Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe

Tandberg TD 10 - restauro

Ir em baixo 
AutorMensagem
Daniel Santos

Daniel Santos

Tandberg TD 10 - restauro Empty
MensagemAssunto: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyDom Out 30 2016, 21:46

Tal como disse na minha apresentação, herdei do meu pai dois gravadores de bobines: o Tandberg 3400x que entretanto restaurei e que grava com uma alma impressionante. Este gravador proporcionou ao meu pai infindáveis horas de música. Quando eu era miúdo ficava hipnotizado a ver as bobines andar enquanto ele tocava. Quando o meu pai gravava os ponteiros iluminavam-se e não há nada que se lhe compare: aquela escala verde e vermelha é magnífica. E o som, bom o som nem se fala... ouve-se.

Muitos anos mais tarde o meu pai comprou o Tandberg TD 20, que entretanto sofreu duas alterações grandes nas minhas mãos, uma foi um recap. perto de 100% e outro relacionado com a tracção da fita e melhoria na dissipação de calor dos elementos passivos de potência.
Ele comprou de seguida um Tandberg TD 10 para trocar peças com o TD 20, caso fosse necessário, porque ainda têm algumas em comum, mas ficou com pena do TD 10 e acabou por mo oferecer.

O TD 10 veio parar às minhas mãos num estado muito bom de conservação. Mas... o motor do capstan nem sempre arranca. Rodando o eixo com os dedos ele acaba por arrancar. Este modelo usa um sensor óptico e uma roda com sulcos que ora deixa passar a luz, ora corta, para regular com precisão a velocidade do motor do capstan.
A minha previsão é que além de condensadores electrolíticos secos, podem haver maus contactos, e eventualmente outros condensadores avariados pelo caminho. Algumas resistências, as que aquecem mais, poderão ter o seu valor óhmico desviado. Duvido que possam existir soldaduras partidas.

O amplificador de linha já foi alvo da minha intervenção. Deixo aqui uma foto frontal do gravador, uma foto da traseira. A placa de cima horizontal é a que regula a velocidade do capstan e a de baixo a que tem a lógica digital de controlo dos motores. A placa perpendicular é a fonte de alimentação e contém também o circuito de potência de comando dos motores de tracção das bobinas. Na parte de baixo estão encaixadas nos seus slots, o amplificador de linha, o circuito oscilador, o amplificador equalizador de gravação, o amplificador equalizador de reprodução e o amplificador de saída.

Vou ter de fazer isto com muita paciência, pois tenho muito, muito componente para trocar.

Amplificador de linha com novos condensadores ELNA SILMIC II.
Tandberg TD 10 - restauro 2igc9au

Frente do gravador:
Tandberg TD 10 - restauro 2dukso3

Traseira do gravador:
Tandberg TD 10 - restauro 6y2st2
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota

MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyDom Out 30 2016, 21:50

Um espectáculo
Tandberg TD 10 - restauro 754215 Tandberg TD 10 - restauro 22692
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyDom Out 30 2016, 21:55

Prevejo mais uma grande trabalheira para restaurar essa velha glória, mas pela razão que é, e para quem corre por gosto... Tandberg TD 10 - restauro 754215

E sim, essas "coisas" lindas a tocar são qualquer coisa de deslumbrante em todos os apectos.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
ReginaldoSchiavini
Membro AAP
ReginaldoSchiavini

MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyDom Out 30 2016, 23:40

Tandberg TD 10 - restauro 754215 Tandberg TD 10 - restauro 754215 Tandberg TD 10 - restauro 754215
v0ltair3
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyDom Out 30 2016, 23:50

Que loucura de projecto  Tandberg TD 10 - restauro 754215

Ainda não tive o prazer de ouvir um reel to reel... segundo algumas religiões encosta o vinil a um canto.. o que a ser verdade deve ser qualquer coisa...

De onde vieram os quad, anda por lá um.. mas o potencial restauro ficará para uma segunda fase pós magnefloat e quad pois o tempo n dá para tudo  Smile

Espero acima de tudo que te esteja a dar um grande gozo...vai dando noticias desses menino e se possivel partilha a loja (ou o vendor se for ebay) de onde compras os componentes... é sempre bom ter referencias Smile

Grande abraço e bom projecto!
Daniel Santos

Daniel Santos

MensagemAssunto: Lojas componentes   Tandberg TD 10 - restauro EmptyTer Nov 01 2016, 10:41

Olá!

Relativo aos componentes, maior parte compro no ebay, como por exemplo os SILMIC II. Por serem muito específicos é impossível comprar numa loja de rua.
Para componentes mais standard, como por exemplo, os condensadores que vou colocar na electrónica não relacionada com o som, vou optar entre a www.servelec.pt e a http://mauser.pt/. A Robert Mauser aproxima-se mais das lojas online / vendedores online como os que encontras no ebay, pois têm no catálogo mais variedade de componentes.

Dois vendedores do ebay que guardei nas minhas preferências:
http://www.ebay.co.uk/usr/hifi-zubehoer24de?_trksid=p2053788.m1543.l2754
http://www.ebay.co.uk/sch/m.html?_nkw=&_armrs=1&_from=&_ssn=dw_erwitte&_pgn=3&_skc=100&rt=nc
Os outros infelizmente não os guardei para os poder referir mais tarde.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro Empty

Tandberg TD 10 - restauro
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: