Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe
 

 How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo

Ir em baixo 
AutorMensagem
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm

Mensagens : 9149
Data de inscrição : 05/03/2012
Idade : 53
Localização : Quinta do Anjo

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo Empty
MensagemAssunto: How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo   How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo EmptyQua Abr 20 2016, 16:23

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 50-50-diagram
How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 401852CB-A7CF-4A88-925A-B5124297B66D_zpswmqwbkxl

https://londonjazzcollector.wordpress.com/2014/07/24/guest-post-how-they-heard-it-blue-note-records-and-the-transition-from-mono-to-stereo/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira

Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 51
Localização : Palmela

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo   How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo EmptySab Abr 23 2016, 02:15

Excelente artigo,
mas depois de o ler com muita atenção, acho que posso acrescentar alguma mais valia dizendo o seguinte :

É conhecido que Rudy Van Gelder começou a gravar as Master Tapes também em Stereo em março de 1957,
e que até 30 de Outubro de 1958 gravou dessa forma ao mesmo tempo duas masters uma em stereo e outra em mono,
e que depois de 30 de Outubro de 1958 apenas gravou as masters em Stereo,
os LP's monos a partir dessa altura foram todos fold down (copias da Master Stereo).

Também é verdade que mesmo algum tempo após gravar as Masters em Stereo o Rudy ouvia apenas numa coluna (mono) para monitorizar as gravações.

A Blue Note durante algum tempo editou os LP's originais primeiro em Mono (mesmo que fossem feitos a partir de Master Stereo) e só alguns meses depois editava a edição original Stereo.

Agora vamos lá ver uma coisa,
hoje dia comprar originais da Blue Note da altura esquece...são demasiado caros...sejam eles os Stereo ou os Mono.

As reedições Japonesas que foram feitas mais tarde e que se conseguem comprar ainda hoje em dia no mercado de usados a preços relativamente acessíveis da TOSHIBA e da KING são fabulosas, mas hoje em dia há melhor que isso, mas tem o seu preço...

Então e o melhor é o quê ?

Bem,
são as reedições da Analogue Productions em duplos a 45rpm e as da Music Matters (em duplos a 45rpm e as da série de 1 LP a 33rpm).

Mas como escolher entre estas duas ?

Se é audiófilo e gosta do som, do palco sonoro, da separação de canais, do som meloso e agradável, ou seja do som Fabuloso apenas pelo som, escolha as da Analogue Productions que são Fabulosas nestes aspectos.

Se é melómano e gosta da música, de sentir a música, o enredo da mesma e o fio condutor, e bater o pé ou estalar os dedos enquanto ouve e sente a música, então escolha as da Music Matters (sejam os de 45 ou os de 33), pois são Fabulosos nestes aspectos.

Ambas as reedições da Analogue Productions e da Music Matters foram remisturadas pelo mesmo engenheiro de som Kevin Gray,
mas têm um som tão diferente...

E porquê ?

Porque existe uma diferença na filosofia de som das duas editoras,
o Kevin Gray ao remasterizar teve em conta aquele tipo de som que lhe pediram para fazer.

Com isto espero ter ajudado a fazeres a tua própria escolha,
de acordo com o tipo de som que mais gostas e da forma como ouves a música.

Sim porque a escolha deverá ser tua e não deverá ser imposta por ninguém sem perceberes muito bem o porquê...

Eu apenas tentei descrever o tipo de som das duas Editoras que fazem actualmente os melhores Blue Notes que já existiram á face da terra e a um preço que embora não sendo barato ainda é relativamente atíngivel.

Sabem que mais,
o que interessa é a Música...

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 438006128

Grande Abraço,
Jorge Ferreira
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Mensagens : 64574
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 52
Localização : Quinta do Anjo

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo   How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo EmptySab Abr 23 2016, 03:19

Mais uma vez, o Jorge não brinca em serviço. How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Voltar ao Topo Ir em baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm

Mensagens : 9149
Data de inscrição : 05/03/2012
Idade : 53
Localização : Quinta do Anjo

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo   How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo EmptyDom Abr 24 2016, 00:02

Jorge Ferreira escreveu:
Excelente artigo,
mas depois de o ler com muita atenção, acho que posso acrescentar alguma mais valia dizendo o seguinte :

É conhecido que Rudy Van Gelder começou a gravar as Master Tapes também em Stereo em março de 1957,
e que até 30 de Outubro de 1958 gravou dessa forma ao mesmo tempo duas masters uma em stereo e outra em mono,
e que depois de 30 de Outubro de 1958 apenas gravou as masters em Stereo,
os LP's monos a partir dessa altura foram todos fold down (copias da Master Stereo).

Também é verdade que mesmo algum tempo após gravar as Masters em Stereo o Rudy ouvia apenas numa coluna (mono) para monitorizar as gravações.

A Blue Note durante algum tempo editou os LP's originais primeiro em Mono (mesmo que fossem feitos a partir de Master Stereo) e só alguns meses depois editava a edição original Stereo.

Agora vamos lá ver uma coisa,
hoje dia comprar originais da Blue Note da altura esquece...são demasiado caros...sejam eles os Stereo ou os Mono.

As reedições Japonesas que foram feitas mais tarde e que se conseguem comprar ainda hoje em dia no mercado de usados a preços relativamente acessíveis da TOSHIBA e da KING são fabulosas, mas hoje em dia há melhor que isso, mas tem o seu preço...

Então e o melhor é o quê ?

Bem,
são as reedições da Analogue Productions em duplos a 45rpm e as da Music Matters (em duplos a 45rpm e as da série de 1 LP a 33rpm).

Mas como escolher entre estas duas ?

Se é audiófilo e gosta do som, do palco sonoro, da separação de canais, do som meloso e agradável, ou seja do som Fabuloso apenas pelo som, escolha as da Analogue Productions que são Fabulosas nestes aspectos.

Se é melómano e gosta da música, de sentir a música, o enredo da mesma e o fio condutor, e bater o pé ou estalar os dedos enquanto ouve e sente a música, então escolha as da Music Matters (sejam os de 45 ou os de 33), pois são Fabulosos nestes aspectos.

Ambas as reedições da Analogue Productions e da Music Matters foram remisturadas pelo mesmo engenheiro de som Kevin Gray,
mas têm um som tão diferente...

E porquê ?

Porque existe uma diferença na filosofia de som das duas editoras,
o Kevin Gray ao remasterizar teve em conta aquele tipo de som que lhe pediram para fazer.

Com isto espero ter ajudado a fazeres a tua própria escolha,
de acordo com o tipo de som que mais gostas e da forma como ouves a música.

Sim porque a escolha deverá ser tua e não deverá ser imposta por ninguém sem perceberes muito bem o porquê...

Eu apenas tentei descrever o tipo de som das duas Editoras que fazem actualmente os melhores Blue Notes que já existiram á face da terra e a um preço que embora não sendo barato ainda é relativamente atíngivel.

Sabem que mais,
o que interessa é a Música...

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 438006128

Grande Abraço,
Jorge Ferreira

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 754215 How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 754215
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W

Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 52
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo   How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo EmptyDom Abr 24 2016, 00:59

Jorge Ferreira escreveu:

...
Sabem que mais,
o que interessa é a Música...
...

Tanta conversa para uma conclusão tão óbvia?! Podias ter invertido a ordem... How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 933723

Mais a sério... acho que estas considerações (valiosas) mereciam um tópico próprio (sub-dividido por editoras?) para posterior consulta. Já dei conta de vários membros procurarem informação sobre as melhores (re-)edições em vinil... e assim tinham muito com que se entreter.
How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 754215
Voltar ao Topo Ir em baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Mensagens : 64574
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 52
Localização : Quinta do Anjo

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo   How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo EmptyDom Abr 24 2016, 07:15

Mister W escreveu:


Mais a sério... acho que estas considerações (valiosas) mereciam um tópico próprio (sub-dividido por editoras?) para posterior consulta. Já dei conta de vários membros procurarem informação sobre as melhores (re-)edições em vinil... e assim tinham muito com que se entreter.
How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 754215


Parece-me uma excelente ideia e mesmo à medida do especialista na matéria (Jorge). How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira

Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 51
Localização : Palmela

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo   How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo EmptyDom Abr 24 2016, 11:28

António José da Silva escreveu:
Mister W escreveu:

Mais a sério... acho que estas considerações (valiosas) mereciam um tópico próprio (sub-dividido por editoras?) para posterior consulta. Já dei conta de vários membros procurarem informação sobre as melhores (re-)edições em vinil... e assim tinham muito com que se entreter.
How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 754215
Parece-me uma excelente ideia e mesmo à medida do especialista na matéria (Jorge). How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 491368

Já se fez uns tópicos desses por aqui,
e o facto dessa informação estar espalhada não é necessáriamente mau,
pelo menos aqui dá para pesquisar os tópicos antigos (ao contrário do Facebook).

How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo 843159
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Conteúdo patrocinado




How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo   How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo Empty

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
How They Heard It – Blue Note Records and the Transition from Mono to Stereo
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Free Note
» STEREO VS MONO
» Gravação do baixo, quais os equipamentos necessários?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral-
Ir para: