Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Ajuda Colunas

Ir em baixo 
AutorMensagem
TioRatinhas

MensagemAssunto: Ajuda Colunas   Sab Jun 03 2017, 17:50

Boas a todos.

Decidi fazer um upgrade ao meu sistema, tenho um Standard SR-A402SW de 1972, 2x20W e colunas Telefunken L20 (pequeninas mas lixadas...).

Apesar de estar contente com as Telefunken, mandei vir um Nikko STA-5050 em optimo estado, e queria um novo par de colunas (vi umas Tandberg, das quais gosto do som delas) e gostava da opinião dos mais entendidos, sobre a qualidade destas, pois a impedância é variável: 4-8 ohm e 25W
Pedro T.
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Sab Jun 03 2017, 18:49

Não faço a mínima ideia acerca desse material, confesso.

A impedância é sempre variável, porque muda consoante a frequência. Daí os fabricantes referirem a impedância nominal, ie, média, que no caso será 4 ou 8 ohms.

Uma menor impedância (da coluna) pede mais corrente ao amplificador.
Cylon
Membro AAP

MensagemAssunto: Akai SR-630-B   Dom Mar 04 2018, 19:03

Depois de ter comprado o meu sistema de som Sanyo andei pelo OLX a ver de umas colunas baratuchas para lhe espetar. Encontrei um senhor em Odivelas que estava a vender umas Akai SR-630-B por cinco euros, pelo que as trouxe para casa.

Na altura liguei-as ao amplificador JA266 e, como não estava à espera de um som do outro mundo, não liguei muito ao que ouvia. Entretanto levei as minhas Wharfedale e o resto da cangalhada para a exposição. De regresso a casa, deixei as Wharfedale na caixa de origem, e decidi ligar as Akai ao meu Pioneer A-445.

Desde logo achei que o som era "suave demais". Mas como não podia comparar estas colunas com a nitidez das Wharfedale, deixei passar. Mas como, no entanto, o incómodo em cada nova escuta persistia, decidi investigar melhor, e eis que descubro que tudo o que é frequência - baixos, médios, e até agudos - estão a sair pelo woofer!!! Middle e tweeter estão mudos!

Claro que o som, assim, não é nada de jeito!!! Já abri as colunas, já andei a verificar as soldas dos crossovers e os condensadores e, aparentemente, está tudo em ordem. Também acho estranho que este sintoma aconteça em ambas as colunas, sinal de que, ou receberam um sinal que lhes estoirou com os médios e os agudos, ou de não gostam do amplificador, mas para isso teria de as ligar a outro, coisa que, de momento, não tenho por aqui - pelo menos operacional.

Assim de repente qual é a vossa opinião? Por acaso meti-as à venda no OLX de novo mas, agora que notei este sintoma, e enquanto não souber o que realmente se passa, decidi arquivá-lo.
jpinto
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Seg Mar 05 2018, 00:54

Primeiro verificava com um multimetro se os médios e os agudos têm continuidade, se não tiverem o mais certo é estarem queimados.
Os condensadores também já podem não estar em condições, se forem os originais já têm mais de 20 anos.
Cylon
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Seg Mar 05 2018, 09:13

Vou ver isso. Acho estranho é que tenham sido logo os dois middle e os dois tweeters a darem o berro de uma vez, mas o woofer continuarem a trabalhar.

Peço perdão pela ignorância, mas qual é a melhor maneira de configurar este que eu tenho cá por casa?
jpinto
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Seg Mar 05 2018, 09:49

Com o comutador para baixo onde diz 200 ohm (rodar 180º da posição OFF como está na foto) e a ponta preta no buraco de baixo e a vermelha no do meio.

Eu primeiro testo a ver se está tudo bem com as pontas e o equipamento ou seja encosto uma ponta à outra e devo ter no visor zero ou um valor perto deste, depois é só medir entre os terminais de cada um dos altifalantes com as colunas desligadas do amplificador. Mantenha as pontas em contacto com os terminais dos altifalantes algum tempo até estabilizar o valor do visor por causa dos condensadores.

Deverá ter leituras por volta dos 6 ohm (não se admire que seja inferior).
TS1lva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Qui Mar 08 2018, 16:15

Cylon escreveu:
Vou ver isso. Acho estranho é que tenham sido logo os dois middle e os dois tweeters a darem o berro de uma vez, mas o woofer continuarem a trabalhar.

Peço perdão pela ignorância, mas qual é a melhor maneira de configurar este que eu tenho cá por casa?

Se ainda assim não souberes usar o aparelho.

Desliga os fios do tweeter e médios, e testa cada um deles com uma pilha de 1,5v, se ouvires um barulhinho, ou cone a mexer, é pq em principio estão bons.

jpinto escreveu:
Com o comutador para baixo onde diz 200 ohm (rodar 180º da posição OFF como está na foto) e a ponta preta no buraco de baixo e a vermelha no do meio.

Eu primeiro testo a ver se está tudo bem com as pontas e o equipamento ou seja encosto uma ponta à outra e devo ter no visor zero ou um valor perto deste, depois é só medir entre os terminais de cada um dos altifalantes com as colunas desligadas do amplificador. Mantenha as pontas em contacto com os terminais dos altifalantes algum tempo até estabilizar o valor do visor por causa dos condensadores.

Deverá ter leituras por volta dos 6 ohm (não se admire que seja inferior).

Sim, para valores de impedâncias 4/6/8 ohms, é de esperar valores de resistência inferiores...
TS1lva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Qui Mar 08 2018, 16:26

Agora é que reparei, na foto do cross-over.

Com condensadores de 0,47uF para o tweeter, fica a emitir frequências fora do espectro audível, é normal que não os ouças.

Então se o médio, tiver um condensador igual... na foto não se consegue ver o valor.

Alguém deve ter andado a mexericar no cross-over, e meteu condensadores com valores errados.

Substitui os condensadores por um de 2,2uF ou mesmo de 3uF, e no máximo, 6uF/8uF para os médios.
E vais ver que eles começam a cantar...

Última edição por TS1lva em Qui Mar 08 2018, 19:15, editado 3 vez(es)
TS1lva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Qui Mar 08 2018, 16:42

Experimenta antes, usar o mesmo valor dos condensadores tanto para o tweeter como para os médios, e testa...

Primeiro com valores mais baixos tipo 1uF, de certeza que com 3uF ou 3,3uF, isso já fica bom.
Cylon
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Qui Mar 08 2018, 22:54

Obrigado pela atenção e pelas respostas.

Ainda não testei as colunas novamente por preguiça e porque o meu multímetro tem os bornes da pilha lixados e ando há uns tempos para ver se lhe meto qualquer coisa que o ponha a funcionar, ou seja, mais preguiça pelo meio.

Ideias tenho muitas, preguiça também...

Quando puder a ver se digo qualquer coisa.
TS1lva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Sex Mar 09 2018, 12:16

Cylon escreveu:
Obrigado pela atenção e pelas respostas.

Ainda não testei as colunas novamente por preguiça e porque o meu multímetro tem os bornes da pilha lixados e ando há uns tempos para ver se lhe meto qualquer coisa que o ponha a funcionar, ou seja, mais preguiça pelo meio.

Ideias tenho muitas, preguiça também...

Quando puder a ver se digo qualquer coisa.

Esquece o multímetro... podes testar com uma pilha, mas aposto que os altifalantes vão estar bons.

O problema está nos condensadores do cross-over.

Quando tiveres tempo, depois posta aí o resultado...
Cylon
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   Sab Mar 10 2018, 01:32

Lá consegui arranjar os bornes do multímetro. À falta de solda, fixei os terminais com... um palito!

Pois é, meus caros. Fiz ambos os testes e vejo-me forçado a chegar à conclusão de que, anteriormente, algo de muito errado se passou com as colunas:
- no woofer a leitura do multímetro é de 5,7 Ohm. No middle e no tweeter, seja qual fôr a grandeza de medida, só me aparece "1  .";
- com a pilha, no woofer escuta-se um barulho que faz lembrar sopro num microfone. No middle e no tweeter não se escuta nada;
- por último, e quase numa operação suicida, liguei o middle directamente à saída direita do amplificador, estando este no mínimo. Rodei o botão um pouco enquanto tocava um CD; nem cheguei ao nível UM, mas nada. Nem sinal de vida!

Só testei numa das colunas, mas presumo que o resultado será idêntico na outra. Deverão, em algum momento, ter levado uma sobrecarga de tons elevados, talvez. Só espero é que não tenha sido o A-445 a dar cabo delas. Ou o JA-266, quem sabe. Mas é estranho que, quer a um, quer a outro amplificador, nunca lhes abri muito a goela com estas colunas!!!

Seja como fôr, entendo agora o preço de cinco euros. Como o prejuízo não foi muito, ando já para aqui com umas ideias no que toca a reutilizar uma caixita cheia de altifalantes canibalizados de televisores em fim de vida!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda Colunas   

Ajuda Colunas
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ajuda colunas - compra
» [AJUDA] Aquisição de colunas Monitoras
» Ajuda na compra de colunas
» Ajuda com Contra baixo.. Iniciante.. iniciando...
» ajuda para comprar meu primeiro baixo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: