Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Cabo de colunas

Ir para baixo 
+6
Mr Bojangles
Ghost4u
takeooff
Goansipife
joevalve
nfgil76
10 participantes
AutorMensagem
nfgil76




Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/02/2017
Idade : 47
Localização : Sintra

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyQui Fev 16 2017, 22:56

Boa noite. Adquiri recentemente um sistema Denon D-F109 e uma scolunas Q Acoustics 3020i. Não sendo nada por aí além, gostaria de saber que tipo de cabo devo comprar para ligar as colunas, sem que o mesmo seja demasiado caro. Outra questão que tenho, é se realmente vale a pena colocar o sistema de ligação tipo banana. Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar.
Ir para o topo Ir para baixo
joevalve
Membro AAP
joevalve


Mensagens : 226
Data de inscrição : 02/08/2010
Localização : marquês - porto

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptySex Fev 17 2017, 23:27

Presumo que o teu sistema é um sistema "mini hi-fi" e portanto não há milagres e acredito até possa tocar bem em função das tuas exigências musicais (às vezes os pequenos surpreendem os grandes)

compra uns cabos de colunas com pouca capacidade, evita os entrançados.

usares bananas ou não, não é por ai que a coisa piora no teu sistema. bananas é muito prático se passares a vida a experimentar cabos no teu sistema.

eu uso uns cyrus solid core e não uso bananas na ligação às MA Studio 20 SE

há quem defenda que o uso do cabo nu acaba por trazer desvantagens porque oxidam, etc etc.

é tudo uma questão de opção.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptySáb Fev 18 2017, 10:23

Cabo de colunas Img_0210

As colunas Q-Acustics 3020, não são propriamente umas colunas de sistema Mini para computador, por exemplo. Para tal seriam um luxo.

Merecem uns cabos "justos". Isto é uns bons cabos, sem gastar este mundo e o outro. Qed, por exemplo.
Cabo de colunas Img_0210


Quanto à terminação dos mesmos, depende do gosto e do que dá mais jeito a cada um. Eu, normalmente, prefiro com bananas, mas todas a terminações são válidas. O importante é haver bom contacto mecânico entre o cabo e a tomada e/ou saída de sinal.
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptySáb Fev 18 2017, 23:38

Dê uma vista de olhos neste:
http://www.van-damme.com/23.html

O de 2x 1.50mm chega perfeitamente.

Preço? 1€ e tal o metro affraid

Muito bons!!
Ir para o topo Ir para baixo
nfgil76




Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/02/2017
Idade : 47
Localização : Sintra

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Obrigado joevalve!   Cabo de colunas EmptyDom Fev 19 2017, 00:17

joevalve escreveu:
Presumo que o teu sistema é um sistema "mini hi-fi" e portanto não há milagres e acredito até possa tocar bem em função das tuas exigências musicais (às vezes os pequenos surpreendem os grandes)

compra uns cabos de colunas com pouca capacidade, evita os entrançados.

usares bananas ou não, não é por ai que a coisa piora no teu sistema. bananas é muito prático se passares a vida a experimentar cabos no teu sistema.

eu uso uns cyrus solid core e não uso bananas na ligação às MA Studio 20 SE

há quem defenda que o uso do cabo nu acaba por trazer desvantagens porque oxidam, etc etc.

é tudo uma questão de opção.


Sim, o sistema em questão é um "mini hi-fi". Como o objectivo do mesmo é poder ouvir música enquanto estou no quarto, optei por algo mais modesto e de dimensões mais contidas pq o espaço aqui também não abunda Smile A mesma servirá para ouvir os meus cd´s preferidos e ligar ao lcd quando estiver a ver algum filme, substituindo assim o sistema 2.1 da Samsung que funciona quando lhe apetece. O sistema é este. Cabo de colunas 754215 Cabo de colunas Dra_dc10
Cabo de colunas 3020-w10
Ir para o topo Ir para baixo
nfgil76




Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/02/2017
Idade : 47
Localização : Sintra

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Obrigado Goansipife!   Cabo de colunas EmptyDom Fev 19 2017, 00:25

Goansipife escreveu:
Cabo de colunas Img_0210

As colunas Q-Acustics 3020, não são propriamente umas colunas de sistema Mini para computador, por exemplo. Para tal seriam um luxo.

Merecem uns cabos "justos". Isto é uns bons cabos, sem gastar este mundo e o outro. Qed, por exemplo.
Cabo de colunas Img_0210


Quanto à terminação dos mesmos, depende do gosto e do que dá mais jeito a cada um. Eu, normalmente, prefiro com bananas, mas todas a terminações são válidas. O importante é haver bom contacto mecânico entre o cabo e a tomada e/ou saída de sinal.


Desde já agradeço a ajuda dada! Realmente ponderei a hipótese de comprar os Qed. Na caixa das colunas e nas próprias vem a indicação de que aconselham o uso de cabos QED, de preferência com sistema banana, tendo as mesmas sido desenvolvidas e testadas usando tais cabos. Não percebendo eu nada do assunto, pensei que fosse daquela publicidade só para nos fazerem gastar uma pipa de massa em algo que só tem o nome e pouco mais Smile
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 19 2017, 12:17

nfgil76 escreveu:

Não percebendo eu nada do assunto, pensei que fosse daquela publicidade só para nos fazerem gastar uma pipa de massa em algo que....

Humm, pensamento não está de todo descabido Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 19 2017, 13:02

Pois, bem me parecia que não era um sistema mini(zinho) ou com suporte num computador.

Estes sistemas "miniatura" (caixa pequena) da Denon e de outras marcas japonesas, foram pensados para pequeno escritório e/ou pequeno quarto / sala, e para aquilo a que se destinam, são normalmente muito competentes, merecendo ser bem tratados.

A Qed tem cabos a partir de 1 € e pouco e conforme o nível dos equipamentos, em termos de definição, existem soluções para todos os gostos com uma relação qualidade / preço muito apreciável, sem ser, claro está, cabo chinca ou de supermercado, que é a mesma coisa.

Mas já agora a pergunta: Porquê este sistema da Denon, acompanhado com as Q-Acoustics e não com as próprias colunas da Denon? Cabo de colunas 447836

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 19 2017, 21:10

Prezado nfgil76,

Caso interesse, estão disponíveis: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t11119-harmonic-technology-harmony-wave-acasalador-de-colunas-ao-amplificador

Com melhores cumprimentos,
What a Face 4u
Ir para o topo Ir para baixo
nfgil76




Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/02/2017
Idade : 47
Localização : Sintra

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptySeg Fev 20 2017, 00:13

Goansipife escreveu:
Pois, bem me parecia que não era um sistema mini(zinho) ou com suporte num computador.

Estes sistemas "miniatura" (caixa pequena) da Denon e de outras marcas japonesas, foram pensados para pequeno escritório e/ou pequeno quarto / sala, e para aquilo a que se destinam, são normalmente muito competentes, merecendo ser bem tratados.

A Qed tem cabos a partir de 1 € e pouco e conforme o nível dos equipamentos, em termos de definição, existem soluções para todos os gostos com uma relação qualidade / preço muito apreciável, sem ser, claro está, cabo chinca ou de supermercado, que é a mesma coisa.

Mas já agora a pergunta: Porquê este sistema da Denon, acompanhado com as Q-Acoustics  e não com as próprias colunas da Denon? Cabo de colunas 447836

cheers



Boa noite, Goansipife! Respondendo à sua pergunta, caso o sistema se fizesse acompanhar das colunas da marca, ficaria tal e qual como vinha, mas uma vez que tinha de adquirir à parte, não percebendo eu patavina do assunto, pesquisei reviews sobre ambas as marcas e as escolhas recaíam sobre as Q Acoustics. Em alguns reviews relativamente ao sistema da Denon, diziam ser bom e cumprir a sua função mas merecia umas colunas melhores que aquelas disponibilizadas pela própria marca.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptySeg Fev 20 2017, 09:24

nfgil76 escreveu:




Boa noite, Goansipife! Respondendo à sua pergunta, caso o sistema se fizesse acompanhar das colunas da marca, ficaria tal e qual como vinha, mas uma vez que tinha de adquirir à parte, não percebendo eu patavina do assunto, pesquisei reviews sobre ambas as marcas e as escolhas recaíam sobre as Q Acoustics. Em alguns reviews relativamente ao sistema da Denon, diziam ser bom e cumprir a sua função mas merecia umas colunas melhores que aquelas disponibilizadas pela própria marca.

scratch Pois.... não sabia que esses equipamentos vinham desacompanhados Cabo de colunas 2613325421

Sendo assim, há que tratá-los bem...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Bojangles
Membro AAP
Mr Bojangles


Mensagens : 762
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 46
Localização : Lisboa

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptySeg Fev 20 2017, 15:32

Para o sistema em questão aconselho por exemplo uns Qed 79. As bananas são muito convenientes, mas vão encarecer e muito os cabos.
Ir para o topo Ir para baixo
nfgil76




Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/02/2017
Idade : 47
Localização : Sintra

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptySeg Fev 20 2017, 15:57

Mr Bojangles escreveu:
Para o sistema em questão aconselho por exemplo uns Qed 79. As bananas são muito convenientes, mas vão encarecer e muito os cabos.

Boa tarde, Mr Bojangles! Eu estava indeciso entre esses mesmos e os Silver xt. Acredito que os cabos só por si não façam milagres se o sistema em si não for muito bom. Aquilo que pretendo é ouvir o som o mais puro possível (dentro do possível). Tenho consciência de que o sistema não é uma grande "bomba", mas julgo que ouvir música no quarto serve perfeitamente. Não queria era ouvir aquele barulho do tipo "batatas a fritar" enquanto ouço música. Já agora, e peço desculpa pela minha ignorância na matéria, mas quais são as vantagens do uso das bananas, para além de ser mais prática a ligação? Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Bojangles
Membro AAP
Mr Bojangles


Mensagens : 762
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 46
Localização : Lisboa

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptySeg Fev 20 2017, 16:37

nfgil76 escreveu:
Mr Bojangles escreveu:
Para o sistema em questão aconselho por exemplo uns Qed 79. As bananas são muito convenientes, mas vão encarecer e muito os cabos.

Boa tarde, Mr Bojangles! Eu estava indeciso entre esses mesmos e os Silver xt. Acredito que os cabos só por si não façam milagres se o sistema em si não for muito bom. Aquilo que pretendo é ouvir o som o mais puro possível (dentro do possível). Tenho consciência de que o sistema não é uma grande "bomba", mas julgo que ouvir música no quarto serve perfeitamente. Não queria era ouvir aquele barulho do tipo "batatas a fritar" enquanto ouço música. Já agora, e peço desculpa pela minha ignorância na matéria, mas quais são as vantagens do uso das bananas, para além de ser mais prática a ligação? Obrigado

"Batatas a fritar" não tem absolutamente nada a ver com os cabos, independentemente de quais forem.
A função das bananas é apenas essa, permitir mais convenientemente ligar e desligar os cabos, para além de evitarem a oxidação do cabo "desnudo", mas eu não me preocuparia com isso. Quanto aos 2 cabos, os XT silver tendem a ser um pouco mais brllhantes do que os 79 porque têm um revestimento de prata, o que em alguns sistemas pode evidenciar as altas frequências, mas provavelmente no sistema em questão nem se notarão diferenças. Eu optaria sem dúvida pelo tradicional 79.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptySeg Fev 20 2017, 17:17

Mr Bojangles escreveu:
nfgil76 escreveu:
Mr Bojangles escreveu:
Para o sistema em questão aconselho por exemplo uns Qed 79. As bananas são muito convenientes, mas vão encarecer e muito os cabos.

Boa tarde, Mr Bojangles! Eu estava indeciso entre esses mesmos e os Silver xt. Acredito que os cabos só por si não façam milagres se o sistema em si não for muito bom. Aquilo que pretendo é ouvir o som o mais puro possível (dentro do possível). Tenho consciência de que o sistema não é uma grande "bomba", mas julgo que ouvir música no quarto serve perfeitamente. Não queria era ouvir aquele barulho do tipo "batatas a fritar" enquanto ouço música. Já agora, e peço desculpa pela minha ignorância na matéria, mas quais são as vantagens do uso das bananas, para além de ser mais prática a ligação? Obrigado

"Batatas a fritar" não tem absolutamente nada a ver com os cabos, independentemente de quais forem.
A função das bananas é apenas essa, permitir mais convenientemente ligar e desligar os cabos, para além de evitarem a oxidação do cabo "desnudo", mas eu não me preocuparia com isso. Quanto aos 2 cabos, os XT silver tendem a ser um pouco mais brllhantes do que os 79 porque têm um revestimento de prata, o que em alguns sistemas pode evidenciar as altas frequências, mas provavelmente no sistema em questão nem se notarão diferenças. Eu optaria sem dúvida pelo tradicional 79.

Exactamente!
A vantagem das bananas não é nenhuma, ou pode ser toda. O que importa e uma fixação ao terminal de saída do amplificador e ao terminal de entrada das colunas, correcta em termos mecânicos de contacto. Todavia a vantagem prática das bananas poderá ser, unicamente, na questão de ligar e desligar os cabos.
Ir para o topo Ir para baixo
ΜΟΥΣΙΚΗ
Membro AAP
ΜΟΥΣΙΚΗ


Mensagens : 302
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 51
Localização : Porto

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Qed Classic 79   Cabo de colunas EmptySeg Fev 20 2017, 20:45

Um sistema semelhante onde sugerem os QED Classic 79

http://www.minichainehifi.com/denon-d-f109/




Details

Save ££££££ on this brilliant Denon Package Deal comprising the Denon DF109DAB Network Micro Hifi System, a pair of Q Acoustics 2020i speakers and 5 FREE metres of the QED Classic 79 strand speaker cable

WHAT IT COMES WITH:

The Denon D-F109DAB Network Mini system combines the DRA-F109DAB receiver along with the Denon DNP-F109 Network audio player. The Denon DNPF109 Network Audio Player surely is a break-through development in the mini system category. People can now enjoy a wide variety of Internet Radio, online digital content (including Last.FM where available) or network music files in their listening room.
The Denon DNP-F109 also supports AirPlay to stream music directly from an iPad, iPhone or iPod touch, or from the iTunes music library. Thanks to the DLNA 1.5 compatibility, Network Attached Storage (NAS) devices can be accessed quickly to play the user's favourite tunes flawlessly in a quality never heard before. The analogue output even makes it possible to upgrade former F107 systems or any other setup

Q ACOUSTICS 2020i SPEAKERS - The Q Acoustics 2020i is a medium sized bookshelf design that exudes quality. The beautifully finished, low resonance cabinet encapsulates the 25mm ferro-fluid cooled tweeter and precision engineered 125mm bass driver to produce a speaker with extended bass, an open mid-range, astonishing transient response and exceptional high frequency clarity. The 2000ST or 2000WB allow the 2020 to be stand or wall mounted

QED CLASSIC 79 STRAND SPEAKER CABLE - QED Classic 79 strand is an award winning speaker cable that combines convenience and performance. The QED 79 Strand speaker cable's figure '8' construction allows 79 strand to be used in the most demanding placement situations
Ir para o topo Ir para baixo
nfgil76




Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/02/2017
Idade : 47
Localização : Sintra

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: QED Classic 79   Cabo de colunas EmptySeg Fev 20 2017, 21:09

ΜΟΥΣΙΚΗ escreveu:
Um sistema semelhante onde sugerem os QED Classic 79

Details

Save ££££££ on this brilliant Denon Package Deal comprising the Denon DF109DAB Network Micro Hifi System, a pair of Q Acoustics 2020i speakers and 5 FREE metres of the QED Classic 79 strand speaker cable

WHAT IT COMES WITH:

The Denon D-F109DAB Network Mini system combines the DRA-F109DAB receiver along with the Denon DNP-F109 Network audio player. The Denon DNPF109 Network Audio Player surely is a break-through development in the mini system category. People can now enjoy a wide variety of Internet Radio, online digital content (including Last.FM where available) or network music files in their listening room.
The Denon DNP-F109 also supports AirPlay to stream music directly from an iPad, iPhone or iPod touch, or from the iTunes music library. Thanks to the DLNA 1.5 compatibility, Network Attached Storage (NAS) devices can be accessed quickly to play the user's favourite tunes flawlessly in a quality never heard before. The analogue output even makes it possible to upgrade former F107 systems or any other setup

Q ACOUSTICS 2020i SPEAKERS - The Q Acoustics 2020i is a medium sized bookshelf design that exudes quality. The beautifully finished, low resonance cabinet encapsulates the 25mm ferro-fluid cooled tweeter and precision engineered 125mm bass driver to produce a speaker with extended bass, an open mid-range, astonishing transient response and exceptional high frequency clarity. The 2000ST or 2000WB allow the 2020 to be stand or wall mounted

QED CLASSIC 79 STRAND SPEAKER CABLE - QED Classic 79 strand is an award winning speaker cable that combines convenience and performance. The QED 79 Strand speaker cable's figure '8' construction allows 79 strand to be used in the most demanding placement situations



Boa noite,ΜΟΥΣΙΚΗ. Muito obrigado pela informação, vou optar mesmo pelos QED Classic 79! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ΜΟΥΣΙΚΗ
Membro AAP
ΜΟΥΣΙΚΗ


Mensagens : 302
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 51
Localização : Porto

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptySeg Fev 20 2017, 21:28

Cabo de colunas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 11:02

Boa decisão, são uns cabos baratos mas não comprometem.
Ir para o topo Ir para baixo
nfgil76




Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/02/2017
Idade : 47
Localização : Sintra

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 12:56

nbaptista escreveu:
Boa decisão, são uns cabos baratos mas não comprometem.


Obrigado nbaptista! Fui hoje comprar os cabos, mas chegado a casa, esqueci de perguntar na loja, como distingo o positivo e o negativo, uma vez que o cabo é todo branco!!!!! O vendedor disse que me ia dizer como distinguir, mas entretanto com conversa para lá e para cá....
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 13:39

Tanto faz. Desde que os positivos do amp e das colunas estejam iguais, o cabo é igual. Para facilitar, um dos cabos deve estar escrito e o outro não.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 13:49

nfgil76 escreveu:
nbaptista escreveu:
Boa decisão, são uns cabos baratos mas não comprometem.


Obrigado nbaptista! Fui hoje comprar os cabos, mas chegado a casa, esqueci de perguntar na loja, como distingo o positivo e o negativo, uma vez que o cabo é todo branco!!!!! O vendedor disse que me ia dizer como distinguir, mas entretanto com conversa para lá e para cá....
Normalmente segue-se a regra, para não haver troca de mãos, do lado em que o cabo está escrito , liga-se ao positivo das tomadas de saída positiva (cor vermelha) do amp e no sentido de leitura, e o outro cabo (sem escritos) à tomada de saída negativa (cor branca, ou preta). Mas é mesmo só para não haver troca de mãos Cabo de colunas 491368
Ir para o topo Ir para baixo
nfgil76




Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/02/2017
Idade : 47
Localização : Sintra

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 14:17

Goansipife escreveu:
nfgil76 escreveu:
nbaptista escreveu:
Boa decisão, são uns cabos baratos mas não comprometem.


Obrigado nbaptista! Fui hoje comprar os cabos, mas chegado a casa, esqueci de perguntar na loja, como distingo o positivo e o negativo, uma vez que o cabo é todo branco!!!!! O vendedor disse que me ia dizer como distinguir, mas entretanto com conversa para lá e para cá....
Normalmente segue-se a regra, para não haver troca de mãos, do lado em que o cabo está escrito , liga-se ao positivo das tomadas de saída positiva (cor vermelha) do amp e no sentido de leitura, e o outro cabo (sem escritos) à tomada de saída negativa (cor branca, ou preta). Mas é mesmo só para não haver troca de mãos Cabo de colunas 491368


Boa tarde, Goansipife! O meu problema, é que ambos os cabos estão marcados. São exactamente iguais Sad
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 14:44

http://www.whathifi.com/forum/accessories/qed-classic-79-strand

"Hopefully the OP has made his purchase by now, but as a side note to anyone purchasing some 79 strand - there's no coloured indication for positive or negative, but instead a slight ridge down one side indicates polarity. Can catch people out if you don't know what you're looking for."
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 14:52

Não estou agora com nenhuns à mão, mas estava em querer que em cada "parelha" de cabo, havia um dos lados (cabo) onde estava escrito, entre outras coisas, a marca Qed.

Então é escolher qual dos lados se quer usar como positivo e respeitar, ao longo do cabo, essa condição
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 15:05

Olá

Cabo de colunas QED_Profile_79_Strand_Black

Em cada ponta do cabo abres os cabos 5 ou 6 cm e se reparares ficam 2 saliências na cobertura apenas num dos cabos, ele está feito para quando se abre ser mais fácil ficar sempre as 2 saliências num lado, eu fiz isso aos meus e resultou.
Como podes ver na imagem o de cima ficou apenas com uma saliência enquanto o debaixo ficou com uma de cada lado, depois é só ligar conforme o gosto... eu liguei o 2 saliências ao positivo, mas é indeferente.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
nfgil76




Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/02/2017
Idade : 47
Localização : Sintra

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 15:11

takeooff escreveu:
http://www.whathifi.com/forum/accessories/qed-classic-79-strand

"Hopefully the OP has made his purchase by now, but as a side note to anyone purchasing some 79 strand - there's no coloured indication for positive or negative, but instead a slight ridge down one side indicates polarity. Can catch people out if you don't know what you're looking for."



Obrigado takeooff! Realmente reparei que a única diferença, é que um dos cabos apresenta de um dos lados uma espécie de rebordo em todo o comprimento, o que julguei ser apenas o acabamento do mesmo. Agora só preciso descobrir se esse é o positivo ou o negativo. Sabe dizer-me, caso troque o negativo pelo positivo, se não dá apenas som, ou se danifica o amplificador e as colunas? Desculpe a pergunta parva, mas não percebo mesmo nada da matéria. Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
nfgil76




Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/02/2017
Idade : 47
Localização : Sintra

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 15:13

fredy escreveu:
Olá

Cabo de colunas QED_Profile_79_Strand_Black

Em cada ponta do cabo abres os cabos 5 ou 6 cm e se reparares ficam 2 saliências na cobertura apenas num dos cabos, ele está feito para quando se abre ser mais fácil ficar sempre as 2 saliências num lado, eu fiz isso aos meus e resultou.
Como podes ver na imagem o de cima ficou apenas com uma saliência enquanto o debaixo ficou com uma de cada lado, depois é só ligar conforme o gosto... eu liguei o 2 saliências ao positivo, mas é indeferente.

Fredie

Olá, fredy! Muito obrigado pela explicação! Estou desejoso de ver a pequenota a trabalhar Smile
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas EmptyDom Fev 26 2017, 18:51

Trocar a polaridade (positivo/negativo) não vai estragar a coluna ou amplificador pois o movimento do cone é simétrico ao seu ponto de repouso. Na verdade as as colunas irão tocar na mesma.

O que deverá notar é uma deterioração do som.
Se uma coluna tiver a polaridade invertida vai notar que uma move o cone do altifalante de dentro para fora e a outra de fora para dentro, daí ser importante uma correcta polaridade em ambas as colunas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cabo de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabo de colunas   Cabo de colunas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cabo de colunas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cabo colunas DIY
» Nordost tyr2 cabo de colunas
» cabo 3.5mm com 2 rca
» Montagem e venda de Cabo de Phono e interconect
» Ficha / cabo AC

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Cabos-
Ir para: