Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? Empty
MensagemAssunto: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptyDom Jan 15 2017, 19:24

Boas pessoal

Após um longo período em repouso, deu-me o súbita vontade de gravar uma k7, e houve algo que sempre
me intrigou um pouco, gostaria de saber se acontece o mesmo convosco.

O método de gravação deve ser idêntico ao vosso:

Gira>Amp>tape 1 e tape 2 > leitor de k7> Amp >Colunas ou headphones

E assim posso ouvir e gravar a k7 em simultâneo, acontece que sem mexer no botão(record lvl) do leitor de k7, o som já vem um pouco amplificado. O que beneficia certos LPs, que tem um som um pouco baixo. Assim sendo
sou melhor passar o som do Gira para o Amp, e depois envia-lo para o leitor de K7, e dai envia-lo novamente para
o Amp, e por fim as colunas, do que ouvir apenas Gira>Amp>Colunas. Posso ainda aumentar mais o volume através do record lvl, e consecutivamente vejo os dbs a subir no leitor de k7, como seria de esperar.

Estava a gravar o Atom Heart Mother (Ed PT), que tem um som um pouco baixo, e ouvi-lo por este esquema todo, beneficia bastante, pelo menos em termos de aumento do volume do som.

O material que utilizo é:
HK TD 450 (leitor K7)
Myryad t40 (Amp, vem com entrada phono MM)
Project debut 3 (Gira)

Deste modo, a minha dúvida é, se posso ou faz sentido utilizar o leitor de k7 como pre phono?

Desde já agradeço a paciência de quem a tive, de ler este tópico, que ficou um pouco extenso.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4975
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptyDom Jan 15 2017, 19:29

agora atë eu fiquei curioso...
Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? 447836
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptyDom Jan 15 2017, 19:51

luis lopes escreveu:
agora atë eu fiquei curioso...
Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? 447836

Talvez a parte de utilizar o leitor de K7 como pre phono, esteja um pouco confuso, na verdade
nunca iria ligar directamente o Gira ao Leitor de K7, mas sim ligar ambos através daquele esquema referido
na mensagem inicial, e assim, beneficiar de um aumento do som, o que no fundo um pre phono faz.

Tendo em conta que algum do pessoal já gravou ou ainda grava, nunca se depararam com
esta possibilidade ou situação ?
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptySeg Jan 16 2017, 20:27

Tanto quanto sei os gravadores (k7, r2r) têm a possibilidade de algum "ganho", ou seja, um potenciómetro (ou um potenciómetro por canal) que permite aumentar o nível de gravação em relação ao sinal original. É isso que o leva às conclusões que descreve. No entanto um facto é evidente, quanto mais circuitos o sinal tiver que percorrer menor a fidelidade obtida. Mas, e dependendo da configuração do equipamento instalado, poderá ter uma melhoria aparente (ou não, no som o que ouvimos e como ouvimos é um pouco subjectivo).
Ir para o topo Ir para baixo
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/10/2012
Idade : 58
Localização : Évora

Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptySeg Jan 16 2017, 22:24

Bom foi coisa que ainda não liguei, mas o pré para gira-discos tem um filtro RIAA que reduz os agudos e médios e acentua os graves, eu já fiz algumas alterações em filtros RIAA, para compensar algumas células que tinham défice de altas frequências, para não compensar com equalizador assim não coloca o sopro da excitação de alguns equalizadores.
Ao ligar uma célula ao pré da cabeça magnética o som reproduzido seria com muitos agudos e com poucos graves, isto é o que eu penso que podia acontecer.
Mas sempre pode fazer um pré pra phono, um IC ou alguns transistors e fica a coisa resolvida.
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5133
Data de inscrição : 11/11/2010

Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptyQua Jan 25 2017, 19:30

O Zubzero12 é o verdadeiro macGyver dos pré-phono.

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? Empty
MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: