Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Restauro de um Sanyo VTC 9300

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Restauro de um Sanyo VTC 9300 Empty
MensagemAssunto: Restauro de um Sanyo VTC 9300   Restauro de um Sanyo VTC 9300 EmptyQui Dez 28 2017, 23:00

No passado dia 12 de Novembro comprei a um senhor de Massamá um Sanyo VTC 9300. Sempre achei piada aos antigos vídeos tipo "piano key" e com a cassete a ser carregada por cima, tal e qual um gravador de áudio, e não resisti ao preço de 6 euros. Obviamente que o anúncio indicava que o vídeo estava avariado, daí o preço estar tão baixo, pelo que me desafiei a mim mesmo ir buscá-lo para ver o que se conseguia fazer. Para além disso, era também a oportunidade para trabalhar com o sistema Beta, coisa com a qual nunca tinha mexido.

Já fiz reparações em coisas aparentemente condenadas que voltaram à vida com uma simples troca de fusíveis, por exemplo. Já com o artigo comigo, e com uma valente dor de costas (o animal pesa quase vinte quilos!!!) notei que, ao carregar no play fazia um barulho repetitivo, de que algo estava preso em algum lado, e via uma peça mesmo da parte da frente do compartimento da cassete a mexer-se repetidamente. Parei logo para não forçar mais.

Através da visualização de alguns vídeos no YouTube e da abertura das tampas superior e inferior, verifiquei que as correias aparentemente ainda estavam boas, mas que o motor não rodava, quer estivesse ligado ou desligado. Quer-se dizer: nos vídeos que eu vi no YouTube mal a cassete é inserida o mecanismo começa logo a rodar e a fita a ser enrolada à volta da cabeça. Aqui tal não acontecia. Mexi na polia que ligava directamente ao veio do motor. Nos vídeos rodava livremente mesmo com a máquina desligada. No meu estava presa! Penso ter diagnosticado o problema: o motor está preso!

Já saquei o motor para fora e já o tentei abrir, mas há aqui uma pequena nuance: tenho de ter o vídeo ao alto na lateral para poder trabalhar no motor, sem correr o risco de dessoldar os fios (até porque aquilo utiliza um engenhoso sistema não de solda, mas de uma espiral enrolada nos terminais que eu já tentei mas não consigo sacar) nem de esfolar a caixa. Consegui tirar dois dos parafusos que fecham o motor, mas como os outro dois moeram ao extremo e a porca da rosca em baixo também moeu, estou agora estou a ver se consigo com um berbequim moer as cabeças ao máximo para depois, com uma ponta de um escopro e um martelo ver se consigo separar o veio central dos parafusos da respectiva cabeça. Novos parafusos tento arranjar no Aki. Mas isso fica lá mais para a frente.

O motor tem a referência 4-528V-1080I Model GBL-1943 feito no Japão pela Fuji Electric Co. Ltd. Acham que vale a pena o esforço e que eu tenho hipóteses de conseguir recondicionar este motor através da sua desmontagem e, talvez, mudança de escovas? Gostava mesmo de meter este menino a trabalhar, visto que tem um design e um mostrador LCD bem ao estilo de final dos anos '70 naquele azul brilhante que os amantes de equipamentos vintage tanto gostam.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Restauro de um Sanyo VTC 9300 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Sanyo VTC 9300   Restauro de um Sanyo VTC 9300 EmptySex Dez 29 2017, 20:17

umas pancadinhas no dito a ver se descola...
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Restauro de um Sanyo VTC 9300 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Sanyo VTC 9300   Restauro de um Sanyo VTC 9300 EmptySex Dez 29 2017, 21:17

Poderia ser uma opção, mas dado que ele está mesmo preso por estar cheio de resíduos aqui e ali prefiro ir ao fundo da questão e ver se o desmonto, limpo e lubrifico, para ver se fica novo ou quase novo.

O problema vai ser se as escovas estiverem degradadas! Para as substituir iria ser complicado.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Restauro de um Sanyo VTC 9300 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Sanyo VTC 9300   Restauro de um Sanyo VTC 9300 EmptySáb Dez 30 2017, 09:39

Então será melhor a procura de um novo/usado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro de um Sanyo VTC 9300 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de um Sanyo VTC 9300   Restauro de um Sanyo VTC 9300 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro de um Sanyo VTC 9300
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» restauro kef 104/2
» Restauro de um sistema de som Sanyo
» Como reparar canto caixa de coluna de som - peço PF ajuda
» Restauro B&W DM2 MK2
» Zamir Aleph

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: