Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Aparelhagem Toshiba SM 3750

Ir em baixo 
AutorMensagem
moreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Dom Mar 12 2017, 19:51

Cool Ola a Todos!

Andava com ideias de comprar uma aparelhagem Toshiba anos 70-80 por um preço que eu pudesse abordar. Teria de estar num estado funcional razoavel e teria de ser cor prata metalizada.

Encontarada a oportunidade (anuncio da net) contactei o vendedor particular e fui ver se o que a foto mostrava era o que eu esperava. Levei um disco e uma cassete para testar. Feita a leitura da cassete, passado o disco, testado o radio fui ver o estado das colunas. Como a aparelhagem deveria estar pararda a algum tempo os altifalantes faltava aquele aro de borracha a toda a volta. O aspecto era este.

Uma limpeza a seco aos altifalantes que consistiu numa aspiração com escova. As caixas foram limpas com umas toalhitas humidas proprias para limpeza domestica geral.

Esta aparelhagem compacta consiste num gira-discos mais deck de cassetes e radio.

O gira discos.

tive de limpar este braço usei um pano humido e depois um seco no fim passei as toalhitas

O leitor-gravador de cassetes

Tem umas opções que eu ainda não entendi

sei que estas são filtros e escolha do tipo de fita

O radio

As colunas enquanto não são arranjadas liguei as colunas kef C40 e o som agrada me bastante.

Pena que esta aparelhagem não tenha trazido um manual de utilizador.

Alem do arranjo das colunas vou ter de ver e se calhar de comprar uma agulha nova pois a que esta montada esta ligueiramente torta por ter sido mal colocada ou um dos parafusos de fixação ter cedido um pouco.

Pesquisando encontrei um manual de serviço no seguinte endereço

Manual seviço Toshiba SM 3750
Pedro L200
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Dom Mar 12 2017, 23:56

Parabéns
mas a aparelhagem ainda necessita mais alguns mimos .
moreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Seg Mar 13 2017, 00:16

Cool  Ola a Todos!

As fotos foram tiradas a chegada.  Smile

Estive uma tarde inteira a limpar tudo. Os botões vinham com uma camada... O braço do gira discos parece novo as manchas desapareceram. Estive a puxar o lustro e confesso que a chassi tinha uma especie de goma que não foi facil de remover e disfarçar. O resultado final foi relativamente bom.

Gostava de saber que modelo de agulha é que devo aplicar no gira discos. Se alguem me soubesse ajudar.

Cordiais cumprimentos a todos  Wink
moreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Agulha para Toshiba   Sab Maio 20 2017, 16:34

Smile Ola a Todos,

" Fui ao meu vizinho e envergonhei-me vim para casa e arremediei-me."

Andei a pesquisar na net e enconteri Service Manual. Encontrei uma informação uimportante que era o "overhang adjustement" ou seja a que distancia deveria estar colocada a ponta da agulha  em relação a porca de aperto da cabeça de leitura com o braço neste caso seriam 50mm. verifiquei que a agulha estava mal posicionada, para alem disso ela deveria estar alinhada de maneira a que os  canais esquerdo e direito estivessem equilibrados quando a agulha tocasse nas laterais dos sulcos do disco.

Nestas andanças de procura de informação fiquei a saber que ha agulhas conicas outras são elipticas e que existem escantilhões para fazer um alinhamento na montagem. Pensei que isto fosse mais facil mas tem algum saber e aprender requer algum esforço mas também da algum gozo.

Acabei por comprar a uma Headshell com cartridg Audio Tecnica AT3600L, que vou guardar para mais tarde montar. Estou satisfeito com este music center topo de gama fiquei a saber pelos catalogos que arranjei via net que por ordem decrescente para alem deste SM3750 ha ainda os:

SM3650
SM3350
SM2950
SM2850

No OLX as vezes aparecem alguns destes modelos a venda os preços variam e alguns são fantasiosos...

Cordiais cumprimentos a todos Smile
Ruben Pinto
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Sab Fev 17 2018, 16:26

Bem bonito sistema.
Eu também tenho um sistema parecido mas da wilco.
Foi uma oferta e precisa de mudar a cabeça e /ou agulha.
O deck precisa de correias novas pois o movimento de rotação não esta constante.
A seu tempo ira estar a funcionar na plenitude.
luis lopes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Sab Fev 17 2018, 17:21

essa epoca dos media-center tinha bonitas maquinas,
essa é uma delas com um gira discos já muito bom.
uma outra boa compra seria a AT 95e
as colunas eu mantinha as KEF.
para o interior podes limpar com um limpa contactos sem agua (spray)

têns aqui o manual
https://www.hifiengine.com/manual_library/toshiba/sm-3750.shtml
Cylon
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Sab Fev 17 2018, 22:24

Estes sistemas horizontais eram muito interessantes. Trazem-me à memória das melhores recordações da minha infância. Eram do tempo em que as pessoas ainda tinham muito espaço em casa!!! Very Happy O meu pai ainda lá tem uma Waltham STM 45 mas que, com o seu prato BSR nem aos calcanhares desta chega! Sad

Comprei no outro dia também por mais dez euritos umas colunas Sanyo para juntar ao meu sistema dessa marca que também padecem do mal das suas de origem. Ainda um dia destes me vou atrever a ver se com um bocado de tecido ou borracha as reparo!

Se entretanto arranjar alguém que lhe repare as colunas de origem dê aqui conta disso, por favor! Não pretendo gastar muito com estas minhas colunitas, mas se arranjar alguém com experiência e em conta melhor! Wink

Nesta fotografia as funções de que fala são os ajustes do relógio electrónico, com função sleep e alarm, como os de mesa de cabeçeira, mas mais avançados - interessante numa coisa destas, sim senhor - a entrada de microfone, e os níveis de gravação independentes para os canais esquerdo e direito.
moreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Reparação das colunas   Dom Fev 18 2018, 09:16

Smile Ola a Todos!

Luis Lopes, mandei reparar as colunas aplicaram umas suspensões novas paguei 20 euros. Tocam bem...

Ja falaram aqui num senhor que repara colunas em Pedrouços que se situa na zona do Grande Porto foi lá que as colunas foram arranjadas.

O gravador tem um problema pois a tecla FF não puxa a fita, mas o resto funciona. Ainda não fiz nenhuma gravação numa cassete.

Ja me arrependi de não ter comprado outro aparelho igual no OLX em que o preço era de 60 euros apenas o botão do volume tinha um problema segundo o vendedor...

Cordiais cumprimentos a todos, Smile

luis lopes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Dom Fev 18 2018, 16:55

ficou barato a reparação
espero que toquem bem.
moreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Onde encontrar Agulha para gira-discos do SM 3750   Sab Nov 10 2018, 18:44

Smile ola a Todos,

Onde encontrar na zona do grande Porto agulha para gira-discos do SM 3750?

Em alternativa na net um site fiável e com bons preços.

(Bom quanto mais depressa perguntava mais rapido encontrava na net:
https://www.stylusplus.co.uk/toshiba-3750-record-player-stylus-styli-needles-10282-p.asp)

De qualquer maneira se me souberem informar de locais no Porto onde posso procurar agulhas para gira discos poupava nos portes.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Obrigado Cool

PS: Outro link para descarregar o Manual

https://elektrotanya.com/toshiba_sm-3750.pdf/download.html
José Miguel
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Dom Nov 11 2018, 16:46

Boa tarde!

Eu não consegui abrir o endereço que colocou, mas pelo que vejo só a agulha (N 55-d) custará o mais do que uma Audio Technica AT91 ou AT3600, não será melhor comprar o conjunto célula/agulha nova?
Na Aquário só estou a encontrar este conjunto com headshell: https://www.aquario.pt/pt/product/ibiza-sound-celula-front-back-audio-technica-headcart
Sem headshell é mais barata.

Por 35 euros compra a AT95e e ficará bem servido... Ou pode tentar experimentar outras células clássicas como a Shure:
https://www.olx.pt/anuncio/clula-shure-sc35c-IDCay1M.html
Há um tópico sobre esta célula aqui no fórum.

Ficam as ideias!
Ghost4u
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Seg Nov 12 2018, 19:56

A recomendação da Sure SC-35C é óptima! Todavia, é muito mais dispendiosa que a Audio-Technica AT-95E. Superior à 95 e mais barata que a 35C, tem a Goldring E1.
José Miguel
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Seg Nov 12 2018, 21:02

Ghost4u escreveu:
A recomendação da Sure SC-35C é óptima! Todavia, é muito mais dispendiosa que a Audio-Technica AT-95E. Superior à 95 e mais barata que a 35C, tem a Goldring E1.
A Shure que está no anúncio partilhado tem o valor de 50 euros e está disponível nos classificados faz algum tempo - quem sabe se entra em Saldos! Smile
Ghost4u
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Seg Nov 12 2018, 21:11

José Miguel escreveu:
A Shure que está no anúncio partilhado tem o valor de 50 euros e está disponível nos classificados faz algum tempo - quem sabe se entra em Saldos! Smile

Por não ter reparado no anúncio, está repleto de razão. Desculpe.
Nova, a Shure SC-35C é mais cara. Entretanto, deixaram de ser produzidas.
moreira
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Seg Nov 12 2018, 21:42

Embarassed Desculpem no final tinha um parêntesis que não fazia parte do endereço.

https://www.stylusplus.co.uk/toshiba-3750-record-player-stylus-styli-needles-10282-p.asp

Quanto a AT-95 e a Celula Front-Back Audio Technica daAquarius tenho mas ainda não experimentei nem comparei com a agulha que vem de origem. Estou ainda a aprender com a vossa ajuda e sugestões que desde já agradeço Cool
José Miguel
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   Ter Nov 13 2018, 03:34

moreira escreveu:
Embarassed Desculpem no final tinha um parêntesis que não fazia parte do endereço.

https://www.stylusplus.co.uk/toshiba-3750-record-player-stylus-styli-needles-10282-p.asp

Quanto a AT-95 e a Celula Front-Back Audio Technica daAquarius tenho mas ainda não experimentei nem comparei com a agulha que vem de origem. Estou ainda a aprender com a vossa ajuda e sugestões que desde já agradeço Cool

Creio que o ideal era começar por fazer umas experiências, desde logo porque o braço desse Toshiba tem a facilidade de tirar/trocar a headshell. Wink

Quanto à N55-d (a original), eu depois encontrei-a por outra via e foi por isso que me lembrei de colocar alternativas. Pelo preço só da agulha (20 libras), valerá a pena se for boa - eu não conheço - ou se quiser mesmo manter a célula.

Não há ciência exacta nestas coisas, nós temos uma Shure M75-6 e gostamos muito, para nós ela é superior às Audio-Technica, mas as Audio-Techica são boas relações qualidade/preço... isto para dizer que a SC-35C pode ser uma boa nova experiência e foi por isso que a referi.

Ler aqui sobre essa célula:
http://www.audioanalogicodeportugal.net/t12253-shure-sc35c?highlight=shure
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aparelhagem Toshiba SM 3750   

Aparelhagem Toshiba SM 3750
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Aparelhagem Toshiba SM 3750
» TV TOSHIBA 2159OFS U19 SOM MUITO BAIXO NO VOLUME MAXIMO
» TV TOSHIBA 2159 NFS Som fanho (rouco)
» TV SEMP TOSHIBA 2091 U14 com vertical parcialmente fechado tanto em cima quanto em baixo.
» Tv Semp toshiba TV2016MMS U17 sem audio nos canais imagem normal, fiz a inicialização do microcontrolador o som voltou ao normal nos canais, mas ficou sem som em AV!!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação :: O meu sistema-
Ir para: