Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Dual 1019

Ir para baixo 
+15
PedroH
José Miguel
Ghost4u
TD124
Fernando Salvado
Luis_vxd
fredy
Stereo
Petrus
SergioSousa
Ferpina
Mr Bojangles
Goansipife
Francisco Branco
Tankado
19 participantes
AutorMensagem
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Dual 1019   Dual 1019 EmptySeg Mar 13 2017, 22:52

Ora muito boa noite a todos.

Estou a abrir este tópico hoje, 13/03/2017, para dar início ao pequeno projecto em que decidi entrar.

Fiquei com o Dual 1019 do "Antero Pereira" aqui do forum e o meu objectivo está traçado... Vou restaurar o gira discos, o melhor que conseguir.
Recebi-o ontem há noite e estive a testa-lo durante um bocado hoje há noite.

O estado dele poderão ver mais a baixo, mas para já passo a explicar o estado do mesmo no que toca ao seu funcionamento.


  • Prato roda e o gira discos faz bastante ruído. Contudo está a fazer bem menos ruído agora do que quando o liguei a primeira vez... a lubrificação seca já deve ter soltado um pouco.
  • Tem célula, mas não faço ideia se dará para aproveitar
  • Velocidades e pitch estão a "funcionar", escrevo com aspas porque não faço ideia da velocidade real em cada posição
    No modo automático
  • O gira discos leva o braço para o sitio e depois o motor pára
  • A função stop faz com que o braço volte para o sitio, se o prato ainda estiver a rodar devido há inercia ou eu lhe der um pequeno empurrão
    No modo manual
  • O prato roda enquanto seguro a alavanca, assim que a largo tudo para


Resumidamente é isto e já tenho uma ideia do que poderá ser o/os problema/s mas é muito cedo para adiantar o que seja.

Deixo agora uma série de fotos para verem o estado da coisa.

Dual 1019 E3PYySV
Dual 1019 G8amsWZ
Fotografias gerais

Dual 1019 DUWZjca
Um dos parafusos de transporte

Dual 1019 YBPLiV6
Pitch control, onde falta um selector

Dual 1019 QPuDFjJ
Dual 1019 XRXwOAK
Braço e alavanca

Dual 1019 BefKdZZ
Selectores

Dual 1019 WbfVSlJ
Plinto e um dos sítios onde está partido

Dual 1019 HgnEgYR
Centro do prato, alguém andou a tentar tirar o freio e teve dificuldades

Dual 1019 WitqxqB
Onde encaixa a peça que agarra a célula

Dual 1019 SGtWpOx
Célula
Dual 1019 ZvHmc38
"Agulha"

Dual 1019 5T2msfn
De baixo do prato

Dual 1019 3dn0Wtc
"Rodinha"

Dual 1019 MZlT1GS
Mecanismos internos, foto geral

Dual 1019 AppTDo0
Cabo cortado

Dual 1019 VmXXUqb
Guardado na caixinha




Eu sei que provavelmente não é o gira discos mais fácil para me aventurar num primeiro restauro e está bastante mal tratado. Mas tentem confiar em mim e não me deitem já a baixo eheh

Como eu sou da opinião de que se é para fazer é para fazer bem feito, ou pelo menos tentar, eu não quero apenas arranjar a parte mecânica e funcional.
Tenho em mente desarmar o aparelho na totalidade e tratar tudo o que conseguir, o plinto vai ser feito ao meu gosto.
O que tenho mais receio é na parte do braço, queria tentar retirar o mesmo sem o "abrir", mas quando estiver com as mãos na massa logo se vê.

Já tenho os manuais oficiais e mais alguns para me auxiliar, mas estou a contar recorrer muito há amiga Internet. Vou recorrer muito há minha amiga Canon e abusar nas fotografias...
O primeiro passo será desmontar tudo e limpar gradualmente, quando o voltar a montar e se correr bem, o funcionamento terá que ser pelo menos o mesmo do actual.

Não esperem noticias em breve, até porque eu nos próximos tempos não vou ter tempo. Mas podem esperar noticias, sejam elas boas ou péssimas.

A ideia é ser eu a fazer tudo, mas se e quando chegar à parte do braço alguém se disponibilizar para me ajudar eu agradeço imenso.

Abraço,
Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
Francisco Branco
Membro AAP



Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/01/2016
Localização : Ribatejo

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Mar 14 2017, 14:53

Mãos ao trabalho... Dual 1019 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Mar 14 2017, 15:29

Se os os concelhos fossem bons, não se davam. Vendiam-se!

Por isso prefiro deixar aqui 3 receitas:

1. Muita paciência, tomada em doses avantajadas
2. Trabalhar passo-a-passo
3. Preferir sempre usar peças de substituição, ou originais, ou já verdadeiramente testadas e confirmadas. É capaz de haver muita informação por aí

O Resto é

Dual 1019 Transf10
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Bojangles
Membro AAP
Mr Bojangles


Mensagens : 762
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 46
Localização : Lisboa

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Mar 14 2017, 15:40

Foi mesmo muito mal tratado Dual 1019 424293
Fico expectante nesse restauro!
Dual 1019 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 69
Localização : Assado - Perú

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Mar 14 2017, 17:54

Também eu fico expectante com o andamento da "coisa". Pelas fotos, ele vai precisar de muito carinho. E essa agulha já teve melhores dias. Se quiseres tenho aqui uma M44-7, as agulhas são iguais e podes testar se a célula está boa.
Votos que saia um bom trabalho neste projecto Dual 1019 22692

_________________
Dual 1019 Signat10
Dual 1019 Vu-1_z10 Dual 1019 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Mar 14 2017, 20:01

Boa noite

Obrigado a todos pelo incentivo.

Ferpina escreveu:
Também eu fico expectante com o andamento da "coisa". Pelas fotos, ele vai precisar de muito carinho. E essa agulha já teve melhores dias. Se quiseres tenho aqui uma M44-7, as agulhas são iguais e podes testar se a célula está boa.
Votos que saia um bom trabalho neste projecto  Dual 1019 22692

Quando a parte mecânica estiver em ordem e passar para o braço, parece-me uma óptima ideia. Obrigado por ofereceres ajuda Wink

Também eu espero que saia daqui algo com jeito.

Coloquei hoje pela ultima vez o gira discos em funcionamento sem lhe ter feito nada de nada para vos mostrar uma coisa.
A partir daqui vai ser desmantelar e só volta a rodar quando estiver tudo limpo e lubrificado

Utilizei uma aplicação para o telemóvel para medir as rotações do prato (Sugestão do amigo José) e fiquei impressionado. Mesmo sem manutenção isto despacha-se bem
O prato estava em desaceleração quando comecei o video porque tinha estado a rodar.


Pode não ser 100% fiável mas dará para ter uma ideia.

Tão cedo agora não devo ter novidades, mas assim que tiver tempo começo a mexer nele.

Abraço,
Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
SergioSousa
Membro AAP



Mensagens : 131
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 47
Localização : Porto

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQua Mar 15 2017, 22:12

Já recuperei dois destes, o motor tens mesmo de desmontar completamente para limpar e lubrificar novamente. Se contornares isso, quando o frio voltar ele começa a fazer barulho e a ficar lento! Na restante parte mecânica é ter muita paciência e limpar também a massa seca e voltar a lubrificar.
São uns giras muito bonitos e bem sonantes, parabéns! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Petrus
Membro AAP
Petrus


Mensagens : 836
Data de inscrição : 26/12/2015
Idade : 41
Localização : Vendas Novas

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQua Mar 15 2017, 22:30

Realmente está em perfeitas condições para ser restaurado e bem que o merece Dual 1019 754215

Há algum tempo atrás fiz um restauro a um 1224 que me entregaram para não o deitarem fora e
que também estava com bastantes mazela, braço empenado, base estalada e todo esfolado, apoios de suspensão partidos, suporte de célula danificado, tampa partida... enfim:

Dual 1019 Dual_110

Depois de alguma investigação e dedicação ao longo de uns dias, ficou assim:

Dual 1019 Wp_20112

Fica aqui o topico se quiseres dar uma vista de olhos
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t10127-gd-dual-1224-restauro

Força nisso, bom trabalho Dual 1019 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Petrus
Membro AAP
Petrus


Mensagens : 836
Data de inscrição : 26/12/2015
Idade : 41
Localização : Vendas Novas

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQui Mar 23 2017, 23:04

Então... como está a correr esse restauro  Dual 1019 447836 ?

Quando puderes vai dando noticias da evolução á malta curiosa, que sempre aprecia estes trabalhos Dual 1019 491368  .

Força nisso Dual 1019 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySex Mar 24 2017, 21:35

Estou a gostar de ver! A coisa quando parte das nossas mãos, ou sai borrada ou simplesmente dá muito gozo! Dual 1019 491368
Força nisso! Dual 1019 843159
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySex Mar 24 2017, 22:08

Olá

Parabéns pelo trabalho...  Dual 1019 4019496139    
Tenho de ouvir isso...   Orquestra

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Jan 04 2022, 10:57

Bom dia (e bom ano) para todos,


Antes de partir para o que interessa, vou deixar uma (muito) breve justificação para a minha ausência deste estabelecimento e consequente falta de novidades neste e outros tópicos. Não que alguém tenha sentido a minha falta Dual 1019 317942

Não há um simples motivo, mas um culminar de fatores, que vão desde o aumento de trabalho profissionalmente, alterações em casa, comecei a ocupar mais tempo com outro hobby e por fim, fiquei sem computador e foi algo que não resolvi de imediato.

Apesar de tudo, não se aflijam, que no meio de tudo isto, tem existido tempo para dar uso à aparelhagem.

ontopic

Seguindo para o que interessa... Recentemente tive uma pequena lesão que me afastou temporariamente das bicicletas e com mais tempo livre, lembrei-me do pobre Dual que estava já em standby faz demasiado tempo. Ainda estava guardado em casa dos meus pais, no mesmo local e em cima das mesmas três latas de enlatados que lhe têm servido de suporte até aqui.

Felizmente estava tudo como deixei, as poucas peças que estavam desmontadas, lá permaneciam.

Montei tudo o que estava em falta e foi altura de fazer alguns testes.

Até aqui, tinha sido realizado o seguinte:
Desmontagem, limpeza e lubrificação dos mecanismos e motor;
Desempeno de dois braços/alavancas;
Muita paciência para tentar perceber o raio do zingarelho, com ajuda da nossa amiga internet, manual de utilizador e de serviço;
(Bem dita internet, os manuais de serviço oficiais e tutoriais DIY que encontrei foram uma luz ao fundo do túnel)
Polir o casquilho (em bronze) que tinha uma pequena marca que alguém terá feito a colocar e remover o prato - Estava a fazer um "raspar cíclico" quando o prato rodava;

Felizmente a massa que utilizei não estava seca nem contaminada com sujidade/pó pois felizmente o gira discos ficou bem guardado. Para meu espanto não havia anomalias para além das pré-existentes.

O que ainda tinha a fazer?
O braço estava a cair demasiado rápido;
A velocidade estava incorreta e o regulador não tinha margem de manobra para a corrigir.

Estes dias tenho andado de volta dele, e até ver toda a mecânica está a funcionar.
Infelizmente perdi as fotografias que fui tirando ao longo do processo, com a perda do computador.

Deixo agora três vídeos que fiz hoje  de manhã, de forma a pelo menos ter algo para vos mostrar.

O automatismo do braço (os tamanhos estão em cm)


A cam em funcionamento (ON e OFF) - É a unidade de comando da máquina


Aplicação de telemóvel, para de grosso modo verificar a velocidade
O telemóvel não será 100% certo, terei que validar com um strobe no futuro;


Próximos passos, serão:
Montar uma agulha e célula e fazer um sound check;
Dar algum carinho ao tapete;
Fazer um plinto, já comecei a trabalhar no molde;


O regresso aconteceu com bastante ímpeto, agora é manter a inercia e levar o projeto a bom porto.
Espero que gostem de ver, apesar de toda a demora e falta de documentação fotográfica (que eu tenho muita pena de ter perdido).

A falta de documentação e salto temporal, pode fazer parecer que para levar a máquina ao estado atual foi algo simples, mas desenganem-se... devo ter perdido uns cabelos por causa disto Dual 1019 524928826


Cumprimentos,
Rafael Silva

Fernando Salvado e Luis_vxd gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQua Jan 05 2022, 15:07

Excelente trabalho! Dual 1019 754215

Como strobe eu uso isto no meu velhinho DUAL:
Dual 1019 Dual_s10

É só imprimir, recortar e colocar no prato. O único senão é que para ser utilizado precisa ser iluminado com uma lampada incandescente ou similar para que o efeito dos 50Hz da electricidade possam mostrar a velocidade. As actuais lampadas LED não resultam.
No fundo é o mesmo que os strobes que vêm montados nos pratos.

Boa sorte e vá partilhando o bom trabalho! Dual 1019 874774
Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQua Jan 05 2022, 23:27

Boa noite a todos,

Luis_vxd escreveu:
Excelente trabalho! Dual 1019 754215

Como strobe eu uso isto no meu velhinho DUAL:
Dual 1019 Dual_s10

É só imprimir, recortar e colocar no prato. O único senão é que para ser utilizado precisa ser iluminado com uma lampada incandescente ou similar para que o efeito dos 50Hz da electricidade possam mostrar a velocidade. As actuais lampadas LED não resultam.
No fundo é o mesmo que os strobes que vêm montados nos pratos.

Boa sorte e vá partilhando o bom trabalho! Dual 1019 874774

Tenho que fazer isso, obrigado pela sugestão. São sempre bem vindas  Dual 1019 1f609

Nunca fiz nada deste género, é uma aprendizagem e aplicação do que li até aqui. Vamos ver como este maçarico se sai.
__________________________________


Durante a semana, aos poucos tenho avançado com o projeto.
Estou a trabalhar no plinto, pelo que vou expor o que estou a considerar fazer.

O que já tenho definido:
-Anular a suspensão do gira-discos;
-Fazer o plinto em contraplacado marítimo. Não será o mais grosso possível, mas pretendo que fique com alguma substância;
-Alterar os parafusos de transporte (tem dois) para que visivelmente fiquem iguais aos originais, mas que passem a servir para unir o aparelho à base;
-Adicionar algo tipo dynamat, na parede mais próxima do motor;
-Deixar o fundo fechado, com apenas um circulo de diâmetro superior ao do motor para respirar e outro para passar os cabos;
Pretendo dar um acabamento brilhante e transparente, de forma às camadas ficarem visíveis;

O que me está a deixar pensativo?
-Como tenho desenhado a base, o gira-discos ficará em contacto com a base apenas pela aresta exterior e dois parafusos de "transporte". Idealmente, deveria estender o plinto para o interior de forma a ter mais área de contacto e até adicionar mais uns parafusos. Acredito que isto fosse o ideal, mas está-me a custar fazer furos no aparelho, mesmo que escondidos;
Também deveria utilizar diferentes materiais no plinto, mas por razões estéticas não o vou fazer;
Ainda não decidi se ligo os parafusos diretamente ao pinto ou se utilizo um varão que seria apertado na ultima camada com uma porca e anilha... Estou a imaginar o varão a comportar-se tipo corda de guitarra, mas provavelmente estou paranoico.

Devia fazer uma simulação/estudo no Ansys eheh


Já vos resumi o meu plano, passemos agora ao reporte fotográfico do que fiz estes dias.


Primeiro molde em cartão, que depois passei para roofmate
Dual 1019 111

Um dos testes no aparelho, já com algumas notas para alteração
Dual 1019 211

Etapas intermedia da construção do pré-molde
Dual 1019 311
Dual 1019 411

Pré-molde completo
Dual 1019 511

Molde quase-final (espero eu), ao qual ainda vou dar uns toques
Dual 1019 611


Para já é este o estado do projeto, feito por um maçarico.
Podia ter feito algo em CAD, com bem melhor aspeto, mas não foi o que me apeteceu Dual 1019 317942

Espero que apreciem.
Dicas e sugestões serão sempre bem recebidas.

Cumprimentos,
Rafael Silva

PS: As manchas que se vêm na parte de baixo do aparelho, foram entretanto corrigidas  Dual 1019 1f607

masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQui Jan 06 2022, 21:52

Caro amigo Rafael

Parabéns pelo trabalho que está a realizar com votos de muita paciência  para os pormenores.

Quanto ao controle stroboscópico de velocidadede rotação...colecionador me confesso...e tenho alguns repetidos pelo que terei o prazer de lhe ofercer um no próximo Vintage Audio ( que esperamos seja em breve e....muito concorrido)...
Dual 1019 Img_4615

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySex Jan 07 2022, 08:39

Tankado escreveu:
...Durante a semana, aos poucos tenho avançado com o projeto.
Estou a trabalhar no plinto, pelo que vou expor o que estou a considerar fazer...

Os giras a roda, como o seu, gostam de plintos que lhes ajudem a vibrar menos... o peso é o metodo mais simples e o mais utilisado! Prever um pouco de espaço no interior para integrar um ou dois discos de halteres da Decathlon pode ser interessante, pesado e barato...

Bravo pela restauração pois esse gira mereçe e nunca esqueçer uma das regras basicas da mecanica: As peças de cremalheira devem ser lubrificadas com massa e as peças em rotação com oleo...

Boa continuação cheers



masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13394
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySex Jan 07 2022, 19:09

Prezado Tankado,

É salutar lê-lo neste "estabelecimento", que nunca deixou de ser seu. Aprecio a obra de beneficiação que decorre no Dual.

Cordeais cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyDom Jan 09 2022, 09:39

Bom dia a todos,

Fernando Salvado escreveu:
Caro amigo Rafael

Parabéns pelo trabalho que está a realizar com votos de muita paciência  para os pormenores.

Quanto ao controle stroboscópico de velocidadede rotação...colecionador me confesso...e tenho alguns repetidos pelo que terei o prazer de lhe ofercer um no próximo Vintage Audio ( que esperamos seja em breve e....muito concorrido)...
Dual 1019 Img_4615

Eu nunca fui ao vintage Audio, desde que sei da sua existência tem sido em datas que me foram impossíveis, espero poder comparecer ao próximo. Agradeço a sua disponibilidade para dispensar um dos duplicados.

Apesar do tempo que esteve em standby, tudo o que tenho feito foi realizado com bastante cuidado e o melhor que sabia. Estou expectante pelo resultado.


TD124 escreveu:
Tankado escreveu:
...Durante a semana, aos poucos tenho avançado com o projeto.
Estou a trabalhar no plinto, pelo que vou expor o que estou a considerar fazer...

Os giras a roda, como o seu, gostam de plintos que lhes ajudem a vibrar menos... o peso é o metodo mais simples e o mais utilisado! Prever um pouco de espaço no interior para integrar um ou dois discos de halteres da Decathlon pode ser interessante, pesado e barato...

Bravo pela restauração pois esse gira mereçe e nunca esqueçer uma das regras basicas da mecanica: As peças de cremalheira devem ser lubrificadas com massa e as peças em rotação com oleo...

Boa continuação  cheers

Eu estava onsciente da importância do peso e robustez dos idler. Acredito que se furasse a chapa que fica por de baixo do prato e a aparafusasse ao plinto seria benéfico, no entanto decidi não o fazer.

Li de forma exaustiva tópicos sobre modificações em Lencos, Garrards e Thorens. Foi bastante positivo, apesar de algumas coisas não ir aplicar por escolha e por querer manter o aparelho próximo do original e reversível.

Deu-me uma boa ideia ao falar do disco... O Dual tem um suporte que permite pousar o gira discos sem caixa que liga a dois pontos do faceplate. Em vez do disco vou colocar um saco com areia por cima desse suporte.


Ghost4u escreveu:
Prezado Tankado,

É salutar lê-lo neste "estabelecimento", que nunca deixou de ser seu. Aprecio a obra de beneficiação que decorre no Dual.

Cordeais cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face

Caro fantasma, sempre aqui fui bem recebido.
Quanto ao aparelho, vamos ver como corre...

_________________________________

Ontem, mais uma vez, em vez de ir andar de bicicleta fiquem em casa e avancei com o projeto.
Foi dia de ir comprar o material para o plinto e dar-lhe forma.

Eu nunca tinha trabalhado com um tico-tico e a primeira placa não ficou mal, mas também não ficou perfeita.
Mas posso dizer que a meio do projeto, já comecei a tratar a máquina por tu.
Não tendo feito o desenho das camadas em CAD, como talvez devesse, fiquei bastante satisfeito com o resultado.

Ainda falta polir umas arestas, fazer um furo no fundo para os cabos, acertar a madeira para as dimensões finais, colar, e mais umas coisas.
De momento o plinto tem 60x40x9 [cm], mas ficará apenas com 42cm de largura como o original.
Deixo aqui duas fotos, para terem uma ideia geral de como está.

Obrigado a todos pelo incentivo e dicas, são bem vindas e preciosas Dual 1019 22692


Dual 1019 Img_7610

Dual 1019 Img_7611

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyDom Jan 09 2022, 11:48

Tankado escreveu:
... Li de forma exaustiva tópicos sobre modificações em Lencos, Garrards e Thorens. Foi bastante positivo, apesar de algumas coisas não ir aplicar por escolha e por querer manter o aparelho próximo do original e reversível...

Dual 1019 Img_7611

Uma restauração é guardar um aparelho o mais proximo possivel de quando nasceu... uma amelhoração é fazê-lo evoluir no desempenho. São coisas diferentes é claro mas não se esqueça que no audio em geral e no vinil em particular o desempenho é primordial... esse seu aparelho mereçe mais uma amelhoração do que uma restauração nmho...

O plinto està porreiro e num estilo minimalista moderno (multilayer) cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyDom Jan 09 2022, 12:43

Este tópico estava a escapar-me e está com grandes desenvolvimentos!

Parabéns pelos passos dados Rafael, aguardarei para ver no que vai resultar esse projecto... talvez na reforma do Thorens. Laughing

Alterar profundamente uma peça dessas talvez significasse ficar a parte de gira-discos no novo plinto e nada mais, sem automatismos e tal. Se gostas desse lado mecânico funcional, leva o projecto para o lado do restauro e afina tudo como deve ser. Wink

O plinto está muito bem, um dia ainda falamos para nascer um para o nosso Lenco. Cool

Tankado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13394
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyDom Jan 09 2022, 17:52

Está catita a nova habitação do Dual!
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySeg Jan 10 2022, 13:54

Boa tarde,

TD124 escreveu:
Tankado escreveu:
... Li de forma exaustiva tópicos sobre modificações em Lencos, Garrards e Thorens. Foi bastante positivo, apesar de algumas coisas não ir aplicar por escolha e por querer manter o aparelho próximo do original e reversível...

Dual 1019 Img_7611

Uma restauração é guardar um aparelho o mais proximo possivel de quando nasceu... uma amelhoração é fazê-lo evoluir no desempenho. São coisas diferentes é claro mas não se esqueça que no audio em geral e no vinil em particular o desempenho é primordial... esse seu aparelho mereçe mais uma amelhoração do que uma restauração nmho...

O plinto està porreiro e num estilo minimalista moderno (multilayer) cheers

Entendo o que dizes e um dia gostava de fazer um projeto dentro desse género, ainda não chegou essa altura.
Acredito que o Dual até pudesse ser um bom candidato, o motor tem uma força brutal e o prato apesar de mais pequeno é muito pesado. No entanto, eu queria um gira-discos automático, acabou por ser este por uma questão de oportunidade. (Acho o aparelho lindíssimo, por acaso)

Inicialmente era para ser um restauro, no entanto a máquina estava em péssimas condições e o plinto estava partido tanto por dentro como por fora. Ia ter que despender bastante tempo a arranjar o plinto original, preferi por isso investir um pouco mais de tempo e fazer um de raiz, também pela experiencia.
Já aprendi bastante com este projeto, e se um dia iniciar nova empreitada, irei mais confiante.

Não poderei dizer que é um restauro, estou de acordo com o Paulo, e sei que poderia ter feito bastante mais e ao meu alcance para elevar o seu potencial.
Acaba por ser apenas uma reparação, com um novo plinto  Cool

Vamos ver como vai ficar... estou expectante.


José Miguel escreveu:
Este tópico estava a escapar-me e está com grandes desenvolvimentos!

Parabéns pelos passos dados Rafael, aguardarei para ver no que vai resultar esse projecto... talvez na reforma do Thorens. Laughing

Alterar profundamente uma peça dessas talvez significasse ficar a parte de gira-discos no novo plinto e nada mais, sem automatismos e tal. Se gostas desse lado mecânico funcional, leva o projecto para o lado do restauro e afina tudo como deve ser. Wink

O plinto está muito bem, um dia ainda falamos para nascer um para o nosso Lenco. Cool

Obrigado aos dois  Smile
Agora que falas nisso... O Thorens tem outra casa e o espaço dele já não está vazio.

Concordo contigo, para elevar o aparelho (como ele talvez até merecesse), faria sentido pelo menos tirar os automatismos de forma a poder construi-lo de forma diferente. Isso está fora de questão para esta máquina, pois foi uma das razões que me fez ficar com ele.

Digam algo quando passarem em Leiria. Estamos a dever um almoço.
No que eu puder ajudar, estejam à vontade.

Ghost4u escreveu:
Está catita a nova habitação do Dual!

Obrigado caro fantasma.
Seriam uteis certas habilidades fantasmagóricas, como atravessar paredes de madeira e ver como está o encaixe do Dual.

_____________________________________´


Ontem foi dia de polir arestas e preparar a madeira.
Afinei o encaixe do aparelho na nova base e preparei a mesma para poder receber a cola.

Vou colar uma camada de cada vez, pois parece-me ser o mais correto, apesar de fazer com que o processo demore um pouco mais.
Vou começar hoje ao final do dia.

Deixo um pequeno vídeo do primeiro ensaio do aparelho

Abstraiam-se da cor, o white balance do telemóvel estava totalmente ao lado.




Novidades, provavelmente só após o próximo fim de semana.

Obrigado a todos mais uma vez.


Cumprimentos,
Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Jan 11 2022, 01:59

Excelente aparelho, eu desfiz-me dos giradiscos e discos ha uns anos e sempre que vejo algum sinto um arrepio na espinha.


Esse giradiscos está em bom estado estetico para levar um restauro e ficar como novo.

Por acaso não gostei nada do plinto que fez, ou seja gostei mas não gosto de ver em contraplacado á vista, eu faria isso mas folheava ele com uma folha de madeira nobre para ficar cheio de charme como seria o original.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQua Jan 12 2022, 09:32

Bom dia,

Está sempre a tempo de voltar a adquirir um novo prato e uns discos. Talvez os arrepios passem, ou fiquem diferentes...

O plinto ainda não está acabado, nem está cortado, nem colado.
No entanto a ideia será deixar as camadas visíveis, no final verei como gosto mais.

Tinha a ideia de lhe arredondar os cantos, mas consegui aproveitar o friso original e talvez o vá aproveitar, deixando a base retangular.
Hoje em principio, consigo colar a ultima camada,

Cumprimentos,
Rafael Silva

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySáb Jan 15 2022, 14:47

Boa tarde,

Vamos lá a outra atualização, direto ao que interessa.
O plinto vai no bom caminho, está a correr bem.


Cometi um pequeno erro ao colar a primeira camada, devia ter colocado dois pequenos pregos nas zonas que iam ser "aparadas". As tábuas deslocaram uns milímetros, devido à força dos grampos, mas não teve importância, uma vez que tinha margem de erro.
Dual 1019 D17aca10

Para não voltar a acontecer, mudei a estratégia...
Dual 1019 077b9d10

Deixei a cola espalhar sem os grampos, e só depois os apliquei.

Avançando um pouco.
O plinto já foi cortado para a medida final, foi polido, os cantos foram abolados e foi aberto um rasgo na frente para adicionar um pormenor.

Falta agora criar os pontos de fixação do Dual e pés, para posteriormente envernizar.
Deixo mais algumas fotografias, de como está o projeto:

Fotografia geral da base e de alguns pormenores.
Dual 1019 Img_7612
Dual 1019 Img_7613
Dual 1019 Img_7619
Dual 1019 Img_7618
Dual 1019 Img_7614


Esta foi a célula que escolhi, já andava cá por casa e a agulha é nova.
Dual 1019 Img_7617

A máquina já tocou uma vez, e até o fez bem, até deixar de o fazer...
Por acaso fiz um pequeno vídeo em que apanhei o momento. Tenham em consideração que o video foi gravado com um telemóvel, que por acaso não é nada de mais.


O espaço está todo desarrumado, porque de momento estou a mexer no aparelho lá. Se alguém quiser passar para arrumar, está convidado  Dual 1019 22692


Ouve-se um dos canais a ficar sem som. Após isso, ficou com um "hum" que terei que resolver.
No processo, detetei de uma das fichas RCA não está boa (tem maus contactos). No processo acabei por partir a solda do outro canal Dual 1019 317942
Vou refazer esta parte (talvez até peça ajuda a alguém), para evitar chatices futuras.

Quando tiver mais novidades, serão informados.

Cumprimentos,
Rafael Silva

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyDom Jan 16 2022, 09:18

Caro Rafael

Já tinha tido oportunidade de o fazer, mas repito. Excelente trabalho! Ressuscitar essa máquina, mais que o prazer que lhe dá a fazê-lo é um imperativo

Dual 1019 754215 Dual 1019 754215 Dual 1019 754215 Dual 1019 754215
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyDom Jan 16 2022, 13:36

Tankado escreveu:
...Ouve-se um dos canais a ficar sem som. Após isso, ficou com um "hum" que terei que resolver. No processo, detetei de uma das fichas RCA não está boa (tem maus contactos). No processo acabei por partir a solda do outro canal ... Vou refazer esta parte (talvez até peça ajuda a alguém), para evitar chatices futuras...

Aparelhos dessa idade com os cabos de origem é normal que as soldaduras estejam "fatigadas" e os isolantes começem a estar duros... é melhor trocà-los por novos para evitar que isso se repita. Se quizeres preservar a estética original basta buscar cabos parecidos visualmente com os de origem...

O ruido (hum) é normal, se foi uma solda que se partiu o circuito ficou no ar e faz esse ruido, desde que esteja reparado desapareçe logo...
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQua Jan 19 2022, 21:03

Boa noite,

TD124 escreveu:
Tankado escreveu:
...Ouve-se um dos canais a ficar sem som. Após isso, ficou com um "hum" que terei que resolver. No processo, detetei de uma das fichas RCA não está boa (tem maus contactos). No processo acabei por partir a solda do outro canal ... Vou refazer esta parte (talvez até peça ajuda a alguém), para evitar chatices futuras...

Aparelhos dessa idade com os cabos de origem é normal que as soldaduras estejam "fatigadas" e os isolantes começem a estar duros... é melhor trocà-los por novos para evitar que isso se repita. Se quizeres preservar a estética original basta buscar cabos parecidos visualmente com os de origem...

O ruido (hum) é normal, se foi uma solda que se partiu o circuito ficou no ar e faz esse ruido, desde que esteja reparado desapareçe logo...

Vou encomendar hoje os cabos e terminais.
Ontem tive a fazer uns testes e para além dos problemas nas soldas acho que também tenho um ground loop.

Este gira discos não utiliza cabo de massa de origem e o meu, tem.
Originalmente as massas das RCA são interligadas, ligando posteriormente ao chassis. Um dos donos anteriores eliminou estas ligações (ou seja, as massas de cada canal deixam de ter conexão ao chassis e entre sí) e adicionou o cabo de massa.

Parece-me que isto estaria correto, no entanto descobri que existe uma ligação de origem da massa do canal direito ao escudo da headshell (ver foto em baixo para ver o "escudo"), a ligação fica escondida já depois da headshell mesmo à entrada do braço, sendo preciso tirar um pedacinho de cabelagem de dentro do braço. Esta ligação não consta no esquema elétrico...

Dual 1019 File


Apesar de ainda não ter o problema da solda resolvido, parece-me que esta ligação "escondida" vai provocar problemas. Se assim for, o que vou fazer, é anular a ligação à massa nesse ponto, passar um cabo dentro do braço e ligar o "escudo" da headshell ao ponto de massa do chassis.

Vamos ver... mas imagino a quantidade de chatices que esta ligação não deu a muita gente por não aparecer referenciada em qualquer esquema ou manual.

Este fim de semana, espero conseguir avançar novamente com o plinto. Para durante a semana, começar a envernizar.


Cumprimentos,
Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQua Fev 16 2022, 19:17

Boa noite a todos,

Há alguns desenvolvimentos, não os que eu gostava, mas a coisa vai chegar a bom porto mais tarde ou mais cedo.


O "Hum" que tinha foi reduzido consideravelmente, no entanto não ao ponto que deve... entretanto voltou a aumentar.
Anda para trás, anda para a frente, mexe aqui e acolá, consegui danificar o contacto do shield da headshell. Parti parcialmente o contacto central.
Dual 1019 21d75510
Apenas limpei as zonas de contacto antes de soldar, vou soldar o contacto que parti, limpar tudo como deve ser e voltar a testar.

Se não ficar bom, irei anular o cabo de massa e repor as ligações todas como de origem.
Se não ficar bom, irei comprar uma replica da headshell, pois suspeito das ligações à célula..... Se ainda assim não resolver, certamente arranjarei solução, pois sou um gajo para o teimoso.


A caixa acabou por ficar bem, mas se houver uma próxima ficará melhor. Uma pessoa aprende sempre uns truques no processo.
Dual 1019 21a5da10
Dual 1019 7f984c10


Estas fotos foram tiradas com o telemóvel agora e já tenho pouca luz na sala, ela está um pouco mais brilhante (utilizei um verniz com "meio" brilho)
Já apliquei o friso original que tem o logo  Dual 1019 1f603

Sempre acabei por conseguir utilizar os parafusos originais para fixar o aparelho ao plinto.
Dual 1019 Bdc1a110


Tenho que escolher os pés...
Acham que deva aparafusar os pés à caixa ou utilizo fita cola dupla face? Ainda não decidi se coloco spikes em alumínio "escovado" ou outra opção...
Neste momento os pés são 3 bases de copos em cortiça.

Caso queira recablar o braço, que fio posso utilizar e onde compro? Podem-me ajudar?


Irei ainda mandar fazer uma tampa em acrílico para o zingarelho. Até tenho o stiker com o logo da Dual original guardado  Dual 1019 491368

Espero que gostem.

Cumprimentos,
Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQua Fev 16 2022, 23:30

Ficou bem porreiro Dual 1019 754215 e eu nem sou fan de contraplacado á vista, a faixa da marca dei-lhe um ar bem interessante e com nível
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQui Fev 17 2022, 10:59

Tankado escreveu:

(...)
Dual 1019 21a5da10
Dual 1019 7f984c10

(...)

Que bem que esse Dual ficou, parabéns pelo trabalho Rafael! Dual 1019 874774

Quando olho para um plinto assim, dá vontade de mudar o Lenco... mas depois penso que a minhamão direita só serve para escrever. Laughing

Sobre os "pés": sem furar tens as soluções de desacoplamento em gel ou algo mais avançado com molas (procura na AudioTeam, por exemplo).
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyQui Fev 17 2022, 23:42

José Miguel escreveu:
Tankado escreveu:

(...)
Dual 1019 21a5da10
Dual 1019 7f984c10

(...)

Que bem que esse Dual ficou, parabéns pelo trabalho Rafael! Dual 1019 874774

Quando olho para um plinto assim, dá vontade de mudar o Lenco... mas depois penso que a minhamão direita só serve para escrever. Laughing

Sobre os "pés": sem furar tens as soluções de desacoplamento em gel ou algo mais avançado com molas (procura na AudioTeam, por exemplo).

Pode-se sempre contraplacar um LENCO e... pés não há como estes!...

Dual 1019 NEk2rB1BCEiZBTdnEXa_l03o-EplQ63JBOS0-BlBfOqKmDCL9GcAfnPtfhREcQdl7msvYDilA6oZSd_sc4WCu1UbAwz4bjhgdqNLpGB7f6N4sHPmHHCyqXUgrpuD1vgGSDYH73ddFuN2g2QWMAPkKFJQpV5Ujg2ppNdo0xKHlCa_mGBmOn9_46gzvFgWiGD7T8dcdUHlTav7hoNsGAiOrVDA7CqnCNsNhM6YRhpaY0KANZjimwkDjzZshrUyB09exKqV-vRDiF5yklgPrVEZq1Q3eH6_wJNHOilT_gPPLJy-0Es3kcGSpxdfR8_Yh5JtkCMD-nT0sveRWTOtvuKgpVXK9gBgeurrXRHtWoA5kv71HdFR6zwgsZFfYaMr14cac270VveyNNBAwA0D0E2ZIdsk8j_czCkd8ywarWyxl5YqLbT4bq7b5L8gg9Gpj1j-DXL9FQ9Fl1xfV4q9rff7zjv-1mHZ2YV9BaOMFyFxRySJi1bGQkjPWQ0w02-upRAYt_wyYkHtqd3nqaJifdmFDQ5h45bEoki6NmEG5bsoIxnhFvnn1r7ecsHJG_1LSWYBL9mxxzA-as6OIKjQ8w6DDhmg416FiAP5ZzrMAxjOeRA45PU_OOhhTc8g7V7_y5rSseBIvBOlHHTu_BVFxiGTD2o2D2PsdJyHgWsXnGOpnDfiK0lM5h2tPba2mATtrHAdXG2ha0_Agi28vmR0J_rgBAI=w1408-h938-no?authuser=0

Dual 1019 A-3sf7D-lM4lrBNjORMugIUdt1FOMfUuqAD6W8a3XHBFousKaMfO9Mv8K56zd6EjeONv8KINKDVIdzFeaSX1yTFzZFx94gW03BLZO522Iz5wazUomQ653pxfZNnoVddv6c2BG_KxAqbPVuex9RigCtj2iGFXfuTdK3CIdP5VAFnGRnc4dzayR0NLRrFo7NlkO8UwQB4ekU5SEm7jQ_5Ie9b-ovq11NaOSRAMJqNQWTQpMohncp-euq3yunbN_rY6xAUteE5-Zy7mz3A70zi1D77j3KFduvs-t-SA8slF0OxmqjtMif2vM2RbsTxUt8WHO6aF-XVsFiFyDy43YwJ_veDsbWW05E-3wI2W2awhh9oVbklUtAkrq-EWgWA4kxQd3--FRSL-evyHXu0LFS3QzvJVIQcO4Qv3N3GsUORAuLFYSFqFeU-rpuN69-z0XNe5cGOZmppmZlV0S1v5G5uDeOtJt8V2Ru_H2hglOX1pka4HBPd1-Hnf8QOB-kTnDtxGScamotgMl3Tnd2PZz5704kW5yLzvcT0oXzymkl--KEvf1hg5rkqYwpCoJKp7Jwzh6yvekDSLMKiMTFLhv_ikiJKGYNR1L1QAiQhgkQJAKQ3QFkHSkxTNqBcbYO0D2ShTKervsa1mIGwnjCLlnM0aa3RgIO1wchPSNBcI95LFIedqkUXc43yvA0eWkjU7OJe8He7it_94GH0_mXXt1NY5Cb8=w1408-h938-no?authuser=0

Dual 1019 CKji1lW_Y_ZKxrld9Zcx9o3mf_5f_dqkD7DnxRYm3eF9jyFIly7m6apgdJHLHM3mO6THLZWq--AU7NBMzZlimRI8hPdVrL0FJkOPTVJS5qtx7wSlvzhTEHPE3gu4MJOuVfn_L4q29gwX1VJ4nwkIzC6zy_Q5CjGTEmymorMiL-NNzEaNx5qZEPpa9rLPq1e9Nk4oU-3ITmVEbSxPRwoC4X0uegubI-QCHxrPvgJw2B7-ssrj3jq6ld1MZz6PXiX0IAX13etiH_vFJUfYTJIrrFy217i19oVz53Gdk4ggoIELWIg0-CEkofwrMkCEjwvjW4Liaqr191FaUlA7NzP3LnpAVBxuA8q6WFs3dTL90LFrQ-A23W7ubSqjK5qY9ZQsVa9QjnMxsOZrNmhszbJFo-Wn2lkvRY3Hu51qH2eYD85_txwgGGJs6r7iQfaz54Y3JH4lVLxR-f1VltrByAbgso6OjafYgoJTGuQwzwgT_vIWX2NEklnwSl_dufFkHE7A8DYZyfNg3YmnvtU51Me7uszjSCOlW2980RyWX9osoaAOLt42rAcby6MhGFcbH-GlealyNv8N1W6ilsAW53RceO3QUsbS2i-VertK3pPuUr-xf9JQBLkva9JhgqdM3AvKFwLNuJBb2aVgtkzgLJThKUXc5HVYWyvPQ1LXvJgl8jwFI_FjqDoQjsTuC45Mv5P-eUKCsWqEXSilAgNFhelYE9s=w1408-h938-no?authuser=0

Dual 1019 T3xdjBkOrzjUvqezVyITAzugl10-GeefQZktSgS0crGJYof3GXpDqsZUgMG-ybgWg0gKf9ykvBCkj90L6A-dqIy9NkwS4-fEbV4bMEdyqXTCy2_d1WaWwJcx5Kfm83c4TZiLfgPedBBIUO44cwPKwiv2EnSJYDj-CJxcf7AEMRBcxrvL1_Db-GrQc-bSbmzHIh5xTSYkI5cWwK5sl7yhvluMJ628u6zTtFrzmtmvV7_P0LnUgyZCq05uJZZzMeDOGWc9XQ-6KI4c1oJmG0rFq9NKJRHUKT32GauqK-Hd0UKVt3Xqpco6Hk0Wcs0_BFGFbvf_4pvVvRx3mC7GjIGF7kwX0WyxKhkjm7b24kTg80rp1x5cwCib3dK3NQGshzqsSrZ4E44tN0ryKlAh9YtA0_yPfYAxEYcGYvRI6wmASMp7qL84b99gmvM8z-TnuXLee3uDAQOi7z6q5ydu0Lav6R-pGi7oUStihwTTXpHhCJYMnnrFIjU6VvK5rW7OAMXywE6f8h6wcGoLyLsaLwrtIycKOy0CnBkWIsG-mSIU2S8eSiNVs_ldvXVM2CnxUof9vUn31PyS6GiSYHgd4bFR_0GpddVvz2_wii8w7IksJD5eP6J-GFa8FnbT7AakNNtB-6VpqRrlTBvDQApTx26RfoGsQ_t9NGcCprc4yuWUf6G6JSb9HFE8gTrCGobigiQihxDXxN3FM12cGnzmKainiFI=w1408-h938-no?authuser=0

Artesanato de Rui Borges... do tempo em que ainda passava cartão à gente!...

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySex Fev 18 2022, 07:58

Tankado escreveu:
... Se não ficar bom, irei anular o cabo de massa e repor as ligações todas como de origem.
Se não ficar bom, irei comprar uma replica da headshell, pois suspeito das ligações à célula..... Se ainda assim não resolver, certamente arranjarei solução, pois sou um gajo para o teimoso.
Dual 1019 7f984c10

Tenho que escolher os pés...
Acham que deva aparafusar os pés à caixa ou utilizo fita cola dupla face? Ainda não decidi se coloco spikes em alumínio "escovado" ou outra opção...

Caso queira recablar o braço, que fio posso utilizar e onde compro? Podem-me ajudar?

Com paciência os problemas de contactos acabam por ser resolvidos... são coisas normais com aparelhos antigos!

Os cones (spikes) nos giras é sempre um problema complicado porque são elementos vectoriais e não desacopladores! Os spikes servem a evacuar ou a absorver as vibrações consoante a orientação... ora num gira não se busca ném a evacuar as vibrações ném as receber mas a desacoplar o gira da mesa, os pés em borracha semi-rigida ainda é o melhor método nmho...

Uma maneira elegante (e baratissima) de recablar um braço é de ir ao chinês e comprar uns auscultadores auriculares qualquer que custa entre 2 e 4€! No interior dos cabos finos vais encontrar fios de litz muito fininhos e maleaveis... são uma maravilha para recablar braços!!!

Bravo pelo plinto, a faixa em aluminio com a marca foi bem sentida Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySeg Out 17 2022, 20:46

Boa noite a todos,

Atualizando o tópico, mais uma vez esteve parado um tempinho e com o barulho "hummmm".

Pensei para mim quando voltei à máquina, vou pedir uma ajudinha a uma loja aqui em Leiria.
Deixei-o na loja e passado um dia ligam-me a saber qual era o problema do aparelho, volto a explicar e dizem-me que estava tudo OK e que não tinham feito nada.

Nisto, acordou-se levar o meu amplificador para testar... Também estava OK  Dual 1019 447836
Trouxe tudo para casa e coloquei-o a tocar. Tocava bem e sem problemas, até que...

Repentinamente, perdia som do canal direito e quando tal acontecia, ficava com o hummm. Tanto tocava bem alguns dias, como fazia a avaria repetidamente.
Fiz vários testes, inverter cabos, etc e cheguei à conclusão de que o problema teria que estar no gira-discos ou na célula.
Apercebi-me que para voltar o som do canal, bastava tirar e voltar a colocar a RCA. Passado algum tempo, verifiquei que para voltar o som, bastava tocar com algo metálico num dos terminais do canal direito da célula, ainda não validei se faz diferença, ser na massa ou sinal.
Não validei, pois não voltou a apresentar a avaria, faz mais de uma semana.

Estou desconfiado de que possa ser do GROUND TAB que a célula Shure possui. Devia testar com outra célula mas ainda não me apeteceu...

Nisto, até já tenho cá em casa uma Headshell nova feita por injeção e uma peça própria para montar a agulha mais facilmente à primeira. Vindas das Américas, mas ainda nem as testei.


Tenho a dizer que o aparelho está-me a surpreender pela positiva, toca muito bem mesmo e aprecio os automatismos em algumas situações.
Para já tem uns spikes, no futuro, vamos ver.

Estou muito satisfeito com o som da máquina e como ficou esteticamente Dual 1019 1213685197


Deixo umas fotografias, tiradas ontem.

Dual 1019 Img_8111
Dual 1019 Img_8110
Dual 1019 Img_8112


O próximo passo, passa por retirar o logotipo (DUAL) da tampa antiga que está toda partida e mandar fazer uma nova com sitio para colocar o logotipo novamente.

Espero que gostem.

Cumprimentos,
Rafael Silva

ricardo.canelas e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySeg Out 17 2022, 21:34

Fabuloso trabalho, parabéns!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13394
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySeg Out 17 2022, 22:22

Prezado Tankado,

Por vezes os aparelhos surpreendem os proprietários, por terem vontade própria...
Pese embora o gira-bolachas esteja catita, mais importante é que cause agrado ao ouvinte.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Out 18 2022, 08:56

Bom dia,

galvaorod escreveu:
Fabuloso trabalho, parabéns!!

Obrigado, fiquei bastante satisfeito com o resultado.

Ghost4u escreveu:
Prezado Tankado,

Por vezes os aparelhos surpreendem os proprietários, por terem vontade própria...
Pese embora o gira-bolachas esteja catita, mais importante é que cause agrado ao ouvinte.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face  

Claro que sim, agradar ao ouvido é o principal e o objetivo. No entanto, se agradar também à vista, é um bónus.

Cumprimentos,
Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Out 18 2022, 22:56

Boa noite,

Como alguns saberão, este gira discos possibilitava o empilhamento de vários discos, a fim de os ouvir sequencialmente. Até tenho o veio, mas não tenciono utilizar...

Devido a isso, o VTA predefinido (não permite ajuste, que eu saiba) é um compromisso para que esteja +/- aceitável independente de estar a tocar o 1o ou último disco. Caso o utilizador queira ouvir discos únicos, como num giradiscos normal, a Dual fornecia uma cunha para montar entre a Shell e a célula.
Felizmente, o meu veio acompanhado pela dita cuja.

Como referi, comprei uma headshell ou cartridge holder novo. Aproveitei e mandei vir uma réplica do alinhador Dual também, que me facilita muito o trabalho de linhar a agulha.

Sou um preguiçoso 😂

Dual 1019 Img_2026

Cumprimentos,
Rafael Silva
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Out 18 2022, 23:26

Não sendo a coisa mais "Hi-Fi" que aqui mora, era o que estava a ouvir. Fica um pequeno vídeo e a fotografia de capa/contracapa do disco.



Dual 1019 Img_2028
Dual 1019 Img_2027

Rafael Silva

tomaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySeg Out 31 2022, 19:09

Boa noite,

Mais um pequeno vídeo, antes de jantar.




Cumprimentos,
Rafael Silva

tomaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Seventies




Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/04/2021
Localização : Lisboa

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Nov 01 2022, 20:45

Muito bom!
Qual a referência do alinhador?
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Nov 08 2022, 21:52

Boa noite,

Antes de mais, desculpa a demora na resposta.

Seventies escreveu:
Muito bom!
Qual a referência do alinhador?

Mandei vir do ebay:
O "alinhador" é este:


Mas eu como também queria o "cartridge holder", mandei vir um conjunto.
O cartridge holder, é o TK-12 para o Dual 1019, mas o vendedor tem para outros modelos.
As peças parecem-me estar bem feitas e a entrega foi rápida.

Dual 1019 31527510
Dual 1019 E704d910


Finalmente posso dizer que o gira discos está mecanicamente finalizado.
Deixo uma dica, em baixo... pode ser útil a alguém.
Dual 1019 Limita10

Não tinha ruídos, estava tudo a funcionar, no entanto havia algo que ás vezes falhava.
É possível afinal o limite do braço num parafuso (R5) que fica visível junto ao suporte do braço, quando temos os discos de 7" selecionados.

Por algum motivo, não consegui perceber qual, a afinação correta para os vários tamanhos de disco acontecia no limite do afinador... Ou seja, a gama de afinação disponível simplesmente fazia com que o braço pousasse fora de posição... fora dos discos (7", 10" e 12").
Após limpar tudo, desmontar, montar, afinar por várias vezes, não consegui perceber o que se passava.

99% das vezes a agulha caía no disco, mas faltava aquele 1%.


Precisava de uma pequena margem, pelo que decidi alterar o limitador de curso conforme está representado na fotografia.
Esta pequena alteração, fez uma diferença enorme... Fiquei com uma gama de afinação utilizável enorme e agora é só colocar play e sei que a agulha não vai cair no vazio.

Para breve, estará uma tampinha nova.

Dual 1019 874774  Dual 1019 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyDom Dez 11 2022, 19:54

Boa noite,

Fiz um pequeno vídeo do Dual em funcionamento.



Continua a ser uma agradável surpresa.

Cumprimentos,
Rafael Silva

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptySeg Dez 26 2022, 23:15

Boa noite,

Para já dou a "obra" como concluída... Não tem qualquer problema a resolver e já tem a tampinha 😁
Ficam aqui duas duas fotografias.

Espero que gostem.

Dual 1019 Fb_img11
Dual 1019 Fb_img10

Cumprimentos,
Rafael Silva

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13394
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Dez 27 2022, 11:40

Prezado Tankado,

Esse 1019 resplandece primor e quantidade de dedicação empregue no seu restauro.

Felicitações fantasmagóricas,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 EmptyTer Dez 27 2022, 23:52

Boa noite caro Fantasma,

Ghost4u escreveu:
Prezado Tankado,

Esse 1019 resplandece primor e quantidade de dedicação empregue no seu restauro.

Felicitações fantasmagóricas,
What a Face

Obrigado pelo comentário.

É certo que demorou tempo, mas o trabalho também não foi realizado de forma contínua. Nunca foi para se fazer rápido, foi sendo feito, conforme não só do tempo mas também da vontade. Aliás, nem foi um trabalho 😁

Não sei se está a tocar melhor ou pior do que original, pois nao tive possibilidade de o ouvir nesse estado. Mas está a tocar muito bem.

Fiz tudo o que pretendia com este aparelho e estou muito satisfeito com o resultado.

Foi uma bela aprendizagem.


Cumprimentos,
Rafael Silva

Luis Filipe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dual 1019 Empty
MensagemAssunto: Re: Dual 1019   Dual 1019 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dual 1019
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dual 1019
» Vendo Dual 604 e Dual 1225 para peças
» Dual CS 505-3
» DUAL
» Dual CS 510

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: