8000A, posteriormente o 8000S.

Ainda há pouco tempo aqui num post deste fórum um produtor conceituado de áudio, tem no estúdio um 8000A. E não é o único.

O que se tem vindo a constatar no áudio já há muito, é que o simples tem grande vantagem.



Se bem me lembro, nessa altura apareceram alguns aparelhos japoneses que foram bastante elogiados pelas revistas. Assim de repente o A400, alguns leitores de CD e pelo menos um amplificador da Marantz, algumas coisas da Denon mas que tinham todos uma coisa em comum. No marketing diziam que ou eram concebidos, "afinados", transformados ou mesmo construidos em Inglaterra. Era a mesma coisa que dizermos que os VW da Autoeuropa e os Citroen de Mangualde são os melhores carros do mundo.
Acho que um dos exemplos mais "gritantes" de parcialidade era com os gira-discos. Tudo o que não fosse Linn/Rega/Systemdeck não prestava. Ainda me lembro do meu ar incredulo a primeira vez que ouvi um Pioneer PL1000...
Não os podemos censurar por isso, especialmente na situação em que nos encontramos, porque eles fizeram aquilo que nós portugueses não fomos capazes. Criar, manter e desenvolver uma industria, valorizando o que é seu e criando emprego, riqueza e exportações. No fim deslocalizaram quase tudo para a China e pronto, mas naquela altura iam no caminho certo.

Ir para o topo Ir para baixo
Ajgarcia
Membro AAP



Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 62
Localização : Portalegre

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 19:32

Dou os parabéns ao forista rcarreira pelos seus excelentes artigos.
O audiolab 8000a foi e é um bom amplificador, mas é mais um entre muitos, muitos outros. Atribuir-lhe a categoria de ícone do século XX é manifestamente um exagero. Aliás um comentador de áudio muito conhecido, o Ken Kessler, chama a essa época (do "reinado" britânico) de flat earth.

Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 19:32

Ferpina escreveu:
É verdade! No meu sistema principal mora um 8000A II e um par de MA 700Gold. Talvez influência dessa mesmo escrita.


Mas que mal tem?... Se a simplicidade Inglesa é conrrespondida com uma sonoridade aberta e dinâmica que podemos fazer?

Como exemplo:

Tenho um Audiolab 8000A parado para substituir todos os seus condensadores por causa da idade de funcionamento. Após essa substituição, o que é que se poderá comparar hoje em dia até aos 600 e tal euros, com o mesmo desempenho em dinâmica e abertura com este integrado?

Há vários testemunhos entre um deles foi quando um proprietário de dois monoblocos da Advance Acoustics caiu sentado, quando colocou um 8000S no lugar destes. Mas houve quem dissesse que aquilo da A.A precisava de rodagem e muito reggae!
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Pinho
Membro AAP



Mensagens : 467
Data de inscrição : 27/05/2011
Idade : 69
Localização : S.Domingos de Rana

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 19:33


Caro, rcarreira,perdoe-me cita-lo.
Podia escrever sobre o assunto mas iria repetir muito do que disse no essencial .Talvez porque também tenho citroens há muito tempo... Laughing
Sobre o A400 ser projectado pelos ingleses ,não passou me mais uma boa jogada para vender .e depois qual foi?O primeiro ou o segundo....


A verdade é que neste pais se fala muito e muito se elogia o que lá fora é feito, bom ou mau. Talvez porque hoje somos um território onde já nada se faz mas todos sabem muito...Por isso o saber incomoda

Os ingleses e não só foram espertos ,levantaram a industria de áudio á conta de um certo orgulho nacional e inteligência estratégica ,ao contrário de cá que sempre se mostraram indiferentes ou pior.... Assim os interesses o impusessem

Mas áudio entrou no capitulo da bruxaria ,das verdades feitas dos detentores da verdade que nunca se interessaram por som, apenas foi uma oportunidade do período de "abastança"


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.avosgts.blogspot.pt
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 19:39

Eu estou pronto para aprender e compreender mas...noto que hoje em dia paga-se muito por algo que não tem o valor real, pedido. O regresso do Velho Senhor 447836
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 19:41

Rui Pinho escreveu:



Mas áudio entrou no capitulo da bruxaria ,das verdades feitas dos detentores da verdade que nunca se interessaram por som, apenas foi uma oportunidade do período de "abastança"



Tenho muita pena que isso seja uma realidade, e que é o contrário daquilo que os amantes da musica precisam. Mas é assim o mundo em todas as suas vertentes. Cabe-nos a nós tentar ler nas entrelinhas ouvir com os nossos ouvidos e decidir.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O regresso do Velho Senhor 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 19:52

Pierre escreveu:
Ferpina escreveu:
É verdade! No meu sistema principal mora um 8000A II e um par de MA 700Gold. Talvez influência dessa mesmo escrita.

Mas que mal tem?... Se a simplicidade Inglesa é conrrespondida com uma sonoridade aberta e dinâmica que podemos fazer?...

Absolutamente nenhum mal. Antes pelo contrário! Acho um bom aparelho, com um andar de phono também bastante bom, talvez e para mim o melhor dele. Mantenho-o como amplificador principal há longos anos, talvez por força das "injecções" maciças que a critica fazia do casamento ideal entre o 8000A e as MA700Gold. E eu também me quero convencer disso! Mas a chatisse toda é quando vou a casa de amigos e conhecidos ouvir um pouco de música, e saio quase sempre de lá com vontade de deitar os zingarelhos do 12º andar abaixo.

_________________
O regresso do Velho Senhor Signat10
O regresso do Velho Senhor Vu-1_z10 O regresso do Velho Senhor Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 20:01

nbunuel escreveu:
Vodoo escreveu:
nbunuel escreveu:
Ajgarcia escreveu:
Atenção, não disse que o Audiolab e outros amplificadores ingleses eram maus, aliás, só não comprei um Audiolab, por na altura o seu preço estava acima do meu orçamento. O que eu disse é que as marcas britânicas tiveram um apoio "especializado" que outras não tiveram.
De acordo... qualquer coisita jap dos 70/80 de médio preço dá uma banhada a esses audiolab, Nad, Quad, Cambridge, Rega, Linn.Eu sei por que já tive grande parte desse material!

Nem 8 nem 80, Amigo existe muita coisa boa e má de ambos os lados !!!
E os outros Europeus como por exemplo os Alemães e Italianos ??

lol!
Italianos.... é de fugir!Conseguem ainda ser piores que os Ingleses!Há marcas britânicas respeitáveis - Garrard, SME, Rogers, Tannoy ...

Então a nível de colunas os Italianos são mesmo maus, mas é nos preços !!!

O regresso do Velho Senhor 265963

Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 20:23

E agora as (taís) revistas continuam a falar bêm dos Audiolab mesmo sendo feitos na China !!!

O regresso do Velho Senhor Audiolab-set

http://www.fairaudio.de/test/cd-player/2011/test-audiolab-8200-cdq-cd-player-da-wandler-vorstufe-1.html
Ops, esta review não é inglesa O regresso do Velho Senhor 317942

Já não entendo nada disto !!!
Mas até agora o pré de que gosto mais é do meu Adorável 8000C (mesmo sêm comando) O regresso do Velho Senhor 310490
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 20:26

Como muitos outros temas, as opiniões e gostos separam-se e há sempre a possibilidade de escorrer muito sangue. Smile)__((:

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O regresso do Velho Senhor 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 20:39

[quote="Ferpina/] E eu também me quero convencer disso! Mas a chatisse toda é quando vou a casa de amigos e conhecidos ouvir um pouco de música, e saio quase sempre de lá com vontade de deitar os zingarelhos do 12º andar abaixo.[/quote]

Aí esses condensadores!!!... São muitos anos a bombar!
Depois de serem substituidos a música é outra!
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 21:33

Eh pá! Com esta bricadeira fizeram-me ligar os cabos dos sistema principal e matar saudades do Audiolab 8000A! O regresso do Velho Senhor 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 21:40

Stereo escreveu:
Eh pá! Com esta bricadeira fizeram-me ligar os cabos dos sistema principal e matar saudades do Audiolab 8000A! O regresso do Velho Senhor 491368

Será que vai dar luta?
Não sei qual é o amp principal! O regresso do Velho Senhor 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 21:42

Pierre escreveu:
[quote="Ferpina/] E eu também me quero convencer disso! Mas a chatisse toda é quando vou a casa de amigos e conhecidos ouvir um pouco de música, e saio quase sempre de lá com vontade de deitar os zingarelhos do 12º andar abaixo.

Aí esses condensadores!!!... São muitos anos a bombar!
Depois de serem substituidos a música é outra![/quote]

Não é dos condensadores, é por causa dos 10 Metros de fio de campainha que ligam ás colunas !!!

O regresso do Velho Senhor 809774
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 21:53

Vodoo escreveu:
Não é dos condensadores, é por causa dos 10 Metros de fio de campainha que ligam ás colunas !!!

O regresso do Velho Senhor 809774


Isso não se faz a um belhote 8000A O regresso do Velho Senhor 524928826
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor EmptyTer Set 27 2011, 21:54

Pierre escreveu:
Vodoo escreveu:
Não é dos condensadores, é por causa dos 10 Metros de fio de campainha que ligam ás colunas !!!

O regresso do Velho Senhor 809774


Isso não se faz a um belhote 8000A O regresso do Velho Senhor 524928826

Nem ao coitado do fio de campainha. O regresso do Velho Senhor 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O regresso do Velho Senhor 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O regresso do Velho Senhor Empty
MensagemAssunto: Re: O regresso do Velho Senhor   O regresso do Velho Senhor Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O regresso do Velho Senhor
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» a ikea nao é parva , não senhor
» Novo (velho) Gira
» Um velho técnico de audio
» Novo (velho) Deck
» Sistema do contrariado(fotos)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: