Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Capas protetoras para discos

Ir para baixo 
+4
TD124
Alexandre Vieira
anibalpmm
multilove
8 participantes
AutorMensagem
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 18:13

Quais as melhores capas protetoras para guardar discos de vinil? Não sei se é esta a secção mais apropriada mas não consegui encontrar nada melhor. Reparei que costumam haver compras conjuntas destes artigos, para quando uma nova? Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 18:32

multilove escreveu:
Quais as melhores capas protetoras para guardar discos de vinil? Não sei se é esta a secção mais apropriada mas não consegui encontrar nada melhor. Reparei que costumam haver compras conjuntas destes artigos, para quando uma nova? Obrigado.
A quais capas se refere?
As interiores? Ou as exteriores?
Se quer participar numa compra conjunta é essencial atingir a meta dos 30 pontos Capas protetoras para discos 491368
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 18:47

anibalpmm escreveu:
multilove escreveu:
Quais as melhores capas protetoras para guardar discos de vinil? Não sei se é esta a secção mais apropriada mas não consegui encontrar nada melhor. Reparei que costumam haver compras conjuntas destes artigos, para quando uma nova? Obrigado.
A quais capas se refere?
As interiores? Ou as exteriores?
Se quer participar numa compra conjunta é essencial atingir a meta dos 30 pontos Capas protetoras para discos 491368

Olá! Desculpem, nem tinha pensado nas interiores. Neste momento estou à procura apenas de capas exteriores.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 19:52

multilove escreveu:
anibalpmm escreveu:
multilove escreveu:
Quais as melhores capas protetoras para guardar discos de vinil? Não sei se é esta a secção mais apropriada mas não consegui encontrar nada melhor. Reparei que costumam haver compras conjuntas destes artigos, para quando uma nova? Obrigado.
A quais capas se refere?
As interiores? Ou as exteriores?
Se quer participar numa compra conjunta é essencial atingir a meta dos 30 pontos Capas protetoras para discos 491368

Olá! Desculpem, nem tinha pensado nas interiores. Neste momento estou à procura apenas de capas exteriores.
Olha q as interiores IMHO são as mais importantes Capas protetoras para discos 491368
Não menosprezando a importância das exteriores
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13-a-importancia-da-higiene-intima-do-vinil
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t5313-dr-wack-cw-1100
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 21:19

anibalpmm escreveu:
multilove escreveu:
anibalpmm escreveu:
multilove escreveu:
Quais as melhores capas protetoras para guardar discos de vinil? Não sei se é esta a secção mais apropriada mas não consegui encontrar nada melhor. Reparei que costumam haver compras conjuntas destes artigos, para quando uma nova? Obrigado.
A quais capas se refere?
As interiores? Ou as exteriores?
Se quer participar numa compra conjunta é essencial atingir a meta dos 30 pontos Capas protetoras para discos 491368

Olá! Desculpem, nem tinha pensado nas interiores. Neste momento estou à procura apenas de capas exteriores.
Olha q as interiores IMHO são as mais importantes Capas protetoras para discos 491368
Não menosprezando a importância das exteriores
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13-a-importancia-da-higiene-intima-do-vinil
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t5313-dr-wack-cw-1100

Compreendo perfeitamente, mas nesta altura não consigo ter esses cuidados extra com os discos, e não penso que alguma vez os terei (i.e. lavá-los em máquinas específicas.....). Tenho muito cuidado no manuseamento dos discos, limpo-os frequentemente e armazeno-os de forma correta, mas mais do que isso torna-se difícil para mim. Aliás, em todos os cantos que procuro, parece que as opiniões quanto a estas questões da proteção são múltiplas e muito diferentes.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 21:54

Já tens 14 pontos.... Capas protetoras para discos 265963

Se responderes a esta ganhas mais alguns.

As capas é como o outro, melhor ou pior todas protegem, mas se queres ouvir música em vinil vais ter mesmo que lavar os discos... Capas protetoras para discos 491368
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 22:02

Alexandre Vieira escreveu:
Já tens 14 pontos.... Capas protetoras para discos 265963

Se responderes a esta ganhas mais alguns.

As capas é como o outro, melhor ou pior todas protegem, mas se queres ouvir música em vinil vais ter mesmo que lavar os discos... Capas protetoras para discos 491368

Qual é a maneira mais fácil e segura de lavar os discos?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 22:09

Alexandre Vieira escreveu:
... As capas é como o outro, melhor ou pior todas protegem, mas se queres ouvir música em vinil vais ter mesmo que lavar os discos... Capas protetoras para discos 491368

Não é verdade e eu sou a prova... pois nunca lavei nenhum, e não serà amanhã que ... !!! Capas protetoras para discos 438006128

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 22:21

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... As capas é como o outro, melhor ou pior todas protegem, mas se queres ouvir música em vinil vais ter mesmo que lavar os discos... Capas protetoras para discos 491368

Não é verdade e eu sou a prova... pois nunca lavei nenhum, e não serà amanhã que ... !!! Capas protetoras para discos 438006128

lol!

Está bem, está.... Capas protetoras para discos 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 22:23

multilove escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Já tens 14 pontos.... Capas protetoras para discos 265963

Se responderes a esta ganhas mais alguns.

As capas é como o outro, melhor ou pior todas protegem, mas se queres ouvir música em vinil vais ter mesmo que lavar os discos... Capas protetoras para discos 491368

Qual é a maneira mais fácil e segura de lavar os discos?

Comprar uma máquina da knosti! Elas vendem-se aqui nas compras conjuntas!

Dá vida aos discos acredita! Capas protetoras para discos 22692
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySeg Jan 02 2017, 22:37

Alexandre Vieira escreveu:
multilove escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Já tens 14 pontos.... Capas protetoras para discos 265963

Se responderes a esta ganhas mais alguns.

As capas é como o outro, melhor ou pior todas protegem, mas se queres ouvir música em vinil vais ter mesmo que lavar os discos... Capas protetoras para discos 491368

Qual é a maneira mais fácil e segura de lavar os discos?

Comprar uma máquina da knosti! Elas vendem-se aqui nas compras conjuntas!

Dá vida aos discos acredita! Capas protetoras para discos 22692

Confio, mas agora 40€ é difícil. Talvez mais para a frente e quando a coleção aumentar.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptyTer Jan 03 2017, 00:16

multilove escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
multilove escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Já tens 14 pontos.... Capas protetoras para discos 265963

Se responderes a esta ganhas mais alguns.

As capas é como o outro, melhor ou pior todas protegem, mas se queres ouvir música em vinil vais ter mesmo que lavar os discos... Capas protetoras para discos 491368

Qual é a maneira mais fácil e segura de lavar os discos?

Comprar uma máquina da knosti! Elas vendem-se aqui nas compras conjuntas!

Dá vida aos discos acredita! Capas protetoras para discos 22692

Confio, mas agora 40€ é difícil. Talvez mais para a frente e quando a coleção aumentar.


O Alexandre tocou num ponto "fundamental", lavar os discos é da máxima importância e uma Knosti, que está longe de ser o melhor método, é o mínimo que podes fazer pelo prazer de ouvir vinil.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Capas protetoras para discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
WamaKota
Membro AAP
WamaKota


Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/05/2016
Idade : 39
Localização : Lisboa

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptyTer Jan 03 2017, 09:44

Estava a ver que o AJS não entrava num tópico destes......................

Capas protetoras para discos 265963
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptyTer Jan 03 2017, 10:13

WamaKota escreveu:
Estava a ver que o AJS não entrava num tópico destes......................

Capas protetoras para discos 265963



Higiene do vinil é o meu tópico de eleição e a tecla em que bato há muitos anos, não poderia faltar. Capas protetoras para discos 933723

Quem não lava o vinil, nunca realmente ouviu vinil. Capas protetoras para discos 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Capas protetoras para discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptyTer Jan 03 2017, 13:57

António José da Silva escreveu:
WamaKota escreveu:
Estava a ver que o AJS não entrava num tópico destes......................

Capas protetoras para discos 265963



Higiene do vinil é o meu tópico de eleição e a tecla em que bato há muitos anos, não poderia faltar. Capas protetoras para discos 933723

Quem não lava o vinil, nunca realmente ouviu vinil. Capas protetoras para discos 491368

Mas esta lavagem do vinil não é essencial apenas para livrar o disco da estática e do ruído provocado pela mesma? Só dois ou três LPs mais antigos que tenho é que padecem deste problema; 95% da minha (pequena) coleção nunca foi lavada e a estática é inexistente ou apenas audível nas pausas entre faixas ou na lead-out groove. Um caso particular é de um álbum da Grace Jones, o Slave to the Rhythm, dos anos 80 e nunca lavado, comprei-o há uns tempos no OLX e tem um som incrível, sem estática alguma.

O vinil é realmente fascinante, mas continuo um pouco confundido com estes pormenores todos... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptyTer Jan 03 2017, 14:20

António José da Silva escreveu:
WamaKota escreveu:
Estava a ver que o AJS não entrava num tópico destes......................

Capas protetoras para discos 265963



Higiene do vinil é o meu tópico de eleição e a tecla em que bato há muitos anos, não poderia faltar. Capas protetoras para discos 933723

Quem não lava o vinil, nunca realmente ouviu vinil. Capas protetoras para discos 491368


Eu diria que o mesmo se aplica à higiene em geral! Ou está lavadinho ou não cheira bem... Capas protetoras para discos 491368
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptyTer Jan 03 2017, 15:47

António José da Silva escreveu:
... Quem não lava o vinil, nunca realmente ouviu vinil. Capas protetoras para discos 491368

Vém aqui a casa e vais ver o que é "verdadeiramente" uma escuta vinil ... e sém que nenhum tenha sido lavado. Mas, hà pessoas que téem sistemas e que conheçem os vinilos ... e outros que téem aparelhagens, é a vida, é assim !!!... Wink

Capas protetoras para discos 271350
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptyTer Jan 03 2017, 15:52

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
... Quem não lava o vinil, nunca realmente ouviu vinil. Capas protetoras para discos 491368

Vém aqui a casa e vais ver o que é "verdadeiramente" uma escuta vinil ... e sém que nenhum tenha sido lavado. Mas, hà pessoas que téem sistemas e que conheçem os vinilos ... e outros que téem aparelhagens, é a vida, é assim !!!... Wink

Capas protetoras para discos 271350


Acredito que seja bom e toque maravilhosamente bem, agora imagina lavados.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Capas protetoras para discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySáb Jan 14 2017, 12:48

Acho mesmo que vou ceder e ter de comprar, além das exteriores, um conjunto de capas interiores das transparentes. Por falar nisto, quando haverá outra compra conjunta de capas, tanto exteriores como interiores? Os preços parecem-me bons e o material também, mas agora não há nenhuma e acaba sempre um bocado caro comprar normalmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySáb Jan 14 2017, 13:09

Para começares a lavar os discos e para veres que faz mesmo diferença, principalmente em usados, pouco dinheiro precisas de gastar. Tens é mais trabalho do que com uma máquina.

Eu já lavei discos cheios de bolor e terra(?) e ficaram praticamente novos.
Isto é o que tenho utilizado para lavar os meu discos, mas tenciono comprar uma knosti na próxima compra.

Capas protetoras para discos FOFyA9i

  • Pincel macio (Continente)
  • Fairy
  • Dois panos de micro fibras (Continente)
  • Balde de iogurte do lidle



É isto que faço:

  1. Encher balde com água morna e colocar algum fairy. Não meto só duas ou três gotinhas, sem exageros, mas a água fica com cheiro e se meteres a mão nota-se que não é só água.
  2. Molhas o pincel e passas várias vezes no disco no sentido das espiras da primeira face
  3. Abro bem a torneira do lavatório com alguma pressão e água morna e passo todo o disco. Sustentando bem o disco para a força da água não o fazer curvar
  4. Repito o mesmo da outra face
  5. Volto a passar todo o disco por água, mas mais rapidamente, só para tirar qualquer vestígio de "liquido de limpeza"
  6. Sacudo o disco e limpo-o com os dois panos de microfibras


Eu utilizo os panos porque a minha água tem muito calcário e tenho receio que se deposite no disco se deixar secar ao ar.

Agora tenho aqui um liquido próprio para a lavagem de discos, mas ainda não o cheguei a utilizar porque ainda não fui comprar água bidestilada. Contudo, na minha opinião tenho tido excelentes resultados, ao inicio cheguei a ficar com resíduos que não saiam na lavagem, por isso aumentei a pressão da água e nunca mais me aconteceu.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySáb Jan 14 2017, 13:28

Ou, pode investir numa Knosti que não é muito caro e sempre e mais prático. Capas protetoras para discos 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Capas protetoras para discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySáb Jan 14 2017, 13:42

António José da Silva escreveu:
Ou, pode investir numa Knosti que não é muito caro e sempre e mais prático. Capas protetoras para discos 491368

Tens toda a razão e é por isso mesmo que também disse que vou comprar uma.
Mas para quem não estava disposto a lavar os discos, começar a lavar como falei já é um começo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySáb Jan 14 2017, 13:50

Tankado escreveu:

Mas para quem não estava disposto a lavar os discos, começar a lavar como falei já é um começo Wink



Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade. Capas protetoras para discos 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Capas protetoras para discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySáb Jan 14 2017, 14:58

António José da Silva escreveu:
Tankado escreveu:

Mas para quem não estava disposto a lavar os discos, começar a lavar como falei já é um começo Wink



Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade. Capas protetoras para discos 491368

Acho que ainda me vão fazer comprar uma Knosti... Capas protetoras para discos 424293 É algo a pensar entretanto. Mas Tankado, o que fazes em relação à label para não a molhar? Tomas alguma medida especial ou fazes com muito muito cuidado para não a molhar?
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySáb Jan 14 2017, 16:26

multilove escreveu:
António José da Silva escreveu:
Tankado escreveu:

Mas para quem não estava disposto a lavar os discos, começar a lavar como falei já é um começo Wink



Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade. Capas protetoras para discos 491368

Acho que ainda me vão fazer comprar uma Knosti... Capas protetoras para discos 424293 É algo a pensar entretanto. Mas Tankado, o que fazes em relação à label para não a molhar? Tomas alguma medida especial ou fazes com muito muito cuidado para não a molhar?

Com o pincel não é preciso grande cuidado, basta fazeres como disse, segues as espiras e a água faz o mesmo. Mas como tem detergente eu evito passar na label.
Contudo se passares é tranquilo...

A passar a água, se o pincel tiver molhado a label faço escorrer por lá também água. Se não tiver molhado, não faço.

Acredita, eu pensava como tu mas a água não faz nada à label.
Em 80 vinis que tenho, só um ou dois largaram um pouquinho de tinta nos panos ao secar e não se ficou a notar nada de nada. E só aconteceu isso porque a label já não estava a 100%.

Num vinil estragado já cheguei a mergulha-lo mesmo todo em água e ficou na mesma.


Para secar, eu estendo um pano numa mesa bem limpa e meto o vinil lá em cima. Depois dobro o outro e no sentido das espiras passo o pano, sempre numa zona sem costuras se o pano as tiver. Depois viro o vinil e o pano que estava por baixo e faço o mesmo do outro lado.

Com a knosti este passo desaparece e é só por os discos num escorredor.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptySáb Jan 14 2017, 23:57

Meus caros,

Para quem como eu já não tem qualquer "paxorra" para esse tipo de rituais de lavagens, e para quem tem WC com banheira, é muito simples... (refiro-me aos discos mais cagados..., já que os outros nem os lavo). Uma banheira com 3 ou quatro dedos de água da torneira, de preferência a puxar mais para o quente, porque as mãos ressentem-se da temperatura, e deixá-los de molho, para aí cerca de 1 hora (borrifando-me na label, já que ao longo destes anos todos não estraguei nenhuma), juntando-lhe umas gotas de detergente liquido não abrasivo e depois com uma esponja natural dar-lhes umas voltas no sentido da agulha, será o mais barato, mas porventura não tão eficaz sistema de lavagem.
O que é preciso é um disco "limpo". Óbviamente quanto mais limpo melhor, mas isso terá custos quer em tempo quer em valor monetário.

Utilizei este método, quando não havia Knostis e afins, ultra-sons, aspiração, etc... e até hoje nunca me arrependi... tenho discos com mais de 50 anos na minha posse e perfeitamente audíveis.
Não tenho dúvidas em afirmar que um disco sujo de pó, bolor, dedadas, etc, torna-se complicado ouvir, mas entre uma lavagem de 10 cêntimos e uma de 10x mais eu prefiro a primeira, mesmo que ouça de vez em quando mais uns "plics e plocs".

A Knosti será o utensílio mais indicado para quem não quer despender muitos €€€ e lavar uns discos de vez em quando com a mistela de liquido usada habitualmente por nós, já que o liquido que trás a caixa é caro.
Tem um senão... tem que se dar à manápula, já que aquilo não é éléctico/mecânico. Ou então arranjar alguém que o faça por nós. Pessoalmente, ainda não arranjei ninguém, mas eu também não chego a pagar o ordenado mínimo, nem nada que se assemelhe!

_________________
Capas protetoras para discos Signat10
Capas protetoras para discos Vu-1_z10 Capas protetoras para discos Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos EmptyDom Jan 15 2017, 13:12

Ferpina escreveu:
Meus caros,

Para quem como eu já não tem qualquer "paxorra" para esse tipo de rituais de lavagens, e para quem tem WC com banheira, é muito simples... (refiro-me aos discos mais cagados..., já que os outros nem os lavo). Uma banheira com 3 ou quatro dedos de água da torneira, de preferência a puxar mais para o quente, porque as mãos ressentem-se da temperatura, e deixá-los de molho, para aí cerca de 1 hora (borrifando-me na label, já que ao longo destes anos todos não estraguei nenhuma), juntando-lhe umas gotas de detergente liquido não abrasivo e depois com uma esponja natural dar-lhes umas voltas no sentido da agulha, será o mais barato, mas porventura não tão eficaz sistema de lavagem.
O que é preciso é um disco "limpo". Óbviamente quanto mais limpo melhor, mas isso terá custos quer em tempo quer em valor monetário.

Utilizei este método, quando não havia Knostis e afins, ultra-sons, aspiração, etc... e até hoje nunca me arrependi... tenho discos com mais de 50 anos na minha posse e perfeitamente audíveis.
Não tenho dúvidas em afirmar que um disco sujo de pó, bolor, dedadas, etc, torna-se complicado ouvir, mas entre uma lavagem de 10 cêntimos e uma de 10x mais eu prefiro a primeira, mesmo que ouça de vez em quando mais uns "plics e plocs".

A Knosti será o utensílio mais indicado para quem não quer despender muitos €€€ e lavar uns discos de vez em quando com a mistela de liquido usada habitualmente por nós, já que o liquido que trás a caixa é caro.
Tem um senão... tem que se dar à manápula, já que aquilo não é éléctico/mecânico. Ou então arranjar alguém que o faça por nós. Pessoalmente, ainda não arranjei ninguém, mas eu também não chego a pagar o ordenado mínimo, nem nada que se assemelhe!

A minha coleção é muito recente e mesmo os meus discos em 2ª mão das eras mais antigas estão limpinhos, quase sem marcas de uso nenhumas. Talvez tenha só sorte. Mas com todos os discos, especialmente os novos, tenho muito cuidado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Capas protetoras para discos Empty
MensagemAssunto: Re: Capas protetoras para discos   Capas protetoras para discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Capas protetoras para discos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Capas protetoras para discos
» Capas interiores para Discos
» Capas para discos sem capa
» Ajuda para melhor base de apoio para Gira discos
» para quem procura suportes para os discos de vinil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: