Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Colunas Xavian

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
NFRS




Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptyQui Jul 28 2016, 00:23

Boas

Ainda que todos saibamos que o áudio é muito particular, eu gostava de obter a vossa opinião.

Alguém aqui já ouviu as Delizia, como são os graves e os agudos ?

Que opinião tem delas ?

Agora o mais complicado ou não, como será o comportamento delas num espaço de 2 Mt entre elas ?

Pergunto isto porque com quem já falei recomendam sempre umas monitoras, mas depois eu acho que as monitoras não tem profundidade que me satisfaça, monitoras até 1000 euros, óbvio.

Já vi que existem aqui uns bons amantes da Xavian, o Miguel também aqui está, é giro saber.
Porém gostava também de saber se alguém tem em casa as Delizia C, que comportamento tem elas uma vez que são colunas de parede.
Esteticamente ficam melhor, mas...

E para terminar que amplificador recomendariam ?
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptyQui Jul 28 2016, 13:22

Já as ouvi mais do que uma vez. São umas colunas simpáticas dentro do seu preço, acho que merecem audição. Que tipo de música ouve?

Como é a sala? Dimensões (altura, largura e comprimento) e possível posicionamento das colunas?

Qual o orçamento para o conjunto (colunas+amp)?

Ir para o topo Ir para baixo
NFRS




Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptyQui Jul 28 2016, 17:01

tfonseca escreveu:
Já as ouvi mais do que uma vez. São umas colunas simpáticas dentro do seu preço, acho que merecem audição. Que tipo de música ouve?

Como é a sala? Dimensões (altura, largura e comprimento) e possível posicionamento das colunas?

Qual o orçamento para o conjunto (colunas+amp)?


A minha sala tem cerca de 35 metros quadrados, a altura nunca medi mas deve rondar os 3 a 4 metros é uma apartamento.

A parede da sala é dividida ao meio por uma lareira, o que faz com que fique 2 metros para cada lado, o que leva a que as colunas tenham que ficar entre esses dois metros. Sei que é realmente pouco mas não consigo mudar a disposição da sala.
Profundidade entre a parede 22 cm, é o espaço que podem ocupar para ficar ao nível da lareira sem sair para a frente do espelho da lareira.
Do sofá ficaram a 3 metros, essencialmente gostava de comprar umas colunas que tivessem profundidade mas ao mesmo tempo muita transparência e clareza no que passam. Porque assisto a muitos concertos e vejo uns bons filmes, mas ainda que no cinema fique só com dois canais.
Lembrei me as de parede por esteticamente podiam valorizar a sala, mas depois o som é capaz de não ser o melhor quando for preciso puxar pelos graves e agudos, simplesmente procuro umas colunas baixinho se ouça bem e não ter preciso de aumentar o volume parabouvir certos detalhes.

O que ouço
Por ex
Metálica
Nightwish
Eric Clapton
Sade
Aurea
Bruce Springsteen
Dianne Reeves
Mariza
Sarah Mclachlan

Um pouco de tudo, mas mais estas bandas que mencionei.

Muitos quando eu falo ou mostro o espaço que tenho, apontam todos para monitoras, e não sei se me agrada.
Sei que o melhor é levar umas frontais de chão e umas monitoras e testar. Mas...
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Bojangles
Membro AAP
Mr Bojangles


Mensagens : 762
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 46
Localização : Lisboa

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptyQui Jul 28 2016, 17:14

Monitoras ou não 22 cm é uma profundidade muito pequena para qualquer coluna.
Concerteza que vão (e devem!) sair desse alinhamento com a lareira para a frente.
Quanto aos 2m que distariam entre elas não tem problema nenhum, mas realmente não devem ter a lareira no meio, pelo que devem avançar.
Ir para o topo Ir para baixo
NFRS




Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptyQui Jul 28 2016, 22:46

Esqueci-me de mencionar orçamento, anda nos 2000 mil euros com amplificador.

Não sei se me expliquei bem, a lareira não fica no meio delas, eu é que tenho uma sala com uma lareira que divide a parede ao meio, ou seja tenho 2 metros do lado esquerdo, a lareira e do lado direito mais 2 metros que está com o inicio uma mesa de jantar.
Seria muito mau, se pensa-se por uma de cada lado da lareira, o som de palco nunca o teria, e o som deveria ficar péssimo.
O posicionamento a única coisa que vão ter entre elas é uma Tv LED de 55, mesmo assim a Tv ficará ligeiramente atrás delas, porque a Tv irá para a parede.

Resumo.
Quando falo da profundidade é o espaço que a lareira expande da parede para fora, mas posso sempre por as colunas mais para a frente e chegar o sofá mais para trás, tenho espaço suficiente para trás.
Qual seria o espaço aceitável ?

As duvidas são muitas, é um facto.
Imagino, a minha sala com um som envolvente, mas sem perder detalhe e não umas colunas que fazem barulho e fica ali fechado.
Como por ex; Eric Clapton, gosto do pormenor de ouvir a guitarra, as cordas, no fado em Mariza gosto de ouvir o compasso da sua respiração e abordo isto desta forma porque já ouvi colunas que detalhavam estes pormenores, mas contudo não se adequavam à minha sala, devido à sua dimensão e agressividade, quero eu dizer que elas ofereciam isso tudo mas só quando o som era levado a patamares que para quem vive num apartamento não pode.
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptySex Jul 29 2016, 00:46

Fiquei sem perceber a sala. Na quer fazer um esquema para percebermos melhor?
Ir para o topo Ir para baixo
NFRS




Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptySex Jul 29 2016, 20:37

Aqui fica o espaço que tenho para colocar as colunas, na minha sala.
A foto está um pouco desfocada, mas dá para entender, espero que assim já seja possível visualizarem o espaço que tenho.




Colunas Xavian  IMG_3075

Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptySáb Jul 30 2016, 00:07

As colunas não podem ficar uma de um lado e outra do outro da lareira? O espaço do lado direito da lareira é igual?
Ir para o topo Ir para baixo
NFRS




Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptyDom Jul 31 2016, 12:58

Era uma hipótese, o espaço é exatamente igual, embora ocupado por uma mesa de jantar.
Mesmo assim ela cabe lá, por outro lado não sei se não ficaria sem grande estética, não sei só fazendo a experiência.
O facto de demorar um pouco a responder, é que estou de férias num lugar onde a net quase não existe.
Mas vou vindo aqui sempre possível até regressar ao trabalho.

Por outro lado, estou a tentar imaginar umas monitoras, mas aí já não poderiam ser Xavian, não tenho orçamento para elas, embora goste muito.
Repetindo o que disse num post acima, o que me incomoda é a profundidade que elas dificilmente conseguem, numas monitoras até 1000,00

Já ouvi falar das Dynaudio Excite X18, já falamos em 1399,00 preço tabela.
Depois existe também o modelo Excite X14A para 1499,00 que é uma coluna activa. Não sei se tem vantagens sobre o modelo X18, pelo facto de ser activa.
Agora não sei.

Os Agudos e os graves têm que ser bem defenidos, difícil será conseguir isso numas monitoras !
Digo eu não sei...
Aceito sugestões
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptySeg Ago 01 2016, 19:04

Quer um opinião sincera? A menos que resolva o problema do posicionamento, acho que não vale a pena estar a gastar muito dinheiro...

Não consegue dispor as colunas na outra direcção? Mais um vez, um pequeno esboço da planta com o mobiliário ajudava... Se diz que a sala tem 35m2, e se a lareira medir também por volta de 2m tem de largura por volta do 6m. Algum posicionamento deve ser possível...

Se tudo falhar, há sempre os auscultadores. Esses orçamento nuns sistema baseado em auscultadores seria uma coisa muitíssimo boa.
Ir para o topo Ir para baixo
NFRS




Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptyQua Ago 03 2016, 12:44

tfonseca escreveu:
Quer um opinião sincera? A menos que resolva o problema do posicionamento, acho que não vale a pena estar a gastar muito dinheiro...

Não consegue dispor as colunas na outra direcção? Mais um vez, um pequeno esboço da planta com o mobiliário ajudava... Se diz que a sala tem 35m2, e se a lareira medir também por volta de 2m tem de largura por volta do 6m. Algum posicionamento deve ser possível...

Se tudo falhar, há sempre os auscultadores. Esses orçamento nuns sistema baseado em auscultadores seria uma coisa muitíssimo boa.

Acho que chegou ao meu ponto de vista no sentido, em que se vale a pena gastar tanto dinheiro numa coisa que não tem grande lugar de posicionamento e eu poder tirar o partido que pretendo.
Posso apresentar mais tarde a sala como ela está. Sei que existem sites onde se desenha as plantas, mas não sei fazer.
Irei fazer num papel e fotógrafo e mostro aqui.
Embora já tenha estado várias hipóteses.

Sei que tenho uma tarefa complicada para conquistar o que os meus ouvidos gostam.

Uma vez que fala em auscultadores, o que aconselharia para construir esse sistema ?
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  EmptyQua Ago 03 2016, 16:51

Sim, faça em papel e tire uma foto. É mais rápido e prático neste caso.

Em relação aos auscultadores, eu sou um mero aprendiz de feiticeiro, mas no meu caso com uns meros Sennheiser HD600 (ainda pouco rodados) retiro muita satisfação. A apresentação é diferente inimista e detalhada. Neste caso como poderá constituir um sistema principal, o cuidado na escolha terá que ser redobrado. Se usar o orçamento que falou poderá fazer um sistema muitíssimo bom (incluindo amp e fonte digital). Não é fácil ouvir auscultadores em Portugal, dê um pulo ao cantinho do forum sobre auscultadores, impulsionado pelo nosso moderador TD124 para ficar mais esclarecido.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Colunas Xavian  Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas Xavian    Colunas Xavian  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Colunas Xavian
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» colunas bipolares MC-audio B3
» Vendo colunas Monitoras XAVIAN PRIMISSIMA
» Xavian Ambra
» Xavian Primissima
» Xavian Orfeu e Perla

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: