Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Dez giras para a historia...

Ir para baixo 
+27
reirato
Riscofino
Ajgarcia
Aspra
mango
PedroGV
António José da Silva
Alexandre Vieira
Fernando Mota
vlopes
tfonseca
zaratustra
Pmoura43
ducar
unidade
jorge.henriques
okapi
EMCS
mannitheear
Ghost4u
anibalpmm
Goansipife
Luis Filipe Goios
Jorge Ferreira
luis lopes
José Miguel
TD124
31 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQui Out 13 2016, 09:09

António José da Silva escreveu:
Resposta do Joel.


Mit NylonLager = 18 000

Mit Sinterlager = 60 000


Jà està actualisado com as datas (e sém numeros...)!!!... tenho a certeza que assim està certo Dez giras para a historia... - Página 5 933723
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQui Out 13 2016, 09:53

anibalpmm escreveu:
Este daqui a 10 ou 20 anos deverá fazer parte das novas crónicas
http://thevinylfactory.com/vinyl-factory-news/levitating-turntable-mag-lev-audio/

Dez giras para a historia... - Página 5 DF99B3D0-14CE-4718-8217-85AE50284378_zpsh53mhqby

Pareçe-me muito original e interessante ... mas o braço e a célula mereceriam uma melhor escolha !!!...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQui Out 13 2016, 10:34

anibalpmm escreveu:
Este daqui a 10 ou 20 anos deverá fazer parte das novas crónicas
http://thevinylfactory.com/vinyl-factory-news/levitating-turntable-mag-lev-audio/

Dez giras para a historia... - Página 5 DF99B3D0-14CE-4718-8217-85AE50284378_zpsh53mhqby


Coisa verdadeiramente estranha.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dez giras para a historia... - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte


Última edição por António José da Silva em Qui Out 13 2016, 15:23, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQui Out 13 2016, 10:41

António José da Silva escreveu:
anibalpmm escreveu:
Este daqui a 10 ou 20 anos deverá fazer parte das novas crónicas
http://thevinylfactory.com/vinyl-factory-news/levitating-turntable-mag-lev-audio/

Dez giras para a historia... - Página 5 DF99B3D0-14CE-4718-8217-85AE50284378_zpsh53mhqby


Coisa verdadeiramente estranha.

O q me faz confusão nem é o facto de levitar, mas sim o facto de não ter eixo, até porque já havia na história outros GD q utilizam a ideia do magnetismo para fazer repulsão magnética (tal como o Verdier entre outros) agora sem eixo é q nunca vi nada igual
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Rebordao

Paulo Rebordao


Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/10/2016
Idade : 59
Localização : Lisboa

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQui Out 13 2016, 12:15

Desculpem, mas acho que estão a ser um pouco ingénuos...

O video desse GD é com 99% de certeza, uma simulação (imagens geradas / trabalhadas por computador), não existindo ainda nenhum exemplo real.

Se pesquisarem verão que se trata de um projeto no Kickstarter, portanto pendente de um financiamento favorável.
Neste momento ainda está muito longe do objetivo de investimento a que se propuseram (300.000 USD) e não me parece que o venham a atingir.
Ir para o topo Ir para baixo
http://sempersonus.com
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQui Out 13 2016, 12:25

Paulo Rebordao escreveu:
Desculpem, mas acho que estão a ser um pouco ingénuos...

O video desse GD é com 99% de certeza, uma simulação (imagens geradas / trabalhadas por computador), não existindo ainda nenhum exemplo real.

Se pesquisarem verão que se trata de um projeto no Kickstarter, portanto pendente de um financiamento favorável.
Neste momento ainda está muito longe do objetivo de investimento a que se propuseram (300.000 USD) e não me parece que o venham a atingir.


Também me pareceu que é só simulação...por enquanto. Se é exequível ou não, a ver vamos. Se é desejável, também se irá ver.

O veio é um dos pontos de "massa" para a descarga de vibrações que incidem sobre o prato. Sendo assim, irá receber todas as ondas sonoras que irão estar inevitavelmente no ar, exceptuando a audição com headphones...digo eu (e dito pelo Rui Borges).

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dez giras para a historia... - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQui Out 13 2016, 12:34

António José da Silva escreveu:
Paulo Rebordao escreveu:
Desculpem, mas acho que estão a ser um pouco ingénuos...

O video desse GD é com 99% de certeza, uma simulação (imagens geradas / trabalhadas por computador), não existindo ainda nenhum exemplo real.

Se pesquisarem verão que se trata de um projeto no Kickstarter, portanto pendente de um financiamento favorável.
Neste momento ainda está muito longe do objetivo de investimento a que se propuseram (300.000 USD) e não me parece que o venham a atingir.


Também me pareceu que é só simulação...por enquanto. Se é exequível ou não, a ver vamos. Se é desejável, também se irá ver.

O veio é um dos pontos de "massa" para a descarga de vibrações que incidem sobre o prato. Sendo assim, irá receber todas as ondas sonoras que irão estar inevitavelmente no ar, exceptuando a audição com headphones...digo eu (e dito pelo Rui Borges).

E tem outra coisa, que é o campo magnético gerado poder afetar seriamente o desempenho da célula !
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQui Out 13 2016, 14:17

Milton escreveu:

E tem outra coisa, que é o campo magnético gerado poder afetar seriamente o desempenho da célula !

Não há problema!...  Não há problema!!...

Quem paga o que isso vai custar, também destina 8 ou 9 miles para uma célula imune a esses magnetismos todos, como as strain gauge da SOUNSMITH, Usa...
Dez giras para a historia... - Página 5 583e164e479a005c72b8ad5125d64a12-650-80

http://www.techradar.com/reviews/audio-visual/hi-fi-and-audio/hi-fi-accessories/soundsmith-strain-gauge-cartridge-and-preamp-system-618381/review

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySex Out 14 2016, 12:42

Milton escreveu:
o campo magnético gerado poder afetar seriamente o desempenho da célula !
Quiçá, esse gira-bolachas seja adequado para funcionar com o álbum «Magnetic fields», de Jean Michell Jarre...lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySex Out 14 2016, 14:11

Só pode ser desespero...


https://www.olx.pt/anuncio/thorens-td124-IDzKIbr.html#9f751109b0

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dez giras para a historia... - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySex Out 14 2016, 14:15

E o meu bolso assim:
Dez giras para a historia... - Página 5 24xnm03

Dez giras para a historia... - Página 5 424293
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySex Out 14 2016, 14:28

António José da Silva escreveu:
Só pode ser desespero...


https://www.olx.pt/anuncio/thorens-td124-IDzKIbr.html#9f751109b0
Se tiver em boas condições é uma pexinxa
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySex Out 14 2016, 14:31

António José da Silva escreveu:
Só pode ser desespero...


https://www.olx.pt/anuncio/thorens-td124-IDzKIbr.html#9f751109b0

Não!... é o preço justo para um aparelho de qualidade com mais de 50 anos !... Dez giras para a historia... - Página 5 843159
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySex Out 14 2016, 14:39

Reconhecem o braço?

Parece ser de 12"...

O mercado tende a valorizar estas peças, aqui está mesmo barato e quando se espreitam anúncios semelhantes fora das nossas fronteiras a ideia que fica é a mesma.


Tendo em vista que deve precisar de uma boa revisão entendo que o valor possa ser "justo" - mas a Lei de Mercado...


Para mim não dá, mas gostava que desse!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySex Out 14 2016, 14:44

anibalpmm escreveu:
António José da Silva escreveu:
Só pode ser desespero...


https://www.olx.pt/anuncio/thorens-td124-IDzKIbr.html#9f751109b0
Se tiver em boas condições é uma pexinxa



Hoje em dia, o braço é vendido por mais do que o valor pedido pelo conjunto. Acho que diz tudo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dez giras para a historia... - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySáb Out 15 2016, 12:22

António José da Silva escreveu:
anibalpmm escreveu:
António José da Silva escreveu:
Só pode ser desespero...


https://www.olx.pt/anuncio/thorens-td124-IDzKIbr.html#9f751109b0
Se tiver em boas condições é uma pexinxa



Hoje em dia, o braço é vendido por mais do que o valor pedido pelo conjunto. Acho que diz tudo.
Como era de esperar o Thorens desse anúncio foi-se!

Talvez um dia apareça por aqui... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySáb Out 15 2016, 12:40

José Miguel escreveu:


Talvez um dia apareça por aqui... Rolling Eyes


E o mais certo será ele levar uma limpeza, e depois irá para o ebay. 1000 pelo gira e outro tanto pelo braço.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dez giras para a historia... - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySáb Out 15 2016, 12:43

António José da Silva escreveu:
José Miguel escreveu:


Talvez um dia apareça por aqui... Rolling Eyes


E o mais certo será ele levar uma limpeza, e depois irá para o ebay. 1000 pelo gira e outro tanto pelo braço.
António que braço é aquele!?

Já tinha perguntado e fiquei sem saber...

Mas que era uma oportunidade, era!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySáb Out 15 2016, 12:44

Ortofon de 12".

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dez giras para a historia... - Página 5 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySáb Out 15 2016, 12:46

António José da Silva escreveu:
Ortofon de 12".

Muito agradecido! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyDom maio 10 2020, 17:00

Visto que hà muito miolo e boas trocas neste topico ... volta para a vitrina e assim pode-se continuar a discutir de giras!!!...

Dez giras para a historia... - Página 5 843159
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyDom maio 10 2020, 17:22

Bem lembrado, até porque este tópico serve de "manual" para identificar algumas das características que devemos/podemos procurar para chegar ao som desejado. Wink


Aproveito para lançar um desafio, ao estilo Spin Off... 10 gira-discos, dos últimos dez anos, até 1000 que poderão entrar na História. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyDom maio 10 2020, 20:06

José Miguel escreveu:
... Aproveito para lançar um desafio, ao estilo Spin Off... 10 gira-discos, dos últimos dez anos,  até 1000 que poderão entrar na História.  Smile

Dez giras até 1000€ criados nos ultimos dez anos pode-se encontrar ... que possam entrar na historia jà me pareçe mais dificil scratch
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyDom maio 10 2020, 20:37

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Aproveito para lançar um desafio, ao estilo Spin Off... 10 gira-discos, dos últimos dez anos,  até 1000 que poderão entrar na História.  Smile

Dez giras até 1000€ criados nos ultimos dez anos pode-se encontrar ... que possam entrar na historia jà me pareçe mais dificil scratch
Se fosse simples não tinha graça nenhuma! Laughing

Vamos subir a fasquia, 2000 euros, será possível? A parte de entrar para a história é para os diferenciar num patamar "budget", por exemplo, como o Rega Planar 3 está para outras décadas - para mim não entraria nesta por falta de evolução significativa.

O Audio Technica LP5, pelo que vocês dizem, pode muito bem ser um dos tais.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySeg maio 11 2020, 09:29

Olá Paulo,

Tenho de confessar por amizade e por honestidade intelectual, a minha estranheza na reabertura deste tópico, para uma eventual continuidade.

Quem sou eu para opinar sobre a vontade e a liberdade de expressão de cada um. São valores que prezo acima de tudo e pelos quais oriento a minha vida

Antes de escrever aqui fosse o que fosse, fui rever a compilação dos textos que escreveste sobre, não 10 , mas os 13 giras e sempre fiquei convencido que a saga histórica ficasse, como uma compilação didáctica e de interesses, também pessoais, por ali. O que valorizo e sempre valorizei.

Portanto a minha surpreendente constatação nesta reabertura de tópico, questionando-me se mais alguns outros giras a adicionar, não desvirtuam o tópico original (!?)

Enfim... Fica uma opinião honesta... Mas ainda estou a reflectir se, no meu caso, não abriria um outro tópico...

De toute façon je ne sais pas...ou peut-être... scratch

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 09:05

TD124 escreveu:
Visto que hà muito miolo e boas trocas neste topico ... volta para a vitrina e assim pode-se continuar a discutir de giras!!!...

Goansipife escreveu:
... Tenho de confessar por amizade e por honestidade intelectual, a minha estranheza na reabertura deste tópico, para uma eventual continuidade. ...

Olà Gonçalo, creio que hà uma confusão que vou jà explicar. A re-abertura deste topico foi com a intenção de continuar a haver trocas sobre os gira-discos, sobre as técnicas, motricidades, desempenho e etc ... e não a continuidade da lista e das analises dos 13 giras jà citados !!!...

O repto do José Miguel vi-o como uma proposição sobre a forma de lista e não como uma analise extensiva de cada um deles como aqui foi feito ... senão teria proposto a abertura de um topico dedicado!...

Essa analise não seria possivel de todas as maneiras! Fora o tempo que leva a fazer e a escrever estas brincadeiras existe o facto que os treze giras aqui citados pude escutà-los ou em casa ou à volta da casa em boas condições afim de fazer as analises mais justas que pude. Ora os giras recentes sò ouvi uns cinco interessantes a menos de 1000€ e não os tenho à mão para poder fazer uma analise com profundura. Uma analise assim seria sempre falseada em relação às que fiz neste topico ... não teria grande validade !!!...

Então, a re-abertura deste topico era no intuito de utilisar as trocas que aqui jà tinham sido feitas para continuar a discutir globalmente sobre os giras ... não para continuar a lista ném as analises !!!...

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 10:06

Bom dia!!

Na maioria das vezes em que participo no fórum, eu escrevo no meu telefone... não temos internet em casa e escrever no telefone torna-se mais complicado, as ideias passam de forma mais incompleta.

O desafio que lancei é mais uma "aposta" no escuro, porque o que "hoje" nos parece válido e bom, "amanhã" pode revelar-se um erro de percurso. Então, falar de gira-discos até 1000/2000 euros da última década já nos coloca num espaço/tempo razoável para perceber se a evolução tecnológica aconteceu de facto nestas máquinas e se hoje podemos contar com essas evoluções nos segmentos mais baixos de preços.

Com certeza a Indústria aprendeu muito, aposto nessa vertente, mas na entrada de gama os belt-drive parecem todos derivados da Rega e Pro-ject. Por exemplo, o que assegura melhor controlo de rotação, a correia numa poli próxima e a passar num sub-prato, ou uma poli distante e a correia a passar pelo exterior do prato?
A escolha recai mais numa solução do que na outra por razões técnicas ou económicas?

Nos direct-drive, por exemplo, não haverá espaço em termos financeiros para, abaixo dos 2000 euros, construir a fonte de alimentação fora?

Já os idler parecem estar condenados a projectos obscuros (como o Sempersonus nacional de um elemento do fórum) ou à reconstrução de "velhos"... Imagino que a construção de um bom idler possa ser a mais cara, mas pergunto se de facto esta técnica de tracção ainda tem pertinência, se valerá a pena seguir a luz ao fundo do túnel (se é que é luz...) que é o Reference do Nantais por exemplo.

Para a maioria das pessoas da "velha Europa", 2000 euros é um bom orçamento para uma fonte como um gira-discos, olhar para a última década pode significar encontrar uma dessas boas oportunidades que andam na sombra dos modelos mais comuns.


Eu percebo todas as limitações que um gira-discos tem, que o vinil tem, mas quando chego a casa depois de um dia maluco (como já estou a viver este), dá-me gozo abrandar e colocar um disco a tocar (não se trata só de fidelidade, tem que haver prazer). Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 13:56

José Miguel escreveu:
... Por exemplo, o que assegura melhor controlo de rotação, a correia numa poli próxima e a passar num sub-prato, ou uma poli distante e a correia a passar pelo exterior do prato?
A escolha recai mais numa solução do que na outra por razões técnicas ou económicas?

Nos direct-drive, por exemplo, não haverá espaço em termos financeiros para, abaixo dos 2000 euros, construir a fonte de alimentação fora?...

Nos dois casos o controlo da rotação é "quase" idêntico e dependente da precisão de rotação do motor. No primeiro caso a inercia do prato pode minimisar a passagem de polos do motor e melhor estabilisar a rotação e no segundo caso a correia filtra melhor as vibrações do motor ... são técnicas relativamente equivalentes.

O novo Audio-Technica AT-LP5X que é DD, tém a fonte de alimentação fora e custa menos de 350€ !!!...

Penso que é possivel de construir com a alimentação fora mesmo os SL1200 de base por menos de 2000€...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 14:13

José Miguel escreveu:
... dá-me gozo abrandar e colocar um disco a tocar (não se trata só de fidelidade, tem que haver prazer). Smile

A fidelidade pode ser algo de objectivo o prazer não! Se o "prazer" entra na equação então cada um é como cada qual e o melhor serà o que nos dà mais prazer...

O Alexandre jà referiu que gosta de ver o disco a rodar e mesmo a sonoridade intrinseca dos seus gira-discos, açeito e não comentei a sua intervenção pois honesta. A fidelidade de reprodução é outra coisa...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 14:22

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... dá-me gozo abrandar e colocar um disco a tocar (não se trata só de fidelidade, tem que haver prazer). Smile

A fidelidade pode ser algo de objectivo o prazer não! Se o "prazer" entra na equação então cada um é como cada qual e o melhor serà o que nos dà mais prazer...

O Alexandre jà referiu que gosta de ver o disco a rodar e mesmo a sonoridade intrinseca dos seus gira-discos, açeito e não comentei a sua intervenção pois honesta. A fidelidade de reprodução é outra coisa...

cheers

Paulo, esse "se" não existe!!! Smile

O Paulo pode evitar falar das emoções no processo de escolha de um equipamento, ou escolha da tecnologia para reprodução, mas acabará sempre com elas nas mãos.

Quanto ao cada um ser como é, isso é outra verdade factual, mas... ambos sabemos que é possível dentro dessa unidade gerar-se consenso, pelo que estou longe de gostar e afirmar que o que vale é o gosto e cada um que escolha. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 14:34

TD124 escreveu:

(...)

O novo Audio-Technica AT-LP5X que é DD, tém a fonte de alimentação fora e custa menos de 350€ !!!...

Penso que é possivel de construir com a alimentação fora mesmo os SL1200 de base por menos de 2000€...

A Audio Technica tem a fonte de alimentação fora?
Não sabia.


Tenho que me cruzar com um para ouvir do que é capaz. Não sei que aspecto terá ao vivo, mas nas imagens fica bem.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 17:18

José Miguel escreveu:
... Paulo, esse "se" não existe!!! Smile

O Paulo pode evitar falar das emoções no processo de escolha de um equipamento, ou escolha da tecnologia para reprodução, mas acabará sempre com elas nas mãos. ...

Tens razão e exprimi-me mal ... a noção de "prazer" existe sempre à volta de um equipamento qualquer que seja, senão falariamos apenas de musica, é a proporção do prazer na escolha da leitura vinilo que faz o debate do qual falamos...

Que as pessoas gostém do objecto gira-discos, braço ou mesmo do objecto disco vinilo pareçe-me normal. Tenho mesmo a certeza que o retorno do vinilo é ligado a estes "prazeres", mesmo para os mais jovens...

Que se goste de ver o disco rodar, de limpà-lo, de pousar a agulha ... e mesmo do som mais cheio e com menos recorte também posso compreender, o "prazer" não tém medida ném limite e é algo de pessoal, intimo...

Mas, quando o alibi desse "prazer" é a qualidade de escuta então jà estamos noutro patamar e tenho dificuldade a açeitar esse argumento. Mesmo com muitissimos milhares de euros gastos num sistema vinilo de topo, é dificil para não dizer impossivel, bater um belo Dac que custe muitissimo menos caro. No que diz respeito à musica clàssica, não conheço nenhuma pessoa que ainda a escute em vinilo ... com o mesmo deleite que a escuta em digital.

Fica o Jazz, o Rock e a Electronica que se acomodam ao que pareçe de uma leitura menos intransigente, mesmo se eu tenho dificuldade a escutar jazz em vinilo quando este é complexo. Então finalmente, o prazer à volta do vinilo talvez seja o gosto da materialisação, da estética e uma forma de pulsão irracional...

Quando vejo pessoas dizer que téem que encontrar uma tal obra em vinilo dà-me um sorriso. Porque razão ir buscar uma obra num formato que é inferior técnicamente??? Se tenho um sorriso e não uma reação critica é porque identifico-me com isso ... no entanto sei porque razão vendi duas vezes os meus vinilos sém que me tenham ou façam falta. Gosto mais da musica que do som ou dos objectos, quaisqueres que eles sejam mesmo uma capa em cartão...

Jà o disse vàrias vezes que aprecio que a musica tenha evoluido para a desmaterialisação e não sò por causa da superioridade do som. Apreciar a musica por ela sò sém ter o objecto disco na mão, é a melhor maneira para mim de apreciar o valor intrinseco da musica e afastar-se do culto do objecto, da capa, da raridade, da edição ou do editor  Wink
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 17:45

TD124 escreveu:
Que as pessoas gostém do objecto gira-discos, braço ou mesmo do objecto disco vinilo pareçe-me normal. Tenho mesmo a certeza que o retorno do vinilo é ligado a estes "prazeres", mesmo para os mais jovens...

In the German AAA forum the question popped up IF most records now sold are intened to be played at all - or are only objects of decoration and fashion?
This was in the context of very bad and even faulty pressings (one member got the first acceptable record after 3 or 4 exchanges)...and it was meant at least half serious! dvil

Meanwhile I buy vinyl records only used, or if they include a digital FLAC download code or CD copy, or if no good digital edition is available.

With serious labels like ECM the sound of vinyl and CD/FLAC/streaming is essentially the same, only with some inherent drawbacks of vinyl.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 17:48

Quase que assino por baixo! Wink

Quando disse que o "se" não existe não pensei exactamente no que o Paulo escreve, mas está relacionado. Eu estava mesmo a pensar de forma simples, como para um comprador é impossível despir-se das emoções e no processo não ser contaminado por elas. Isto cruza-se com a escolha das tecnologias, marcas, estética e, em último caso, a compra de vinil em vez de ficheiros.


Eu não sou a pessoa mais materialista do mundo, mas não vejo a desmaterialização da Música com bons olhos. Já o escrevi muitas vezes, acredito que a facilidade de acesso por parte das pessoas está a desvalorizar essa forma de Arte, é um processo mais sociológico do que técnico, mas creio estar a acontecer faz tempo.

Em termos meramente técnicos nada a apontar, nós vendemos quase todos os discos de clássica e já tivemos muitos. Não dá, sempre o disse, nós não conseguimos e mesmo a electrónica ambiente... Custa.

Faz uns anos saiu um inquérito a jovens Americanos que estavam a comprar vinil, uma boa fatia não os usava para ouvir, mas para ter o objecto e o relacionar com a obra e autores.

Creio que se pode ter um bom equilíbrio, não cair no materialismo e coleccionismo, apreciar a obra gravada e ainda guardar uns euros para ter o copo cheio no momento certo. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 18:39

José Miguel escreveu:
... Em termos meramente técnicos nada a apontar, nós vendemos quase todos os discos de clássica e já tivemos muitos. Não dá, sempre o disse, nós não conseguimos e mesmo a electrónica ambiente... Custa. ...

Uma frase que diz muito sobre o que estamos a falar, mas até ao inicio dos anos 80 não era assim ... o gira tinha mesmo que ler a clàssica e tudo o resto, e da melhor maneira possivel. As pessoas compravam e escolhiam os gira-discos para escutar musica nas melhores condições possiveis, pois não tinham outra escolha ... hoje muitos compram para o prazer de escutar vinilos!...

Nessa noção de "escutar vinilos", efectivamente os idler e DD são os mais apreciados actualmente ... são os que téem mais personalidade sonora, não digo colorações porque é pejorativo e algumas vezes falso Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 269
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: More additions to the history books   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 21:14

https://www.whathifi.com/news/jelco-closes-down-due-to-covid-19-and-outdated-machinery
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 12 2020, 21:37

analog_sa escreveu:
https://www.whathifi.com/news/jelco-closes-down-due-to-covid-19-and-outdated-machinery

When i read the first time, this was the most curious part for me:
"For the past few years, the business has endured a decline in labour productivity due to health issues arising from our ageing skilled engineers."

It is an against the current news. Shocked

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 04 2021, 12:37

TD124 escreveu:
Visto que hà muito miolo e boas trocas neste topico ... volta para a vitrina e assim pode-se continuar a discutir de giras!!!...

Dez giras para a historia... - Página 5 843159

Hoje cruzei-me com uma imagem que me fez olhar duas vezes, talvez devido a toda a conversa sobre o Thorens do Aníbal... os algoritmos não dormem!!!

Dez giras para a historia... - Página 5 Dc6847_b20e809ffc2241d9b900f9d15697441d~mv2

A imagem foi essa, em tudo parece um velhinho Thorens TD-124, mas não é. Esse gira-discos foi lançado no ano passado e é o novo Thorens TD-124 DD.

Eu não sei se já tinha sido abordado, se já surgiu uma conversa sobre este gira-discos, mas lembrei-me de revisitar este tópico por ter existido uma referência a ele em outro tópico. Não vou pedir que se abordem 10 gira-discos revisitados, mas quase se poderia fazer tal exercício.

A Rega não deixa de revisitar os seus modelos mais icónicos (P2/P3), a Technics já revisitou os seus SL-1200 e o SP-10, agora a Thorens revisita o seu modelo mais conhecido e reconhecido.

O TD-124 DD já não é um gira-discos de movimento híbrido, DD significa Direct Drive e agora a precisão está nas mãos de um motor de ligação directa à rotação. A imagem do gira-discos quase que engana, até o nível de bolha lá está, o plinto leve, o braço... possa, será tributo!?!

A História é cíclica e nós estamos a experimentar um retorno ao ponto em que para escutar Música eram necessárias estas máquinas, os discos de vinil. A tecnologia não deixou de evoluir e isso também se nota nos novos modelos, mas estaremos presos num círculo vicioso ou apenas a tentar revisitar um ponto da História?

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 04 2021, 13:43

José Miguel escreveu:

... Não vou pedir que se abordem 10 gira-discos revisitados, mas quase se poderia fazer tal exercício.

A Rega não deixa de revisitar os seus modelos mais icónicos (P2/P3), a Technics já revisitou os seus SL-1200 e o SP-10, agora a Thorens revisita o seu modelo mais conhecido e reconhecido.
...
A História é cíclica e nós estamos a experimentar um retorno ao ponto em que para escutar Música eram necessárias estas máquinas, os discos de vinil. A tecnologia não deixou de evoluir e isso também se nota nos novos modelos, mas estaremos presos num círculo vicioso ou apenas a tentar revisitar um ponto da História?

No que diz respeito à primeira frase em negrito pareçe-me importante de distinguir "revisitar" e "fazer evoluir" ... a diferença situando-se no percurso industrial e comercial de um produto! Assim a Rega e a Linn, pois nunca deixaram de produzir, continuam a "fazer evoluir" os produtos deles (work in progress) ora que a Technics "fez evoluir" o SL1200 até à geração MKV e ao fim oficial da produção ... então os produtos actuais são os antigos modelos "revisitados"! O resultado "pode" ser o mesmo mas é uma diferença que deve ser notada...

Quanto à segunda frase não compreendi exactamente o fundo da tua pergunta então sê mais explicito sfv  Wink

Tenho uma certa vergonha, devido ao meu nickname, de não ter sabido da saida desse gira. Acho giro que o tenham feito e não vejo nada mais à volta desse gira do que o que vejo nestas fotos abaixo...
Dez giras para a historia... - Página 5 F50010

PS: Contudo, estes três carros que conheço são "melhores" do que a versão original que revisitam, que também conheço! Estou curioso de saber se é o que se passa também para o TD124DD ... se tal é o caso então Bravo!... mas continua a ser tão camafeu quanto o original nmho  Mad

Acho pena que tenham abandonado a roda/correia pois seria uma maneira de perpetuar (ou de homenagear) as convições técnicas do aparelho original ... mas seria muito mais caro! Afinal, a unica marca que passeou entre as três motricidades, sempre com brio, foi a EMT! Eles podem fazer o que quizerem como "revival"  Laughing
!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 04 2021, 13:51

José Miguel escreveu:

... A História é cíclica e nós estamos a experimentar um retorno ao ponto em que para escutar Música eram necessárias estas máquinas, os discos de vinil... 

Até ao nascimento do CD os giras eram as melhores fontes domésticas e a melhor maneira de ouvir musica, qualquer musica ... hoje os giras são a melhor maneira de ler os discos vinil! Não é a mesma coisa  Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 04 2021, 15:51

As chamadas de atenção e "limpeza" de conceitos que o Paulo faz são altamente pertinentes, eu escrevi com alguma pressa e acabei por deixar "meias-palavras". Wink

Aceito bem a visão que propõe, a distinção entre "evolução" e "revisitar". É verdade que a Rega evolui de forma constante os seus modelos, quando escrevi "revisita" tinha isso em mente. Manter o nome dos modelos (mais ou menos) é uma boa estratégia e, neste caso, é mesmo pertinente do ponto de vista intelectual - há continuidade.

A frase que o Paulo diz não compreender eu tentarei explicar: eu tenho como crença profunda a definição de Liberdade como um valor racional, deixo esta salvaguarda para poder afirmar que as marcas e os consumidores, desde que abertos/informados/avisados, são livres de fazer as suas escolhas.

Posto isso, não deixo de me questionar sobre o posicionamento das marcas face a esta tendência/moda que vivemos/experimentamos. O vinil está em grande, logo será necessário produzir máquinas que o possam fazer girar e dele extrair a Música. A Thorens tem um bom catálogo de gira-discos, o lançamento deste modelo em particular parece-me ser um piscar-de-olho ao segmento de mercado que vive esta paixão de forma mais emocional. Longe de mim questionar a qualidade do gira-discos, que nunca vi/ouvi, contudo o apelo emocional está lá e a manutenção do design faz parte da estratégia (passaram a DD, mas isso pode ser bom e funcional, beliscará os puristas).

O preço também nos diz que fatia de mercado a Thorens quer atingir, 7990 Euros não é coisa pouca para um gira-discos e no mercado há alguma concorrência para tais valores.


Cruzando isto da moda do vinil com a questão da Liberdade (racional!), cruzando ainda a cada vez menor inclinação para a informação (cuidada e criteriosa) com a tendência para o seguidismo, perguntei-me em voz alta se estaremos (enquanto sociedade) num círculo vicioso (estando nele a Liberdade estará beliscada, pois será pouco racional) ou se estaremos a viver uma página da nossa História que ainda não se fechou.


Estamos num tópico onde se analisaram peças, gira-discos, que ficarão para a História, achei pertinente levantar a dúvida para que quem quiser se questione sobre o seu processo e experiência no meio deste turbilhão que é viver. Não condeno ou condenarei quem comprar uma maleta Crosley para ouvir uns discos de vinil novos ou usados, da mesma forma que não levantarei palavras contra quem quer um TD-124 novo ou velhote... levanto a questão de forma genérica e generalizada, estaremos no comando das operações ou a seguir com a maré? A qualidade e excelência ainda são valores que se persegue, ou perseguimos o relatório de vendas?

Não quero desviar o tópico, espero que me tenha feito compreender. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyTer maio 04 2021, 20:14

José Miguel escreveu:

... levanto a questão de forma genérica e generalizada, estaremos no comando das operações ou a seguir com a maré? A qualidade e excelência ainda são valores que se persegue, ou perseguimos o relatório de vendas?

Não quero desviar o tópico, espero que me tenha feito compreender. Smile

José, quando me perguntam o que é um grande gira-discos digo que é uma maquina que apresenta mais os defeitos do vinil (formato) do que os seus proprios defeitos (colorações de leitura) ... dito isto, é evidente que o "gira-perfeito" não seria do agrado de muita gente pois meteria os defeitos do formato na praça publica o que destruiria a pretendida "musicalidade do vinil"...

Conscientes disso, os construtores, mesmo os historicos, sò téem duas portas de saida nesse universo analogico: continuar a procurar um compromisso interessante entre defeito e musicalidade (comando das operações) ou fazer comércio (seguir a maré) ... não vejo uma terçeira alternativa  scratch

cheers

Goansipife e Alexandre Vieira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
edmararj
Membro AAP



Mensagens : 79
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 65
Localização : Brasil/Rio de Janeiro

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQui maio 13 2021, 21:26

Senhores,
Li todo o tópico com muita atenção.
Gostaria de parabenizá-los pelo tópico. Aprendi muito e confirmei algumas suspeitas.
Porém coloco uma dúvida minha nor ar: É justo compararmos gira-discos (no Brasil dizemos toca-discos) diferentes, considerando que para ouví-los utilizamos cabos diferentes, prés de forno diferentes, amplificadores e sonofletores (caixas de som) diferentes e, ainda, em alguns casos dos giras citados neste tópico de braços e cartuchos (cápsulas) distintas? Quanto das características citadas deve-se ao gira-discos e quanto podemos atribuir aos outros itens? Será que, se as audições fossem repetidas hoje em outras configurações, chegaríamos as mesmas conclusões?
A propósito, antes do relançamento do Thorens TD-124DD, o Garrard 301 renasceu (atenção ao preço do do mesmo!): https://www.stereophile.com/content/listening-204-new-garrard-301
EDMAR

Goansipife e Alexandre Vieira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQui maio 13 2021, 22:26

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:

... levanto a questão de forma genérica e generalizada, estaremos no comando das operações ou a seguir com a maré? A qualidade e excelência ainda são valores que se persegue, ou perseguimos o relatório de vendas?

Não quero desviar o tópico, espero que me tenha feito compreender. Smile

José, quando me perguntam o que é um grande gira-discos digo que é uma maquina que apresenta mais os defeitos do vinil (formato) do que os seus proprios defeitos (colorações de leitura) ... dito isto, é evidente que o "gira-perfeito" não seria do agrado de muita gente pois meteria os defeitos do formato na praça publica o que destruiria a pretendida "musicalidade do vinil"...

Conscientes disso, os construtores, mesmo os historicos, sò téem duas portas de saida nesse universo analogico: continuar a procurar um compromisso interessante entre defeito e musicalidade (comando das operações) ou fazer comércio (seguir a maré) ... não vejo uma terçeira alternativa  scratch

cheers

Dez giras para a historia... - Página 5 754215 Excelente análise!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySex maio 14 2021, 10:09

edmararj escreveu:

...É justo compararmos gira-discos (no Brasil dizemos toca-discos) diferentes, considerando que para ouví-los utilizamos cabos diferentes, prés de forno diferentes, amplificadores e sonofletores (caixas de som) diferentes e, ainda, em alguns casos dos giras citados neste tópico de braços e cartuchos (cápsulas) distintas? Quanto das características citadas deve-se ao gira-discos e quanto podemos atribuir aos outros itens? Será que, se as audições fossem repetidas hoje em outras configurações, chegaríamos as mesmas conclusões?...

Caro Edmar, a sua intervenção é muito pertinente e efectivamente põe o dedo na ferida da comparação entre gira-discos que està sempre sujeita à influência do braço, célula, phono e mesmo da afinagem! Efectivamente a comparação pressupõe escutas cruzadas afim de separar a componente sonora que é propria ao gira discos (prato) da dos outros elementos e isto numa situação controlada, ou seja, mesma sala e mesmo sistema...

No entanto, o objectivo deste topico não era de fazer uma "comparação" mas sim uma "apresentação" de dez giras que marcaram a historia do audio! Posso mesmo dizer que aquando das escutas preferi sublinhar mais as qualidades do que os defeitos de cada um afim de dar vontade às pessoas de escutà-los por eles mesmos e fazer a sua opinião propria! Alguns dos giras abordados, como o Garrard 301, não são aparelhos que aprecio e portanto deixo muitos elogios ... o objectivo é de criar nos outros a curiosidade em escutà-lo e não de fazer uma critica compléta!

Dito isto, e pela minha experiência, o gira-discos que passa do dia para a noite com um braço e célula diferentes nunca ouvi, a menos de estarem modificados! Existe sempre uma "constante sonora" que acaba por identificar cada gira, ainda mais se ele tiver uma personalidade forte. Destes giras que citei nunca ouvi nenhum soar verdadeiramente mal, e poucos ouvi soar extraordinariamente bem ... por si, isto mostra que a zona de funcionamento é relativamente restrita, como com qualquer outro elemento do audio mesmo se o gira, pelas razões citadas, é um elo à parte!!!...

edmararj gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
edmararj
Membro AAP



Mensagens : 79
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 65
Localização : Brasil/Rio de Janeiro

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySex maio 14 2021, 20:18

Caro TD124,
Apesar de, eventualmente, escapar uma ou outra comparação - acho isto muito natural e algumas vezes didático - apreendi dos seus textos que não é esse o objetivo final. Se, com o minha mensagem deixei essa impressão, não foi intencional, me perdoe!
A minha intervenção foi no sentido de trazer uma luz para aqueles que talvez não tenham percebido isto. O fato de nos depararmos com uma lista, mesmo cronológica, poderia levar naturalmente a uma conclusão, equivocada, de que há uma certa evolução técnica qualitativa à medida que nos aproximamos do finalista.
Quando levantei a questão de se repetíssemos os testes hoje se chegaríamos às mesmas conclusões, foi porque nos seus testes haviam alguns componentes e se os testes fossem repetidos hoje os componente seriam outros, até você mesmo, acredito que não seja o mesmo de outrora. Em alguns gíras, como o Garrard 301, que dissestes não apreciar, é preciso um braço e um gabinete para ouví-lo, que são componentes adicionais não originais ao Garrard. Acrescenta-se a isto, todos os outros componentes, que acredito tenham variado ao longo de todas as audições dos outros gíras. Tudo isto, contribui para que a avaliação que fazemos seja como uma fotografia, que reflete uma situação pontual, não reprodutiva.
Edmar
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptySáb maio 15 2021, 15:12

edmararj escreveu:

...Tudo isto, contribui para que a avaliação que fazemos seja como uma fotografia, que reflete uma situação pontual, não reprodutiva.

Complétamente de acordo pois nada està escrito no marmore e as coisas estão a mudar em cada instante que passa! Mesmo se é verdade o que venho de dizer, também não é uma razão para pensar que as coisas mudam radicalmente, prefiro pensar que elas evoluem mas preservam sempre algo da sua identidade inicial. Um Garrard continua um Garrard ainda hoje e um Linn um Linn, não houve metamorfose...

edmararj gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
edmararj
Membro AAP



Mensagens : 79
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 65
Localização : Brasil/Rio de Janeiro

Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 EmptyQua Jul 28 2021, 22:12

José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:
Visto que hà muito miolo e boas trocas neste topico ... volta para a vitrina e assim pode-se continuar a discutir de giras!!!...

Dez giras para a historia... - Página 5 843159

Hoje cruzei-me com uma imagem que me fez olhar duas vezes, talvez devido a toda a conversa sobre o Thorens do Aníbal... os algoritmos não dormem!!!

Dez giras para a historia... - Página 5 Dc6847_b20e809ffc2241d9b900f9d15697441d~mv2

A imagem foi essa, em tudo parece um velhinho Thorens TD-124, mas não é. Esse gira-discos foi lançado no ano passado e é o novo Thorens TD-124 DD.

Eu não sei se já tinha sido abordado, se já surgiu uma conversa sobre este gira-discos, mas lembrei-me de revisitar este tópico por ter existido uma referência a ele em outro tópico. Não vou pedir que se abordem 10 gira-discos revisitados, mas quase se poderia fazer tal exercício.

A Rega não deixa de revisitar os seus modelos mais icónicos (P2/P3), a Technics já revisitou os seus SL-1200 e o SP-10, agora a Thorens revisita o seu modelo mais conhecido e reconhecido.

O TD-124 DD já não é um gira-discos de movimento híbrido, DD significa Direct Drive e agora a precisão está nas mãos de um motor de ligação directa à rotação. A imagem do gira-discos quase que engana, até o nível de bolha lá está, o plinto leve, o braço... possa, será tributo!?!

A História é cíclica e nós estamos a experimentar um retorno ao ponto em que para escutar Música eram necessárias estas máquinas, os discos de vinil. A tecnologia não deixou de evoluir e isso também se nota nos novos modelos, mas estaremos presos num círculo vicioso ou apenas a tentar revisitar um ponto da História?

A revista americana Stereophile publicou hoje um teste sobre o novo gira-discos da Thorens, reedição baseada no famoso TD-124, o TD-124DD:

https://www.stereophile.com/content/thorens-td-124-dd-record-player

Edmar

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dez giras para a historia... - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Dez giras para a historia...   Dez giras para a historia... - Página 5 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dez giras para a historia...
Ir para o topo 
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Tópicos semelhantes
-
» Giras loucos
» Os dez melhores giras
» Analise à velocidade dos giras
» Novos giras da TEAC
» Quantos giras tens em ação?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: