Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 
 

 A ouvir Comboios

Ir em baixo 
AutorMensagem
Alexandre Vieira
Membro AAP
avatar

Mensagens : 2753
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 48
Localização : Outra Banda

MensagemAssunto: A ouvir Comboios   Seg Jan 16 2017, 22:42

Os comboios têm sido tema inspirador de muitos artistas, que se dedicam a criar o seu ambiente não só relativamente à viagem como à sonorização do comboio em trânsito. É inegável a melodia associada à ao som produzido pelas rodas nos carris, bem como ao sistema de motricidade. Desde sempre este é o meu meio preferido de locomoção, talvez por isso sempre tive em atenção excelentes temas associados ao sempre actual comboio.


Desde logo um dos meus temas de eleição é este excelente Station to Station de David Bowie de 1976 que influenciou mais tarde o magistral Trans Europe Express dos Kraftwerk. Aliás essa influência foi que tal que os Kraftwerk em forma de conhecimento fazem menção ao tema de Bowie no seu tema. Este álbum de 1976 é já o 10.º de Bowie e é um álbum de transição para a famosa trilogia de Berlim.




Como já foi referido os Kraftwerk - Trans-Europe Express fortemente influenciados por Bowie e também sua influência, note-se que David Bowie passou cerca de três anos na companhia de Reed, Pop e Eno, tentou aí inspirar-se na descoberta de novos sons e novos caminhos a trilhar tendo como referência o Krautrock. Já a banda de Ralf e Florian, sempre tentou trilhar caminhos originais, tendo como seu grande impulsionador o ambiente industrial pós 2.ª Guerra que nesse momento se vivia na Alemanha.A título de curiosidade diga-se que os Kraftwerk estiveram em pontes ferroviárias a ouvir e gravar os sons que os comboios produziam de modo a criarem secções rítmicas e o seu ambiente. Já fui a Dusseldorf para ver e sentir a experiência de "viajar na linha férrea dos Kraftwerk" e tentar entender porque tinham que ser eles a realizar esta obra prima da música, seja ela electrónica ou não.




Claro está que estes monstros sagrados da música, são influência e influenciados de outros artistas, desta feita de uns enormes The Cure - Jumping Someone Else's Train que também não ficaram indiferentes a esta temática. Logo em 1979, respondem ao repto dos anteriores eleitos com este tema excelente que também ele capta a sonoridade dos comboios em trânsito e ao mesmo tempo denota amargura típica do movimento "alternativo" de que os The Cure foram o nome maior.




Mas a temática os Comboios para além de ser inspiradora do som da música também serve para criar um ambiente nostálgico de partida ou alegria da chegada.CHRIS ISAAK e o seu 5;15 celebra a o tipo que ficou à espera do comboio que chegasse com o seu amor perdido.




Também [b]Siouxsie & the Banshees (Burn-up, aproveitam a sonoridade do Comboio, aliás descrevem-no na sua plenitude, neste caso uma locomotiva a vapor e fazem-no com bastante vigor, dando-nos plena ideia pelas sonoridades introduzidas que estamos numa viajem pelos States mas que em todo o momento poderão aparecer uns rapazinhos a cavalo que poderão aliviar a carga.Um notável tema, em que os Siouxie saem da sua zona de conforto e nos apresentam um tema cheio de criatividade e vigor.




Espero ver esta lista acrescentada por vós, com temas que agradavelmente nos podem levar a efectuar uma qualquer deliciosa viagem de descoberta de novos territórios e prazenteiras melodias.  
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fernando Mota
Membro AAP
avatar

Mensagens : 1862
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 42
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: A ouvir Comboios   Seg Jan 16 2017, 23:55

Esta música do Chris the Burgh, ouvia muitas vezes quando era puto em casa dos meus tios. Sempre me ficou marcada na memória ao ponto de a ter em Vinil



2cclzes
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
A ouvir Comboios
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Música barroca- O que ouvir?
» Ouvir minha própria entrada de áudio
» O que um baixista deve ouvir e ver em São Paulo?
» Tem hora que tudo que vc quer ouvir eh... Luizão Maia!
» Você consegue identificar as notas imediatamente ao ouvir?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: