Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Tandberg TD 10 - restauro

Ir para baixo 
+2
Fernando Mota
Daniel Santos
6 participantes
AutorMensagem
Daniel Santos

Daniel Santos


Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/10/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Tandberg TD 10 - restauro Empty
MensagemAssunto: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyDom Out 30 2016, 21:46

Tal como disse na minha apresentação, herdei do meu pai dois gravadores de bobines: o Tandberg 3400x que entretanto restaurei e que grava com uma alma impressionante. Este gravador proporcionou ao meu pai infindáveis horas de música. Quando eu era miúdo ficava hipnotizado a ver as bobines andar enquanto ele tocava. Quando o meu pai gravava os ponteiros iluminavam-se e não há nada que se lhe compare: aquela escala verde e vermelha é magnífica. E o som, bom o som nem se fala... ouve-se.

Muitos anos mais tarde o meu pai comprou o Tandberg TD 20, que entretanto sofreu duas alterações grandes nas minhas mãos, uma foi um recap. perto de 100% e outro relacionado com a tracção da fita e melhoria na dissipação de calor dos elementos passivos de potência.
Ele comprou de seguida um Tandberg TD 10 para trocar peças com o TD 20, caso fosse necessário, porque ainda têm algumas em comum, mas ficou com pena do TD 10 e acabou por mo oferecer.

O TD 10 veio parar às minhas mãos num estado muito bom de conservação. Mas... o motor do capstan nem sempre arranca. Rodando o eixo com os dedos ele acaba por arrancar. Este modelo usa um sensor óptico e uma roda com sulcos que ora deixa passar a luz, ora corta, para regular com precisão a velocidade do motor do capstan.
A minha previsão é que além de condensadores electrolíticos secos, podem haver maus contactos, e eventualmente outros condensadores avariados pelo caminho. Algumas resistências, as que aquecem mais, poderão ter o seu valor óhmico desviado. Duvido que possam existir soldaduras partidas.

O amplificador de linha já foi alvo da minha intervenção. Deixo aqui uma foto frontal do gravador, uma foto da traseira. A placa de cima horizontal é a que regula a velocidade do capstan e a de baixo a que tem a lógica digital de controlo dos motores. A placa perpendicular é a fonte de alimentação e contém também o circuito de potência de comando dos motores de tracção das bobinas. Na parte de baixo estão encaixadas nos seus slots, o amplificador de linha, o circuito oscilador, o amplificador equalizador de gravação, o amplificador equalizador de reprodução e o amplificador de saída.

Vou ter de fazer isto com muita paciência, pois tenho muito, muito componente para trocar.



Amplificador de linha com novos condensadores ELNA SILMIC II.
Tandberg TD 10 - restauro 2igc9au

Frente do gravador:
Tandberg TD 10 - restauro 2dukso3

Traseira do gravador:
Tandberg TD 10 - restauro 6y2st2
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tandberg TD 10 - restauro Empty
MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyDom Out 30 2016, 21:50

Um espectáculo
Tandberg TD 10 - restauro 754215 Tandberg TD 10 - restauro 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tandberg TD 10 - restauro Empty
MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyDom Out 30 2016, 21:55

Prevejo mais uma grande trabalheira para restaurar essa velha glória, mas pela razão que é, e para quem corre por gosto... Tandberg TD 10 - restauro 754215

E sim, essas "coisas" lindas a tocar são qualquer coisa de deslumbrante em todos os apectos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tandberg TD 10 - restauro 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ReginaldoSchiavini
Membro AAP
ReginaldoSchiavini


Mensagens : 408
Data de inscrição : 07/02/2012
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Tandberg TD 10 - restauro Empty
MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyDom Out 30 2016, 23:40

Tandberg TD 10 - restauro 754215 Tandberg TD 10 - restauro 754215 Tandberg TD 10 - restauro 754215
Ir para o topo Ir para baixo
v0ltair3
Membro AAP



Mensagens : 49
Data de inscrição : 18/10/2016

Tandberg TD 10 - restauro Empty
MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyDom Out 30 2016, 23:50

Que loucura de projecto  Tandberg TD 10 - restauro 754215

Ainda não tive o prazer de ouvir um reel to reel... segundo algumas religiões encosta o vinil a um canto.. o que a ser verdade deve ser qualquer coisa...

De onde vieram os quad, anda por lá um.. mas o potencial restauro ficará para uma segunda fase pós magnefloat e quad pois o tempo n dá para tudo  Smile

Espero acima de tudo que te esteja a dar um grande gozo...vai dando noticias desses menino e se possivel partilha a loja (ou o vendor se for ebay) de onde compras os componentes... é sempre bom ter referencias Smile


Grande abraço e bom projecto!
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Santos

Daniel Santos


Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/10/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Tandberg TD 10 - restauro Empty
MensagemAssunto: Lojas componentes   Tandberg TD 10 - restauro EmptyTer Nov 01 2016, 10:41

Olá!

Relativo aos componentes, maior parte compro no ebay, como por exemplo os SILMIC II. Por serem muito específicos é impossível comprar numa loja de rua.
Para componentes mais standard, como por exemplo, os condensadores que vou colocar na electrónica não relacionada com o som, vou optar entre a www.servelec.pt e a http://mauser.pt/. A Robert Mauser aproxima-se mais das lojas online / vendedores online como os que encontras no ebay, pois têm no catálogo mais variedade de componentes.

Dois vendedores do ebay que guardei nas minhas preferências:
http://www.ebay.co.uk/usr/hifi-zubehoer24de?_trksid=p2053788.m1543.l2754
http://www.ebay.co.uk/sch/m.html?_nkw=&_armrs=1&_from=&_ssn=dw_erwitte&_pgn=3&_skc=100&rt=nc
Os outros infelizmente não os guardei para os poder referir mais tarde.



Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Santos

Daniel Santos


Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/10/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Tandberg TD 10 - restauro Empty
MensagemAssunto: 4 anos depois...   Tandberg TD 10 - restauro EmptyQua maio 06 2020, 08:15

Lamento só agora voltar com mais novidades.
O restauro do Tandberg TD10 está finalmente concluído.
Coloco aqui o link de um vídeo de demonstração que fiz:



A seu tempo adicionarei mais fotografias.

Um abraço a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Tandberg TD 10 - restauro Empty
MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro EmptyQua maio 06 2020, 09:54

Excelente. Mais um aparelho que durará uma vida.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tandberg TD 10 - restauro Empty
MensagemAssunto: Re: Tandberg TD 10 - restauro   Tandberg TD 10 - restauro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tandberg TD 10 - restauro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tandberg TD-20A (NOVO PREÇO)
» TANDBERG TCD 310 mkII
» restauro
» restauro
» Como reparar canto caixa de coluna de som - peço PF ajuda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: