Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyDom maio 14 2017, 11:44

Tenho por cá mais uma boa maquina, um YAMAHA PC2602M mas comprei avariado, já o tenho reparado mas gostava de afinar este monstro, no manual técnico não tenho valores de ajuste, logo só com outro que ainda não tenha sido mexido é que dá para comparar valores.
O amplificador havia tido tentativas de reparação, mas é como tudo se não ficar bem reparado, a coisa trabalha mal até que queima outra vez, foi o que aconteceu, e agora quero deixar tudo a trabalhar bem, mas sem saber alguns dados vai ser difícil ficar a 100%, a pesar de já estar a 99%.

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? 310
Ir para o topo Ir para baixo
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptySáb Jun 10 2017, 17:04

Estou a ver que ninguém tem destes monstros por aqui, a pesar de ser um amplificador (PROFICIONAL), ele tem boa qualidade de som a diferença de muitos outros passa por ter 10 transístores de saída por canal.
Há por ai muitos amplificadores profissionais que a única coisa boa que tem é o barulho que fazem, mas há outros que são dignos de se ouvirem a trabalhar, recordo-me de um HARRISON que por aqui tive, a marca HARRISON era sucessora da saudosa marca UK HH, fundada em 1968 por Mike Harrison, Malcolm Green e Graham Lowes em Harston perto de Cambridge, foi á falência devido a dividas ao fisco, o HARRISON era um amplificador velho com transístores MosFet nas saídas um X600, dava gosto ouvir aquele amplificador a trabalhar, som limpo detalhado sem ruídos de fundo som quente só mesmo ouvindo a trabalhar, pode ser que ainda venha cá parar na coleção das minhas velharias.
Deixo aqui umas fotos para verem a relíquia.

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Img_2023

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Img_2025

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Img_2024
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyTer Jun 13 2017, 05:01

Prezado manuelmadeira,

A par da boa prestação do Harrison X600 que, sem se limitar a conceder potência às caixas acústicas de forma desmedida, pode funcionar como amplificador integrado ligado directamente à fonte, na área profissional, também destaco o "novo" Beringher A-500.

Com melhores cumprimentos,
What a Face4u
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyTer Jun 13 2017, 16:17

Aqui pode encontrar o manual de serviço. Espero que seja útil na sua demanda!
https://www.hifiengine.com/manual_library/yamaha/pc2602.shtml
A página obriga a registo mas é gratuita...
Ir para o topo Ir para baixo
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyTer Jun 13 2017, 23:09

Desde já agradeço a informação, mas o que acontece com os manuais técnicos que por ai há, é que lhes falta os dados de ajuste, e sem esses dados é difícil chegar a um boa calibragem, já vi por outros manuais de outros modelos da Yamaha, mas não achei ainda nenhum amplificador parecido com esta serie, eu sei que quando ele estiver calibrado os dissipadores ficam ligeiramente quentes, penso que nos pontos de teste tenho que ter uma tensão de 50µV, não tenho multímetro que me faça essa escala em µV, o problema é que ao mais pequeno descuido no trimer de ajuste lá se vai mais uns transístores de saída, mas com a afinação que lhe dei tem se aguentado.
Hoje chegaram mais umas peças para reparar um Denon, era um potenciómetro duplo que estava estragado, uma peça de origem vinda da China,  Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? 317942  já trabalha 5* é um PMA-525R com 52W a 8Ohm, mais um para juntar aos Denon que cá tenho, que passam a ser 3.
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptySex Set 22 2017, 15:26

manuelmadeira escreveu:
Desde já agradeço a informação, mas o que acontece com os manuais técnicos que por ai há, é que lhes falta os dados de ajuste, e sem esses dados é difícil chegar a um boa calibragem, já vi por outros manuais de outros modelos da Yamaha, mas não achei ainda nenhum amplificador parecido com esta serie, eu sei que quando ele estiver calibrado os dissipadores ficam ligeiramente quentes, penso que nos pontos de teste tenho que ter uma tensão de 50µV, não tenho multímetro que me faça essa escala em µV, o problema é que ao mais pequeno descuido no trimer de ajuste lá se vai mais uns transístores de saída, mas com a afinação que lhe dei tem se aguentado.
Hoje chegaram mais umas peças para reparar um Denon, era um potenciómetro duplo que estava estragado, uma peça de origem vinda da China,  Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? 317942  já trabalha 5* é um PMA-525R com 52W a 8Ohm, mais um para juntar aos Denon que cá tenho, que passam a ser 3.

Boas

Acho valor de 50µV de ajuste muito baixo, ficas com uma corrente de repouso demasiado baixa.
Fazendo as contas assim por alto Rolling Eyes , deve estar na ordem dos 100µA por transístor.
É natural que o amplificador fique frio... ou mal ajustado.

Eu apontava para uma ajuste de 10mV, e ia verificando o aquecimento...

Já agora, em que pontos é feita essa medição?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptySeg Nov 27 2017, 22:32

Boa noite, tenho andado um pouco arredado aqui das andanças, mas hoje já por aqui estou, agradeço a sua resposta.
Esses valores de 50uV já tinha chegado o problema é medir, não tenho um voltímetro a fazer essa escala, já pensei em medir com o meu osciloscópio, mas é um pouco difícil devido aos valores serem um pouco baixos, os pontos de medida são nos emissores dos transístores, com uma resistência de 100 ohms por transístor, ou seja 5 resistências ligando dos emissores de cada transístor a um ponto comum negativo e positivo, o ponto comum intermédio é a saída do amplificador, eu tenho ido pela corrente de repouso, a coisa está a trabalhar, até aos 200W tem se aguentado, vamos ver como fica a coisa.
Agora tenho andado noutra briga com o meu ROTEL RA1412, os transístores de saída não há (2SD426), queimou ao ligar, já fiz as alterações possíveis, e vai ficar com uns 2N3773 na saída, os drives consegui de origem (2SC1624 e 2SA814), os intermédios troquei da entrada e arranjei outros para a entrada, mas já trabalha bem.
Quem tem estas relíquias tem sempre umas dores de cabeça Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? 317942
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyQua Mar 14 2018, 13:33

manuelmadeira escreveu:
Boa noite, tenho andado um pouco arredado aqui das andanças, mas hoje já por aqui estou, agradeço a sua resposta.
Esses valores de 50uV já tinha chegado o problema é medir, não tenho um voltímetro a fazer essa escala, já pensei em medir com o meu osciloscópio, mas é um pouco difícil devido aos valores serem um pouco baixos,  os pontos de medida são nos emissores dos transístores, com uma resistência de 100 ohms por transístor, ou seja 5 resistências ligando dos emissores de cada transístor a um ponto comum negativo e positivo, o ponto comum intermédio é a saída do amplificador, eu tenho ido pela corrente de repouso, a coisa está a trabalhar, até aos 200W tem se aguentado, vamos ver como fica a coisa.
Agora tenho andado noutra briga com o meu ROTEL RA1412, os transístores de saída não há (2SD426), queimou ao ligar, já fiz as alterações possíveis, e vai ficar com uns 2N3773 na saída, os drives consegui de origem (2SC1624 e 2SA814), os intermédios troquei da entrada e arranjei outros para a entrada, mas já trabalha bem.
Quem tem estas relíquias tem sempre umas dores de cabeça Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? 317942

Boas
Espero que já tenha resolvido essa questão... da afinação.
Mas penso os pontos em que estavas a medir não são os mais corretos, é normal que a valor que estavas a medir fosse muito baixo.

Um dos pontos a medir são nas resistências de porcelana de 0,47ohms, as que estão ligadas aos emissores dos transístores de saída... aí a ordem de grandeza seria nos (mV) Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? 22692

Ir para o topo Ir para baixo
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyTer Mar 20 2018, 23:43

O problema é que não tenho os valores para medir nas resistências, e um pequeno descuido é a morte do artista, isto tem 10 transístores de saída e á mais pequena variação lá se vai mais uns transístores, por enquanto ele está estável, vamos ver quanto tempo ele aguenta sem queimar.
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyQua Mar 21 2018, 12:05

manuelmadeira escreveu:
O problema é que não tenho os valores para medir nas resistências, e um pequeno descuido é a morte do artista, isto tem 10 transístores de saída e á mais pequena variação lá se vai mais uns transístores, por enquanto ele está estável, vamos ver quanto tempo ele aguenta sem queimar.

Faz o seguinte teste, deixa isso ligado durante praí 30 minutos ou 1h em repouso e sem sinal, e verifica se os dissipadores aquecem muito.

Coloca as mãos no dissipador, se tiver muito quente ao toque, em que não consegues deixar lá as mãos, é pq o ajuste está demasiado alto...

Se estiver apenas morno, então é pq está bom. Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyQua Mar 21 2018, 13:30

Já agora, e aproveitando o tópico, deixo aqui como se deve medir a corrente de repouso ou ajuste de bias.
Isto é válido para qualquer amplificador de classe AB

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Bias1

Ou

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? E6a0bda8bed386bbcf873c0a323dca39
Ir para o topo Ir para baixo
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyQua Mar 21 2018, 19:48

Os pontos de medida são estes neste amplificador, e é 50 µV em repouso, o amplificador penso que deve ficar frio, como não tenho valores de corrente de repouso nem a tensão do colector á saída só me posso regular pelos valores que me são fornecidos pelo fabricante, os 50 µV nos pontos de teste e deve ficar frio, são valores um pouco baixos.
Envio o esquema para verem os pontos de teste, estão a vermelho.

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Sem_ty10
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 269
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyQua Mar 21 2018, 21:32

For a number of reasons a value of 50µV is not at all likely. It makes no sense from either design or service point of view.

A quick search indicates much more sensible values ranging between 2 and 4.5mV per emitter resistor (between either + or - and S)

4.5mV translates into about 10mA per transistor, which means 8.2W dissipation per channel at idle. If you are paranoid you may go even lower, but this appears to be a very reasonable figure.

It is quite possible that other problems are also present.
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyQui Mar 22 2018, 11:15

manuelmadeira escreveu:
Os pontos de medida são estes neste amplificador, e é 50 µV em repouso, o amplificador penso que deve ficar frio, como não tenho valores de corrente de repouso nem a tensão do colector á saída só me posso regular pelos valores que me são fornecidos pelo fabricante, os 50 µV nos pontos de teste e deve ficar frio, são valores um pouco baixos.
Envio o esquema para verem os pontos de teste, estão a vermelho.

Não, os pontos que assinalados são para testar o VI Limiter (Q211 e Q212)
O VI limiter é um sistema de proteção aos transístores de saída contra excessos de corrente, uma forma de evitar que eles queimam...
Quando deteta excesso de corrente, os transístores (Q211 e Q212) entram em condução e drenam o sinal para a terra/massa

Mede antes nos pontos assinalados na figura a baixo, e verifica o valor que está, de certeza que a ordem de grandeza irá ser nos (mV)

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Sem_ty10

E regula para 10mV, corresponde a +/-20mA por transístor, se ainda assim achares que aquece muito, baixa o valor para metade. Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 269
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyQui Mar 22 2018, 12:41

TS1lva escreveu:


Não, os pontos que assinalados são para testar o VI Limiter (Q211 e Q212)

The standard servicing procedure expects you to adjust the average value of the bias, rather than the current through one particular transistor and that is why these test points(TP201: +,-, S) are provided. Of course this is also the input to the current (not VI) limiter as it also monitors the averaged among the five transistors current .
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyQui Mar 22 2018, 13:32

analog_sa escreveu:
TS1lva escreveu:


Não, os pontos que assinalados são para testar o VI Limiter (Q211 e Q212)

The standard servicing procedure expects you to adjust the average value of the bias, rather than the current through one particular transistor and that is why these test points(TP201: +,-, S) are provided. Of course this is also the input to the current (not VI) limiter as it also monitors the averaged among the five transistors current .

I mean (VI= power limiter) that is Q211 and Q212 Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? 22692

Yes, but at that test points you will have very low readings...

It is more reliable to test readings at 0,47ohms resistors.
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 269
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyQui Mar 22 2018, 15:09

No particularly interested in this argument, so this is my last post on this thread.

The readings will be the exactly the same in both cases provided the transistors are identical. For non-identical transistors there will be a difference. It is impossible to say if a particular reading across an emitter resistor would be above or below the averaged. No idea what "very low" means.

This is not a power limiter, or VI limiter, it is only a current limiter, as the limiting effect is caused by excessive current through the output transistors. A power limiter monitors simultaneously output voltage and current and has a different purpose.
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyQui Mar 22 2018, 15:16

analog_sa escreveu:
No particularly interested in this argument, so this is my last post on this thread.

The readings will be the exactly the same in both cases provided the transistors are identical. For non-identical transistors there will be a difference. It is impossible to say if a particular reading across an emitter resistor would be above or below the averaged. No idea what "very low" means.

This is not a power limiter, or VI limiter, it is only a current limiter, as the limiting effect is caused by excessive current through the output transistors. A power limiter monitors simultaneously output voltage and current and has a different purpose.

If you are limiting current, then logically you will limit the power... P=V.I

Therefore it can also be called a power limiter Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? 22692
Ir para o topo Ir para baixo
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? EmptyDom Abr 01 2018, 13:05

Acho que já consegui alguma decomentação não deste modelo mas de um idêntico também da YAMAHA, penso que não deve de andar muito fora os valores de ajuste, apenas os pontos de teste são no local certo, como o circuito é +- idêntico já dá para ter uma ideia dos valores.

Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Teste110



Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Teste210
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?   Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alguem tem uma coisa destas YAMAHA PC2602M?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Prato ERA, Mk6 - Alguém sabe, alguém conhece?...
» Modelo de Amplificador YAMAHA para colunas Yamaha NS-AW294
» **Triton X-100** Alguém conhece? ... Alguém usa? ...
» Depois destas 2 horas...
» Capas plastificadas exteriores (com dobra) II

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: