Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

R-Pi: Clock Master > I2S DAC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qua Jun 21 2017, 17:54

Boas,

Abro este tópico para iniciar o debate em torno de uma das formas mais interessantes de conceber um Audio DAC Streamer baseado em Raspberry Pi.

A solução que apresento, foi abordada por alguns membros num outro tópico e desde logo despertou a minha curiosidade. Em síntese, recorre-se a um R-Pi com um Clock Master com header I2S ligado a um DAC I2S. Após alguma pesquisa pela net verifiquei que as opiniões sobre esta solução de streamer são unânimes e resolvi arriscar. (A solução é deveras interessante e tentadora para quem já tiver um Hifiberry DAC+ Pro porque este além de poder actuar como Clock Master também possui um header I2S.)

Optei por um DAC I2S AKM AK4495SEQ, no que respeita ao som o resultado final é soberbo face ao investimento e coloca o streamer num patamar muito superior quando o comparo com o som debitado pelo Hifiberry DAC+ Pro. Destaco, no meu sistema, a dimensão do "holograma" de palco e a inexistência de fadiga auditiva.

Notas:
1) O DAC AK4495SEQ possuí, um dip switch para efectuar micro ajustes de tom (Tone Filters) e o layout da board que adquiri recorre a um OP-Amp duplo substituível pelo utilizador (de origem vem com um JRC5532 que me parece ser uma boa escolha, talvez o venha a substituir por um Burson SS V5).
2) O custo desta solução para quem já tiver o Rpi e o HBDAC+Pro ronda os 150€ (com caixas e todos os acessórios necessários), o custo total rondará os 240€ (com caixas económicas).

Deixo umas fotos do "animal" que muito gozo me deu construir (coisa que já não fazia há uns anos):

E um esquema do layout:

Boas audições!
Fernando Mota
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qua Jun 21 2017, 19:34

Amigo Lpg,
Isso está muiiiiitttttoooooo bom, é assim que eu quero montar o meu, mas talvez tudo só numa caixa, e a condizer com o resto dos meus aparelhos.
Fernando Mota
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qua Jun 21 2017, 19:41

Olá novamente,
Já agora uma questão: Porque é que não aproveitaste em adquirir uma fonte de alimentação que desse para as duas placas?
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qua Jun 21 2017, 21:48

Olá Fernando, Obrigado!  

Fernando Mota escreveu:

Já agora uma questão: Porque é que não aproveitaste em adquirir uma fonte de alimentação que desse para as duas placas?

A vrs do ak4495 que nós temos é alimentada por 2X 14 a 20V AC, optei por 2X 15V AC e coloquei o transformador em box separada para garantir que ficava "blindado" minimizando assim a sua "interferência" nos circuitos das placas da box principal. Tb é possível blindares o transformador dentro de uma única box, cap de metal, posição, etc...

O conjunto R-Pi / HBDAC+Pro requer 5V DC, será necessário uma boa fonte linear ou em alternativa uma iPower 5V da iFi que já tinha. Estou a alimentar o conjunto R-Pi / HBDAC+Pro pela secção analógica do HBDAC+Pro. Aqui podes complicar a coisa e separar a alimentação DC do R-Pi e do HBDAC+Pro, tens de levantar uma resistência no HBDAC+Pro e vais necessitar de 2X 5V DC "limpos" mas não me parece que seja relevante para esta solução...

Nota: A vrs do ak4495 que nós temos tem um regulador com saida 5V DC que intencionalmente ignorei!

Abraço
frias
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Sex Jun 23 2017, 17:59

Aqui a minha geringonça apenas numa caixa e sem qualquer tipo de interferências, (obrigado Nuno Pistolero), a tocar que se desalma.

http://www.franciscofrias.com
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Cabo I2S   Sab Jun 24 2017, 13:35

Ainda no que respeita a interferências...

A ligação I2S (cabo) é um dos calcanhares de Aquiles desta solução de DAC. Os sinais I2S são de alta frequência (RF) e podem contaminar ou ser contaminados pelos componentes ou aparelhos mais próximos (Durante os testes do meu setup verifiquei que este recebia interferências pontuais do telemóvel e que o menor toque de dedos ou alteração de posição nos cabos de ligação tb resultava em interferências).

Assim, é essencial que esta ligação I2S seja o mais curta possível (max 10-15cm) e com todos os sinais balanceados para eliminar a emissão e recepção de RF!

A boa notícia é que é possível fazer isso entre o HBDac+Pro e o AK4495! Para tal criei um cabo IDC de 10 condutores com 11cm e substitui os sockets I2S por sockets IDC alterados para terem um GND comum que balaceia todos os sinais.

Cá fica o esquema:

PS. Nuno, experimenta este cabo! Wink
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: AKM 4495SEQ Digital Filters   Ter Jul 18 2017, 16:17

Esquema do dip switch para selecção de micro ajuste tonal (Tone Filters):

Informação de markting da AKM:

Descrição dos filtros (fonte):

Linear phase Sharp Roll-off (AKM notation: “no delay”): this is the “standard” sharp roll-off filter found is all DACs. It is also known as the “brickwall” filter. It is said that pre-ringing sounds unnatural.

Linear phase Slow Roll-off (AKM notation: “no delay”): this is also a “standard” filter found in all DACs. As in the linear phase sharp roll-off filter, it also generates pre-ringing, but trading lower amounts of pre-ringing with letting more aliased image through (theoretically increasing harmonic distortion).

Minimum delay Sharp Roll-off (AKM notation: “short delay”): this is also called the “minimum phase” or “apodizing” filter that was the rage a few years back. Whereas in the past audio engineers have insisted in phase linearity (meaning all frequencies have equal phase or delay), More recent research have shown that a “minimum phase” filter sacrifices some of the phase linearity (adds some phase distortion) for better time response. This filter removes all the “unnatural” pre-ringing but “dumps” all that energy to post-ringing. (Implementation of this filter is also found in the Wolfson WM8741/8742 DACs)

Minimum delay Slow Roll-off (AKM notation: “short delay”): this is a “more modern” type of filter also found in the Wolfson WM8741/8742 DACs. In addition to eliminating pre-ringing, this filter also incorporates slow roll-off and this reduces post ringing as well. The properties of this filter are similar to the “MP filter” found in Ayres latest CD player.

Super Slow Roll-off: this filter is the differentiating feature (in terms of built-in filters) that this DAC provides.
pedrolopes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Ter Jul 18 2017, 18:03

Excelente estás de parabéns Smile

Vou fazer algo diferente com o RPI 3 + Hifiberry Dac + (a normal sem clock). Aqui a ideia é ter uma box com um LCD, PSU 3A dedicada à box que alimenta separadamente o LCD e o RPI com o Hifiberry. E irei ligar a API do Spotify, e assim no telemóvel escolho o quero ouvir. No fundo a ideia é ter possibilidade de escolher à distância via wifi o som que quero ouvir.
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qua Jul 19 2017, 12:27

Obrigado Pedro!  

pedrolopes escreveu:

Vou fazer algo diferente com o RPI 3 + Hifiberry Dac + (a normal sem clock). Aqui a ideia é ter uma box com um LCD, PSU 3A dedicada à box que alimenta separadamente o LCD e o RPI com o Hifiberry. E irei ligar a API do Spotify, e assim no telemóvel escolho o quero ouvir. No fundo a ideia é ter possibilidade de escolher à distância via wifi o som que quero ouvir.

Desculpa lá intrometer-me no teu projecto mas para que precisas do LCD se podes controlar a "máquina" com o telemóvel ou com o pc?! O LCD vai, provavelmente, contribuir para introduzir ruído no DAC...!

Um bom upgrade, ao nível do som, será alimentares o conjunto pelo ponto P3 (+-5V) do Hifiberry Dac+ com uma fonte linear ou com uma iPower 5V da iFi. Wink
pedrolopes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qua Jul 19 2017, 17:55

lpg escreveu:
Obrigado Pedro!  

pedrolopes escreveu:

Desculpa lá intrometer-me no teu projecto mas para que precisas do LCD se podes controlar a "máquina" com o telemóvel ou com o pc?! O LCD vai, provavelmente, contribuir para introduzir ruído no DAC...!

Um bom upgrade, ao nível do som, será alimentares o conjunto pelo ponto P3 (+-5V) do Hifiberry Dac+ com uma fonte linear ou com uma iPower 5V da iFi. Wink

Podes intrometer na boa a ideia é tb receber feedback.

O LCD em questão é um de 5V 0.5A do tipo Hitachi HD44780, não sei se irá causar muito ruído. A parte de soldar e electrónica mais complexa irei ter a ajuda de um amigo meu.
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qua Jul 19 2017, 18:27

pedrolopes escreveu:

O LCD em questão é um de 5V 0.5A do tipo Hitachi HD44780, não sei se irá causar muito ruído. A parte de soldar e electrónica mais complexa irei ter a ajuda de um amigo meu.

LOL como não foste muito claro pensei que fosse um LCD a replicar o OS via HDMI... e afinal é um dot-matrix, OK!

Por aqui a filosofia no que respeita a som é KISS (Keep It Super Simple)!!! Ou seja, o dot-matrix é necessário para o dac funcionar? Não!!! (controlas e acedes a toda a info pelo telefone, tablet ou pc...) Apesar de ser apelativo do ponto de vista visual a verdade é q o dot-matrix não é funcional quando o dac está arrumado na rack, a dimensão do lcd é normalmente mt reduzida e tu vais estar no sofá! (provavelmente vais olhar para ele enquanto o brinquedo é novo e depois esqueces, e uns meses depois já não podes ver o "rectângulo aceso"... hehe)

Mas vá avança com isso! Wink
pedrolopes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qua Jul 19 2017, 18:39

lpg escreveu:
pedrolopes escreveu:

LOL como não foste muito claro pensei que fosse um LCD a replicar o OS via HDMI... e afinal é um dot-matrix, OK!

Por aqui a filosofia no que respeita a som é KISS (Keep It Super Simple)!!! Ou seja, o dot-matrix é necessário para o dac funcionar? Não!!! (controlas e acedes a toda a info pelo telefone, tablet ou pc...) Apesar de ser apelativo do ponto de vista visual a verdade é q o dot-matrix não é funcional quando o dac está arrumado na rack, a dimensão do lcd é normalmente mt reduzida e tu vais estar no sofá! (provavelmente vais olhar para ele enquanto o brinquedo é novo e depois esqueces, e uns meses depois já não podes ver o "rectângulo aceso"... hehe)

Mas vá avança com isso! Wink

Bem visto ahahah.

Gostava de saber é no teu projecto porque usaste duas DACs? Ou li mal? E se as usas como as interligas?
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qui Jul 20 2017, 15:50

pedrolopes escreveu:

Gostava de saber é no teu projecto porque usaste duas DACs? Ou li mal? E se as usas como as interligas?

O HBDac+Pro funciona como master clock, só estou a usar o clock duplo de baixo jitter (tem um clock 44.1/88.2/176.4kHz, e outro para 48/96/192kHz).
O Dac principal é o AK4495SEQ (é este que faz a conversão digital/analógico).
A ligação entre as duas boards é feita por cabo I2S balanceado.

Passo a explicar o princípio de forma resumida:

Os RPi's têm uma óptima capacidade de processamento para audio e video de baixa ou alta resolução mas no que respeita ao audio só possuem um clock (48Khz acho) e um dac, ambos de má qualidade. A solução para fazer o "bypass" ao clock do Rpi é recorrer a um reclocker ou a um master dac (dac com clock genarator/reclocker de boa qualidade) que permita fazer ligação I2S (pode ser feita de várias formas) a um Slave DAC I2S de "última geração" como por exemplo o AK4495SEQ, entre outros.

Nesta coisa do audio digital a precisão dos clocks é essencial para se ter um baixo jitter. Quanto menor for o jitter melhor pq menor é o desvio do sinal do seu tempo ideal quando este chega ao DAC para ser convertido em sinal analógico. O Slave DAC pode ser qualquer um mas este AK é uma pérola!
pistollero
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Seg Ago 07 2017, 21:33

lpg escreveu:
Ainda no que respeita a interferências...

A ligação I2S (cabo) é um dos calcanhares de Aquiles desta solução de DAC. Os sinais I2S são de alta frequência (RF) e podem contaminar ou ser contaminados pelos componentes ou aparelhos mais próximos (Durante os testes do meu setup verifiquei que este recebia interferências pontuais do telemóvel e que o menor toque de dedos ou alteração de posição nos cabos de ligação tb resultava em interferências).

Assim, é essencial que esta ligação I2S seja o mais curta possível (max 10-15cm) e com todos os sinais balanceados para eliminar a emissão e recepção de RF!

A boa notícia é que é possível fazer isso entre o HBDac+Pro e o AK4495! Para tal criei um cabo IDC de 10 condutores com 11cm e substitui os sockets I2S por sockets IDC alterados para terem um GND comum que balaceia todos os sinais.

Cá fica o esquema:

PS. Nuno, experimenta este cabo! Wink

muito interessante!!!! e obrigado pela partilha! vou experimentar esse cabo...
la para setembro quando vier de ferias partilho pics do meu HBDigi+Pro e o ak4497.

lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Sex Ago 25 2017, 12:04

pistollero escreveu:

muito interessante!!!! e obrigado pela partilha! vou experimentar esse cabo...
la para setembro quando vier de ferias partilho pics do meu HBDigi+Pro e o ak4497.

Venham dai essas pics!
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Op-amp!!!   Sex Ago 25 2017, 12:11

Op-amp!!!

Começo por fazer uma analogia "digital-ó-analógica": o DAC estará para o giradiscos/célula assim como o Op-amp está para o pré de phono!

A secção analógica desta board AK4495SEQ recorre a um op-amp duplo (em suporte DIP8) para fazer a amplificação "final" do sinal. De fábrica vem com um JRC5532 (op-amp tipo IC) que nos revela o potencial do DAC apresentando a gama sonora de forma equilibrada não analítica/fatigante e com bom palco (a tender para "in your face"). É um som muito aceitável e superior à média mas que carece de alguma "musicalidade" para me prender e "cativar a atenção".

"Cada op-amp, ou conjunto deles, seu sabor!" A oferta de op-amp's no mercado é vasta e todos eles possibilitam afinar o som ao gosto ou ao sistema de cada um. A board do AK simplifica essa "afinação final" recorrendo a um único op-amp duplo. E a carteira agradece!

Pretendendo fazer um upgrade "final" ao op-amp fui lendo pela net análises de "prós" e relatos de utilizadores, resumi a pesquisa a op-amp's tipo discreto e classe A. As opiniões são unanimes e nas mais diversas aplicações de som as marcas Burson Audio e a menos badalada Sparkos Labs são as destacadas no que respeita a op-amps e repectiva qualidade de som!

Optei por um Burson SS V5 Duplo (adquirido na Audiophonics). Desencaixa o velho, encaixa o novo, liga o sistema, play, e... Música!!! Música como mel para os meus ouvidos!!! Ou será boca? Poderá não ser uma comparação justa mas este V5 eclipsou o JRC5532 colocando o DAC/streamer num patamar "estratoesférico" no que respeita a som!

O Burson apresenta uma extenção sonora fabulosa nos dois sentidos, uma gama alta detalhada mas doce (nada analítica), gama baixa poderosa e controladissima, e gama média no "sítio certo". A dinâmica é execelente e o palco (ligeiramente recuado) é verdadeiramente holográfico/tridimensional e texturado sendo possível distinguir e seguir a posição de cada instrumento/voz. Resumindo, o V5 revela todo o potencial do AK4495!!!
(Nota: Após um burn-in de cerca de 30h o som fica mais aberto e preenchido.)

Mas...
Belo dia, entre as 50-60h de uso, fiquei sem som no canal esquerdo! Despistagem, aqui e ali, nada..., abro o dac e verifico que o V5 está a ferver, de forma literal!!! Retiro o V5 e recoloco o JRC5532, e voilà, voltei a ter som nos dois canais!!! Insiro de novo o V5, depois deste arrefecer, e obtenho som dos dois canais..., passados uns 10min: a coluna esquerda debita um pequeno "pock" e fica sem som! Toca de verificar a temperatura do Burson que estava novamente a ferver. A origem do problema estava detectada, o Burson fritou numa semana!

Iniciei uma pesquisa sobre Bursons V5 a sobre aquecerem e qual não é o meu espanto quando verifico que populam pela net relatos de V5's com a mesma patologia chegando mesmo alguns a derreter!!! As criticas no que respeita à qualidade de som são sempre excelentes mas em bastantes casos existem quixas relativas ao sobre aquecimento e consequente falha do op-amp. Na minha opinião o problema pode residir na solução de encapsulamento total do op-amp dentro de um paralelepípedo de "plástico"...

De imediato enviei um email para a Burson Audio Australia e para a Audiophonics a relatar o problema acompanhado da prova de compra. (Da Audiophonics francesa aguardo resposta até hoje, fica o aviso à "navegação"!)
A Burson Audio deu uma resposta célere e profissional e desde logo proposeram a hipótese de envio de um novo op-amp, para tal só tive de lhes enviar por correio o V5 avariado e apresentar por email prova de envio/registo!

Ora o V5 frito vai ser substítuido pelo seu sucessor directo, um fresquinho V6 Vivid que já vem a caminho de terras lusas!!! O V6 foi lançado no mercado em julho (acho) e faz-se acompanhar de duas grandes diferenças, a voltagem máxima admissível aumentou e o paralelepípedo passou a ser ventilado no topo!!!

O V6 foi lançado em duas versões, o Vivid e o Classic, no que respeita a assinatura sonora o primeiro é o sucessor directo do V5, enquanto que o segundo (segundo o que me foi transmitido) apresenta uma gama alta ligeiramente retraida dando ênfase à gama média.

Por ora estou a usar o "honesto" JRC5532 e farei um relato do V6 logo que este chegue e após burn-in de algumas horas (e tb espero que este burn-in não seja literal... isto porque provado um Burson dificilmente se quer outra coisa...)

Boas audições,
JPEREIRA
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Sex Ago 25 2017, 17:49

Caro Lpg ,grato pela partilha.

Compreendo perfeitamente o que fala do Burson audio, eu tenho uma versão mais antiga e desatualizada, sem problemas aquecimento porque não tem a cápsula vermelha exterior, daí ventilar melhor.
é um som que me cativa, com algumas características do analógico, mas como se costuma dizer, depois da sua descrição fiquei com o ninho atrás da orelha  
Fiquei deveras curioso e caso se confirme a evolução, haverá com certeza alguns pretendentes aqui no forum

Ficando no aguardo, mais uma vez grato pela partilha

Cumps
Jorge Pereira
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Sex Set 01 2017, 16:36

Chegou mas quando abri o envelope encontrei um V5 modificado!!!

O que me ri quando percebi o que tinha nas mãos!!!      

Devido a um erro de logística na distribuição (já confirmado) a Burson enviou-me um V5 protótipo de um esquema de ventilação da cápsula de plástico. No topo apresenta-se com um furo, na base a massa de colagem não é aplicada na totalidade da área deixando espaço para o ar entrar e criar efeito "chaminé" com o furo no topo, e temos ventilação! (Creio que o V6 adopta o mesmo esquema na base sendo a "chaminé" totalmente grelhada no topo!)

Assunto esclarecido, a Burson vai voltar a enviar o V6D! (apresentaram desculpas e referiram-se ao V6 no plural pelo que não percebi se vão enviar um Vivid e um Classic...)

Entretanto tenho instalado o protótipo ventilado do V5, parece ter um aquecimento muito moderado e o som é "mel"...

JPEREIRA escreveu:

... Fiquei deveras curioso e caso se confirme a evolução, haverá com certeza alguns pretendentes aqui no forum

Caro JPereira, trate esse burson "despido" com muito carinho!  

Quando eu receber o V6, e de acordo com a disponibilidade, poderemos agendar uma audição em casa de qualquer um de nós para avaliação (V5 e V6, não me pediram para devolver o V5...), posteriormente se existir interesse poderemos avaliar também a hipótese de fazer uma compra conjunta.

Cumps,
Fernando Mota
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Sab Set 02 2017, 22:39

lpg escreveu:
Chegou mas quando abri o envelope encontrei um V5 modificado!!!

O que me ri quando percebi o que tinha nas mãos!!!      

Devido a um erro de logística na distribuição (já confirmado) a Burson enviou-me um V5 protótipo de um esquema de ventilação da cápsula de plástico. No topo apresenta-se com um furo, na base a massa de colagem não é aplicada na totalidade da área deixando espaço para o ar entrar e criar efeito "chaminé" com o furo no topo, e temos ventilação! (Creio que o V6 adopta o mesmo esquema na base sendo a "chaminé" totalmente grelhada no topo!)

Assunto esclarecido, a Burson vai voltar a enviar o V6D! (apresentaram desculpas e referiram-se ao V6 no plural pelo que não percebi se vão enviar um Vivid e um Classic...)

Entretanto tenho instalado o protótipo ventilado do V5, parece ter um aquecimento muito moderado e o som é "mel"...

JPEREIRA escreveu:

... Fiquei deveras curioso e caso se confirme a evolução, haverá com certeza alguns pretendentes aqui no forum

Caro JPereira, trate esse burson "despido" com muito carinho!  

Quando eu receber o V6, e de acordo com a disponibilidade, poderemos agendar uma audição em casa de qualquer um de nós para avaliação (V5 e V6, não me pediram para devolver o V5...), posteriormente se existir interesse poderemos avaliar também a hipótese de fazer uma compra conjunta.

Cumps,

Boas amigo LPG,
Também estaria interessado nessa audição que marcarem, pois quero ouvir se vale mesmo a pena investir nesse belo upgrade.
Um abraço
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Seg Set 04 2017, 12:02

Fernando Mota escreveu:

Boas amigo LPG,
Também estaria interessado nessa audição que marcarem, pois quero ouvir se vale mesmo a pena investir nesse belo upgrade.
Um abraço

Boas amigo Fernando,

Combinado!
No que respeita a som, considero ser um upgrade qualitativo bastante palpável! Acidentes de percurso à parte... Wink

Abraço,
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Sex Set 15 2017, 20:15

O V6 Vivid Dual chegou hoje e já está em rodagem!

Fica a nota de que até à data o V5 modificado não sobre-aqueceu nem falhou!
Fernando Mota
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Sex Set 15 2017, 21:00

Isso fica com muito bom aspecto
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Ter Nov 07 2017, 20:09

V6 Vivid com "asas" e "rodagem" feita!

Comparando com a versão V5:

- um pouco mais de transparência e de detalhe;
- melhor dinâmica e palco (em consequência do ponto anterior).
- burn-in mais longo (só estabilizou pelas 80-100h).

Mantém uma assinatura "neutra" e cativante sem ser hiper-analítico revelando o que existe de melhor e pior no que respeita à produção discográfica... Vai ao encontro do anunciado pelo fabricante e passou a ser residente!
(A transparência e detalhe adicionais desta versão poderão requerer alguma cautela na integração em sistemas SS demasiado "brilhantes"...)

Nota: Como medida preventiva e tratando-se de um classe A, adicionei difusores passivos em cobre para melhorar a dissipação de calor.
Fernando Mota
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Ter Nov 07 2017, 20:46

Amigo Lpg,
Ainda bem que é uma boa aposta, talvez irei também pensar no futuro esse bom upgrade

2cclzes
JPEREIRA
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qua Nov 08 2017, 00:20

Olá

Parabéns, ficou com um aspeto muito porreiro.
Tenho curiosidade de perceber as diferenças em relação a versões mais antigas , como o meu.
Tenho também um amigo que colocou num dac 4 unidades Borson Audio a versão que apresentou problemas de aquecimento e até hoje está maravilhado com o som.
Só ficou um pouco preocupado, sabendo que a versão por ele adquirida tem problemas de fiabilidade.

Cumprimentos
Jorge
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: R-Pi: Clock Master > I2S DAC   Qua Nov 08 2017, 13:47

Fernando Mota escreveu:
Amigo Lpg,
Ainda bem que é uma boa aposta, talvez irei também pensar no futuro esse bom upgrade

Abraço

JPEREIRA escreveu:
Olá
Parabéns, ficou com um aspeto muito porreiro.
Tenho curiosidade de perceber as diferenças em relação a versões mais antigas , como o meu.
Tenho também um amigo que colocou num dac 4 unidades Borson Audio a versão que apresentou problemas de aquecimento e até hoje está maravilhado com o som.
Só ficou um pouco preocupado, sabendo que a versão por ele adquirida tem problemas de fiabilidade.

Obrigado JP
Teremos oportunidade de fazer o comparativo Wink

Quanto aos Burson desse amigo, sendo 4 imagino que sejam single (aquecem menos) mas mesmo que não o sejam e de qualquer das formas a Burson oferece garantia vitalícia e procede à reposição sem problemas mas para tal ele deverá registar os opamps no seguinte link adicionando duas fotos da aplicação e prova de compra: https://www.bursonaudio.com/warranty-diy/

Abraço,

R-Pi: Clock Master > I2S DAC
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» R-Pi: Clock Master > I2S DAC
» Wood Master (ou quase um)
» Novo álbum de Goatwhore - Blood for the Master
» Victor His Master's Voice, Perfect tracking
» Baixo Condor P-Master [Cort Precision Bass - Compensa?]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum