Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 A primeira célula..

Ir para baixo 
+3
anibalpmm
lore
Carbono
7 participantes
AutorMensagem
Carbono

Carbono


Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/05/2017

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 12 2017, 12:32

Peço desde já desculpa por estar a colocar aquela pergunta que deve ser mais batida que a vida privada do "melhor do mundo" mas é uma dúvida que poderá fazer sentido dada a volatilidade do mercado que felizmente ainda assim consegue reter algumas (boas!) opções mais ou menos consensuais as quais fiz questão de investigar antes de inquirir.

Sendo assim a questão é básica.
Voltei a comprar um GD o qual vem equipado com uma célula/agulha que não devem ser nada de extraordinário e das quais desconheço o estado de conservação pois não tenho qualquer historial do material que na verdade até foi comprado no estrangeiro.

AUDIO TECHNICA AT MG-35V
A primeira célula.. $_1

Ao que investiguei e isto tendo em conta um orçamento algo limitado, sem entrar em loucuras porque vou usar pouco o GD e apenas apontando para uma qualidade minimamente aceitável...

  • Rega Carbon
  • Audio-Technica AT95E
  • Shure M97xE


As primeiras duas são claramente orientadas à poupança e devem rondar a casa dos €40 já a terceira opção foi algo que investiguei com as palavras-chave: "warm cartridge" porque pretendo que o GD tenha o som mais... "analógico" possível garantindo assim que a assinatura sónica é tem mais caráter do que as fontes digitais que oiço 90% do tempo.

Opiniões sobre estas? Alternativas?
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 12 2017, 12:59

Escolher / recomendar uma célula sem saber em que braço vai ser montada é tarefa difícil .
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 12 2017, 13:21

Se for para usar no Thorens q mostrou no tópico da apresentação deve dar uma leitura neste outro tópico aqui do AAP
Shure M75
Ir para o topo Ir para baixo
Carbono

Carbono


Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/05/2017

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 12 2017, 13:26

De facto esqueci-me completamente desse pormenor, era suposto ter mencionado que o GD é um Thorens TD-145 mk2 cuja parte mecânica ao que aparenta estará de origem pelo que o braço deverá ser o TP-16? Não sei qual a revisão.

Esta foto exemplifica bem mas sendo um Thorens não deverá ser segredo para ninguém.
Pelo que percebi será um braço que se dá melhor com células ditas de suspensão high compliance (não sei qual o termo em portugês mais correto) e de tracking leve(?)... vou parar porque já esotu simplesmente a debitar termos do Google que não entendo... A primeira célula.. 317942

A primeira célula.. 833489793_4_1000x700_gira-discos-thorens-td-145-mkii-tecnologia
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 12 2017, 13:56

Carbono escreveu:
De facto esqueci-me completamente desse pormenor, era suposto ter mencionado que o GD é um Thorens TD-145 mk2 cuja parte mecânica ao que aparenta estará de origem pelo que o braço deverá ser o TP-16? Não sei qual a revisão.

Esta foto exemplifica bem mas sendo um Thorens não deverá ser segredo para ninguém.
Pelo que percebi será um braço que se dá melhor com células ditas de suspensão high compliance (não sei qual o termo em portugês mais correto) e de tracking leve(?)... vou parar porque já esotu simplesmente a debitar termos do Google que não entendo... A primeira célula.. 317942

A primeira célula.. 833489793_4_1000x700_gira-discos-thorens-td-145-mkii-tecnologia


Estimado recomendo a shure M-75 para esse braço sem reservas. O preço é muito bom e a sinergia do melhor.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13212
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptyTer Jun 13 2017, 04:47

Quanto à sugestão da Shure M75, trata-se de sábia recomendação.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptyTer Jun 13 2017, 19:56

Não sei como soa a célula que tem (AT MG-35V) mas pela pesquisa que fiz é um rebranded para a Sanyo da AT-10. Na Vinylengine diz que a agulha é do tipo shibata, no entanto há quem diga que é uma gralha.

Se tiver interesse as agulhas das séries AT-10, AT11 e AT12 servem nessa célula, as mais baratas são cónicas mas existem também elípticas (ATS10E, ATS11E e ATS12E) e shibata, sendo que a única shibata que encontrei foi uma da Jico (ats12s) com um preço acima dos $100.

Tenho uma célula feita pela Audio Technica para a Sansui que tem esse mesmo corpo, de origem vinha com uma agulha esférica, que nunca ouvi pois vinha partida, e acabei por comprar uma agulha elíptica da huco ATS11E e posso dizer que não toca mal no meu Sansui SR-636.

Entre a AT e a Shure é uma questão de gosto pois são muito diferentes uma da outra, sendo que a AT tem uns agudos mais presentes do que a Shure.
Ir para o topo Ir para baixo
Carbono

Carbono


Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/05/2017

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 19 2017, 14:56

Tal como mencionei na abertura do tópico, para mim o vinil será uma exceção à regra, um momento esporádico no tempo e nesse sentido poderá não fazer nexo gastar demasiado numa célula da qual não vou tirar partido com a frequência justificativa.

Por outro lado mas exatamente pelo mesmo motivo, gostava que esses momentos esporádicos no tempo fossem... "diferentes", bastante diferentes da assinatura da música digital que costumo ouvir pelo que suponho que a procura de um adornamento mais consistente das baixas frequências faça sentido.
Esta é a razão pela qual achei, após ler mais sobre o assunto, que a Shure M97xE seria uma boa opção..

... mas será compatível com o braço?!...

E a M-75, sendo uma boa sinergia, devo esperar um som "acolhedor" na mesma medida da M97 ou nem por isso? É que se for para comprar na casa dos €50 já percebi que existem outras opções bem cotadas, nomeadamente a Rega que mencionei e a mais que badalada AT95, mas mais uma vez desconheço se iam entender-se com o braço do 145 mk2...
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 19 2017, 15:22

Carbono escreveu:
Tal como mencionei na abertura do tópico, para mim o vinil será uma exceção à regra, um momento esporádico no tempo e nesse sentido poderá não fazer nexo gastar demasiado numa célula da qual não vou tirar partido com a frequência justificativa.

Por outro lado mas exatamente pelo mesmo motivo, gostava que esses momentos esporádicos no tempo fossem... "diferentes", bastante diferentes da assinatura da música digital que costumo ouvir pelo que suponho que a procura de um adornamento mais consistente das baixas frequências faça sentido.
Esta é a razão pela qual achei, após ler mais sobre o assunto, que a Shure M97xE seria uma boa opção..

... mas será compatível com o braço?!...

E a M-75, sendo uma boa sinergia, devo esperar um som "acolhedor" na mesma medida da M97 ou nem por isso? É que se for para comprar na casa dos €50 já percebi que existem outras opções bem cotadas, nomeadamente a Rega que mencionei e a mais que badalada AT95, mas mais uma vez desconheço se iam entender-se com o braço do 145 mk2...


Nem a badalada AT 95 nem a Rega estão ao nível da M-75 que tem como disse uma excelente relação preço qualidade neste momento e é muito fácil adquirirem-se agulhas diversas e com qualidade para a mesma.

A que tenho a tocar destronou uma Nagaoka M-110 (que é uma excelente célula e uma AT-110 com agulha original).

Acho que vale a pena fazer o teste recomendando uma vez mais vivamente pela relação preço qualidade essa tomba gigantes

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Carbono

Carbono


Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/05/2017

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 19 2017, 15:29

Compreendo.

Admitindo que será a minha escolha, sendo de boa qualidade e compatível com o braço em causa, qual das versões? É importante? Pelo que percebo é um design bastante antigo e com muitas edições até à data.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 19 2017, 16:17

Aquilo basicamente é tudo igual...

Eu já tive 3, neste momento tenho duas, e soa tudo ao mesmo, dependendo alteração do som muito da agulha que está incorporada.

A primeira célula.. 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Carbono

Carbono


Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/05/2017

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 19 2017, 16:50

Ok, vou começar a procurar mas já percebi que já não se fabricam, ou pelo menos só as estou a encontrar usadas no eBay. A primeira célula.. 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 19 2017, 17:05

É só colocar um anuncio na nossa secção de "procuro" aqui no nosso fórum que vão aparecer de certeza umas boas ofertas.

Eu lamento mas não me desfaço de nenhuma porque são de factos uma pérolas !

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Carbono

Carbono


Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/05/2017

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 19 2017, 17:09

Ok, vou andar de "olho aberto" Wink

Obrigado pelas sugestões! A primeira célula.. 754215

Já agora... e a agulha? Há várias, estassão algumas... para qual devo apontar? Pelo que percebe este braço é mais indicado para as de "low tracking"... não sei o que significa mas deverá ter algo a ver com o quanto a agulha "entra" no disco...

Citação :
N75 HE T2 (light grey) Hypereliptical (0,75-1,5gr)
N75 E or ED or E T2 (yellow) Eliptical (low 0,75-1,5 gr)
N75 G or G T2 (dark grey) Spherical (low 0,75-1,5 gr)

N75 HE-J (light grey) Hyperelliptical .2 x 1.5 (medium 1,25-2,5 gr)
N75 EJ (light green) Eliptical (medium 1,5-3 gr)
N75 6 or B T2 (beige) Spherical (medium 1,5-3 gr)
N75-3 (dark green) 78rpm Spherical (medium 1,5-3gr)

N75 C (light blue) Spherical (heavy 3-5gr)
N75 EC (Brown) Eliptical (heavy 2-4 gr)

N75-1 (dark blue)Mono
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. EmptySeg Jun 19 2017, 18:23

Olá
Pessoalmente não sou adepto da Shure  A primeira célula.. 936335 , já tive a 44, 75, 91, 95 (a que mais gostei), a V15III  e despachei-as todas.
Se de facto a 75 segundo dizem os colegas aqui do forum casa bem com esse braço, então deve tocar bem...
Eu como adepto da AT e a ser verdade que essa célula que o gira traz pode levar as agulhas da AT 10,11 e 12, talvez não fosse de descartar a compra de uma agulha... digo eu???
Tens aqui a lista de compatibilidade das agulhas AT...
http://www.stereoneedles.com/audio-technica.html

O Audio é tramado... o que uns adoram outros detestam...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A primeira célula.. Empty
MensagemAssunto: Re: A primeira célula..   A primeira célula.. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A primeira célula..
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vendo célula SHURE, M75 MG, Type 2 !!! Com célula N75 G2!!!
» A minha primeira vez
» Fazer um gira em dez etapas !...
» Jazz de primeira no ebay
» Knosti semi-automática!!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: