Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Upgrade colunas

Ir para baixo 
+4
Fernando Mota
António José da Silva
agorgal
osanto
8 participantes
AutorMensagem
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 16:26

Ola amigos,

Aqui vai o meu primeiro post neste excelente forum.
Vou relatar um pouco da minha aventura com este trabalho deixando aqui o maximo de informaçao técnica.

Como disse na minha apresentação a minha prioridade sempre foi o audio multicanal, especialmente para o cinema, e como a maior parte de nós também para mim o €€€€ nao abunda, entao fui aos poucos evoluindo.

Tudo começou com a necessidade de trocar de receiver, onde o upgrade foi um pouco melhor do q poderia imaginar, se com a troca do receiver o resultado já foi audivel, comecei a imaginar como seria com umas colunas melhores.... foi esse o ponto de partida.

Após várias trocas de impressões com muitas pessoas, e muitas audiçoes, decidi-me aventurar-me por algo que já tinha sido feito em dois projetos similares.

Vou deixar aqui para quem gosta destas coisas Smile a lista com a matéria prima utilizada:

Colunas:
- 2x XTZ 93.23 mkII
- 1x XTZ 93.22 mkII

A partir daqui a ideia foi alterar na coluna o q poderia ser alterado melhorando de forma significativa o seu rendimento, e para tal utilizamos os seguintes componentes:

3 x Scanspeak R2604/833000 Tweeter - Discovery Range -

3 × 001-0250: 4.7uF 400Vdc Jantzen Cross Cap Capacitor
3 × 001-0254: 5.6uF 400Vdc Jantzen Cross Cap Capacitor
3 × 001-0258: 6.8uF 400Vdc Jantzen Cross Cap Capacitor
3 × ZSUP-200: 8.2uF 800Vdc Jantzen Superior Z-Cap
6 × 002-0748: 1R8 Jantzen 10W Ceramic resistor, 1.6R
6 × 002-0754: 2R2 Jantzen 10W Ceramic resistor, 2.2R
6 × 002-0760: 2R7 Jantzen 10W Ceramic resistor, 2.7R
6 × 002-0766: 3R3 Jantzen 10W Ceramic resistor, 3.3R
6 × 002-0772: 3R9 Jantzen 10W Ceramic resistor, 3.9R
6 × 002-0778: 4R7 Jantzen 10W Ceramic resistor, 4.7R
6 × 002-0784: 5R6 Jantzen 10W Ceramic resistor, 5.6R
3 × 001-0262: 8.2uF 400Vdc Jantzen Cross Cap Capacitor
1 × Mundorf Twaron Angel Hair Wadding
14m Cabo CS16 Van de hull

Penso que de um modo geral está aqui tudo.


Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 16:44

Como posso colocar os links para as fotos?

O trabalho nao foi efetuado por mim, mas sim por uma pessoa amiga, com experiencia, e como disse anteriormente já tinha efetuado dois projetos semelhantes, se bem que neste alteramos os  tweeters.

Depois de muitos testes, e audiçoes deu-se o trabalho por terminado, e chegou a altura da audição final, e devo dizer q fiquei bastante impressionado, a audição foi efetuada com cd´s de musica com um sistema proprio numa sala propria, logo o resultado foi muito melhor do q aquele que hoje tenho em minha casa, no entanto as limitaçoes que eu tenho algumas já estão identificadas e serão corrigidas em breve, especialmente o fato de ter as colunas em cima do movel....

Deixo aqui o meu primeiro contributo e espero aprender muito com todos vocês.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1303
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 17:51

Viva
Na barra de ferramentas das mensagens, 5º grupo, encontra duas opções: "hospedar uma imagem" e "inserir uma imagem"
Comece por hospedar a primeira imagem (fica alojada num "site" próprio, TinyPic), copie o código que aparece no diálogo seguinte com a indicação "IMG code for foruns..." e cole este no corpo de texto da mensagem que está a escrever, no espaço onde pretende que a imagem apareça. Faça o mesmo para cada uma das imagens seguintes. Haverá outras formas mas eu apenas utilizo esta.
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 18:09

Parte I

Upgrade colunas 5mdbg0
Upgrade colunas 2u5rlfo
Upgrade colunas Vecaco
Upgrade colunas 2e1vomf
Upgrade colunas 153tbf8
Upgrade colunas 2utkpkj
Upgrade colunas R0nig6
Upgrade colunas 2eoljb5
Upgrade colunas F4k1ua
Upgrade colunas 2l8965s
Upgrade colunas Qxs849
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 18:22

Como vês (ouves) o antes e o depois a desse trabalho efectuado nas colunas a nível sonoro?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Upgrade colunas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 19:55

Esses tweeters são muito
Upgrade colunas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 20:27

Ouvi as colunas antes, de origem, utilizei as durante um tempo, depois durante as modificações só lá vais com material para fazeres medições, vais necessitar de equipamento próprio, e depois é no final é uma questão de gosto pessoal.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 20:29

osanto escreveu:
Ouvi as colunas antes, de origem, utilizei as durante um tempo, depois durante as modificações só lá vais com material para fazeres medições, vais necessitar de equipamento próprio, e depois é no final é uma questão de gosto pessoal.

Upgrade colunas 4019496139
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 20:43

Fernando Mota escreveu:
Esses tweeters são muito
Upgrade colunas 22692

Neste caso o mérito não é meu mas sim de quem me aconselhou, eu teria ido pela seas, mas o resultado final foi muito bom.

Agora aos poucos estou a tentar melhorar a acústica exterior, mas já só lá vai com os suportes de pé.
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 20:50

ricardo onga-ku escreveu:
osanto escreveu:
Ouvi as colunas antes, de origem, utilizei as durante um tempo, depois durante as modificações só lá vais com material para fazeres medições, vais necessitar de equipamento próprio, e depois é no final é uma questão de gosto pessoal.

Upgrade colunas 4019496139

Obg Ricardo
Mas o mérito e trabalho não é meu, uma coisa aprendi, só consegues algo positivo se tivermos gosto pelo q fazemos e a pessoa em causa foi de uma determinação sem limites, eu só acompanhei o processo.
A busca pela perfeição é algo que chega a ser viciante.
O meu próximo objetivo seria construir um sub de raiz.

Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 21:40

Restantes fotos:
Upgrade colunas V6m4gm
Upgrade colunas 1gp0dd
Upgrade colunas Rlgbwo
Upgrade colunas Nd7ok6
Upgrade colunas S25cv8
Upgrade colunas 14dnkvo
Upgrade colunas 2n65cib
Upgrade colunas 2jcg3z9
Upgrade colunas Ibvpyx
Upgrade colunas Jgt6ok
Upgrade colunas 1tkeuu
Upgrade colunas 2epsjrs
Upgrade colunas Axmdt3
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 21:59

Era engraçado ver a medição da reposta de frequências antes e depois da cirurgia.
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 22:20

ricardo onga-ku escreveu:
Era engraçado ver a medição da reposta de frequências antes e depois da cirurgia.

Penso que já nem as medições que tirei com o meu receiver tenho.

É um processo cansativo, medir, mover as colunas, voltar a medir, e hoje tenho consciência que os resultados serão outros, com a queima feita já terei outros valores.
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySeg Jul 11 2016, 23:58

Recebi várias PM's a pedirem informações sobre o local onde comprei os materiais, já li as regras e não li nada contrário, no entanto gostaria de ter a certeza de que posso colocar o link dos sites (UK).

Uma vez que sou novo no forum não posso responder às várias PM's. Obg.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptyTer Jul 12 2016, 00:29

osanto escreveu:
Recebi várias PM's a pedirem informações sobre o local onde comprei os materiais, já li as regras e não li nada contrário, no entanto gostaria de ter a certeza de que posso colocar o link dos sites  (UK).

Uma vez que sou novo no forum não posso responder  às várias PM's. Obg.

Não vemos problema qualquer nessa publicação. Eventualmente só as inerentes às definições do próprio fórum, nomeadamente o número mínimo de msg. Nada que que não possas colmatar rápidamente.

Upgrade colunas Images?q=tbn:ANd9GcQkXVBeqEyI8YmmSI1emxfFauF7sWZmzh2pRTBmb-gQ2gKu904J

_________________
Upgrade colunas Signat10
Upgrade colunas Vu-1_z10 Upgrade colunas Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptyTer Jul 12 2016, 09:54

Existem vários lugares para comprar equipamentos/acessórios audio, para poupar nos portes tentei agrupar o máximo de materiais no mesmo vendedor.
Os Tweeters comprei na hificollective e os restantes acessórios na falconacoustics ambos ingleses.

Cabos na diplofer.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptyTer Jul 12 2016, 09:57

Há diversas lojas online que vendem material de audio, é uma questão de procurar a melhor relação preço/custos de envio.
Já comprei nas que estão seguidas de um *:

http://audioxcel.com/index.php?

http://www.audiohum.es/en/429-diy-components

http://www.hificollective.co.uk

http://www.wilmslow-audio.co.uk

http://falconacoustics.co.uk

http://www.audiophonics.fr *

http://www.toutlehautparleur.com *

http://www.lamaisonduhautparleur.com

http://loudspeakerfreaks.com/intro.asp *

http://www.lautsprechershop.de

http://www.spectrumaudio.de

http://www.ts-audio.biz

https://www.eltim.eu
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptyTer Jul 12 2016, 10:16

Obrigado pela partilha Ricardo.
Como não posso colocar links preferi não divagar.
Mas estão aí grande parte dos sites mais utilizados para o efeito.
Depois é estar atento aos códigos de desconto q quase sempre existem, no meu caso deram me 10% q deu para os portes.

Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptySex Dez 29 2017, 16:09

Proxima atualizaçao, os woofer, devo optar pelo seguinte modelo:

- Seas CA18RNX H1215-08 Woofer - Prestige Series

Aplicar nas 3 colunas frontais.
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptyQua Dez 19 2018, 00:18

Olá amigos,
Como disse no meu post acima, o meu desejo é fazer agora o upgrade do woofer, mas infelizmente a pessoa q me fez o projeto inicial já não tem disponibilidade.

Conhecem alguém a quem possa recorrer? Na area de Lisboa.Pagando como é óbvio.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptyQua Dez 19 2018, 06:31

osanto escreveu:
Olá amigos,
Como disse no meu post acima, o meu desejo é fazer agora o upgrade do woofer, mas infelizmente a pessoa q me fez o projeto inicial já não tem disponibilidade.

Conhecem alguém a quem possa recorrer? Na area de Lisboa.Pagando como é óbvio.

Obrigado


Somduarte
Trav. Campo de Ourique, 5, porta ?....
Reparação de todo o tipo de Altifalantes
Bobines com Matriz em Kapton,Aluminio,Tela de vidro

Telem.933203112

somduarte@gmail.com
duartesom@zonmail.pt
duartesom@mail.pt


É um artista!!

Faz  trabalhos que os outros não fazem!

Cobra preços entre o reduzido e o justo!

Por vezes os seus prazos não são cumpridos ou são muito longos!

Eu, dado que tenho muitas alternativas a tocar, não me importo com os prazos e recorro sempre e só a ele!

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptyQua Dez 19 2018, 14:31

reirato escreveu:

É um artista!!

Faz  trabalhos que os outros não fazem!

Cobra preços entre o reduzido e o justo!

Por vezes os seus prazos não são cumpridos ou são muito longos!

Eu, dado que tenho muitas alternativas a tocar, não me importo com os prazos e recorro sempre e só a ele!

king

Muito Obrigado pela ajuda, é sempre melhor irmos qd temos um feedback positivo, se bem q neste caso nao é so troca por troca...
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptyDom Mar 07 2021, 17:03

Não sei o motivo mas o link para as imagens desapareceu, volto o colocar novamente:

https://drive.google.com/file/d/0Bz52HdJDQEiGWHgwQ1E5djVkVkFHWHIxNE5HcDRrXzFQQ1Qw/view?usp=drivesdk

https://drive.google.com/file/d/1UQNy5KgIOD2X0sX54OBOfsVWgbIUqXPi/view?usp=drivesdk

https://drive.google.com/file/d/1E_p9UUgqkdHYWbzmNt66ufKHdQxzA5wu/view?usp=drivesdk

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptyDom Mar 07 2021, 18:01

Este projecto é interessante (eu próprio estive para fazer algo semelhante com as minhas XTZ 99.26, inclusive com a mesma pessoa Wink), mas hoje em dia acharia preferível construir as colunas de raiz. Isto porque na pratica, da coluna original apenas se aproveitou a caixa, tudo o resto foi redesenhado.

A caixa das XTZ não é nada que um bom carpinteiro não consiga reproduzir e fazer bastante melhor.
Basicamente a caixa limita o desempenho final, devido ao pequeno volume, falta de bracing, etc ..

Para primeiro projecto é interessante, mas para o futuro sugeria um projecto novo de raiz Smile
Ir para o topo Ir para baixo
osanto
Membro AAP



Mensagens : 68
Data de inscrição : 11/07/2016

Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas EmptyDom Mar 07 2021, 18:50

neo_2018 escreveu:
Este projecto é interessante (eu próprio estive para fazer algo semelhante com as minhas XTZ 99.26, inclusive com a mesma pessoa Wink), mas hoje em dia acharia preferível construir as colunas de raiz. Isto porque na pratica, da coluna original apenas se aproveitou a caixa, tudo o resto foi redesenhado.

A caixa das XTZ não é nada que um bom carpinteiro não consiga reproduzir e fazer bastante melhor.
Basicamente a caixa limita o desempenho final, devido ao pequeno volume, falta de bracing, etc ..

Para primeiro projecto é interessante, mas para o futuro sugeria um projecto novo de raiz Smile

Não acredito que volte a meter-me noutra Smile Faria se tivesse sido eu a fazer é tivesse o conhecimento técnico.

Mais depressa troco todo o sistema, mas este processo serviu para perceber o quão fracos são os componentes usados pela maioria das marcas, e que pode fazer toda a diferença, ou seja com pouco dinheiro é possível melhorar muito o resultado final.

O construir de raiz, sem dúvida q fica mais barato e melhor, mas voltamos ao mesmo, ou percebes e tens conhecimentos ou não compensa.

Da colunas iniciais, aproveitei a caixa, woofer e terminais, comprei em promoção, mas não deixou de ser um conjunto caro.

O resultado final valeu a pena, mas isto no áudio, nunca estamos satisfeitos... e sei q se colocar as colunas à venda ninguém da valor ao trabalho investido, essa é a vertente menos boa nestes projetos.

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Upgrade colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade colunas   Upgrade colunas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Upgrade colunas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: