Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico

Compartilhe | 

Lenco L70 (ressuscitado)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
kazumbi
Membro AAP

MensagemAssunto: Lenco L70 (ressuscitado)   Qui Abr 20 2017, 19:43

O meu (nosso) amigo Milton um dia enviou-me uma mensagem com um link do OLX sobre um Lenco L70. As fotos eram miseráveis e descrição ainda pior. Entrei em contacto com o vendedor e ele pouco ou nada sabia dizer sobre o gira-discos. Apenas me disse que o tinha encontrado na arrecadação de uma quinta, juntamente com outras tralhas e que só entregava em mão. A tal quinta ficava nos arredores de Setúbal. Resolvi fazer a viagem até lá. Se não desse em nada, aproveitava para comer um peixe assado (o melhor peixe assado do mundo é em Setúbal, como toda a gente sabe).
Depois de sair da estrada Setúbal-Azeitão ainda andei uns Kms por uma estrada de terra batida, ou melhor, um caminho de cabras. Por fim, lá cheguei e deparei-me com uma mistura de comunidade hippie / rastafári.
O gira-discos estava num estado miserável, montado numa caixa de madeira que parecia ser feita de tábuas de paletes. O motor roncava como uma moto-bomba. O braço estava todo inclinado para um dos lados; via-se que faltava uma das molas e um dos rolamentos também se adivinhava não estar lá. A pintura apresentava algumas marcas, mas parecia ser o melhor de tudo. Fiz uma oferta por descargo de consciência, até porque não tenho a coragem de dizer que um L70 não vale nada, independentemente do estado em que esteja. Concluiu-se o negócio, meti aquilo no carro e fui até Setúbal comer o tal sarguinho e beber uns brancos.

Passados alguns dias coloquei-o na sala de operações e foi todo desmontado. O motor depois de completamente limpo, lubrificado e mais alguns ajustes já rodava suave e silencioso. O braço foi todo desmontado e o pior confirmava-se: faltava uma das molas e um dos rolamentos verticais, o outro rolamento também estava inoperacional, faltando uma das esferas. Começou uma pesquisa no Lecoheaven (a bíblia dos Lencoólicos). Lá estava a solução para os rolamentos.
http://www.lencoheaven.net/forum/index.php?topic=2655.0

Lá mandei vir os rolamentos do Japão e as molas foram fabricadas em Portugal pela Fenamol. https://www.fanamol.pt/ Esta gente fabrica todo o tipo de molas. Basta enviar a mola velha e eles fazem uma réplica no mesmo tipo de material e com as medidas exactas da mola original. Depois de remontado o braço, com os novos rolamentos e as novas molas, ficou a funcionar na perfeição.

Depois foi o mesmo de sempre, limpeza, lubrificação, afinação da Idler Wheel, afinação de rotações, cabos, RCA's, condensador de fase, etc. etc. etc...

E aqui está, montado num plinto onde vinha um dos meus L77. Tem uma simples e modesta Excel QD-700C mas que os meus ouvidos adoram.

Mais um salvo, literalmente, do caixote do lixo, a tocar soberbamente e a pedir meças muitos da actualidade ou do antigamente que custam várias centenas, ou mesmo milhares de euros acima.

João Henrique
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Lenco L70 (ressuscitado)   Qui Abr 20 2017, 19:48

Parabéns está impecável
Ghost4u
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Lenco L70 (ressuscitado)   Qui Abr 20 2017, 20:21

Prezado kazumbi,

Trabalho efectuado com carolice imprescindível para quem pretende recuperar exemplares históricos. Saliento a ressuscitação com o bom álbum da singapurense Jacintha.

Com melhores cumprimentos,
What a Face4u

Lenco L70 (ressuscitado)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Technics SL 1210 Ressuscitado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: