Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Ajuda: problema ao descer a agulha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
jdomingos

MensagemAssunto: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ter Jan 03 2017, 11:27

Gostaria de saber a vossa opinião para uma situação que me está a acontecer com o meu novo Pro-ject Elemental.

A situação é a seguinte: quando faço descer a agulha na zona inicial dos discos (automativamente através do "cue level"), acontece frequentemente um pequeno "salto" na direção do interior do disco, e por vezes este "salto" passa por cima de uma, duas ou três ranhuras. Por outras palavras, a agulha faz um pequeno "skip" que para além de fazer um barulho desagradável também não me parece muito bom para a saúde da agulha.

Não me parece que seja um comportamento normal, e nunca me aconteceu no gira-discos anterior.

Já exclui ser uma cabeça/agulha danificada, uma vez que já coloquei uma nova e o sintoma manteve-se mais ou menos com a mesma intensidade.

Em relação ao "anti-skating", no meu GD não é regulável.

O "tracking weight" é o correcto para a minha OM 5e (1,75g). Meço com uma balaça da Ortofon. Também penso ter a agulha alinhada.

Esta situação só acontece se iniciar o disco na zona inicial, aquela faixa que não tem nada (nome?). Se fizer a agulha iniciar na parte da música, já não acontece.

Alguma ideia do que poderá estar a acontecer? Obrigado. Jorge
anibalpmm
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ter Jan 03 2017, 11:45

jdomingos escreveu:
Gostaria de saber a vossa opinião para uma situação que me está a acontecer com o meu novo Pro-ject Elemental.

A situação é a seguinte: quando faço descer a agulha na zona inicial dos discos (automativamente através do "cue level"), acontece frequentemente um pequeno "salto" na direção do interior do disco, e por vezes este "salto" passa por cima de uma, duas ou três ranhuras. Por outras palavras, a agulha faz um pequeno "skip" que para além de fazer um barulho desagradável também não me parece muito bom para a saúde da agulha.

Não me parece que seja um comportamento normal, e nunca me aconteceu no gira-discos anterior.

Já exclui ser uma cabeça/agulha danificada, uma vez que já coloquei uma nova e o sintoma manteve-se mais ou menos com a mesma intensidade.

Em relação ao "anti-skating", no meu GD não é regulável.

O "tracking weight" é o correcto para a minha OM 5e (1,75g). Meço com uma balaça da Ortofon. Também penso ter a agulha alinhada.

Esta situação só acontece se iniciar o disco na zona inicial, aquela faixa que não tem nada (nome?). Se fizer a agulha iniciar na parte da música, já não acontece.

Alguma ideia do que poderá estar a acontecer? Obrigado. Jorge
Experimenta passar o VTF para 2,0gr para ver o que acontece
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ter Jan 03 2017, 15:44

Tenta ver se o suporte do elevador fica mesmo afastado do braço quando está assente no disco.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Jan 07 2017, 11:14

Voltando a este problema. Experimentei aumentar o VTF para o máximo do intervalo permitido da agulha (2g) e o problema manteve-se. Observei o elevador como o António sugeriu, e desce uns 3 mm do braço, pelo que não me parece ser por ai.

Neste momento estou a iniciar os discos já na parte musical e evitar a faixa inicial, pois sinto que estou a desgastar a agulha com tantos saltos. Não sei o que fazer mais. Ontem até fez um duplo skip.

Na minha opinião de iniciado parece-me um problema de anti-skating (não sei a tradução). Quando a a gulha desce a sensação que fico é que quer ir demasiadamente depressa para o interior. No entanto o anti-skating não é regulável no Elemental. Já começo a pensar que deveria ter gasto mais uns tostões numa coisa melhor.

Outra hipótese que ponho é ser derivado dos meus (poucos) discos terem quase todos uma pequena curvatura (Wrap. Quase todos comprados na FNAC, mas este é assunto para outro post). É muito ligeira, mas poderá ser o suficiente para dar um empurrão à agulha quando esta desce?
taunus
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Jan 07 2017, 12:38

Não tenho sugestões para te dar para poderes resolver o teu problema, até porque a minha experiência é pouca. Só vim aqui dizer que o único vinil que tenho comprado na FNAC também essa essa curvatura, parece meio empenado. Não tem interferência no audio, mas irrita-me um pouco quando está a girar ver aquele sobe e desce. Todos os meus discos antigos estão perfeitos, só este novo parece um raquítico.
Pierre
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Jan 07 2017, 12:38

Tenta ver outra situação:

Repara com atenção, se o corpo da célula roça no disco.
Poderá ser o mat (onde acenta o disco) que seja alto (espessura) demais, e juntamente com o tracking force provoque o contacto com a célula.
Se for, a solução é substituir por um mat mais fino.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Jan 07 2017, 14:09

Faz uma coisa. Na "meia lua" onde assenta o braço, limpa a borracha (se for borracha) com um algodão embebido num pouco de álcool para tirar sujidade e gordura.
Depois tenta de novo sff.

Joseph Le Conte
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Jan 07 2017, 15:03

António José da Silva escreveu:
Faz uma coisa. Na "meia lua" onde assenta o braço, limpa a borracha (se for borracha) com um algodão embebido num pouco de álcool para tirar sujidade e gordura.

Estás a referir-te ao elevador?
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Jan 07 2017, 15:14

jdomingos escreveu:

Sim, onde o braço "repousa em cima".

Joseph Le Conte
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Jan 07 2017, 15:41

jdomingos escreveu:

Sim, onde o braço "repousa em cima".

Limpei mas não notei diferença. Também não achei que estivesse sujo, até porque é novo com poucas semanas.
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Seg Jan 09 2017, 22:53

o gira-discos está assente numa base nivelada ou o gira-discos está nivelado?
(se não tiveres uma bolha de nível para o efeito coloca um nível tipo "pedreiro" no prato em várias direcções ou instala uma app de spirit level no telefone e coloca o telefone no prato...)
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ter Jan 10 2017, 22:08

lpg escreveu:
o gira-discos está assente numa base nivelada ou o gira-discos está nivelado?
(se não tiveres uma bolha de nível para o efeito coloca um nível tipo "pedreiro" no prato em várias direcções ou instala uma app de spirit level no telefone e coloca o telefone no prato...)

Depois de muita experimentação com várias aplicações de nivelamento para o Android cheguei à conclusão que o gira-discos não estava perfeitamente nivelado!

A causa do meu problema está aparentemente identificada, pelo que o meu obrigado a todos.

Neste momento quando baixo a agulha na zona inicial sem nada, ou apanha logo uma ranhura, ou se não apanha dá um salto instantâneo para a ranhura mais próxima, fazendo um ligeiro "pop" (já não salta várias ranhuras). Pergunto: isto já é um comportamento normal, ou ainda preciso aperfeiçoar a nivelação?

Desculpem a pergunta básica mas já não me lembro o que fazia o meu GG anterior.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 06:28

jdomingos escreveu:
Pergunto: isto já é um comportamento normal, ou ainda preciso aperfeiçoar a nivelação?

Desculpem a pergunta básica mas já não me lembro o que fazia o meu GG anterior.

Nenhuma pergunta é básica e todas são bem vindas.

Esse comportamento não é normal. O normal é a agulha descer e começar exactamente no sitio onde cai, seja em que lugar desças o braço. Se o comprastes numa loja e novo, o melhor seria dares lá um pulo com ele.

Joseph Le Conte
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 09:07

Ele é realmente novo e comprado em loja. No entanto já quebrei um dos fios (azul) que liga à cabeça, tendo-o prendido no sitio. Penso que isto retira-me a garantia.

Tentando perceber o que se passa: se o GG/prato está plano, se o VTF está correto, a agulha não está danificada ou desalinhada, o braço parece-me paralelo ao prato, o elevador funciona bem, sobra o antiskating? Que por acaso não é regulável no Elemental... Estou a pensar bem?

Já agora acrescento um dado, quando desço manualmente a agulha verifica-se o mesmo comportamento, embora com menor intensidade.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 09:27

Tenta experimentar aumentar o VTF e ver o que acontece. Se tiveres alguém com uma balança, verifica que o peso é mesmo aquele que estás a colocar.

Joseph Le Conte
lpg
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 15:15

jdomingos,
Esse giradiscos, de entrada de gama, tem um conceito plug&play, ou seja, a única coisa que deverias ter feito era nivela-lo corretamente...! o VTF e o antiskating são ajustados em fábrica para a célula em questão e não era suposto teres mexido nem na célula nem no peso...!
Contacta o representante da marca para resolveres a questão e não "estragues" mais isso...

PS. Esse giradiscos, que já ouvi, é muito honesto para o preço que tem mesmo apesar das suas limitações... as análises tb são unânimes nesse sentido!
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 16:21

lpg escreveu:
jdomingos,
Esse giradiscos, de entrada de gama, tem um conceito plug&play, ou seja, a única coisa que deverias ter feito era nivela-lo corretamente...! o VTF e o antiskating são ajustados em fábrica para a célula em questão e não era suposto teres mexido nem na célula nem no peso...!
Contacta o representante da marca para resolveres a questão e não "estragues" mais isso...

PS. Esse giradiscos, que já ouvi, é muito honesto para o preço que tem mesmo apesar das suas limitações... as análises tb são unânimes nesse sentido!

Tive que mexer no VTF pois fiz o upgrade para uma OM10 (1.5g). Ele vem com a OM5e (1,75g). Tenho uma balança daquelas tipo baloiço da Ortofon. Vou tentar mexer mais uma vez com o peso como sugeriu o António José e ver o que acontece, embora já o tenha feito antes.

Neste momento também ponho a hipótese de poder ser um problema dos discos. Pelo que li em forums internacionais há discos que podem causar este "skip" inicial, e como tenho poucos (9 LPs), pode ser simplesmente má sorte. Logo vou baixar a agulha em todos individualmente para ver se deteto um padrão.

Ainda não é altura de levar ao representante, acho que este hobby tem também muito de experimentação e desafio, e quero primeiro tentar resolver as coisas por mim próprio.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 17:07

jdomingos escreveu:

Neste momento também ponho a hipótese de poder ser um problema dos discos. Pelo que li em forums internacionais há discos que podem causar este "skip" inicial, e como tenho poucos (9 LPs), pode ser simplesmente má sorte. Logo vou baixar a agulha em todos individualmente para ver se deteto um padrão.

Ainda não é altura de levar ao representante, acho que este hobby tem também muito de experimentação e desafio, e quero primeiro tentar resolver as coisas por mim próprio.

Duvido muito que seja dos discos. Tenho muitas centenas deles e em nenhum isso acontece (pelo menos que me lembre).

Sim, a experimentação vai servido para um gajo ganhar experiência. Vai-se lendo, vendo e fazendo o que também tem o seu encanto. Mas neste teu caso, é algo de frustrante...penso eu.

Joseph Le Conte
jorge.henriques
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 17:28

Se fosse comigo, pegava na peça e ia até aqui:

Núcleo Empresarial da Junqueira
Rua de Entre Muros, 54 – AU
2660-395 S. Julião do Tojal
Email: comercial@supportview.pt
Tef: 21 868 61 01 / 02
Fax: 21 868 61 03

EDIT:
Ou ao local onde o compraste. Aliás... começava por aqui!
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 18:32

É possível verificar se o "antiskating" pré-configurado está correto? Li algures que se colocar o peso do VTF a zero e colocar o braço na direção do eixo a flutuar (sem o prato), poderei observar se ele se move para fora ou não, e assim ter uma noção da existência de antiskating?
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 19:10

jdomingos escreveu:
É possível verificar se o "antiskating" pré-configurado está correto? Li algures que se colocar o peso do VTF a zero e colocar o braço na direção do eixo a flutuar (sem o prato), poderei observar se ele se move para fora ou não, e assim ter uma noção da existência de antiskating?

Esse método serve de pouco ou nada. O anti-skating se estiver "activo" vai sempre "puxar" o braço para dentro, portanto, no sentido do interior do disco. Mas um pouco mais ou menos de anti-skating não justifica esse comportamento nas espiras iniciais do disco, a não ser que fosse algo se extremo.

Joseph Le Conte
José Miguel
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 21:37

A descrição feita para o "skip" inicial - se acontecer apenas na faixa de entrada do Lp - parece-me normal. Todos fazem isso, pois nem sempre a agulha entra directamente onde devia.

Caso esse salto aconteça no meio de uma faixa a conversa muda, mas eu testaria o meio de uma faixa e mais nada.
Se entrar bem, mexer parece-me desnecessário.

Digo eu!

WamaKota
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 22:20

José Miguel escreveu:
A descrição feita para o "skip" inicial - se acontecer apenas na faixa de entrada do Lp - parece-me normal.

Confesso que nunca vi a acontecer-me isso, tenho LP's novos e antigos e um GD que sobe, aponta e baixa a agulha automaticamente...

Da minha pouca experiência, não me parece que seja normal... a não ser que o disco gire ao contrário do que a agulha está à espera!
José Miguel
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 22:28

Nunca fui muito bom a apontar e abandonei a tropa antes de ir para a carreira de tiro... Smile

A descrição parece-me ser de um acontecimento "normal", uma vez que na faixa de entrada a agulha bate e faz sempre um ruído maior assim como acontece a entrada - directa ou não - no "groove".

Atenção que falo da faixa de entrada e não da primeira faixa do álbum. Wink

Posso estar a ler mal, pior, estar a projectar algo que não é o que acontece neste caso.
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 22:39

O que me está a acontecer é que a agulha desce na faixa de entrada, e salta instantaneamente para o groove mais próximo (ainda na faixa de entrada). Ao fazer este movimento faz um "pop". Por vezes o salto é de 2 ou 3 ranhuras de modo que até pode saltar para o inicio da 1a faixa musical.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 22:40

jdomingos escreveu:
O que me está a acontecer é que a agulha desce na faixa de entrada, e salta instantaneamente para o groove mais próximo (ainda na faixa de entrada). Ao fazer este movimento faz um "pop". Por vezes o salto é de 2 ou 3 ranhuras de modo que até pode saltar para o inicio da 1a faixa musical.

Volto a dizer que isso não é normal.

Joseph Le Conte
José Miguel
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 22:42

Experimente baixar a agulha no meio da primeira faixa, salta?

Pelo que descreve creio que não acontecerá...
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 22:44

Nesse caso não tenho qualquer problema. Nunca fez skip a meio de músicas ou quando largo a agulha já na música. E o som parece-me bom sem qualquer vestigio de problema ou distorção.
José Miguel
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Qua Jan 11 2017, 22:52

Ainda por cima não há distorção... Eu quase que aposto que o que descreve é normal, mas eu uso o gira-discos com as minhas mãos de fada e nem sempre acerto ali...

Onde parece que sou o único a não acertar... "grooves" distantes uns dos outros.
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sex Jan 13 2017, 14:45

Fazendo um update... Neste momento o comportamento descrito reduziu-se, depois de nivelar o GD, e diminuir o peso VTF, e também chego à conclusão que acontece mais nos discos com curvatura.

Também observo que o salto na esmagadora maioria das vezes é de apenas para a ranhura mais próxima, o que, segundo o António respondeu, não deixa de ser um comportamento errado. Só salta 2, 3 ou 4 quando "largo" a agulha mesmo no limite da extremidade do disco.

Também observo que o comportamento descrito não é assim tão raro, e acontece a muita gente sobretudo com Project's e Audio-Techica's... Isto pela leitura de inúmeros posts em fórums internacionais. Inúmeras são as teorias mas poucas certezas.

Neste momento iniciar a música muito perto da 1ª faixa é a solução aceitável até mais investigação...
jpinto
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sex Jan 20 2017, 14:24

Não será o elevador do braço que está a descer muito rápido? ou seja não estará a deixar cair a agulha no disco em vez de o fazer suavemente?
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ter Jan 24 2017, 15:52

jpinto escreveu:
Não será o elevador do braço que está a descer muito rápido? ou seja não estará a deixar cair a agulha no disco em vez de o fazer suavemente?

Bem, fazendo um último update... Experimentei outro Project Elemental relativamente novo e o comportamento é igual. Portanto concluo que é mesmo assim, provavelmente normal em gira-discos mais baratos, e de o dono cair ligeiramente para o lado do perfeccionismo. Como gosto do aspeto e do som da máquina, e não quero gastar muito mais euros, resta-me fazer pontaria sempre para o inicio da primeira faixa.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ter Jan 24 2017, 16:21

jdomingos escreveu:
jpinto escreveu:

Bem, fazendo um último update... Experimentei outro Project Elemental relativamente novo e o comportamento é igual. Portanto concluo que é mesmo assim, provavelmente normal em gira-discos mais baratos, e de o dono cair ligeiramente para o lado do perfeccionismo. Como gosto do aspeto e do som da máquina, e não quero gastar muito mais euros, resta-me fazer pontaria sempre para o inicio da primeira faixa.

Em giras que ja tive e onde o elevador era algo a dar para o bruto, eu auxiliava a descida manualmente para que a agulha fizesse o contacto com a suavidade que se deseja. Podes experimentar para ver se melhora nessa questão.

Joseph Le Conte
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Fev 04 2017, 01:46

Bom... depois de vender o Elemental no OLX, pois desconfiava que estava defeituoso, e comprar outro novo na Amazon, eis que tudo se mantinha igual!

O skip inicial ao baixar a agulha na borda exterior;
Após algum uso, as agulhas inclinadas... Sempre no mesmo sentido.
O cantilever com os discos a rodar também sempre a "empinar" para a esquerda.
O teste em disco sem nada... Onde o braço parecia o Ben Jonhson a correr para a meta (para o centro).

Tudo sintomas a caminhar para o mesmo... Ausência de Anti-skating.

De notar que tudo o que podia ser alinhado neste Gira estava corretamente alinhado com os instrumentos corretos (Tracking Weight e alinhamento da agulha).

Então deu-me na ideia de construir um daqueles instrumentos de anti-skating tipo anzol de pesca. E depois de algum trabalho e muita paciência, eis que fez-se luz... Acabou completamente o salto inicial (a agulha desce e fica no sítio), acabou a agulha/cantilever entortado, e até o som parece mais potente e definido.

Pois é... o anti-skating. Porém a publicidade ao Elemental diz taxativamente: O Anti-skating vem perfeitamente configurado de fábrica (e eu adiciono que não pode ser regulado... e até adiciono que não há nada para regular, pois ele simplesmente não está implementado).

Anti-skating pré-regulado... é um perfeita mentira. O anti-skating simplesmente não existe no Elemental.

Não sai bem, em minha opinião nem o Fabricante (Pro-ject) nem o representante que a vende (Supportview). Esta máquina danifica os discos e estraga as agulhas. Também não sai bem que dá pontuação máxima a esta máquina em Reviews.

Vou nos tempos mais próximos ficar com ele, pois com o anti-skating feito em casa que lhe adicionei funciona bem. E com o dinheiro que já gastei com esta situação, também terei que adiar a próxima compra.

Desculpem-me o desabafo!
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Fev 04 2017, 01:50

Esse método serve de pouco ou nada. O anti-skating se estiver "activo" vai sempre "puxar" o braço para dentro, portanto, no sentido do interior do disco. Mas um pouco mais ou menos de anti-skating não justifica esse comportamento nas espiras iniciais do disco, a não ser que fosse algo se extremo.

Caro António, o anti-skating ativo vai puxar o braço para fora, não para dentro! Certo? Nem acredito que estou a corrigir um expert!! Smile

E sim, uma vez que é algo extremo (completa ausência de anti-skating) justifica o comportamento.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Fev 04 2017, 06:11

jdomingos escreveu:

Caro António, o anti-skating ativo vai puxar o braço para fora, não para dentro! Certo? Nem acredito que estou a corrigir um expert!! Smile

E sim, uma vez que é algo extremo (completa ausência de anti-skating) justifica o comportamento.

Exacto, a "skating" que é um fenómeno natural "puxa" para dentro e o anti-skating compensa para fora. Foi erro meu na descrição.

Já agora, uma foto de como ficou feito esse anti-skating caseiro. bounce

Joseph Le Conte
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Sab Fev 04 2017, 11:08

Neste momento estou a experimentar um anti-skating alternativo e mais simples que também está a funcionar... Muito básico e à base de um lápis, no entanto parece-me funcionar bem e melhor que a cana de pesca.

O contacto entre o lápis e o braço é deslizante (enrolei o braço com lã naquela zona) e não oferece qualquer resistência à medida que o lápis vai subindo, com o girar do disco.

A dificuldade foi encontrar a inclinação certa de modo a manter o Tracking Weight correto e aplicar o anti-skating também na medida certa. O anti-skating é um bocado a olho, mas tudo parece estar bem. Não há skipping, a agulha perfeitamente direita quando o disco roda.
jpinto
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Seg Fev 06 2017, 17:56

Posso estar a ver mal e também não sei como instalou a linha de pesca mas esta solução do lápis não me parece melhor. O lápis está a criar uma força que não é somente no plano horizontal mas também é no plano vertical o que interfere com o tracking e o movimento vertical que deve ser o mais livre possível. A adicionar temos o atrito que o lápis tem quando o braço se move em ambos os planos.

Neste braço possivelmente não será fácil criar um sistema de anti-skating que não interfira no movimento vertical mas penso que o sistema tradicional com um fio muito fino e um peso será o mais "fácil" e mais eficaz.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Seg Fev 06 2017, 18:12

jpinto escreveu:
Posso estar a ver mal e também não sei como instalou a linha de pesca mas esta solução do lápis não me parece melhor. O lápis está a criar uma força que não é somente no plano horizontal mas também é no plano vertical o que interfere com o tracking e o movimento vertical que deve ser o mais livre possível. A adicionar temos o atrito que o lápis tem quando o braço se move em ambos os planos.

100% de acordo.

Joseph Le Conte
jdomingos

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Seg Fev 06 2017, 23:58

jpinto escreveu:

Neste braço possivelmente não será fácil criar um sistema de anti-skating que não interfira no movimento vertical mas penso que o sistema tradicional com um fio muito fino e um peso será o mais "fácil" e mais eficaz.

Vocês querem-me estragar a minha grande invenção!!

Agora mais a sério, acho que embora as observações sobre os vetores de força estejam corretas, penso, embora a simplicidade do engenho, ele funciona. Pois sendo a força do lápis exercida na diagonal, essa força vai dividir-se/transmitir-se ao braço: na horizontal - o anti-skating, e na vertical - no Tracking Weight (neste caso diminui-o). Desde que estas duas variáveis estejam na medida correta, o engenho funciona... na minha modesta opinião.
Não difere de qualquer outro sistema de anti-skating, nos seus fundamentos, penso.

Quanto à resistência do lápis contra o braço... pode ser uma questão. Mas como disse coloquei fio de lã fofa no braço e o lápis é revestido de uma tinta muito escorregadia. Não sinto que haja ali qualquer resistência relevante. Mas é uma questão pertinente.

A ideia da cana de pesca é esta: https://www.henleydesigns.co.uk/ui/product/ProductGalleryPopup.aspx?ProductID=821&curimg=prod_large_27_4_2012_277.png

O que fiz foi uma coisa muito artesanal, mas um sistema destes ficaria concerteza melhor no meu Gira do que o lápis, e claro funcionaria melhor, tal como o jpinto aconselha. A considerar a compra.
jpinto
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Ajuda: problema ao descer a agulha   Ter Fev 07 2017, 09:01

O sistema que referi é o que apresenta nas imagens.

O problema está mesmo na cana de pesca (ou seja na escala), como coloca-la nesse braço sem dar cabo dele. Não tenho as dimensões da cilindro que fica horizontal mas parece ser comprido pelo que começava por atar a linha de pesca ao redor desse cilindro e ver se resulta.

O suporte por onde passa o fio de pesca posso sugerir aparafusar numa base pesada para não ter de fazer furos na GD.

Ajuda: problema ao descer a agulha
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Ajuda] Problema no Circuito - Baixo Groovin Seattle Series
» Ajuda : Substituição da Agulha
» Ajuda com Contra baixo.. Iniciante.. iniciando...
» Ajuda com reaper
» Para quem tem bala na agulha

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: