Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018

Ir para baixo 
+14
Milton
frias
c_n_m
JPEREIRA
anibalpmm
galvaorod
WamaKota
johnnys14
Hallscool
José Miguel
Ghost4u
Alexandre Vieira
ducar
Mário Franco
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Alexandre Vieira
Membro AAP



Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua maio 30 2018, 19:16

Este nosso espaço e convívio, tem sido faz uns anos para cá a minha catarse de outras guerras bem mais sérias. Mas tanto as guerras sérias, como estas que são a brincar, fazem depender o meu equilíbrio.

E para não me sentir desequilibrado, pois por aqui coabito, gostava de sentir este NOSSO espaço mais assertivo e com menos testosterona, pois noto, ultimamente, alguma agressividade nos comentários que, ao invés de permitirem uma evolução global, não nos levam a lado nenhum. Este é um espaço de lazer e não de disputa. Pelo que os comentários podem e devem ser mais suaves, para não ferir susceptibilidades pessoais.

Vamos lá todos fazer um esforço (eu também o farei) para que perdure a afectuosidade, ajuda mútua e acima de tudo o companheirismo.

Temos muitas coisas para fazer em conjunto, como já fizemos e iremos continuar a fazer.

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 22692

Desculpem o desabafo, se calhar até é infeliz, mas é assim que tenho sentido as coisas nos últimos tempos por aqui.

Como diria o grande John:

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today... Aha-ah...

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion, too
Imagine all the people
Living life in peace... You...

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world... You...

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one

Ir para o topo Ir para baixo
WamaKota
Membro AAP
WamaKota


Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/05/2016
Idade : 39
Localização : Lisboa

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQui maio 31 2018, 10:55

Alexandre Vieira escreveu:
Desculpem o desabafo, se calhar até é infeliz, mas é assim que tenho sentido as coisas nos últimos tempos por aqui.

Eu sinto o mesmo... por isso começo a achar que há um pingo de verdade. Não percebi onde começou mas notei onde se exacerbou!

Mas como belo forum que é, ainda por cá passo até porque encontro sempre uma palavra com humor no meio do audio.

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 2900351820

e de opiniões é feito o mundo, umas podem ser levadas mais a sério que outras mas aceito que todos a podem dar. Até porque é um forum!

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQui maio 31 2018, 11:15

Alexandre Vieira escreveu:
Este nosso espaço e convívio, tem sido faz uns anos para cá a minha catarse de outras guerras bem mais sérias. Mas tanto as guerras sérias, como estas que são a brincar, fazem depender o meu equilíbrio.

E para não me sentir desequilibrado, pois por aqui coabito, gostava de sentir este NOSSO espaço mais assertivo e com menos testosterona, pois noto, ultimamente, alguma agressividade nos comentários que, ao invés de permitirem uma evolução global, não nos levam a lado nenhum. Este é um espaço de lazer e não de disputa. Pelo que os comentários podem e devem ser mais suaves, para não ferir susceptibilidades pessoais.

Vamos lá todos fazer um esforço (eu também o farei) para que perdure a afectuosidade, ajuda mútua e acima de tudo o companheirismo.

Temos muitas coisas para fazer em conjunto, como já fizemos e iremos continuar a fazer.

]

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 754215

Nada a acrescentar... na mouche !
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQui maio 31 2018, 11:20

Hallscool escreveu:
E na verdade, nem sei se a comparação é possível, tendo em conta que o amplificador Viriatus trabalha com válvulas.

Claro que e' possivel!
Agora se e' desejavel ou nao depende de quem escuta.

Para mim, e a quem importa apenas o desempenho ou fidelidade, nao faz sentido que nao se efectue uma comparacao.
Claro que a comparacao pode ser dificil para quem vem de fora e esta' a escutar um sistema desconhecido numa sala igualmente desconhecida...

Eu prefiro criticas honestas se bem fundamentadas a elogios e amabilidades. Alias foi assim que comecei a progredir.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQui maio 31 2018, 12:35

ricardo onga-ku escreveu:
Hallscool escreveu:
E na verdade, nem sei se a comparação é possível, tendo em conta que o amplificador Viriatus trabalha com válvulas.

Claro que e' possivel!
Agora se e' desejavel ou nao depende de quem escuta.

Para mim, e a quem importa apenas o desempenho ou fidelidade, nao faz sentido que nao se efectue uma comparacao.
Claro que a comparacao pode ser dificil para quem vem de fora e esta' a escutar um sistema desconhecido numa sala igualmente desconhecida...

Eu prefiro criticas honestas se bem fundamentadas a elogios e amabilidades. Alias foi assim que comecei a progredir.

Concordo inteiramente contigo, Ricardo.

E uma vez mais, escrevo que não fiz qualquer crítica ao Viriatus, de forma a denegrir a imagem do mesmo. Apenas dei a minha opinião relativamente ao design.

Fiquei surpreso com o comentário do Mário, quando me pediu para ser consciencioso, e não denegrir gratuitamente a imagem do Viriatus.

Repito, nunca ouvi o Viriatus e não duvido nem um pouco, que seja um amplificador de qualidade superior.

Apenas e so questionei o motivo de não ser um amplificador com reconhecimento a nível internacional, tendo em conta que quem o tem ou ouviu, diz que é possivelmente o melhor amplificador que ouviram.

Desconhecia que era apenas vendido se o proprietário da JP amplifiers aceitar a encomenda.

Diria que seria muito interessante, o Viriatus ser comercializado em maior escala.

Seria um orgulho, um amplificador português, ser reconhecido como um dos melhores do mundo. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptySex Jun 01 2018, 10:48

Bom dia a todos,
É perfeitamente normal podermos dizer que o VIRIATUS pode não ser o melhor amplificador a válvulas do mundo, mas primeiro temos de o ouvir e vermos se o som que ele transmite nos dá prazer e nos faz arrepiar a pele.
Como sabem, eu sou um dos suspeitos, em relação ao mesmo, mas posso vos dizer o seguinte: ainda bem que o VIRIATUS não é conhecido Mundialmente, porque se este aparelho fosse feito em série, como muitas marcas de renome o fazem, iria perder a qualidade que tem.
Atenção, que existem VIRIATUS, e BRUTUS fora de Portugal, portanto este amigo (Joaquim Pinto) não é só conhecido neste cantinho à beira mar plantado, mas não é mais conhecido porque ele não quer. Para isso ele só precisava de o levar a um AudioShow fora de Portugal (ex. Alemanha), como fez o outro senhor, construtor dos Gira discos SEMPERSONUS, aí sim, acredito que a história iria ser diferente. Cá em Portugal é para esquecer demonstrar no AudioShow, pois só quem está agregado à elite do ramo, é que consegue um espaço no mesmo.
Portanto, acho que não é preciso haver discussão sobre a qualidade do mesmo, porque basta que qualquer um tenha interesse e curiosidade em o ir ouvir, para saber se é o tal que tanto procura.
Um abraço e continuem a ouvir boa música da maneira que mais gostem.
2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptySex Jun 01 2018, 15:27

Olá

Pessoal, gostava de prestar aqui um esclarecimento, que eu no meu caso pessoal nunca está na minha cabeça presente a ideia de que quem não tem um Viriatus não tem bom som em casa. O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 57537
Felizmente conheço muita gente por aqui que não tem o Viriatus e tem um som lindíssimo em casa.
O mesmo se passa com prés de phono feitos pelo amigo Joaquim Pinto.
Todos nós temos uma opinião mas ninguém é dono da razão.
Por esse motivo existem várias tipologias e tecnicas de fabrico e construção,depois estão os consumidores para escolher o que podem comprar mediante o dinheiro que têm.
Isto do áudio é uma paixão, e então fica difícil não relatar entusiasticamente a audição destes aparelhos.
Acredito que algumas pessoas possam não gostar ,por esta ou aquela razão, agora que os aparelhos do homem têm uma relação custo benefício fora do normal ,isso é uma verdade insofismável.
 O resto somos nós apaixonados, e muitas  vezes irracionais O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 936335
Uma coisa eu entendo, é difícil acreditar que um Português na pessoa do Joaquim Pinto, faça coisas tão maravilhosas, como é que o homem consegue pá? que raio de magia o homem tem que tudo quanto faz, toca extraordinariamente bem?
E tem mais uma coisa extraordinária, é que na casa dos proprietários também tocam bem O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptySex Jun 01 2018, 16:17

Isto dos fórums de áudio, aqui como lá fora, é só homens, é a festa da salchicha. Como os primeiros audioshows, em que não se via uma única fêmea. E quando é assim, as discussões andam sempre á volta do "a minha salchicha é maior que a tua", etc.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptySex Jun 01 2018, 17:58

galvaorod escreveu:
Isto dos fórums de áudio, aqui como lá fora, é só homens, é a festa da salchicha. Como os primeiros audioshows, em que não se via uma única fêmea. E quando é assim, as discussões andam sempre á volta do "a minha salchicha é maior que a tua", etc.  

Nunca me pareceu isso neste fórum. Já em fóruns de automóveis...

Parece-me que aqui, há bastante partilha de conhecimento.

Membros recentes que não podem ou não pretendem gastar muito dinheiro em equipamentos são sempre bem recebidos, e sempre conduzidos, no sentido de adquirirem o melhor sistema de som consoante o orçamento disponível.

Um exemplo disso é o Pioneer A-400 que é acessível e muito recomendado.

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptySex Jun 01 2018, 18:35

Olá

Sim é verdade que tem membros deste forum que aconselham, e muitas disponibilizam o seu lar para facilitar a escuta dos respetivos aparelhos a funcionar.
Existe aqui muita gente com conhecimento e sabedoria sempre pronta a ajudar O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 22692
Agora isso da salsicha grande, não me parece que essas pessoas por aqui andem nem liguem a foruns, como têm a salsicha grande acham que não aprendem nada por aqui. O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 317942
A raça humana é tramada, vejam bem por onde andam as salsichas  O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 447836
Na Alemanha comem-se umas salsichas fixes O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 491368
Agora sem querer ofender ninguém, comparar um Viriatus com Audiolab, parece-me pouco justo para o Audiolab,na minha opinião e tendo tido Audiolab há mais de 20 anos , o Viriatus está num patamar muito superior como amplificação.

Cumps,
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyDom Jun 03 2018, 08:54

A questão a meu ver não está na qualidade das salsichas mas no facto de o Joaquim Pinto frequentar o fórum e ser amigo de muitos de vós.

Como tal, talvez seja melhor criar uma regra não escrita no AAP que impeça a discussão de certos equipamentos de modo a evitar que se venham a ferir susceptibilidades.


Conforme escrevi anteriormente eu não sinto qualquer afecto pelas caixas, marcas ou fabricantes.
Interessa-me unicamente o desempenho, ou seja, a fidelidade com que o sinal é lido, amplificado e transduzido.
E o meu nível de exigência é muito elevado.

Posso dizer por exemplo que o sistema de mais de 150 mil que escutei com o António estava a tocar demasiado alto e por vezes chegou a ser desconfortável, embora para o anfitrião e para o AJS o volume estivesse aparentemente adequado.
Eis se não quando que ao reproduzir a mesma faixa ao mesmo volume na minha pequena sala de 4.5x3.4m com o meu mísero sistema 30x mais barato (tenho uma App no smartphone) fui surpreendido pelo facto de este último reproduzir o som com imensa suavidade e mesmo maior resolução a baixos volumes e reposta tonal muito mais equilibrada...de repente o nível de pressão sonora que me dava cabo da cabeça já era perfeitamente aceitável.

Se se tratasse do sistema de um de vós provavelmente apenas daria a minha opinião em privado, a menos que o dono do sistema quisesse iniciar uma discussão pública.

Avaliar o desempenho pela escuta não é tarefa fácil, daí a importância das medições.
O que a maioria das pessoas faz é "provar" o som e comentar de acordo com o seu "gosto"; mas isso nada nos diz acerca do desempenho, mesmo quando apesar de todos sermos livres de gostar daquilo que nos "sabe" melhor já várias vezes ouvimos que o gosto educa-se.
Mas neste caso nem é disso que se trata pois a escuta analítica tem que ser desprovida de "gosto", requer uma metodologia adequada e algum conhecimento de causa.


Ora se em 99% dos tópicos deste tipo apenas se discute a questão do "gosto" e não a do desempenho, qual é o problema de alguém dizer que prefere o Viriatus ao Audiolab ou vice versa?
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyDom Jun 03 2018, 12:31

ricardo onga-ku escreveu:
A questão a meu ver não está na qualidade das salsichas mas no facto de o Joaquim Pinto frequentar o fórum e ser amigo de muitos de vós.

Como tal, talvez seja melhor criar uma regra não escrita no AAP que impeça a discussão de certos equipamentos de modo a evitar que se venham a ferir susceptibilidades.


Conforme escrevi anteriormente eu não sinto qualquer afecto pelas caixas, marcas ou fabricantes.
Interessa-me unicamente o desempenho, ou seja, a fidelidade com que o sinal é lido, amplificado e transduzido.
E o meu nível de exigência é muito elevado.

Posso dizer por exemplo que o sistema de mais de 150 mil que escutei com o António estava a tocar demasiado alto e por vezes chegou a ser desconfortável, embora para o anfitrião e para o AJS o volume estivesse aparentemente adequado.
Eis se não quando que ao reproduzir a mesma faixa ao mesmo volume na minha pequena sala de 4.5x3.4m com o meu mísero sistema 30x mais barato (tenho uma App no smartphone) fui surpreendido pelo facto de este último reproduzir o som com imensa suavidade e mesmo maior resolução a baixos volumes e reposta tonal muito mais equilibrada...de repente o nível de pressão sonora que me dava cabo da cabeça já era perfeitamente aceitável.

Se se tratasse do sistema de um de vós provavelmente apenas daria a minha opinião em privado, a menos que o dono do sistema quisesse iniciar uma discussão pública.

Avaliar o desempenho pela escuta não é tarefa fácil, daí a importância das medições.
O que a maioria das pessoas faz é "provar" o som e comentar de acordo com o seu "gosto"; mas isso nada nos diz acerca do desempenho, mesmo quando apesar de todos sermos livres de gostar daquilo que nos "sabe" melhor já várias vezes ouvimos que o gosto educa-se.
Mas neste caso nem é disso que se trata pois a escuta analítica tem que ser desprovida de "gosto", requer uma metodologia adequada e algum conhecimento de causa.


Ora se em 99% dos tópicos deste tipo apenas se discute a questão do "gosto" e não a do desempenho, qual é o problema de alguém dizer que prefere o Viriatus ao Audiolab ou vice versa?

O Ricardo desenvolveu um bonito discurso (como é seu apanágio) mas com muita paralaxe na base do raciocínio.

Portanto é natural que tendo apontado ao Porto tenha acabado em Tombuctu.

É fantástico como as pessoas que ouviram falar têm opiniões mais peremptórias do que os próprios intervenientes.

Tenho sido reservado neste assunto porque nunca foi minha intenção medir pilas mas parece que a história das taças marcou pontos. Como o assunto se transformou em especulaçao disponho-me a abordar pormenorizadamente o assunto se o Duarte estiver disposto a apresentar a sua versão. Eu então explicarei também a minha versão sobrepondo-me à delicadeza a que os deveres da hospitalidade me têm obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptySeg Jun 11 2018, 14:26

Alexandre Vieira escreveu:
Este nosso espaço e convívio, tem sido faz uns anos para cá a minha catarse de outras guerras bem mais sérias. Mas tanto as guerras sérias, como estas que são a brincar, fazem depender o meu equilíbrio.

E para não me sentir desequilibrado, pois por aqui coabito, gostava de sentir este NOSSO espaço mais assertivo e com menos testosterona, pois noto, ultimamente, alguma agressividade nos comentários que, ao invés de permitirem uma evolução global, não nos levam a lado nenhum. Este é um espaço de lazer e não de disputa. Pelo que os comentários podem e devem ser mais suaves, para não ferir susceptibilidades pessoais.

Vamos lá todos fazer um esforço (eu também o farei) para que perdure a afectuosidade, ajuda mútua e acima de tudo o companheirismo.

Temos muitas coisas para fazer em conjunto, como já fizemos e iremos continuar a fazer.



Ora nem mais.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptySeg Jun 11 2018, 14:43

ricardo onga-ku escreveu:
embora para o anfitrião e para o AJS o volume estivesse aparentemente adequado.

Também achei o volume algo elevado, mas quando o Mark perguntou se queríamos mais alto, eu dizia que estava bem assim. Mas sim, no geral estava acima do que é normal para audição. Apesar de que a intenção até era tentar ouvir diferenças onde elas (provavelmente) não existiam. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyTer Jun 12 2018, 01:00

Olá

Ricardo
ricardo escreveu:
Avaliar o desempenho pela escuta não é tarefa fácil, daí a importância das medições.
O que a maioria das pessoas faz é "provar" o som e comentar de acordo com o seu "gosto"; mas isso nada nos diz acerca do desempenho, mesmo quando apesar de todos sermos livres de gostar daquilo que nos "sabe" melhor já várias vezes ouvimos que o gosto educa-se.
Mas neste caso nem é disso que se trata pois a escuta analítica tem que ser desprovida de "gosto", requer uma metodologia adequada e algum conhecimento de causa.

Caro Ricardo, lamento discordar profundamente.
Consegue quantificar quantas pessoas compram um qualquer aparelho de Áudio efetuando medições?
É o provar do som que faz a pessoa comprar o equipamento áudio, e mais, hoje o Ricardo não ouve o mesmo tipo de música que ouvia com 18 anos.
Não, o gosto não se educa, mas a idade educa o gosto
Faço uma pergunta simples, consegue comprar um disco com uma muito boa gravação sem gostar da música?
E já agora gostava de fazer um reparo, o Sr, Jaquim Pinto não faz publicidade aqui no fórum e muito menos tem culpa de haver pessoas como eu, que o defendem muito seriamente.
Para mim podem dizer mal do Viriatus toneladas de vezes, porque sinto parecença com aquela história da 1ª classe , a raposa quando percebeu que não chegava aos frutos da árvore, disse, há estão verdes O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyTer Jun 12 2018, 01:58

JPEREIRA escreveu:
Olá

Ricardo
ricardo escreveu:

(...) já várias vezes ouvimos que o gosto educa-se.
(...)

(...)
Não, o gosto não se educa, mas a idade educa o gosto
(...)

Boa noite!

Uma das pessoas que repete muitas vezes "o gosto educa-se" sou eu e por graça, ao se tentar negar essa evidência lá se afirma - se a idade educa o gosto, então o gosto educa-se.

Não é apenas a idade que participa da educação do gosto, como diz o Ricardo, a experiêcia/trajecto de cada um vai participar activamente da formação do gosto pessoal. Isto aplica-se quer à avaliação de um equipamento, quer ao estilo de Música, ao gosto pela Pintura de Monet ou de Manet...


Quanto ao Viriatus... Ele foi ao Porto e espero que no meio disto tudo se tenha mantido o mais importante.
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyTer Jun 12 2018, 10:41

Fernando Mota escreveu:

...
Atenção, que existem VIRIATUS, e BRUTUS fora de Portugal, portanto este amigo (Joaquim Pinto) não é só conhecido neste cantinho à beira mar plantado, mas não é mais conhecido porque ele não quer.
...
Portanto, acho que não é preciso haver discussão sobre a qualidade do mesmo, porque basta que qualquer um tenha interesse e curiosidade em o ir ouvir, para saber se é o tal que tanto procura.
Um abraço e continuem a ouvir boa música da maneira que mais gostem.
2cclzes

As an owner of Brutus MM and Brutus MC (not the only one in Germany) this is exactly my point of view, too.
JP makes fantastic sounding devices for a very reasonable price but in homeopathic quantities, because all is handmade by himself.

The sound quality of both Brutus models is true world class in my perception, at least my desire for any phono preamp upgrade has vanished since years...
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyTer Jun 12 2018, 11:02

ricardo onga-ku escreveu:
A questão a meu ver não está na qualidade das salsichas mas no facto de o Joaquim Pinto frequentar o fórum e ser amigo de muitos de vós.

Como tal, talvez seja melhor criar uma regra não escrita no AAP que impeça a discussão de certos equipamentos de modo a evitar que se venham a ferir susceptibilidades.


Conforme escrevi anteriormente eu não sinto qualquer afecto pelas caixas, marcas ou fabricantes.
Interessa-me unicamente o desempenho, ou seja, a fidelidade com que o sinal é lido, amplificado e transduzido.
E o meu nível de exigência é muito elevado.

Posso dizer por exemplo que o sistema de mais de 150 mil que escutei com o António estava a tocar demasiado alto e por vezes chegou a ser desconfortável, embora para o anfitrião e para o AJS o volume estivesse aparentemente adequado.
Eis se não quando que ao reproduzir a mesma faixa ao mesmo volume na minha pequena sala de 4.5x3.4m com o meu mísero sistema 30x mais barato (tenho uma App no smartphone) fui surpreendido pelo facto de este último reproduzir o som com imensa suavidade e mesmo maior resolução a baixos volumes e reposta tonal muito mais equilibrada...de repente o nível de pressão sonora que me dava cabo da cabeça já era perfeitamente aceitável.

Se se tratasse do sistema de um de vós provavelmente apenas daria a minha opinião em privado, a menos que o dono do sistema quisesse iniciar uma discussão pública.

Avaliar o desempenho pela escuta não é tarefa fácil, daí a importância das medições.
O que a maioria das pessoas faz é "provar" o som e comentar de acordo com o seu "gosto"; mas isso nada nos diz acerca do desempenho, mesmo quando apesar de todos sermos livres de gostar daquilo que nos "sabe" melhor já várias vezes ouvimos que o gosto educa-se.
Mas neste caso nem é disso que se trata pois a escuta analítica tem que ser desprovida de "gosto", requer uma metodologia adequada e algum conhecimento de causa.


Ora se em 99% dos tópicos deste tipo apenas se discute a questão do "gosto" e não a do desempenho, qual é o problema de alguém dizer que prefere o Viriatus ao Audiolab ou vice versa?

Dear Ricardo,

yes you're right when you say it's hard to judge an audio device by ear. And, like you, I'm not at all intereted in shiny boxes, brands or manufacturers. I am interested only in performance and fidelity.
But it happens very seldom, that a critical listening doesn't take very long because I feel that a certain device makes everything better and more faithfully than everything else before. And this has nothing to do with taste, but only with quality. In my audio life this happened exactly five times so far ... and every single time the device was made by a Portuguese. 2cclzes

PS: i tend to report only good experiences, and only for one single reason: if I can experience a outstanding performance with a certain device, its evidend that it must be really good. But if the performance is poor, how can I tell for sure that it's not because of a mismatch, incorrect use or failure anywhere in the system?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyTer Jun 12 2018, 13:28

Boa tarde Jorge,

JPEREIRA escreveu:
ricardo escreveu:
Avaliar o desempenho pela escuta não é tarefa fácil, daí a importância das medições.
O que a maioria das pessoas faz é "provar" o som e comentar de acordo com o seu "gosto"; mas isso nada nos diz acerca do desempenho, mesmo quando apesar de todos sermos livres de gostar daquilo que nos "sabe" melhor já várias vezes ouvimos que o gosto educa-se.
Mas neste caso nem é disso que se trata pois a escuta analítica tem que ser desprovida de "gosto", requer uma metodologia adequada e algum conhecimento de causa.

Caro Ricardo, lamento discordar profundamente.

Eu acho que não discordamos em todos os pontos.

JPEREIRA escreveu:
ricardo escreveu:
Avaliar o desempenho pela escuta não é tarefa fácil, daí a importância das medições.
O que a maioria das pessoas faz é "provar" o som e comentar de acordo com o seu "gosto"; mas isso nada nos diz acerca do desempenho, mesmo quando apesar de todos sermos livres de gostar daquilo que nos "sabe" melhor já várias vezes ouvimos que o gosto educa-se.
Mas neste caso nem é disso que se trata pois a escuta analítica tem que ser desprovida de "gosto", requer uma metodologia adequada e algum conhecimento de causa.

Consegue quantificar quantas pessoas compram um qualquer aparelho de Áudio efetuando medições?

Eu não falava em efectuar medições mas sim de consultar aquelas que estão acessíveis online ou impressas (Stereophile, Soundstage, HiFi News, AVHub, etc.).
São uma ferramente muito útil para efectuar a triagem dos equipamentos que vale realmente a pena escutar e ajudam a procurar possíveis causas para os problemas que identificamos na escuta.
A consulta de medições pode significar a diferença entre um upgrade acidental (ou um sidegrade, ou mesmo um downgrade) e um upgrade intencional.

Saber qual é o potencial de cada topologia, as vantagens e as desvantagens também ajuda muito.

No fundo, para se evoluir é necessário algum conhecimento técnico que não só permite separar o trigo do joio como também obter maior retorno dos nossos investimentos.
Dito isto eu já efectuei investimentos disparatos, em parte levado pela conversa da imprensa da especialidade... E aqui o conhecimento é a nossa melhor defesa.

JPEREIRA escreveu:
É o provar do som que faz a pessoa comprar o equipamento áudio, e mais, hoje o Ricardo não ouve o mesmo tipo de música que ouvia com 18 anos.
Não, o gosto não se educa, mas a idade educa o gosto

No que se refere à questão do gosto eu diria que a idade transforma o gosto mas aceito que também o pode educar. Nesse caso trata-se de uma educação passiva. No meu ponto de vista a educação activa passa por um indivíduo procurar intencionalmente o conhecimento, e isso é válido tanto para a apreciação de música/arte como para a reprodução de música/ciência.
Há um filme muito engraçado e subtil sobre este tema realizado pela Agnès Jaoui chamado "Le goût des autres".

JPEREIRA escreveu:
Faço uma pergunta simples, consegue comprar um disco com uma muito boa gravação sem gostar da música?

Para escutar eu compro apenas música que gosto mas para avaliar o desempenho ou fidelidade de um equipamento posso escutar uma gravação muito boa apenas para que a essa tarefa seja mais eficaz. Posso até escutar ruído rosa ou uma conversa entre o dono da Harbeth e o designer das minhas colunas na câmara anecoida da BBC.
Avaliar o desempenho de um sistema e ouvir música são tarefas distintas.

O meu sistema cumpre apenas uma função: reproduzir aquilo que está gravado no suporte, o mais próximo que temos do evento original quando este existiu ou no caso das gravações de estúdio multipista o evento propriamente dito, com a maior fidelidade possível.
Essa fidelidade é mensurável mas também pode ser avaliada (ainda que com maior dificuldade e menos eficazmente) pela escuta.

O caminho de um audiófilo é composto de várias etapas e para se chegar mais alto é necessário aprender a escutar diferenças, a perceber quais delas são distorções, o tipo de distorção e a possível causa.
É como desenvolver um projecto de um carrinho de rolamentos; qualquer pessoar consegue construir um que mexe, o difícil é construir um que anda muito bem, o Ferrari do bairro Razz ...

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Carrinhos_rolamentos
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyTer Jun 12 2018, 13:40

António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
embora para o anfitrião e para o AJS o volume estivesse aparentemente adequado.

Também achei o volume algo elevado, mas quando o Mark perguntou se queríamos mais alto, eu dizia que estava bem assim. Mas sim, no geral estava acima do que é normal para audição. Apesar de que a intenção até era tentar ouvir diferenças onde elas (provavelmente) não existiam. lol!

Eu não sou muito de comparativos, não deve haver tarefa mais entediante, mas ao contrário do costume até estava disposto a efectuar uma séria de audições cegas AB-X.
Também tenho sérias dúvidas se ouvi alguma diferença mas para dizer a verdade também não estava à espera.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua Jun 13 2018, 12:52

Em relação aos aparelhos do amigo Joaquim, transcrevo aqui o email de um user que comprou um Brutos e que por acaso testa aparelhos e escreve para uma das mais prestigiadas revistas de alta fidelidade alemãs, (Image Hifi) um homem acostumado a ouvir e testar do melhor que existe.


Hi Joaquim,



now I would like to give you some feedback on that wonderful phonoamp called “brutus”. In one word, it seems to be perfect. No hum, no noise, just music – in a VERY natural way. Details, room, bass, depth, impact…..I could not find one thing that the Brutus is not aible to do……In my opinion he can do EVERYTHING. Simply one of the best phonoamps in the world. That’s fact. The only one that is equal is from my point of view the Pass XP-25, but this one costs ca. 12 times more (!!) than a brutus.



I don’t understand why this phenomenon brutus is not much much more known in the world…..I am sure it would be one of the biggest successes in the hifi-story……



_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua Jun 13 2018, 13:29

António José da Silva escreveu:
 In one word, it seems to be perfect. No hum, no noise, just music – in a VERY natural way. Details, room, bass, depth, impact…..I could not find one thing that the Brutus is not aible to do…
Ok, I wrote more or less the same years ago, but as a professional writer he has access to the best devices for comparisons... 2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua Jun 13 2018, 14:01

mannitheear escreveu:
António José da Silva escreveu:
 In one word, it seems to be perfect. No hum, no noise, just music – in a VERY natural way. Details, room, bass, depth, impact…..I could not find one thing that the Brutus is not aible to do…
Ok, I wrote more or less the same years ago, but as a professional writer he has access to the best devices for comparisons... 2cclzes


Yes Manfred and as you probably know, they test some very serious stuff.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua Jun 13 2018, 14:07

Eu não ouvi o Viriatus, no entanto coloquei essa mesma questão. Como um aparelho tão bom não é conhecido internacionalmente?

Enfim... Fui acusado de estar a denegrir gratuitamente a imagem do Viriatus...














Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua Jun 13 2018, 14:16

Hallscool escreveu:
Eu não ouvi o Viriatus, no entanto coloquei essa mesma questão. Como um aparelho tão bom não é conhecido internacionalmente?

Enfim... Fui acusado de estar a denegrir gratuitamente a imagem do Viriatus...



O Joaquim não tem capacidade para fazer em grandes quantidades. Eles faz aparelhos por prazer e não numa vertente verdadeiramente comercial o que significa que nao vive daquilo.
Neste preciso momento, vai fazer um para um amigo alemão que não se importa de esperar dois meses por um Brutus. Já o ouviu e quer um.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua Jun 13 2018, 14:30

António José da Silva escreveu:
Hallscool escreveu:
Eu não ouvi o Viriatus, no entanto coloquei essa mesma questão. Como um aparelho tão bom não é conhecido internacionalmente?

Enfim... Fui acusado de estar a denegrir gratuitamente a imagem do Viriatus...



O Joaquim não tem capacidade para fazer em grandes quantidades. Eles faz aparelhos por prazer e não numa vertente verdadeiramente comercial o que significa que nao vive daquilo.
Neste preciso momento, vai fazer um para um amigo alemão que não se importa de esperar dois meses por um Brutus. Já o ouviu e quer um.

Isso é completamente compreensível.
Possivelmente também não me importaria de aguardar dois meses para adquirir algo de que aprecio.
Na verdade até o faço regularmente para adquirir produtos caros, que me obrigam a fazer uma gestão financeira mais controlada. Razz As vezes espero bem mais que 2 meses... lol!

No entanto o que me desagrada efectivamente, é ter colocado essa questão e o Mário me acusar de estar a denegrir gratuitamente a imagem do Viriatus. Não acredito que foi por ter dito que esteticamente não acho um aparelho apelativo.

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua Jun 13 2018, 14:49

Hallscool escreveu:


No entanto o que me desagrada efectivamente, é ter colocado essa questão e o Mário me acusar de estar a denegrir gratuitamente a imagem do Viriatus. Não acredito que foi por ter dito que esteticamente não acho um aparelho apelativo.


Decerto um pequeno mal entendido, pela escrita, nem sempre a coisa é fácil mas tratando-se de duas pessoas de bom trato, decerto que não passa disso mesmo e tudo pode seguir como normalmente acontece no AAP, em animada cavaqueira e boa disposição.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua Jun 13 2018, 15:28

António José da Silva escreveu:
Hallscool escreveu:


No entanto o que me desagrada efectivamente, é ter colocado essa questão e o Mário me acusar de estar a denegrir gratuitamente a imagem do Viriatus. Não acredito que foi por ter dito que esteticamente não acho um aparelho apelativo.


Decerto um pequeno mal entendido, pela escrita, nem sempre a coisa é fácil mas tratando-se de duas pessoas de bom trato, decerto que não passa disso mesmo e tudo pode seguir como normalmente acontece no AAP, em animada cavaqueira e boa disposição.

Espero que sim! Wink

E por falar em cavaqueira e boa disposição... Não achas que na qualidade de administrador do AAP, deverias contactar a HBO, para que avançassem com a 2ª temporada da série Vinyl?

A loirinha gostosa com cabelos encaracolados já deixa saudades... Hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua Jun 13 2018, 15:34

Hallscool escreveu:


A loirinha gostosa com cabelos encaracolados já deixa saudades... Hehehe


Nem me fales nisso que até dá vontade de chorar. Shocked Shocked

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 EmptyQua Jun 13 2018, 20:36

António José da Silva escreveu:
Hallscool escreveu:


No entanto o que me desagrada efectivamente, é ter colocado essa questão e o Mário me acusar de estar a denegrir gratuitamente a imagem do Viriatus. Não acredito que foi por ter dito que esteticamente não acho um aparelho apelativo.


Decerto um pequeno mal entendido, pela escrita, nem sempre a coisa é fácil mas tratando-se de duas pessoas de bom trato, decerto que não passa disso mesmo e tudo pode seguir como normalmente acontece no AAP, em animada cavaqueira e boa disposição.


O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018   O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018 - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Viriatus vai ao Porto no dia 26-05-2018
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» OMD (16/II/2018)
» VIRIATUS
» Camarate vai ter um JP VIRIATUS
» Viriatus e audições
» VIRIATUS (V16) + BRUTUS (B xx)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: