Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe

Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?

Ir em baixo 
AutorMensagem
SubZero12
Membro AAP
SubZero12

Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? Empty
MensagemAssunto: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptyDom Jan 15 2017, 19:24

Boas pessoal

Após um longo período em repouso, deu-me o súbita vontade de gravar uma k7, e houve algo que sempre
me intrigou um pouco, gostaria de saber se acontece o mesmo convosco.

O método de gravação deve ser idêntico ao vosso:

Gira>Amp>tape 1 e tape 2 > leitor de k7> Amp >Colunas ou headphones

E assim posso ouvir e gravar a k7 em simultâneo, acontece que sem mexer no botão(record lvl) do leitor de k7, o som já vem um pouco amplificado. O que beneficia certos LPs, que tem um som um pouco baixo. Assim sendo
sou melhor passar o som do Gira para o Amp, e depois envia-lo para o leitor de K7, e dai envia-lo novamente para
o Amp, e por fim as colunas, do que ouvir apenas Gira>Amp>Colunas. Posso ainda aumentar mais o volume através do record lvl, e consecutivamente vejo os dbs a subir no leitor de k7, como seria de esperar.

Estava a gravar o Atom Heart Mother (Ed PT), que tem um som um pouco baixo, e ouvi-lo por este esquema todo, beneficia bastante, pelo menos em termos de aumento do volume do som.

O material que utilizo é:
HK TD 450 (leitor K7)
Myryad t40 (Amp, vem com entrada phono MM)
Project debut 3 (Gira)

Deste modo, a minha dúvida é, se posso ou faz sentido utilizar o leitor de k7 como pre phono?

Desde já agradeço a paciência de quem a tive, de ler este tópico, que ficou um pouco extenso.
luis lopes
Membro AAP
luis lopes

MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptyDom Jan 15 2017, 19:29

agora atë eu fiquei curioso...
Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? 447836
SubZero12
Membro AAP
SubZero12

MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptyDom Jan 15 2017, 19:51

luis lopes escreveu:
agora atë eu fiquei curioso...
Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? 447836

Talvez a parte de utilizar o leitor de K7 como pre phono, esteja um pouco confuso, na verdade
nunca iria ligar directamente o Gira ao Leitor de K7, mas sim ligar ambos através daquele esquema referido
na mensagem inicial, e assim, beneficiar de um aumento do som, o que no fundo um pre phono faz.

Tendo em conta que algum do pessoal já gravou ou ainda grava, nunca se depararam com
esta possibilidade ou situação ?
agorgal
Membro AAP
agorgal

MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptySeg Jan 16 2017, 20:27

Tanto quanto sei os gravadores (k7, r2r) têm a possibilidade de algum "ganho", ou seja, um potenciómetro (ou um potenciómetro por canal) que permite aumentar o nível de gravação em relação ao sinal original. É isso que o leva às conclusões que descreve. No entanto um facto é evidente, quanto mais circuitos o sinal tiver que percorrer menor a fidelidade obtida. Mas, e dependendo da configuração do equipamento instalado, poderá ter uma melhoria aparente (ou não, no som o que ouvimos e como ouvimos é um pouco subjectivo).
manuelmadeira
Membro AAP
manuelmadeira

MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptySeg Jan 16 2017, 22:24

Bom foi coisa que ainda não liguei, mas o pré para gira-discos tem um filtro RIAA que reduz os agudos e médios e acentua os graves, eu já fiz algumas alterações em filtros RIAA, para compensar algumas células que tinham défice de altas frequências, para não compensar com equalizador assim não coloca o sopro da excitação de alguns equalizadores.
Ao ligar uma célula ao pré da cabeça magnética o som reproduzido seria com muitos agudos e com poucos graves, isto é o que eu penso que podia acontecer.
Mas sempre pode fazer um pré pra phono, um IC ou alguns transistors e fica a coisa resolvida.
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? EmptyQua Jan 25 2017, 19:30

O Zubzero12 é o verdadeiro macGyver dos pré-phono.

lol!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?   Leitor de K7 pode funcionar como pre phono? Empty

Leitor de K7 pode funcionar como pre phono?
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: